Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Teixeira Duarte - (TDU.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 25, 2007, 00:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

wamaral

Por acaso acho que o scpbruno tem razão,até foi por isso que falei em investir em gajos do Boavista.
Estou triste é por só terem metido cotas e coxos à venda.
Mas a coisa vai andar mal os próximos tempos,acho eu.
Para o Boavista também.

Jonhy Bigodes

A TDU continua fraca apesar de tudo o que possa ser ecrito e noticiado, e contra factos não existem argumentos
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com/smf/index.php

Warren Buffett

acredito que o caminho será para minimos... tecnicamente nada de interessante ...para já!

Jonhy Bigodes

A TDU aproxima-se a passos largos da zona dos 2.20€/2.24€, zona essa que poderá servir para a base de uma recuperação das quedas. Essa recuperação deverá ser ligeira e não deverá em principio ultrapassar os 2.42€. Claro que a TDU pode "esquecer" essa zona e ir directamente já aos 1.86€, o que pessoalmente não creio.

Aqui fica o gráfico com suportes e resistências marcados e onde se vê a importância dos 2.20€/2.24€ no gráfico da TDU.

Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com/smf/index.php

bluexip

isso mesmo jonhy

os 2,2 além de zona de gap são os valores a partir dos quais os retracements neste tipo de padrão/comportamento começam a ser "satisfatórios" estatisticamente.
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

Pedro Miranda

Update:

Vários desenvolvimentos negativos para a TDU; concretamente o swing correctivo demorou mais tempo do que o previsto e acabou por invalidar o padrão BARR em análise, estando neste momento a pôr em causa o próprio movimento de recuperação iniciado em Setembro e a tendência de curto prazo.

Concretamente quem seguiu o setup BARR à risca entrou num trade onde esteve a ganhar 35 ticks em poucos dias e fechou-o perdendo 17 ticks umas quantas semanas depois, uma situação desoladora mas que deve ser encarada como «bussiness as usual».
Apesar de não ter negociado este papel, tenho por hábito «anotar» um pequeno comentário sempre que fecho um negócio perdedor, neste caso se tivesse de deixar uma nota no meu excell seria qualquer coisa deste tipo:
«O objectivo era claramente apanhar um movimento de maiores dimensões para uma time frame um pouco mais alargada, caso contrário teria sido relativamente fácil consolidar um trade ganhador de curto prazo. O risco foi controlado e o plano de trading cumprido, a TDU sofreu influências externas devido ao seu correlacionamento com o BCP, eventualmente deverei ter em conta este tipo de situação não técnica antes de executar setups a 3 meses, dado que aumenta a vulnerabilidade do papel a variáveis não analisáveis nessa time frame.»

A situação actual: acabou o swing correctivo? Como estamos de tendências?
Não foi dado ainda nenhum sinal claro para que tenha terminado o swing correctivo, os 2.41 foram quebrados em baixa e atingiu-se um novo mínimo relativo a 2.27 euros.
O swing correctivo está limitado por uma espécie de pennant, embora já no limite de duração deste tipo de formação (3 semanas), um sinal poderá ser um breakout em alta desta figura com fecho por exemplo acima dos 2.41 euros, mas tal teria de acontecer «já» ou «quase já». No entanto, a velocidade de queda ainda não abrandou de forma consistente e existe ainda potencial de downside.

Reanalisando todo o padrão, continuamos com uma tendência descendente de médio prazo, ascendente de longo prazo, e neste momento uma tendência neutra de curto prazo. Não existem muitas referências de downside, excepto um pequeno gap entre os 2.21 e os 2.23 euros, ou seja poucos ticks abaixo do mínimo de ontem.

Uma pequena nota para a hipótese de H&S Invertido em formação, esta hipótese continua em aberto, embora isso não tenha para já qualquer aplicabilidade.

Referências não vale a pena referir, nem considero para já qualquer tipo de setup. A TDU está para mim apenas sob observação até clarificar certas duvidas sobre o curto prazo.

Deixo um gráfico em anexo:

Atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

bluexip

Citação de: Pedro Miranda em Novembro 07, 2007, 00:36
«O objectivo era claramente apanhar um movimento de maiores dimensões para uma time frame um pouco mais alargada, caso contrário teria sido relativamente fácil consolidar um trade ganhador de curto prazo. O risco foi controlado e o plano de trading cumprido, a TDU sofreu influências externas devido ao seu correlacionamento com o BCP, eventualmente deverei ter em conta este tipo de situação não técnica antes de executar setups a 3 meses, dado que aumenta a vulnerabilidade do papel a variáveis não analisáveis nessa time frame.»

um bom resumo, frio e objectivo da situação Pedro.

no entanto, eu acresentaria uma nota importante, talvez súbtil: numa acção com um movimento correctivo tão forte como este em que perdeu 50% do seu valor estaria sempre a olhar para o curto prazo e a tentar segurar o lucro caso ele seja feito muito rápido de forma a impedir que se transforme numa perda.

isto é, neste tipo de setups (ou comportamentos como prefiro chamar pois é mais genérico e não dependente de um setup particular), eu tomo o lucro quando a situação parece inverter (up) pois é nesse momento que a trend (down) tipicamente retoma (o mercado é preverso e tende a comportar-se de maneira a dar razão a todos mesmo que temporariamente). neste caso especifico, era após a quebra de LT (linha de tendência) descendente.

o fecho da posição pode ser feita na antecipação ou quando o movimento up (rebound) começa a perder o momentum (pessoalmente fecho a maior parte da posição na antecipação e o resto na perda de momentum - resto que seria mantido caso o papel continuasse a subir até aos patamares seguintes).

isto difere de um setup e enquadramento bull em que se compra numa correcção e se dá mais margem de manobra ao preço para que ele vá aos targets "finais" de um setup.

Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

Pedro Miranda

Excelente post bluexip,

Concordo plenamente, penso que poderia acrescentar no comentário à perda qualquer coisa como: «Time-frame não foi bem escolhida face ao contexto do papel» ou qualquer coisa desse tipo.

Eventualmente, o erro foi extrapolar sentimentos do mercado geral para este papel especifico, estratégia que estava genericamente a aplicar em muitas posições que abri há umas semanas atrás, e que eventualmente por arrasto simplifiquei no caso da TDU.

Não gosto de alterar as time-frames de um trade depois do plano estar em execução, sigo aquela máxima «plan the trade and trade the plan», eventualmente por não praticar um trading de especialização (de apenas 1 ou 2 posições) e de estar normalmente com em 20 ou 30 posições abertas, olho para este tipo de setups como meros inputs estatísticos de risco/potencial num contexto mais alargado de uma carteira diversificada. Neste caso o objectivo era comprar uma «slot» com um potencial de 68 ticks na TDU pelo preço apelativo de 17 ticks de risco, e deixar rolar ;)
O problema principal foi obviamente a time-frame escolhida e tudo o que isso significa em termos de risco associado e aplicação de stops válidos coerentes com essa time-frame... caso a time-frame fosse mais curta o objectivo mudaria logo para se efectuar venda de força e não de fraqueza...

um ponto pelo teu excelente comentário ;)
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Juckneg

Mas afinal o que se passa com esta menina? ???
Já não percebo nada disto.

Alguem me pode informar a cerca dos actual suporte e da resistencia dela?

sacaviana

penso que os resultados sao este mes, mas parece que nada bons...

tenho posiçao na TDu a 2,60 :-\

sacaviana

fig

CitaçãoEmbora não siga muito o mercado português, mas por curiosidade fui espreitar a TDU o que se vemos nesta menina é que não vai quebrar os meninos agora, pois os 2.10 deverão aguenta-la, mas depois quem estiver á espera que vá a máximos de novo também penso que deverá esperar sentado porque em pé poderá se cansar muito porque dificilmente nos próximos meses esta menina passará os 3.50

Hoje abrimos abaixo do nosso valor, valor que não podia ser quebrado logo foi vê-los entrar a matar, agora podemos saltar até aos 3.10/20, claro que não será sempre seguido  ;D
Abraço.
fig

O triunfo não se mede pelo estatuto que se atingiu na vida, mas pelos obstáculos ultrapassados no caminho.

ribeinu

Estranhamente ainda não sairam nem contas trimestrais na cmvm assim sendo o panorama da empresa no ultimo semestre é "bom"

Alguem sabe qual a periodicidade de saida do relatório de contas obrigatóriamente.

Deixo apenas as contas do  semestre deste ano.

Mesmo assim o que cresce parece bom.

ribeinu

Desculpem o texto, não parece coerente.

Mas os resultados são:
                             2007 1º S                2006 1º S
Operacionais -          2814                        -3310
Financeiros              24310                       13100
Correntes                22120                        9790
antes de impostos     21622                       8976
liquido do periodo      24134                       13312

De aquilo que eu vi por alto os comentarios as contas não dão para rir, no entanto mais uma vez os economistas que se prenunciem em relação às contas.

wamaral

Até foi boa altura para comprar, mas cuidado, isto parece consequências de uma descida demasiado à bruta.
Pessoalmente lamento não ter comprado a 2.02,mas era para vender a preços tão apeteceiveis como os de agora,vamos a ver se a coisa aguenta para o pessoal q comprou hoje.
Mas se calhar à tarde a TDU poderá ter um preço mais positivo(digo eu).