Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

Martingala - Sim ou Não

Iniciado por pedrop, Setembro 12, 2007, 10:32

Tópico anterior - Tópico seguinte

pedrop

A técnica do martingala ou do dobro é uma das técnicas mais usadas pelos jogadores em todo mundo.

A tactica é simples  e é pormos a estatistica a nosso favor mas como nem tudo são rosas esta tecnica tem um contra muito grande: arriscamos muito para ganhar pouco.

Um exemplo Vermelho e preto
apostamos 1 euro no vermelho e sai preto dobramos
apostamos 2 euros no vermelho e sai preto dobramos e
assim sucessivamente ate sair vermelho e quando sair ficamos com lucro de um euro e voltamos ao inicio.

o problema é que se sairem 10 vezes preto seguidas já estamos a apostar masi de 1000 euros para ganhar apenas 1!

Será que vale a pena... eu digo que sim com uma tecnica e sistema adaptados a bolsa que vou explicr logo a seguir aos vossos comentarios sábios.

Pedro Miranda

Viva pedrop,

Baixar o preço médio, é geralmente aceite entre os profissionais como um erro estratégico, há poucos dias respondi por msg privada sobre este assunto a um membro aqui do forum:

Sobre «baixar preços médios», é uma estratégia que desaconselho vivamente a investidores que estão em inicio de carreira.
Muitos investidores depois de estarem a perder numa posição fazem isso por acharem que torna mais fácil uma possível recuperação da perda, mas na verdade e em termos estratégicos é normalmente um erro pois representa:
- Insistir numa posição em que o mercado não está a dar razão.
- Empiricamente pode ser interpretado como insistir num erro.
- Aumentar o risco numa posição que não está a correr bem.

As estratégias acertadas estão mais ligadas com as seguintes filosofias:
- «cut the losses and let the profits run»
- «a good trade is profitable right from the start»
- «Plan the trade and trade the plan»

E já agora, embora Bolsa não tenha absolutamente nada a ver com roleta, a roleta é um jogo meramente estatístico... a probabilidade de sair preto ou vermelho é em ambos os casos de 48,6%, independentemente de terem saido 10 vezes vermelho seguidas, ou seja depois de sairem 10X seguidas vermelho, a probabilidade de sair preto não aumentou nem um bocadinho a não ser na cabeça de alguns jogadores que continuam desesperadamente a jogar no preto...

Noutra perspectiva, devemos comprar uma acção quando temos razões válidas para achar que ela vai subir. E neste caso, o facto de ter estado a descer, o facto de termos falhado o(s) primeiro(s) preço(s), o facto de termos estado errados em relação a essa acção, não são minimamente razões válidas para achar que o papel vai subir... muito pelo contrário.
Razões válidas prendem-se com aspectos de Análise Fundamental, Análise Técnica, Análise psicológica do mercado, etc... Esse tipo de decisão vai contra tudo, já que o preço a que entramos no passado não é uma variável na análise da cotação (o gráfico nem nos conhece) e vai contra regras de money management basicas como diversificação de posições e uso de stops.

um abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

PIKAS

CitaçãoBaixar o preço médio, é geralmente aceite entre os profissionais como um erro estratégico, há poucos dias respondi por msg privada sobre este assunto a um membro aqui do forum:

Sobre «baixar preços médios», é uma estratégia que desaconselho vivamente a investidores que estão em inicio de carreira.
Muitos investidores depois de estarem a perder numa posição fazem isso por acharem que torna mais fácil uma possível recuperação da perda, mas na verdade e em termos estratégicos é normalmente um erro pois representa:
- Insistir numa posição em que o mercado não está a dar razão.
- Empiricamente pode ser interpretado como insistir num erro.
- Aumentar o risco numa posição que não está a correr bem.

Vamos agora construir o seguinte cenário:

1 - Em determinada altura e porque tinha razões para entrar no título Y, abri uma posição à cotação de, suponhamos, 4,20 euros, representando este trade 40% da carteira.
2 - A cotação continua a cair e para defesa do trade, dei ordem acionando triger e stop-loss a 4,05 euros.
3 - A cotação estabiliza e lateraliza durante algum tempo, suponhamos, nos 4,08 euros. O stop ainda não foi acionado.
4 - Analisando novamente esse título Y, volto a considerar que poderá ser um bom trade pelo que invisto a 4,08 euros mais 30% da liquidez remanescente.
5 - Para defesa deste último trade, aciono também stop a 3,98 euros para a quantidade de títulos deste último investimento.

Apesar de ambos os investimentos serem no título Y, eu, para mim, considero que estou perante dois trades distintos, pelo que na minha folha de investimentos os considero separados, mesmo que sejam um a seguir ao outro.
Um poderá ser fechado com menos valias, enquanto o outro até poderá vir a ser positivo.

Nesta óptica, quer dizer que não estamos a falar de preço médio?

O que parece?

Pedro Miranda

Viva PIKAS,

Honestamente, e sem que me leve a mal vou dizer sem rodeios o que me parece desse cenário no seu todo:

Citação1 - Em determinada altura e porque tinha razões para entrar no título Y, abri uma posição à cotação de, suponhamos, 4,20 euros, representando este trade 40% da carteira.

De inicio investe 40% da sua carteira num só papel... isso para mim é já um nível de comprometimento enorme da carteira, que fica logo pouco diversificada e muito exposta a esse papel.

Citação2 - A cotação continua a cair e para defesa do trade, dei ordem acionando triger e stop-loss a 4,05 euros.

Um stop de 3.5%... é um caso hipotético, mas para uma time frame de position trading esse nivel de stop é muito curto.

Citação3 - A cotação estabiliza e lateraliza durante algum tempo, suponhamos, nos 4,08 euros. O stop ainda não foi acionado.

Se eu tiver uma posição aberta com a cotação 3 ticks acima do meu nível de stop, eu vou estar basicamente desapontado com a minha decisão inicial de estar nesse trade e nesse momento a depender da sorte para não ser stopado...

Citação4 - Analisando novamente esse título Y, volto a considerar que poderá ser um bom trade pelo que invisto a 4,08 euros mais 30% da liquidez remanescente.

Numa altura em que a cotação está 3 ticks apenas acima do meu stop, todos os meus sentimentos estariam focalizados em assumir um erro... com 40% da minha carteira já investida no que aparenta ser um erro, vou passar a estar agora 70% exposto a um negócio no qual o mercado não me está a dar razão.

Citação5 - Para defesa deste último trade, aciono também stop a 3,98 euros para a quantidade de títulos deste último investimento.

Desta vez um stop ainda mais curto.

------

Agora analisando...

A sua análise inicial sobre esse título poderia estar correcta... assim como a segunda... e esse papel a médio prazo estar destinado a ir por exemplo aos 5.00

Mas porquê esses stops tão curtos ? penso que tem a ver com o facto de estar muito exposto a esses papeis... qualquer variação assusta bastante, então opta-se por usar stops muito curtos.
Quanto mais curto o stop, maior a probabilidade de ser stopado apenas pelo «ruido» do mercado sem conseguir aplicar uma estratégia de trading eficaz.

Na minha óptica, ao diversificar mais a carteira, por exemplo com posições correspondentes a 10% do seu portfolio, poderá aplicar uma estratégia mais eficaz, poderá inserir stops superiores ao ruido do mercado, não terá nunca dores de cabeça enquanto dorme e conseguirá ver as coisas com maior claridade sem os stresses da exposição desajustada.

Para todos os efeitos, e independentemente da forma como queira olhar para esse exemplo que deu, trata-se de baixar o preço médio de uma posição. Poderá inseri-los em linhas separadas nas contas, poderá olhar para eles como 2 trades diferentes, mas dado que coexistiram, na prática o que fez foi baixar o preço médio, voltou a comprar um papel depois de já estar a perder.

um abraço,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

pedrop

não há mais sugestões?
vou dar mais 2 dias para falarem sobre este tópico e depois eu esclareço.

ABraço.