Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

ZAR - Rand não dá tréguas às mineiras sul-africanas

Iniciado por Paciente, Fevereiro 22, 2005, 20:33

Tópico anterior - Tópico seguinte

Paciente

Pois é caros garimpeiros, embora tenhamos assistido últimamente a uma boa reacção das empresas sul-africanas a verdade é que se o rand continuar a valorizar-se desta maneira, vai ser difícil as empresas apresentarem resultados decentes e inverter este ciclo de resultados negativos (refiro-me especificamente à DROOY e à HMY).

Apesar da excelente sessão que o OURO teve hoje (subida de 7,20 dólares, ou 1,69%) a moeda sul-africana ainda se valorizou mais (cerca de 2,86%) fazendo com que a cotação do OURO recuasse para os 2506,64 rands/oz.

Enquanto o USDZAR não quebrar o topo do canal descendente de médio prazo (actualmente nos 6,20) as valorizações nestas mineiras sul-africanas não passam de movimentos de curto prazo motivados pela situação oversold em que se encontram.

Volto a frisar que isto não impede que assistamos a boas valorizações nestas empresas, mas o outlook para o médio/longo prazo mantém-se algo cinzento caso não se registe uma melhoria clara da cotação do OURO em rands.

"In the absence of the gold standard, there is no way to protect savings from confiscation through inflation."

Scubawarrior

...OURO É OURO.   

Se se continuar a valorizar o rand, as empresas mineiras tb valem mais. O problema é se o ouro nao se valoriza e o rand sim.

Mas são os meus bitaites , pois tu nisto dominas.

abraço
Scuba

"Fear blind us the opportunity...greed blind us the danger"

Paciente

Boas Scubawarrior,

O que eu pretendo com estes meus posts é chamar a atenção para o facto de esta valorização do rand (superior à valorização do OURO) afectar os resultados operacionais das empresas que detêm operações na África do Sul.

E sobretudo dar a conhecer razões que explicam a situação de outperform que as mineiras sul-africanas registam face a outras empresas do sector.

Enquanto o OURO em rands não der sinais de inversão, considero que os investimentos em empresas sul-africanas devem ser feitos de forma limitada. Quando o sinal de inversão fôr activado, então sim deve-se aumentar a exposição nestas empresas pois o seu potencial de valorização terá tendência a superar o do sector.
"In the absence of the gold standard, there is no way to protect savings from confiscation through inflation."