Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

Inapa - (INA.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 10, 2007, 04:45

Tópico anterior - Tópico seguinte

amlo008

Nem capacete, nem metralhadora, nem mãozinha da UBS, nem PSI20 a trepar...
Esta acção só sobe, quando eu resolver sair... eu é que mando.
Tem sido sempre assim.
Saio... e sobe. Como na Brisa ou BCP nos últimos 2 meses.
Mas quando eu sair aviso pra vocês entrarem  ???
Porquê perder a saúde para ganhar dinheiro...
Se teremos de gastar o dinheiro para recuperar a saúde?

Doctor Snuggles

há assim tanta gente investida na inapa? ela parece estar a começar a querer subir agora, boa sorte! talvez compre.
Dr.Snuggles

Nyk

Mais um dia de bom volume, parece-me que está acumular para em breve rebentar com a resistência dos 0,70/0,72.

Nyk

A situação não está fácil, a inapa é dura de roer, vamos ver se na semana que ai vem tem a força suficiente para empurar o titulo para cima ou se vamos andar nesta acumulação novamente.

pedromaga

Após os upgrades á PTI e ALTR , parece-me que a INA será a próxima.
Há movimentações nos cofres e aumento do volume.
Seria muito bom se a acção fizesse 0,69 hoje, nem que fossem algumas acções.

Bons negócios.

Broker_Invest

Citação de: pedromaga em Setembro 23, 2009, 15:48
Após os upgrades á PTI e ALTR , parece-me que a INA será a próxima.
Há movimentações nos cofres e aumento do volume.
Seria muito bom se a acção fizesse 0,69 hoje, nem que fossem algumas acções.

Bons negócios.

Pode ser que Sim! não esquecer que a UBS detem perto de 3% da Inapa, pode ser com a Saída da ALTRI, entre agora em força na INAPA e comece a dar Upgrades a esta acção, ela bem precissa coitada  :D

Bons negócios.
Não há mal que perdure e bem que dure sempre

Alta_Mente

Apesar de não ter tocado lá em cima "0,70" o ultimo negócio do dia foi uma trombada de 1000000 de inapas de uma vez só a 0.68, pode ser que nos próximos dias ela dê um ar de sua graça.

lebal

Amigos Inapenses  ;D

Podem-me explicar o interesse que tem na Inapa? esta acção está quase parada faz meses, consigo ver que estão muitos lá metidos mas não consigo é entender porquê? Algum de vocês podia explicar porque acha que a Inapa vai subir?

Li as vossas mensagens e é quase sempre mensagens de esperança e não de motivos que justifiquem uma subida da inapa.

Atenção, eu não digo que ela não vá subir, e se calhar até vou comprar, mas só quando ela me der motivos para isso e não antes.
Lebal

Broker_Invest

Citação de: lebal em Setembro 23, 2009, 18:17
Amigos Inapenses  ;D

Podem-me explicar o interesse que tem na Inapa? esta acção está quase parada faz meses, consigo ver que estão muitos lá metidos mas não consigo é entender porquê? Algum de vocês podia explicar porque acha que a Inapa vai subir?

Li as vossas mensagens e é quase sempre mensagens de esperança e não de motivos que justifiquem uma subida da inapa.

Atenção, eu não digo que ela não vá subir, e se calhar até vou comprar, mas só quando ela me der motivos para isso e não antes.

O interesse neste papel é simples, tem OPV de 33% do Estado à porta "depois das eleições", tem dois investidores Compradores "Alves Ribeiro" e "UBS", Tem praticamente todo o mercado de distribuição na Alemanha "Motor da Europa", França, Itália, Países Benaulux, e entrada recentemente em Angola, o Seu PBV é 1€/share logo o preço está desfasado face a este valor, a nível estratégico da empresa virou-se todo para o seu "Core-Business" e vendeu tudo que não fazia falta a empresa, logo gerou algum "Cash-Flow" para novos investimentos, a gestão foi toda restruturada, em que no passado esta empresa todos os ANOS dava Prejuízos, agora está a dar lucros, logo é uma empresa bastante diferente do que há 10 anos atrás, queres mais argumentos..... ?
Quando se investe determinada acção tem que olhar para o seu negócio em questão, em que mercado está inserido, ver a AT etc... não se pode comprar uma acção por felling porque isso sai sempre asneira da Grossa e paga-se caro, mas além de todos estes factores não esquecer que a lei do mercado é soberano.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Bons negócios.  8)         
Não há mal que perdure e bem que dure sempre

lebal

Citação de: Broker_Invest em Setembro 23, 2009, 19:01
O interesse neste papel é simples, tem OPV de 33% do Estado à porta "depois das eleições", tem dois investidores Compradores "Alves Ribeiro" e "UBS", Tem praticamente todo o mercado de distribuição na Alemanha "Motor da Europa", França, Itália, Países Benaulux, e entrada recentemente em Angola, o Seu PBV é 1€/share logo o preço está desfasado face a este valor, a nível estratégico da empresa virou-se todo para o seu "Core-Business" e vendeu tudo que não fazia falta a empresa, logo gerou algum "Cash-Flow" para novos investimentos, a gestão foi toda restruturada, em que no passado esta empresa todos os ANOS dava Prejuízos, agora está a dar lucros, logo é uma empresa bastante diferente do que há 10 anos atrás, queres mais argumentos..... ?
Quando se investe determinada acção tem que olhar para o seu negócio em questão, em que mercado está inserido, ver a AT etc... não se pode comprar uma acção por felling porque isso sai sempre asneira da Grossa e paga-se caro, mas além de todos estes factores não esquecer que a lei do mercado é soberano.

Bons negócios.  8)        

Obrigado pela resposta Broker_Invest,

Na tua argumentação penso que dás como principal argumento os 1€ de book value por acção. No entanto, não acho que seja uma razão importante a ter em conta, as acções não tem de estar cotadas ao seu bvps e há razões para isso ser assim. Ou então bastava vermos acções abaixo do bvps e comprar e era fácil.
Em relação aos seus negócios, é verdade que a empresa é muito diferente agora do que era à 10 anos atrás, deixou de dar prejuízos temporariamente, está a dar lucros, mas muito pequenos e nao vi ainda consistencia, se fores por uma optica de comparar o que ela dá ou pode vir a dar com o que ela é avaliada pelo mercado não vejo assim nenhuma oportunidade fantástica.

Quanto ao mercado que está inserido também não me parece assim um sector atractivo, a longo prazo o consumo de papel tenderá sempre a baixar e as margens são sempre muito limitadas.

A analise tecnica só me diz que tem uma grande resistencia que nao tem conseguido ultrapassar nem com todo o mercado a subir à maluca. talvez se ultrapassar essa resistencia possa ficar mais interessante, mas realmente neste momento nao vejo nenhuma razao consistente para alguém estar metido em inapa a ver os comboios a passar.
Lebal

willder

Citação de: lebal em Setembro 23, 2009, 19:13

Bons negócios.  8)        

Na tua argumentação penso que dás como principal argumento os 1€ de book value por acção. No entanto, não acho que seja uma razão importante a ter em conta, as acções não tem de estar cotadas ao seu bvps e há razões para isso ser assim. Ou então bastava vermos acções abaixo do bvps e comprar e era fácil.
Em relação aos seus negócios, é verdade que a empresa é muito diferente agora do que era à 10 anos atrás, deixou de dar prejuízos temporariamente, está a dar lucros, mas muito pequenos e nao vi ainda consistencia, se fores por uma optica de comparar o que ela dá ou pode vir a dar com o que ela é avaliada pelo mercado não vejo assim nenhuma oportunidade fantástica.

Quanto ao mercado que está inserido também não me parece assim um sector atractivo, a longo prazo o consumo de papel tenderá sempre a baixar e as margens são sempre muito limitadas.

A analise tecnica só me diz que tem uma grande resistencia que nao tem conseguido ultrapassar nem com todo o mercado a subir à maluca. talvez se ultrapassar essa resistencia possa ficar mais interessante, mas realmente neste momento nao vejo nenhuma razao consistente para alguém estar metido em inapa a ver os comboios a passar.

desculpa mas não leste o que o broker escreveu, de certeza O_O

o principal argumento dele não foi o PBV, isso dá para ver bem...na minha opinião o argumento focou-se no seu core-business!!!

abraço

serpim

Citação de: lebal em Setembro 23, 2009, 19:13

Bons negócios.  8)        

Boa tarde,
O preço da pasta de papel aumentou cerca de 30 % nos ultimos 2 meses, o consumo de papel no mercado final, aumentou muito com a nova legislação do HACCP, agora com a historia da gripe A mais um aumento substancial de consumo, daí o aumento de recomendações em alta de INAPA, ALTRI, PORTUCEL.
Pena a INAPA ainda não estar no PSI 20, mas pelos vistos está em 1º da lista para entrada, normalmente os titulos do PSI 20 têm mais visibilidade daí serem mais volateis.

esta é a minha opinião, vale o que vale, eu estou nas 3  ;)

Nyk

Eete fecho de cerca de 1 milhão de titulos transacionados no fecho a 0,68, deixou-me espectante para amanhã, vamos ver se é desta que o titulo rompe os 0,70 de uma vez por todas.

Fica o gráfico actualizado.

lebal

Citação de: willder em Setembro 23, 2009, 19:58
desculpa mas não leste o que o broker escreveu, de certeza O_O

o principal argumento dele não foi o PBV, isso dá para ver bem...na minha opinião o argumento focou-se no seu core-business!!!

abraço

willder, calma  :o

Eu li o que o broker escreveu, deu vários argumentos e o mais forte que li foi o do pbv, peço desculpa se entendi mal.

Tanto quanto sei, as empresas normais focam-se normalmente no seu core-business, se isso não estava a acontecer com a Inapa é porque razão? talvez porque o seu core-business tem margens fracas e dá pouco rendimento, agora a empresa voltou a focar-se no seu core-business, porque razão é isso um argumento de compra? o que tem de especial o seu core-business para fazer da inapa uma boa aposta?

Se eu não entendi esse argumento do core-business, podes tu ou alguém explicar-me porque é isso um argumento de compra para a inapa?

obrigado!

Citação de: serpim em Setembro 23, 2009, 20:07
Boa tarde,
O preço da pasta de papel aumentou cerca de 30 % nos ultimos 2 meses, o consumo de papel no mercado final, aumentou muito com a nova legislação do HACCP, agora com a historia da gripe A mais um aumento substancial de consumo, daí o aumento de recomendações em alta de INAPA, ALTRI, PORTUCEL.
Pena a INAPA ainda não estar no PSI 20, mas pelos vistos está em 1º da lista para entrada, normalmente os titulos do PSI 20 têm mais visibilidade daí serem mais volateis.

esta é a minha opinião, vale o que vale, eu estou nas 3  ;)

serpim, a inapa vende derivados do papel, não produz papel, compra papel. Posso estar enganado, mas o aumento do preço da pasta de papel é mau para a inapa ou sou eu que estou a ver mal alguma coisa?
Lebal

serpim

serpim, a inapa vende derivados do papel, não produz papel, compra papel. Posso estar enganado, mas o aumento do preço da pasta de papel é mau para a inapa ou sou eu que estou a ver mal alguma coisa?

A INAPA, transforma pasta de papel em bobines que posteriormente vende aos transformadores de papel, por si só, o aumento da pasta de papel é mau, mas (tenho experiencia no ramo) o argumento do aumento da pasta, serve muitas vezes para justificar o aumento aos clientes, normalmente superior ao aumento da pasta ajustando assim as suas margens de comercialização, existiam inumeras empresas a produzirem papel (bobines) actualmente existem 3 empresas na Peninsula Iberica, (Colhogar, Renova, Inapa), com o aumento substancial de consumo, estas 3 empresas deteem o monopolio, isso representa a curto / medio prazo aumento de lucros.

SP