Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Visite a nossa sala de Chat,  e deixe-a aberta durante a sessão, alguns membros costumam usa-la em diversas horas do dia.

Menu principal

Inapa - (INA.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 10, 2007, 04:45

Tópico anterior - Tópico seguinte

Broker_Invest

Citação de: npl em Novembro 09, 2010, 16:11
É verdade Broker_Invest que 80% das receitas da Inapa vêm de economias europeias(Alemanha e França) com uma saúde infinitamente superior à portuguesa.
Mas também não deixa de ser verdade que a Inapa tem uma dívida que ultrapassa
os €400 milhões e que o seu resultado líquido não parece ultrapassar 10% do EBTIDA, ou seja, a esmagadora maioria do EBTIDA parece ser consumido em juros.

Assim com o expectável rollover da dívida para taxa de juros superiores,
em boa medida devido ao que se passa com a escalada dos juros da dívida da República,
digamos de entre 2/3% e 5%(não sei qual o valor médio da taxa de juro da dívida da INAPA) para valores à volta de 7%, 8%, 9%(?), a fatia consumida em juros também irá sofrer idêntico aumento relativo...

Logo a minha expectativa é de que a INAPA volte a médio prazo aos prejúizos.

Todavia uma eventual subida (significativa?) dos preços do papel podem alterar este raciocínio, mas definitivamente a INAPA não me inspira confiança nenhuma.

Ela não inspira confiança mas ela esta a recuperar a olhos vistos, e verdade que a sua divida é superior a 400M€ mas temos que ver que existem muitas empresas no PSI20 que devem muito mais e estão com a cotação muito acima dos valores reais, temos o caso da ALTRI que a sua divida é bem SUPERIOR ao seu valor bolsista e vemos a cotação da mesma, mas isto é só um exemplo porque há mais, eu acredito que esta empresa após de ser totalmente privatizada vai dar muito que falar, mas até lá e preciso ter paciência de chinês!

Agora os resultados da empresa foram muitos bons é pena estar nesta bolsazinha como nossa "triste fado" se tivesse nos EUA veríamos a dar pulos na ordem dos 20-30%

Aqui fica os resultados.

Abraço e bons negócios.

Lucros da Inapa crescem mais de quatro vezes para 2,2 milhões
11 Novembro 2010 | 18:57
Jornal de Negócios  Online  - [email protected]
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partihar|Votar|Total: 0 VotosTamanho
O valor registado nos primeiros nove meses deste ano representa um aumento de 346% face aos 497 mil euros obtidos no período homólogo.
A Inapa anunciou hoje que obteve lucros de 2,2 milhões de eurosnos primeiros nove meses do ano, um crescimento de quatro vezes face ao período homólogo.

As vendas acumuladas cresceram 1,7% relativamente a 2009, tendo passado de 662 mil para 673 mil toneladas, totalizando 713,7 milhões de euros, acrescenta a Inapa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo a mesma fonte, em termos acumulados, a margem bruta subiu 0,4 pontos percentuais (pp). para 18,3% quando comparado com o período homólogo.

O re-EBITDA cresceu 6,2% situando-se nos 23,7 milhões de euros, "reflectindo um aumento de 0,1 p.p. da margem de re-EBITDA que atingiu os 3,3% em termos acumulados a Setembro de2010".

"Esta melhoria deve-se, sobretudo, ao aumento do peso dos negócios complementares, que representam já 6,5% das receitas e 12% do re-EBITDA consolidado e à contribuição positiva do negócio resultante da aquisição dos activos da EBIX em Espanha (aquisição concretizada a 2 de Julho de 2010)", sublinha o comunicado.

A dívida líquida consolidada a 30 de Setembro de 2010 ascendeu a 448,8 milhões de euros, que compara com 422,1 milhões de euros a 31 de Dezembro de 2009, um acréscimo de 25,9 milhões de euros. "Não obstante o investimento efectuado em Espanha com a aquisição do negócio da EBIX, o aumento da dívida está relacionado com o aumento do capital circulante", explica a Inapa.

Perspectivas para o final do ano

Para o final do ano, a Inapa aponta para, por um lado para a sua maior "dependência" face aos mercados europeus com melhor desempenho económico e, por outro, na "evolução dos preços de venda no mercado".

"Os principais mercados de actuação da Inapa (Alemanha e França representam 75% das vendas consolidadas), a par com a Suíça (que representa 5%), são os que têm registado recuperações mais relevantes da economia. Assim, é de esperar que o mercado de papel nesses mercados continue a aumentar os volumes a transaccionar durante o último trimestre de 2010", sublinha a empresa.
Não há mal que perdure e bem que dure sempre

npl

Citação de: Broker_Invest em Novembro 11, 2010, 21:09Ela não inspira confiança mas ela esta a recuperar a olhos vistos, e verdade que a sua divida é superior a 400M€

O que escrevi no meu post anterior pode ter uma incorrecção,
pois não estou certo que as empresas façam rollover da dívida tal como
o Estado faz.
Aliás sei que é normal pagarem empréstimos indexados a uma Euribor mais um spread. Isto não invalida o que está na base do raciocínio que escrevi nesse post, visto que com a expectável subida dos juros, a componente de juros pagos pela INAPA vai aumentar em proporção similar. Como os juros consomem o grosso dos resultados da INAPA, julgo que brevemente(2011/2012) os resultados líquidos irão ser absorvidos por este aumento e a INAPA voltará aos prejuízos.

Quanto aos EPS que vi algures(comentário no jornal de negócios salvo erro) de 0,26 , nada podia estar mais errado.
A INAPA tem 150 milhões de accções, sendo os resultados líquidos menos de 3 milhões, isso significa que os EPS não chegam a €0,02.

Quanto ao PER,
ao contrário do que também vi nesse comentário(onde indicava 15, o que já de si revela que os valores das EPS ou do PER têm que estar obrigatóriamente errados)
à cotação actual está obviamente acima dos 20.

Citação de: Broker_Invest em Novembro 11, 2010, 21:09Agora os resultados da empresa foram muitos bons é pena estar nesta bolsazinha como nossa "triste fado"

Eu discordo que os resultados tenham sido muito bons.
Aliás só vêm corroborar aquilo que eu escrevi no post anterior.
Agora, se para o ano o negócio crescer substancialmente,
de modo a ultrapassar o aumento que os juros vão sofrer, admito que me enganei na minha posição (negativa) relativamente a este título.

Ter-me-ei enganado naquilo que escrevi se a componente de juros para a empresa não subir substancialmente.

Citação de: Broker_Invest em Novembro 11, 2010, 21:09mas temos que ver que existem muitas empresas no PSI20 que devem muito mais e estão com a cotação muito acima dos valores reais, temos o caso da ALTRI que a sua divida é bem SUPERIOR ao seu valor bolsista e vemos a cotação da mesma, mas isto é só um exemplo porque há mais

Quanto à Altri, é verdade que vale em bolsa cerca de metade do valor da sua dívida. Mas julgo que na sua análise está confundir capital próprio com a capitalização bolsista ou mesmo o Activo da empresa.

O capital próprio da Altri, se existir, comparado com o activo(património sob sua gestão)é residual . O que de certa forma significa que os credores são donos da totalidade da empresa.
Todavia é preciso não descurar que se os lucros da empresa forem substancialmente superiores aos juros da sua dívida, o que no caso da Altri parece ser verdade, e for expectável que tal situação se mantenha por um período de tempo significativo, a empresa em príncipio conseguirá pagar aos seus credores e ficará com o seu negócio para si, sem dívidas, sem credores.
A partir daí os lucros serão inteiramente devotados ao investimento ou aos seus donos, os accionistas.
Logo, como está a ver meu caro Broker_Invest, a dívida é bastante irrelevante
face à capitalização bolsista.
Se tivessemos a falar de capital próprio isso seria diferente.

Citação de: Broker_Invest em Novembro 11, 2010, 21:09se tivesse nos EUA veríamos a dar pulos na ordem dos 20-30%

O que diz o suficiente sobre os seus intervenientes...
Napoleon: «L'art d'être tantôt très audacieux et tantôt très prudent est l'art de réussir.»

Broker_Invest

Boas tardes,

NPL, Não se acompanhas a INAPA há muito tempo, mas tens que ver que uma empresa que em "décadas" só dava de prejuízo anos após anos, e todos acreditavam nela, e a sua cotação andava em valores 5x a cotação actual. Agora ela dá lucros e ninguém acredita nela? é muito estranho! acredito no trabalho de casa que eles tem desenvolvido neste triênio 2007-2010 em que o resultado é bastante positivo, face as décadas anteriores, agora ela precisava mesmo era de ser totalmente privatizada para começar a gerar lucros a sério, não esquecer que a Inapa não Faliu devido ao seu grande volume de negócio estar situado no motor da Europa "Alemanha" e também França e Suiça, se dependemos só de Portugal já "ERA" além do mais Angola já está em carteira da INAPA.

Só pergunto porque é que a INAPA não sobe mais? porque pelos cálculos que vejo de aqui no clubeInvest o seu PBV é de 1€/acção.

Bons negócios.

egas

Citação de: Broker_Invest em Novembro 16, 2010, 16:40
Boas tardes,

NPL, Não se acompanhas a INAPA há muito tempo, mas tens que ver que uma empresa que em "décadas" só dava de prejuízo anos após anos, e todos acreditavam nela, e a sua cotação andava em valores 5x a cotação actual. Agora ela dá lucros e ninguém acredita nela? é muito estranho! acredito no trabalho de casa que eles tem desenvolvido neste triênio 2007-2010 em que o resultado é bastante positivo, face as décadas anteriores, agora ela precisava mesmo era de ser totalmente privatizada para começar a gerar lucros a sério, não esquecer que a Inapa não Faliu devido ao seu grande volume de negócio estar situado no motor da Europa "Alemanha" e também França e Suiça, se dependemos só de Portugal já "ERA" além do mais Angola já está em carteira da INAPA.

Só pergunto porque é que a INAPA não sobe mais? porque pelos cálculos que vejo de aqui no clubeInvest o seu PBV é de 1€/acção.

Bons negócios.
não sobe nem subira nestas condições em que se encontra a nossa economia, temos muitos titulos que estão baixos demais ;D mas somos umas das ovelhas ranhosas da europa e enquanto este governo não cair não acredito no nosso PSI >:(

Broker_Invest

Boa tarde,

Mais um dia de valorização, mas não há maneira de sair bons research's sobre a INAPA após resultados excelentes ainda não veio o BPI, CGD ou outra a dar a sua opinião, é muito estranho mesmo.

Porque é que a Inapa não sobe?

Abraço.

npl

Broker, porque é que havia de subir?

Há títulos na bolsa(exemplo banca) que têm PERs que são metade do da Inapa...
Além disso a INAPA, conforme expliquei mais acima, tem o sério risco de a médio prazo ver a taxa de juro da sua enorme dívida subir substancialmente e mergulhá-la novamente em prejuízos...

A mim o que me tem admirado é como ela tem aguentado tão bem!
Cumprimentos.
Napoleon: «L'art d'être tantôt très audacieux et tantôt très prudent est l'art de réussir.»

Broker_Invest

Citação de: npl em Novembro 26, 2010, 21:51
Broker, porque é que havia de subir?

Há títulos na bolsa(exemplo banca) que têm PERs que são metade do da Inapa...
Além disso a INAPA, conforme expliquei mais acima, tem o sério risco de a médio prazo ver a taxa de juro da sua enorme dívida subir substancialmente e mergulhá-la novamente em prejuízos...

A mim o que me tem admirado é como ela tem aguentado tão bem!
Cumprimentos.

Os mercados tem andado com medo principalmente cá para nossas bandas, não esquecer que Alemanha só está a 15% dos seus máximos históricos está a viver um excelente bullmarket, e não esquecer que a INAPA vai buscar maior parte dos lucros, os mesmos são provenientes da Alemanha e França o valor do seu PBV é de 1€ onde ela deveria estar a cotar apesar da divida que tem, acredito que a INAPA vai dar a volta e vai continuar apresentar lucros no futuro mas ter em conta que a mesma está a funcionar num sector maduro, e onde já não se consegue crescer só há uma solução, ou se vai as compras ou então é OPADO, acredito mais na 2ª hipótese porque todos nós sabemos que a INAPA tem uma liquidez muito reduzida para ir as compras, acredito que mais dia menos dia ela seja comprada por alguma empresa Alemã ou Francesa porque ela opera muito nesses países.

A banca vai ter que recuperar mais dia menos dia porque os seus PBV estão muito acima  da cotação actual, logo vai ter que haver uma correção técnica dessas acções.

Bons negócios. 

Broker_Invest

Boa tarde.

Não esquecer que perto de 80% das exportações da Inapa encontram-se em dois mercados – a Alemanha com 56% das vendas, e a França com 22% - cujos últimos dados "indicam um crescimento das economias". "Se juntarmos a Suíça, são 90% do mercado" de vendas da Inapa que estão com "perspectivas de crescimento para 2010", vamos ver os resultados relativos ao ano fiscal 2010 serão ou não bons! eu penso que sim, só não percebo porque é que não apostam mais nela como referi acima ela depende muito do mercado externo e não do interno!

Bons negócios.

npl

Citação de: Broker_Invest em Dezembro 21, 2010, 20:29
o valor do seu PBV é de 1€

Caro Broker_Invest confesso que este dado (que desconhecia!) me despertou o interesse.

Citação de: Broker_Invest em Dezembro 21, 2010, 20:29
onde ela deveria estar a cotar apesar da divida que tem, acredito que a INAPA vai dar a volta e vai continuar apresentar lucros no futuro 

Contudo não estou tão certo disto. É preciso avaliar com rigor qual é a evolução que os juros vão ter nos próximos anos e os consequentes reflexos na sua dívida. Conjugado com as perspectivas/evolução do negócio nas vendas,
ficar-se-á com uma ideia sobre o futuro da empresa.

Quanto à cotação mais uma vez, é preciso também ver que o Estado, que controla um terço da Inapa, está vendedor...por isso não vejo grande pressa para entrar no título.

Mas tudo tem o seu preço...se a cotação neste momento viesse abaixo dos 0.20€ provavelmente comprava com algum capital que tivesse disponível.

Broker_Invest

Boa noite.

A INAPA continua a ter credito na Banca porque acreditam na empresa, Caso contrario não emprestavam a uma empresa que muitos dizem "falida", vamos esperar por melhores dias, muitos analistas afirmam que o BCE só vai mexer nas taxas a partir de 2012, logo isso é uma exelente notícia para empresa devido a sua divida não se agravar mais.

Fonte JN

Distribuição
Inapa contrata novo financiamento de 133 milhões de euros
06 Janeiro 2011 | 20:01
Isabel  Aveiro  - [email protected]
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partihar|Votar|Total: 2 VotosTamanho
Operação visa substituir anterior operação de titularização de 140 milhões de euros, entretanto concluída.
O grupo de distribuição Inapa, do qual o Estado é dono de 32,7% do capital, contratou linhas de crédito de médio e longo prazo no valor global de 133 milhões de euros, informou hoje a empresa.

Esta acção serve ao refinanciamento da companhia e fica 16% acima do valor de 114,9 milhões de euros que a Inapa utilizou numa outra operação de financiamento, cessada em Dezembro do ano passado.

Em Setembro de 2010, a Inapa iniciou o processo de liquidação das obrigações emitidas para financiamento da operação de titularização que, em Dezembro de 2003 e 2004, contratou com Deutsche Bank para financiamento das suas actividades até ao montante máximo de 140 milhões de euros, por um período de 7 anos. Somente 114,5 milhões de euros foram utilizados, tendo a operação sido finalizada em Dezembro último.

Quanto ao novo mecanismo de crédito as instituições financeiras envolvidas foram o LBBW (Alemanha), Eurofactor (França), Fortis (Espanha), BNP Paribas e Santander (Portugal), adianta. A Inapa justifica a escolha dos financiadores pela sua presença geográfica: "em resultado da estratégia de recurso ao financiamento de cada subsidiária no respectivo mercado doméstico, o financiamento foi obtido nos mercados em que cada subsidiária opera, junto a instituições locais e por recurso a instrumentos financeiros de menor complexidade que o da operação que o mesmo substitui".

As acções da Inapa encerraram hoje inalteradas nos 0,377 euros.

npl

Citação de: Broker_Invest em Janeiro 07, 2011, 00:28muitos analistas afirmam que o BCE só vai mexer nas taxas a partir de 2012, logo isso é uma exelente notícia para empresa devido a sua divida não se agravar mais.

Broker,
também se pode interpretar isto sob outra perspectiva.

Tipo:

As perspectivas para as economias e respectivos endividamentos,
dos países periféricos da zona euro são tão maus,
que vão obrigar a adiar a subida das taxas de juro no BCE à custa de economias como a Alemã.

E extrair a respectivas ilações...

Ou seja,
se a situação das dívidas soberanas é pior do que inicialmente se perspectivava,
o que é que se espera que venha a acontecer aos juros?

Broker_Invest

Eu acho que a Europa vai ser outro Japão. vai andar com taxas muito baixas durante décadas devido ao alto endividamento externo.

Bons negócios.

npl

Caro Broker

agradeço que me corrija se estiver a pensar de forma incorrecta,
mas uma dívida externa alta não se deveria traduzir por taxas de juro mais altas devido ao perigo de incumprimento?

npl

Caro Broker

Permita-me a pergunta,
como interpreta a recente notícia sobre o aumento de 50% do capital social da Inapa, aumento esse que terá preferência até 5% dele, na futura distribuição de dividendos?

Broker_Invest

Citação de: npl em Fevereiro 04, 2011, 14:51
Caro Broker

Permita-me a pergunta,
como interpreta a recente notícia sobre o aumento de 50% do capital social da Inapa, aumento esse que terá preferência até 5% dele, na futura distribuição de dividendos?

Só sei que não meto la mais um cêntimo! e vou esperar por uma boa valorização já que a Privatização nunca mais avança!

Abraço