Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

Teixeira Duarte - (TDU.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 25, 2007, 00:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

gogoo

INAPA - NO OPEX PASSA A 6.12 - 35.000

Auditor

Grande volatalidade e grande volume ( já vai em quase 6.000.000). Quando ela tenta subir existe logo grandes despejos. Será que estão a acumular para uma possível subida? ou será que estão a despacha-las mantendo grandes compras nos 2,40/2,41.

Auditor

Pedro concordo com a tua análise, apenas vejo o neckline nos 2,78.

O volume de hoje bateu todos os recordes. A última vez que se aproximou destes volumes foi antes da subida até perto dos 2,90, ou seja no dia que fechou a 2,04 (final de setembro).
Na tua opinião e dos outros ilustres forenses, o que acham do significado deste volume e do dia de hoje?

GOE

Bem na minha opinião o volume de hoje deveu-se inicialmente a uma pressão vendedora impulsionada pela descida do titulo.. O resto do volume formado pareceu-me ser feito por tomadas de posições na mesma, já conhecedoras do que se iria passar com o BPI e BCP hoje...

E isto influencia a TDU em que aspecto?! Ora esta ultimamente tem andado atrelada ao BCP... se este está em cenário especulativo devido ao que se passa e a TDU for atrás tanto melhor...

Bons negócios

kiffen

Cheguei a ficar apavorado de manhã com o comportamento dela mas depois de ver uma passagem de 720 e tal "k" accões a 2.47 fiquei mais descansado.

A volatilidade foi assustadora. Abriu a 2.50 e foi aos 2.52 para imediatamente descer e ter chegado a bater nos 2.40 e depois...bem, depois foi subir até bater nos 2.53 para voltar a descer e lateralizar sensivelmente entre os 2.48 a 2.49(entrei neste valor).
No final...uma descida aterradora até aos 2.44 e um fecho(com 300k ) nos 2.45 o que na minha opinião foi óptimo....principalmente para confirmar o tal h&s invertido!

Este post é da autoria de um total maçarico na bolsa(o meu forte é mais o "código") e portanto não deve ser levada em consideração por ninguem a não ser por quem tenha o altruismo de o querer ensinar um pouco, corrigindo-o caso veja um autêntico disparate no post.  ;D

Vou ficar à espera do dia de amanhã e só espero que não tenha de saltar dela nos 2.35(até tremo)!

PS: Vêm aí noticias fresquinhas do BCP(só espero que sejam boas) e isso pode influenciar este titulo pois tem uma forte presença no núcleo accionista do banco.

Bons Negócios
TrUsT No OnE

bric

HOUVI FALAR O SEGUINTE : A TEIXEIRA DUARTE TINHA VENDIDO PARTE BCP E QUE AGORA DETINHA MUITO EM CIMPOR? PODERÁ LÁ SER?! EU ACREDITO QUE APARTIR DE AGORA O TITULO DISPARE BRUTALMENTE E JÁ APARTIR DE AMANHA.... DEVEREI AINDA REFORÇAR AMANHA?... OBRIGADO E BNEGOCIOS
cumprimentos
bric

O Próprio

Hei, ó Bric!

Assim ainda ficamos surdos pá!

Para a próxima escreve lá em minúsculas, pá.
-----------
O Próprio

velum

Kiffen, andas em "codigos"? ???

Cpts,
TBF
"I don't hate fools, I pity them!"

bluexip

cerca de 1/5 do volume foram passagens mas sim, o volume foi bastante forte e o dia muito volátil, demasiado volátil o que ainda exige alguma atenção para o seu comportamento nos próximos dias.

após o lower high intraday pelas 15:00 BCP e TDU tiveram uma reacção contrária ao disparo nos EUA com entregas sucessivas e depois saiu a noticia da porposta de fusao BPI/BCP...

apesar de saber que isto nunca vai mudar nao deixo de achar caricato como estas noticias sao sabidas antes do tempo com raras consequências...

dada a ligação BCP-TDU deixo aqui um resumo do comunicado:

"No comunicado divulgado hoje, o BPI propõe a incorporação do BCP através da troca de acções. A cada acção do BCP corresponderão 0,5 acções do BPI. Ao preço de fecho de hoje, o BPI está a oferecer 3,26 euros por cada acção do BCP.

Com a operação de troca, o capital do BPI será aumentado dos 760 milhões para mais de 2,5 mil milhões, ou seja, mais 1,8 mil milhões.

O termo de troca 0,5 acções do BPI por cada acção do BCP. Ou seja, cada accionista do BCP, receberá 0,5 acções do BPI na fusão por cada título do BCP em carteira. O valor teórico da oferta, à cotação de hoje, é de 3,26 euros por acção.
"
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

velum

Pondo a parte tudo que se anda a tramar no caso BCP-BPI...

Tecnicamente:

Acho que o "velum" (não resisti  ;D )de hoje vem ainda mais reforçar a "quase" activação deste novo padrão (H&S), mas será que o segundo ombro que se esta a formar chegou até a sua ponta mais extrema ?...

Não sei se me percebem bem, mas o que digo é que estou dentro a 2,52 com stop a 2,35 portanto, dado que hoje creio, ainda que precocemente, a validação do tal ombros e cabeça invertida, estou com medo de que a ponta extrema do 2° ombro ainda não esteja bem "puxada" de toda  :P...

Por isso, acham que seria oportuno re-avaliar a margem de benevolência do stop definido no padrão BARR (6 ticks abaixo da resistência 2.41= 2,35) para os novos dados que se poderiam extrair do padrão Cabeça e Ombros ?

Outra pergunta de um amador na analise técnica:
Alguma vez já viram um padrão a ser validado dentro de outro padrão e que este ultimo acabe por ser invalidado?

Cpts,
TBF
"I don't hate fools, I pity them!"

O Próprio

Boas,

Apesar do grande volume, a vela de hoje não indica ainda qualquer inversão do movimento correctivo de CP.
Esperemos que efectivamente os 2,4 aguentem e que apareça algum sinal de inversão.

Quanto à hipótese de H&S invertido, não sei se os volumes registados estão em concordância com a possível figura - supostamente os volumes deveriam ser diminutos nos mínimos do H&S.  ???

-----------
O Próprio

Pedro Miranda

Citação de: velum em Outubro 26, 2007, 00:21
Pondo a parte tudo que se anda a tramar no caso BCP-BPI...

Tecnicamente:

Acho que o "velum" (não resisti  ;D )de hoje vem ainda mais reforçar a "quase" activação deste novo padrão (H&S), mas será que o segundo ombro que se esta a formar chegou até a sua ponta mais extrema ?...

Não sei se me percebem bem, mas o que digo é que estou dentro a 2,52 com stop a 2,35 portanto, dado que hoje creio, ainda que precocemente, a validação do tal ombros e cabeça invertida, estou com medo de que a ponta extrema do 2° ombro ainda não esteja bem "puxada" de toda  :P...

Por isso, acham que seria oportuno re-avaliar a margem de benevolência do stop definido no padrão BARR (6 ticks abaixo da resistência 2.41= 2,35) para os novos dados que se poderiam extrair do padrão Cabeça e Ombros ?

Viva Velum,

O padrão H&S, é apenas uma hipótese em formação... sem a activação com quebra do neckline não passa de um hipótese, mais nada ;)
Se este potencial ombro é feito aqui ou a 2.30 euros, isso é irrelevante e não é «analisável» nem «previsível»... se mesmo depois de formado esse ombro, sem a tal quebra em alta da neckline, esta hipótese de H&S não tem qualquer valor técnico nem é negociável...

Pessoalmente a única coisa que um analista técnico deve fazer, é «anotar» a presença de uma hipótese deste padrão, e ter isso em mente para aplicações de possíveis setups, conjugação com outros padrões, etc... mas concretamente mais nada.

Neste caso, temos um padrão BARR em funcionamento, com alguma pressão no padrão neste preciso momento mas ainda em funcionamento. Trata-se de um padrão de inversão em alta.
A hipótese de H&S é uma hipótese de mais outro padrão de inversão em alta... o que é coerente com o layout que estamos a considerar (não seria coerente se fosse um outro padrão com direcção contrária).

Mas por outras palavras, a minha ideia, é não relevar grande importância à hipótese de H&S até ela deixar de ser uma hipótese e passar a ser um facto.

Citação de: velum em Outubro 26, 2007, 00:21
Outra pergunta de um amador na analise técnica:
Alguma vez já viram um padrão a ser validado dentro de outro padrão e que este ultimo acabe por ser invalidado?
Cpts,
TBF

Sim, acontece com frequência, quantos mais activos se analisar mais observações desse tipo se conseguem registar. Existem estatísticas muito detalhadas sobre o sucesso da maior parte dos padrões técnicos (recomendo a leitura dos livros do Bulkowski nesta matéria, mas acima de tudo a análise intensiva de milhares de gráficos para melhor percepção).

Num contexto de uma carteira diversificada, em que o investidor está não só num papel mas em 15 ou 20 posições (e é SÓ assim que se deve investir para realmente se tirar partido da estatística e dos outputs das AT's ou AF's ou da conjugação de ambas), o acompanhamento deste tipo de setups é algo que se lida de forma natural sem grandes problemas, efectua-se o setup inicial, define-se o objectivo, define-se o risco dessa posição e acompanha-se calmamente todos os setups friamente dado que tudo foi previamente programado e não há grandes surpresas a registar (salvo raras excepções). Vai-se fechando trades que atingiram o objectivo, vai-se fechando outros que foram stopados, e continua-se a adicionar ou fechar novas posições com setups definidos ao mesmo tempo que se tenta ter uma opinião «forte» sobre a trend do mercado ou das diversas trends sectoriais.

Numa outra óptica, cada trade é como uma mão de poker (um jogo de 70% skill contra 30% de sorte), o jogador sabe que não vai ganhar todas as mãos que vai jogar e possivelmente nem a maioria das mãos que vai jogar, sabe também que não deve jogar todas as mãos, mas se souber perder pouco nas mãos fracas e fazer 2 ou 3 mãos muito bem pagas quando está forte e tem a estatística a seu favor, terá a sessão de poker bem compensada, mesmo sabendo que muitas vezes vai fazer as coisas de forma correcta mas bater nos 30% de «ruído». Aqui é a mesma coisa por outro prisma, não deve ter a sua banca toda exposta num determinado trade, mas tê-la espalhada (diversificada) por muitos trades, deve negociar apenas quando tem estatísticas favoráveis a seu favor, nomeadamente em setups com risco/potencial interessantes. Neste caso da TDU, e já que hoje não sei porquê meti poker ao barulho ;), digamos que temos uma mão interessantíssima, com um excelente projecto em aberto e com «pot odds» bastante apelativas, e o nosso risco é diminuto face ao que podemos vir a ganhar, neste momento falta sair a última carta e a estatística está a nosso favor, mas podemos perder o pot (17 cêntimos por acção)... se o perdermos, temos no minuto a seguir outra mão para analisar e mais 200 mãos pela noite fora...

Eventualmente se estes 17 cêntimos são razão de grande preocupação, o investidor está completamente fora da diversificação / exposição correcta, mas ai temos uma questão de Money Management e não de análise técnica.

Bem... ;) acho que isto já é tudo menos um update à TDU ;)

Sobre a sessão de hoje, no geral penso que demonstrou o suporte expectável sobre os 2.41 euros, o volume é de registar e poderá representar grande pressão compradora (obviamente que alguém vendeu também esse volume), mas este volume nesta zona parece-se ser um sinal de consolidação e não de distribuição.

Pouco mais há a dizer, o swing correccional não terminou ainda, quem está posicionado a 2.52 com stop a 2.35 euros está perante um «no brainer», não vale a pena estar com grandes teorias, o setup ou vai funcionar ou não vai funcionar... Independentemente disso não tenho razões para acreditar que a TDU volte aos mínimos debaixo do actual mood do mercado em geral.

Deixo um gráfico actualizado em anexo.

Atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

kiffen

Perdoem-me a ignorancia mas...o que significam compras espaçadas em cerca de 1 minuto durante vários minutos de lotes de 100 acções?

Já não é a primeira vez que eu assisto a este tipo de ocorrência na TDU.

Do que tenho podido observar, a seguir a este tipo de movimentos, seguem-se descargas de acções a um valor inferior ao da cotação dessas compras.

Exemplo:

Últimos negócios: 

Preço Qtd. Hora

2,53 100 16:12:25
2,53 100 16:11:16
2,53 100 16:10:15
2,53 100 16:09:10
2,53 100 16:08:09 

Obrigado e bons negócios.
TrUsT No OnE

drunktrader

pedro, obrigado pelos excelentes comentários que tem feito, tem sido uma experiência enriquecedora para mim pelo menos.
não podia deixar de reparar na comparação que fez com Poker e fiquei curioso porque jogo regularmente a variante texas hold'em, o Pedro tem alguma coisa a ver com um dos comentadores de Poker no Eurosport ? vi alguns videos na internet e em quase todos apresentam o segundo comentador como 'pedro miranda', http://pokerptvideos.com/c54-eurosport/v483-ept-2007-baden-parte-3-de-3.html

tem alguma coisa a ver consigo? peço desculpa pela questão que nada tem a ver com este tópico.

O Próprio

Mais uma sessão com volume espectacular!

Foi pena fazer mais uma vela negra, apesar da subida.

Enfim, não se pode ter tudo.

-----------
O Próprio