Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

Forex - Oanda

Iniciado por joaoftd, Dezembro 17, 2009, 22:28

Tópico anterior - Tópico seguinte

Garfield

Boas João, bom Ano  :)

Cuidado com os vícios... Levam a comportamentos irracionais... É algo que vais ter que saber controlar muito bem, senão, Kaput! Margin Call!!!

Eu tinha tabelas dessas, que usava há uns anos atrás mas deixei-me disso. Dava trabalho e ocupava-me tempo de que eu necessitava para outras coisas para além de que não me acrescentava nada de novo naquilo que me interessava, ou seja, estudar o mercado. Posso procurar e vêr se encontro a tabela com as fórmulas mas não prometo nada.
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

joaoftd

Bom ano!!! :P Pois é verdade que não dá ganho nenhum, no que toca ao estudo do mercado, mas o meu objectivo é controlar os meus investimentos, ver quanto na realidade investi, quanto vendi e o resultado obtido da compra e venda com uma determinada operaçao com um dado par, nomeadamente o potencial ganho/perda e posição em que me encontro e posição potencial (a que me poderei encontrar com o que poderei ainda ter em aberto).
Se tiveres algo que possas partilhar será bem vindo!  ;) É que não sei porque mas as minhas formulecas não batem certo, falham sempre por pouco mas não é o valor exacto.. Do género dos nossos estudos dos pares... ;D ;D ;D ;D pronto dos meus talvez ainda não mas do que andam à mais tempo nisto  ;)

Cumps e Boas trades!
"(Os especuladores) se se enganam, perdem e muito; se acertam, ganham e muito. A grande diferença nestes jogos que metem governos, no que respeita  ao acerto e desacerto, é que os especuladores empenham o deles, enquanto  os governos avançam com o dos contribuintes.", Fernando Braga de Matos

p3k

Se calhar o interesse será mais na gestão do saldo da conta do que no registo exaustivo de cada trade.

Uma forma de controlar os trades seria criar uma tabela para registo semanal do saldo, em que no inicio da semana se estabelece um objectivo (10%, 20%, ...)

No fim da semana, verificar se o saldo conseguido está muito longe do objectivo e na semana seguinte tentar colocar o objectivo mais realista, até atingir uma percentagem consistente (e razoável!)  ;D

Apenas uma ideia... Boa sorte!

joaoftd

P3k isso também é uma ideia  ;) Mas como ainda não estou com muito calo gosto de ver bem quanto estou realmente  a investir num par e os  valores que terem com SL TP..Para não ser surpreendido..Mas mesmo assim o que prevejo não bate certo com o que acontece na realidade.Por exemplo, saio do par com o TP que escolhi mas no entanto não obtenho o valor que calculei..Não sei se me estou a fazer entender muito bem..E agora mexi nas formulecas e com base em 3 trades que fiz tenho sempre um deslize de 30% do que calculei e do que aconteceu realmente..Se quiserem posso postar aqui uns prints dos buy's e dos Take profit's.. :-\

Cumps
"(Os especuladores) se se enganam, perdem e muito; se acertam, ganham e muito. A grande diferença nestes jogos que metem governos, no que respeita  ao acerto e desacerto, é que os especuladores empenham o deles, enquanto  os governos avançam com o dos contribuintes.", Fernando Braga de Matos

Garfield

João, tens que ter em atenção que os pares em que negoceias têm retornos diferentes por pip. Presumo que a tua conta esta denominada em USD. Ao abrires um trade no eur-usd, o retorno por pip é diferente de um trade em gbp-usd que, por sua vêz, é diferente do retorno por pip em eur-gbp, por exemplo. E não é estático porque varia consoante a flutuação cambial.

Se queres organizar a tua performance, creio que o deverias fazer em 2 tabelas, uma apenas para medir a tua performance em cada par, e aí só trabalhas com o resultado em pips por par, e uma segunda com a evolução da tua carteira, que pode sêr mais ou menos elaborada mas em que já colocas os valôres absolutos por trade, por par, por sessão de trading (podes definir os parâmetros do que será a tua sessão, seja diária ou outra), enfim, pelo que te apetecer mas de forma a simplificar-te a vida e a obteres dados que te interessem sem que percas demasiado tempo com isso. Para além de que as fórmulas tornam-se muito mais simples de elaborar...
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

joaoftd

Eu não tenho a certeza mas acho que quando instalei ou me registei tive de optar e fiz a opção para o Eur..Perdoa-me a minha ignorância mas fiquei baralhado, no mínimo confuso ??? Se te der os dados de uma trade: Unidades adquiridas, preço de aquisição e valores de SL e TP não consegues saber o retorno que posso obter, sendo ele por via do SL ou do TP? :-[

Garfield

Envia lá para eu vêr. Entrada, saída, os stops e o valôr líquido do trade

joaoftd

Esquerda quando vendi, direita quando atingi o direito ao Take profit. O Stop Loss está la descrito no da direita também.

Mais uma vez peço desculpa pela ignorancia  :-[

Garfield

João, no price vejo 2 valôres diferentes. Dá a sensação de serem 2 trades diferentes...

joaoftd

a da esquerda foi quando vendi ( vender sem ter, não sei como se chama, contabilisticamente é uma venda a descoberto  ;D) demonstrado o price dessa tarde e a da direita quando supostamente comprei o que vendi tendo o price da venda..

Tenho aqui outro print com uma trade de compra se for mais fácil:

aleixon

Citação de: joaoftd em Janeiro 06, 2010, 20:12

Esquerda quando vendi, direita quando atingi o direito ao Take profit. O Stop Loss está la descrito no da direita também.

Mais uma vez peço desculpa pela ignorancia  :-[

pode ser que ajude à confusão...

contas:
- ganho de 28 pips x 5000 unidades = 14 USD;

- como a conta esta em euros, divide-se por 1,43759 = 10 euros.

no report é apresentado "interest" que não sei se é em percentagem ou em pips (deve ser % mas pelo valor transaccionado representa um encargo praticamente irrelevante ~25 centimos), mas é estranho estarem a cobrar pois normalmente só é cobrado para efeitos de rollover (de um dia para o outro).

Mais uma informação adicional: esta operação de iniciar a posição pela venda chama-se entrar curto ou em ingles, "short selling".

espero ter ajudado.

joaoftd

Assim já faz sentido! A conta realmente está em Eur mas então ainda tenho de converter o ganho com o respectivo par para a minha moeda. Se assim é tá certo, assim já confere com as minhas contas iniciais (se bem que não faço pelos pips mas pelo valor do par nos momentos, mas é outro caminho para o mesmo objectivo)  ;D Obrigado pela intervenção Aleixon e Garfield! Quanto ao interest pelo que li no site da oanda tem haver com o tempo que tenho a moeda em meu poder e o juros que se vencem com esta..algo assim.

Obrigado mais uma vez!

Boas trades!

joaoftd

Boas again! Agora já com a minha folha de cálculos nos trinques e a bater tudo direitinho passei a estudar uma estrategia que tenho vindo a ler em alguns traders.Mas adiante, vi esta notícia no calendário económico "Solicitação Inicial de Desempregados " que poderá vir a ter um impacto algo relevante na moeda, mas estou com uma dúvida, este evento vai ocorrer a uma dada hora mas qual é  tempo médio de reacção do mercado a este evento? Logo após a hora de este começar? :-\

Cumps e boas trades.

Garfield

Boas João. Antes de mais, se vais testar estratégias de terceiros, espero que o faças em modo demo. Não quer dizer que não resulte mas eu sou apologista de se têr a sua própria estratégia.
Quanto à notícia, não estou a vêr qual será. Há poucos dados económicos que fazem mover o mercado cambial e amanhã vais ter um que, caso apresente valôres diferentes do esperado, pode provocar movimentos violentos. É o caso dos NFP - Non-Farm Payrolls (EUA).
E, espero que não leves esta observação a mal, se não sabes de que forma o mercado reage a certos dados, é porque ainda estás muito verde. Experimenta vêr, em tempo real, a reacção á saída de um dado económico relevante e verás o que é um carrossel, um foguete ou um afundanço digno do Michael Jordan. É pouco frequente mas há dados e/ou notícias que são capazes de despoletar movimentos na ordem das centenas de pips em poucos minutos...

Para notícias consulta o DailyFX. Para mim, é mais do que suficiente

Boa sorte

joaoftd

Claro que não levo, tanto não levo que ainda partilho a mesmo observção! Por isso ainda estou SÓ, para já, no demo. Eu vi esta noticia no calendário economico no [*** SPAM_ALERT ***].pt. Já reparei que há uma mudança significativa no par, agora gostava de saber era se é fruto da dita noticia ou se esta ainda não teve tempo de demonstrar o seu efeito.Mas uma vez que foi há quase 1hora o começo do evento noticiado pressuponho que seja fruto da mesma.

O dailyFX já cá canta no twitter há uns dias ;) Mas é sempre bom saber que foi uma boa escolha, pelo menos há mais quem usufrua dela.