Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novos ficheiros de actualização para Metastock e Bases de Dados disponíveis para milhares de acções e índices.

Menu principal

Forex - Oanda

Iniciado por joaoftd, Dezembro 17, 2009, 22:28

Tópico anterior - Tópico seguinte

joaoftd

Boa noite pessoal do fórum!

Tenho andado a seguir este fórum com o objectivo de me cultivar e ajudar a compreender este mercado, mas sempre de forma passiva. Pois bem decidi então colocar uma questão visto que estou com ideias de deixar a minha conta virtual para passar a :) uma real   A minha questão é a seguinte, estou a pensar criar uma conta real no broker Oanda, mas antes de me lançar gostava de saber se existem custos em fazer depósitos (ou Transferências) quer para a conta real da oanda quer mais tarde para mim (claro se obtiver algum ganho  :D ).

Ps: o banco que costumo usar é o BPI. Não sei se coloquei esta questão no sitio correcto, caso não o tenha feito podem fechar :-\

Cumps
"(Os especuladores) se se enganam, perdem e muito; se acertam, ganham e muito. A grande diferença nestes jogos que metem governos, no que respeita  ao acerto e desacerto, é que os especuladores empenham o deles, enquanto  os governos avançam com o dos contribuintes.", Fernando Braga de Matos

Garfield

Acho que o que tens a fazer é consultar o site da Oanda e verificar lá que custos, se é que os tem, estão envolvidos. Provavelmente deve permitir-te abrir a conta por transferência bancária, e aqui tens, obrigatoriamente, os custos da mesma por parte do BPI, ou por cartão de crédito sendo a 2ª opção, a mais rápida.
Em jeito de conselho, muito cuidado com este mercado e com os entusiasmos. Não é por mero acaso que é considerado o mercado mais difícil para o trader. Não sei se tens noção mas há uns tempos, ao nível dos investidores particulares, cerca de 92% perdiam de forma sistemática...

Boa sorte
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

joaoftd

Ok vou procurar por lá. Já agora não sabes mais ou menos como são cobrados esses serviços de tranferência? Se é por % sobre valor se é um valor fixo e quanto rondará?
Agradeço o conselho ;) tudo que possa ouvir de alguém com mais experiência só me pode beneficiar. Uma das questões que me fez preferir Oanda foi o facto de não ter montantes minimos a investir e alavancagens exorbitantes.

Obrigado mais uma vez pelo conselho.

Cumps
João
"(Os especuladores) se se enganam, perdem e muito; se acertam, ganham e muito. A grande diferença nestes jogos que metem governos, no que respeita  ao acerto e desacerto, é que os especuladores empenham o deles, enquanto  os governos avançam com o dos contribuintes.", Fernando Braga de Matos

Garfield

Eu abri a minha na FXCM mas já lá vão uns tempos e, se bem me recordo, quase não tive despesas nenhumas. A totalidade do montante transferido foi para constituição da conta na correctora e a única despesa que tive foi o montante relativo à transferência internacional que, na altura, foram cerca de 10 ou 15€.

Quanto ao resto, muito cuidado, sobretudo com as alavancagens. Aconselhava-te a começares com alavancagens máximas de 20x e a seres muito rigoroso e objectivo no trading. Establece uma estratégia, testa e cumpre-a sempre. Lembra-te que é um mercado extremamente dinâmico e cuja volatilidade se torna mais difícil de gerir quanto maiôr fôr a alavancagem utilizada. E isso implica maiôr pressão psicológica.

Abraço
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

Garfield

Já agora, e se não fôr indescrição, estás a pensar utilizar alavancagens de quanto ?

joaoftd

indiscrição? não é, estava pensando como sou verde, algo mais baixo que isso pelo menos. Acho que para começar mesmo uma alavancagem de 10 esta bom. Pelo menos até me sentir mais confiante. Penso mal?

Thanks pela resposta.

cumps

Garfield

Bem, é assim, curto e grosso: a não sêr que sejas um trader excepcional, prepara-te para, nos 1ºs tempos, perderes de forma sistemática.
O forex exige grande disciplina e, sobretudo grande estabilidade psicológica.

Se quiseres minimizar o impacto inicial, então vais ter que seguir algumas regras básicas.

Numa fase inicial, usa alavancagens de apenas 10x e entra com o mínimo possível. Não sei se a Oanda permite trading com micro-lots mas seria o ideal. Os primeiros tempos são os piores. são aqueles em que o trader está a adquirir a sua experiência, a sua segurança e a sua motivação e é o seu período mais frágil e susceptível de fracasso e desmotivação. Uma das formas de contornar isso é minimizar o potencial absoluto de perda o que não quer dizer que deve encarar os trades de forma leviana. A seriedade e concentração deve sêr a mesma, quer estejas a negociar 1 micro-lot ou 1.000 lots.
O trader de sucesso no FX não é aquele que ganha muito em alguns negócios mas sim aquele que ganha de forma consistente e que implica um grande controle sobre as emoções.

Establece as tuas regras de trading. Precisas de saber que tempo tens disponível para te dedicares ao trading e o tipo de trading que queres efectuar (intra ou não). Stop-losses são muito importantes bem como os stop-limits. Não racionalizes nenhuma das regras. Não faltam oportunidades para se ganhar no forex. Tenta ganhar uma de cada vêz.

Evita o trading excessivo. Se quiseres fazer intraday, define um número máximo de trades por dia. 3 será mais que suficiente para uma fase inicial.

Antes de efectuares qualquer trade, observa bem a dinâmica do par. Não vás a correr atrás das "lebres". Análise técnica, sempre. E evita demasiados indicadores. Mantém-te pelo básico. Sobretudo em intraday. São praticamente obsoletos devido à dinâmica muito volatil deste tipo de mercado.

Eur-Usd ou Usd-Jpy apenas, isto para começares. São os dois grandes pares e se não conseguires ganhar de forma consistente nestes, esquece o Forex.

Período de trading para intraday: das 6.30 até às 16.30. Apenas. Conselho pessoal.

Cumprir as tuas regras. Muito chá de camomila e muitos terços rezados para evitar a tentação dos lucros rápidos. E NUNCA, MAS MESMO NUNCA, IR ATRÁS DE UM TRADE PERDEDOR. PERDESTE, PACIÊNCIA. OUTROS VIRÃO.

Acho que, para começar, chega. Mas nota que isto advém da minha forma de estar e da minha experiência. Não quer dizer que resulte ou sequer, que se adapte a ti. Lembra-te que o trading é um exercício solitário, em que cada um está por sua conta e risco.

Abraço e boa sorte

joaoftd

Obrigado pelas dicas e pela paciência :)
Qualquer coisa cá estarei de novo a chatear  :D

Obrigado,
Cumps.

Paff

Viva,

Mas dois ou três conselhos pessoais.

De facto os stop losses são importantes, mas ainda mais são os stop limits. Vais reparar que em quase todos os teus trades vais estar em algum momento numa posição "vencedora". Define préviamente o limite de saida e ... sai.

Quanto às alavancagens, o melhor conselho que te posso dar é utiliza uma conta demo e, ainda mais importante, usa aqueles $100.000 como se de $1000 reais se tratassem. Julgo ser a melhor forma de progredires e, quando conseguires de forma consistente obter resultados, passa então para uma conta real. Julgo que com a experiência o teu grau de alavancagem poderá ir até 20X. Não mais do que isso, acredita, não é necessário.

Um conselho final, este bastante pessoal. Entra (após a fase de testes!) com uma quantia razoável. Razoável ao ponto de sentires na pele as perdas e te regogizares a sério com os ganhos. Entrar com muito pouco costuma fazer-nos ser mais gananciosos, querendo que aquele trade nos proporcione a "independência financeira". Para tal, ir-se-á correr riscos desnecessários, muitas vezes com alavancagens rídiculas.

Esta é a minha visão.

Paff

camafeu

Ter ou não ter alavancagem é práticamente a mesma coisa, os traders não perdem dinheiro por causa da alavancagem mas sim porque são maus traders.

A maior parte das pessoas inicia-se na bolsa como investidor e depois quando experimenta outros mercados existe a novidade da alavancagem e como têm  hábitos de money management usuais na bolsa de usar todo o capital disponível alavancam a conta toda quando só deveriam alavancar 1% da margin account.

Trading é 90% psicológico por isso deve-se começar por baixo.

O forex é o mercado ideal para o "poor man/trader", os micro-lots estão lá para isso e consoante os teus resultados e se fizeres compounding a tua conta vai crescer exponencialmente.

Don't be greedy. ;)

Garfield

João, vou partilhar contigo um pouco da minha história pessoal no Forex até porque o dia de hoje foi um pouco complicado para mim e acredito que partilhando histórias reais se ajuda um pouco a perceber algumas coisas.

Eu já ando nisto há uns anitos. E posso-te dizer que passei por muitas margin callls. O forex é viciante, antes de mais nada. Fui aprendendo pelo caminho e, da mesma forma que passei por margin calls também passei por fases em que chegava a obter retornos de 500 e 600% numa semana, com alavancagens um pouco loucas (50x).
Pelo caminho, fiz parte de um grupo, conhecido por ComandoFX, que reunia um grupo de traders convidados pelo mentor do projecto (salvé, grande César :) ).

Durante este período, os conhecimentos e, sobretudo, a experiência fois-se acumulando e cimentando a um grande ritmo. O grupo era extremamente dinâmico e participativo e ali apenas se discutia forex.

Deixei de ter margin calls e também passei a ganhar muito menos. Mas o capital mantinha-se e acumulava-se! Entretanto, passei por alguns problemas familiares e pessoais que me desestabilizaram psicológicamente o que acabou por influenciar a minha capacidade de concentração e discernimento. Acabei por me obrigar a afastar do trading real, fazer um "jejum", estabilizar a minha vida pessoal e até me sentir capaz de regressar ao trading. No entanto, obriguei-me a regressar apenas fazendo análises. Muitas. Estudando muito o mercado. Analisando o que tinha feito no passado, o que eu escrevia, a forma como analisava, o que resultava e o que não resultava.
Ao fim de quase um ano, e após passar por trading na conta demo, regressei à minha conta para voltar a fazer trading real.

Hoje tento não me entusiasmar demasiado com o mercado, com os trades e, sobretudo com os "lamentos" do podia ter feito mais ou podia ter fechado a perder menos.
Recomecei com o intraday porque é o tipo de trading em que me sinto mais à vontade e, desde há pouco tempo com algumas posições em trading de curto-médio prazo.

Para te dar um exemplo real, hoje abri um trade que não decorreu como esperava mas como também não tinha atingido o stop-loss, deixei-o correr apesar de, olhando para o gráfico, a vela efectuada depois da que despoletou o trigger teria sido razão mais do que óbvia para fechar o trade. Em perda, é certo mas teria sido uma perda marginal. Acabei por fechá-lo porque, entretanto, o cenário tinha-se invertido e tive um trigger para abrir uma posição oposta só que, provavelmente, saíu alguma notícia ou houve um movimento de fundo que fez o par disparar na situação oposta.

Olhando para os gráficos antes de efectuar o 1º trade, apercebi-me que o dia de hoje estava tipo máquina de lavar roupa. É daqueles dias em que o mercado está mais volátil e que consegue cilindrar qualquer intraday trader.

Com 2 trades em perda, tentei manter alguma frieza e perceber qual era o sentido que o par ia tomar. Posso não gostar de perder (quem gosta ?) mas, acima de tudo, não gosto de sentir que não estou a perceber ou a analisar correctamente o mercado.

Posso-te dizer que o 3º (e último trade do dia) permitiu-me recuperar o montante perdido e ainda obter algum lucro. E também te posso dizer que, por instantes, fiquei tentado em manter o trade e tentar realizar uma maiôr margem de lucro mas, e aqui é que a disciplina entra, o target para o 3º trade estava atingido e só tinha que fechá-lo. Claro que podia ter conseguido ganhar mais alguns pips mas esse não é o objectivo. A consistência sim.

Eu tenho definido já há uns bons tempos, para o intraday, um target semanal mínimo de 10% e, como esta semana, já o atingi, dou-me por satisfeito, mas mesmo que não o tivesse atingido, não significa que eu entrasse de qualquer forma no mercado até o atingir. Faz-se o que se pode e se tiver que chegar ao final de uma semana com um saldo de apenas mais 2 ou 3%, paciência. É sempre bom. Podem não sêr 600%. Mas ao fim de um certo tempo, os resultados são visíveis.

Por isso, pensa bem em como vais entrar. Não abras posições se não te sentires capaz de dominar as emoções. E não comeces por cima. Entra com calma, para perceberes do que és capaz. E, acima de tudo, entende isto: ninguém domina ou entende completamente o mercado. Pensar o contrário é caminhar para a derrota...

Boa sorte

joaoftd

Garfield só te posso agradecer com os teus documentários.São sempre uteis! Por agora ainda estou à espera do OK da Oanda para a minha conta, continuo a praticar no Demo e claro a fazerexperiencias e experiencias..Acho que qualquer ideia que queira por em prática devo testar e voltar a testar primeiro na conta Demo, independentemente de ter a real ou não. Ando também a ler alguns documentos que vou encontrando pela net(essencialmente brasileiros e ingleses, acho que na língua de Camões há pouca coisa) sobre análise técnica, pois a análise que faço é muito tosca e verde, vejo o gráfico do par analisando pontos onde se encontra várias vezes (mínimos e máximos), o espaço temporal para as suas repetições e acabo por fazer a minha escolha por uma posição que entenda como facilmente repetidora.Mesmo que não seja uma posição em que possa obter elevado retorno (em proporção ao investimento). Uma coisa que já constatei, e que me contas também no teu ultimo post, é que mais vale optar por uma posição "segura" com uma alavancagem baixa e obter algum rendimento do que procurar por grande retorno e obter grande perda. :)
Gostava já agora de pedir uma dica, se me consegues indicar algo do genero "Análise Técnica for Dummies" para ler no intervalo dos estudos para os exames que se avizinham..

Cumps

Garfield

Manual de candlesticks, obrigatório. Conceitos básicos sobre análise técnica tais como linhas de suporte, resistência, LT's, figuras gráficas básicas e indicadores comuns (médias, MACD, etc.) facilmente encontras na net e aqui creio que encontras boas informações sobre o assunto.

Pessoalmente, e para teres uma idéia, depois de passar anos a experimentar análises com mais ou menos indicadores e mais elaborados ou não (no ComandoFX, um dos elementos era um carola na matemática e, só para teres idéia, ele construía indicadores personalizados que, conceptualmente, eram fantásticos), cheguei a um ponto em que o mais simples resulta melhor. Como já te tinha dito, considero o Forex o mercado que mais se aproxima do conceito de mercado perfeito e, verdade seja dita, ela respeita algumas coisas básicas tais como suportes/resistências, médias básicas, cunhas, triângulos, em alguns casos, os níveis de Fibo. Mais do que isso, não. Mesmo as EW têm demosntrado pouca fiabilidade no que toca aquilo que verdadeiramente interessa ao trader: determinar pontos de entrada e pontos de saída.
Começa por analisar dois ou três pares, com os teus indicadores e as tuas formações, e tenta fazer algum trading demo baseado nisso mesmo. Pelo caminho vais percebendo o que funciona, o que não funciona e, acima de tudo, até que ponto consegues "lêr" o mercado.

Boa sorte

Ug_Orf

só para dizer que usei 15 minutos da minha vida a ler este tópico, e não dei o tempo por perdido, bem pelo contrário... ;)

joaoftd

Boas again!

Ando entretido a ler o manual de Candlesticks (encontrei em Espanhol e como estou a estudar em Madrid até é de maneira que vou treinando  :P) e a fazer testes a ver o que funciona  ;D e tou a ficar um pouco viciado nisto :P Já recebi o OK da Oanda para puder criar a minha conta real..Só posso gabar os serviços deste broker.Muito prontos e esclarecedores sempre que necessário.

Lembrei-me foi de uma coisa que tentei fazer no excel, um historial de investimentos nos pares..Mas as fórmulas não estão a sair muito bem :s Digamos que pelas minhas formulas acabo por não chegar ao valor do retorno/prejuízo correcto :S E penso estar a fazer as coisas bem..Alguém por acaso tem algo semelhante? Era algo que dava um jeitito para controlar o que tenho investido e as trades que já realizei :P

Cumps e boas tardes :D