Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

Teixeira Duarte - (TDU.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 25, 2007, 00:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

velum

Ola Pedro,

Por uma razão que desconheço não tenho recebido notificação de reposta as minhas mensagens.

Obrigado pela correção.

Cpts,
TBF
"I don't hate fools, I pity them!"

Nyk

Pedro Miranda, gostava de saber qual é analise técnica que fazes da TD presentemente? Se outros forenses quizerem tambem dar a sua opinião, é bem vinda, estou em duvida se continue dentro á espera de melhores dias ou se salte fora pois ainda irá cair mais? ???

enid

Caro Nyk, penso que sera um pouco difícil de ir mais abaixo, mas temos de ser realistas, sabemos que a TDU esta muito ligada a duas outras empresas, e pelo momento esta empresa não tem a sua vida própria, mas para mim temos quatro  razoes de esperar.
1° A situação do BCP pode evoluir favoravelmente nas próximas semanas.
2° A evolução da CIMPOR, esta me agradar bastante, ( para mim possibilidade de fusão, o mesmo de OPA em 2008)
3°A venda de certos activos,a SC parece me uma boa coisa. 
4° E por fim a TDU é uma acção que esta muito barata,e a sua eventual entrada no PSI20 devera lhe dar um pouco de dinamismo.
Saudações

velum

Da CIMPOR e do BCP, não será esta ultima a influenciar de maneira quase sistemática a cotação da TDU?

Deixo aqui a minha modesta analise sobre a TDU, no entanto peço a todos os experientes que realmente me corrigem para ver se eu consigo adquirir mais confiança na materia.

Ponto de vista geral:

Observamos que após ter quebrado a LTD em alta e sem grande convicção no inicio de Dezembro, a TDU, na ultima quinta-feira, quebrou de novo a mesma em baixa e igualmente com pouquíssimo volume.
O que ressalta desta nova situação é um reteste ao suporte dos 2.02€ tal como aconteceu em meados de Novembro, tendo pela mesma ocasião testado desta vez o suporte a grande prazo que constitui a LTA.

O ultimo fecho nos 2.04€ reflecte potencialmente um rebound sobre esse suporte mas só o que ira suceder segunda feira poderá confirmar essa hipótese.
Acho que para falar em rebound aqui a acção devera quebrar de novo a LTD, e tal facto será determinado rapidamente nos próximos dias, visto que chegamos ao topo do triângulo do gráfico.

Visão detalhada:

Quanto aos indicadores técnicos, não vejo divergência entre eles, e simplesmente o Momentum assim como o RSI acusam uma ligeira recuperação. Nada de espectacular dado que o momentum continua indeciso ao permanecer abaixo da "linha de 0".

Numa observação amplificada dos dois últimos dias podemos identificar um "Harami". O problema é que desconheço a tendência desta configuração porque os dois candle sticks são da mesma cor. Penso que poderá resultar numa continuação da tendência descendente mas desconheço por completo o peso desta configuração numa observação de maior amplitude, isto sem contar com a dependência do titulo ao BCP.

Nota a parte: não vejo qualquer padrão no grafico que permita prever o rumo do titulo.

Perspectiva titubeante:

Para concluir, a TDU estará provavelmente em vias de recuperação mas mais vale aguardar a próxima semana para definir valores de entrada.
Penso que estamos num ponto critico onde só a experiência e um gosto imoderado pelo risco permitem investir.
Quem quiser lançarse numa compra com o objectivo de atingir a resistência dos 2.41 no espaço de +/- 1 mês, teria antes de tudo que ficar alerta à quebra da LTD com um forte volume.

Como obstáculos, temos a zona dos 2.35 logo seguida dos 2.41.
Para baixo, temos de imediato a zona critica dos 2.02, e logo 1.86.
Na minha opinião, a quebra deste ultimo valor teria um impacto devastador porque existe um GAP (de tamanho não negligavel) que arrastaria a acção até a grande lateralização 1.70-1.77.

Sentimento pessoal:

Fico com a intima convicção de que esta analise não é de grande valor sem uma aproximação a cotação do BCP, que parece também ter resistido a tendência geral de quedas ao fechar acima do seu suporte (2.82).

Portanto, acho que esta analise, assim como todas as analises a TDU, devem ser efectuadas num segundo tempo, ou seja unicamente no seguimento de uma primeira analise feita ao BCP (recordem-se do fracasso que aconteceu ao padrão BARR na TDU, devido aos problemas do BCP).

PS: Não hesitem em comentar esta analise!

Boa noite a todos, e até já para os momentos decisivos nesta acção.

Cumprimentos,
TBF

Pedro Miranda

Viva Velum,

Excelente post ;) (aqui vai um ponto)

O meu «approach» é relativamente diferente relativamente à LT provavelmente por estar a usar a escala semi-log, no entanto as minhas conclusões são bastante compatíveis com as tuas.

Vou de seguida publicar também um update à TDU, andei foi aqui às voltas com os dados históricos, porque aparentemente o nosso feeder mudou o ticker da TDU.LS para TDUAM.LS, e estava a tentar confirmar valores para o volume de Sexta feira porque está diferente em feeders diferentes (e é um input importante).

até já ;)
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Pedro Miranda

Update:

Desde o último update efectuado existiram já alguns desenvolvimentos técnicos que nos permitem desde já equacionar novamente um padrão um pouco mais nítido.

Tal como o BCP (e inequivocamente por causa do BCP), observou-se um falso sinal em meados de Outubro, com a ruptura de uma resistência supostamente sólida e com um padrão BARR a fracassar apesar de ter gerado um upside rápido e interessante, isto já foi referido anteriormente, mas convém referir novamente para quem não leu os updates anteriores. Depois desta situação, o estudo técnico para este papel ficou desnorteado, e sem grandes bases para se formular um layout de acompanhamento.
No entanto e com algum tempo passado temos agora bastantes novos «inputs» e penso que já é possível equacionar de novo um layout com um mínimo de consistência.

O principal reajustamento que faço ao padrão neste momento é a consideração de uma nova resistência descendente, actualmente com 3 contactos (Julho, Outubro e inicio de Dezembro na escala semi-log), esta linha encontra-se neste momento aproximadamente nos 2.21 euros e vou considera-la como principal referência de upside neste contexto.

Na time frame de médio prazo, e apesar dos recentes movimentos, não houve grandes modificações, a tendência mantém-se Bearish, o swing correctivo iniciado em Outubro após o falso sinal só terminou em meados de Novembro, gerando um pequeno swing positivo, até ao momento os mínimos de Setembro não foram superados e curiosamente o mínimo de Novembro serviu de suporte nas duas últimas sessões (2.02 euros).
Concretamente para virar a tendência nesta time frame a TDU teria agora de superar os 2.87 euros (da mesma forma que em Outubro considerávamos que teria de superar os 3.14 euros, o que não aconteceu).

O curto prazo encontra-se bastante frágil, embora existam várias referências de downside nas proximidades, concretamente os 2.02 que foram o mínimo de Novembro e tem servido de suporte nas últimas sessões, os 1.88 que são a zona do suporte de longo prazo e os 1.86 que são o mínimo de todo este movimento descendente. Contextualizando, em Setembro apontei este suporte como o potencial de downside e na altura encontrava-se aproximadamente nos 1.78 euros, este valor era meramente indicativo e o mínimo veio a efectuar-se 8 ticks acima nos 1.86 euros.
Ou seja, para quem está a equacionar um posicionamento de médio prazo nesta altura, o setup ideal seria o de comprar TDU o mais próximo possível dos 1.88 euros aplicando então um stop com uma margem de benevolência compatível com a volatilidade deste papel, obviamente que isto é apenas indicativo, e quem seguiu este raciocínio muito à risca em Setembro não conseguiu posicionar-se dado que o suporte não chegou a ser testado, de qualquer forma, penso que é um valor útil a ter em mente com diversas aplicações.

Saindo agora um pouco do panorama técnico, a TDU está com uma capitalização bolsista de ~856 M€ neste momento. Tendo em conta a sua participação estratégica de 6.4% no BCP que por sua vez tem uma capitalização bolsista de 10.26 B€, podemos facilmente entender a influência que a cotação do BCP tem na TDU. Somando a isso mais a sua participação em Cimpor e outras participações estratégicas, temos uma empresa de construção altamente alavancada noutras actividades totalizando participações muito superiores à sua própria capitalização, esta situação não é necessariamente má nem estas influências são necessariamente matemáticas já que a TDU não está simplesmente a fazer «trading» em BCP e Cimpor, mas no geral a sua própria actividade acaba por perder alguma importância na sua avaliação global…

Sobre a sua actividade, e não tendo informação à minha disposição manifesto alguma curiosidade sobre a exposição da TDU em Angola e da sua estratégia no boom económico que se vem a desenvolver nesse país, não faço ideia da sua relevância em termos relativos para a empresa neste momento mas empiricamente penso que poderão vir noticias dessa frente, é algo que talvez mereça atenção dado o cariz «especulativo» de Angola neste preciso momento e em especial nos últimos meses…

Voltando ao gráfico e aos valores de referência ;)
Em suma, o panorama de médio prazo continua de baixa, embora no curto prazo não veja muita margem de downside, nomeadamente os 2.02 podem ser já uma base ou num cenário mais agreste os 1.86/1.88 euros, concretamente não foi dado nenhum sinal de rebound, mas o mesmo poderá estar eminente. Independentemente da grande volatilidade de médio prazo, a tendência primária de longo prazo mantém-se em alta desde 2003.
Aliando a minha opinião sobre BCP, e no caso do seu suporte de longo prazo aguentar, poderemos ter uma oportunidade de posicionamento de longo prazo com setup não muito complicado. Desejo desde já boa sorte a quem está posicionado neste papel.

Em anexo deixo dois gráficos actualizados.

Atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

bluexip

velum,

grande salto na qualidade da análise. +1pt pela evolução ;)

tenho apenas a acrescentar que tanto no BCP como na TDU, mas mais na TDU, o comportmento do preço é antecessor de mais queda.

no entanto, acredito que comprar BCP *a partir* dos 2,8 e TDU a partir dos 2 são valores interessantes para quem se queira expor a estes titulos numa óptima de médio prazo.

cumprimentos,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

velum

Caros confrades,

Obrigado pela ponctuação e mais especialmente ao Pedro pelo ultimo update, permitindo-me assim corrigir e sobretudo completar directamente a minha visão das coisas.
Confesso que a essa visão ficou um pouco deturbada com um grafico "natural".

Se tudo continua como hoje, a inversão de tendencia nos 2.21 estara bem proxima do fim de semana..

Quanto ao grafico da minha analise gostaria de perguntar ao Pedro qual é a vantagem de ter um grafico logaritmico (ou no teu caso semi-log), alem de inegavelmente ter a simples propriedade de aplanar o traçado da cotação.

Cumprimentos

zefontelo

será que agora é de vez? Mas todos sabemos a relaçao existente entre o BCP e a TDU sao muito intimas......è que hoje(ontem) o Bcp esteve em alta...

Neoarqueo

Bem, para já a TDU não está fácil...no fundo à boa maneira de todas as portuguesas...

zefontelo

Nunca pior, muito se aguentou ela na minha opiniao...

jpim

Lagoas Park - Edifício 2 – 2740-265 PORTO SALVO – PORTUGAL • Telefone 217 912 300 • Telefax 217 94 11 20 / 21 / 26
Número Único de Pessoa Colectiva e de Matrícula na Conservatória do Registo Comercial de Cascais (Oeiras) 500 097 488
Sociedade Aberta - Capital Social: € 210.000.000 – Alvará de Construção n.º 24

COMUNICADO

- Informação Privilegiada -

Aquisição de Empresa de Construção no Brasil
A "Teixeira Duarte – Engenharia e Construções, S.A." informa que, nesta data, a sua participada, a 70%, TDEMPA – SGPS, S.A. concluiu a operação com vista à aquisição da totalidade do capital de uma sociedade denominada "EMPA, S.A. – Serviços de Engenharia", com sede em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, no Brasil, a qual actua no sector da construção pesada em várias estados daquele país, num negócio que implicou, até ao momento, um investimento global de cerca de 23 milhões de Euros.
Mais informamos que a referida EMPA, S.A. tem prevista uma facturação, em 2007, de cerca de 50 milhões de Euros, sendo titular de diversas participações noutras entidades, entre as quais destacamos os 33% detidos na "TEBE, S.A.", concessionária de uma rodovia, com 156Km, no estado de São Paulo.
A mesma EMPA, S.A. participou, em consórcio (50%), no passado mês de Outubro, na Nona Rodada de licitação para a exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural, promovida pela "ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis", tendo ganho três blocos, on-shore, na
bacia sedimentar do Recôncavo, no Estado da Baía.

Lagoas Park, 21 de Dezembro de 2007
O Representante para as Relações com o Mercado,

Será que é agora que arranca ??? :) :) ;D ;D

Cumprimentos e BN

RJTR

Bom ano a todos.

A AT da Teixeira é pouco segura no curto prazo. Penso que devido à dependência do bcp, até dia 15 irá verificar-se movimentos pouco consistentes (pouco volume). a trend bear mantêm-se e aguarda-se um rebund para este trimestre aquando da revisão do psi-20. para uma posição longa, julgo que entre os 2.02 2 2.08  a compra  é bem sustentada nos fundamentais e tecnicamente.

neste momento não tenho posição, mas espero entrar em breve. estou um pouco retinente com o volume e o que acontecerá com o bcp, mas sou dos que julga que pior já não pode... (embora possa). Está com um bom suporte nos 2.02, a situação é frágil.

BN a todos

gt

Bom ano e boa noite,

Em relação à TDU tem-se verificado realmente uma bear trend, contudo importa denotar que esta bear trend está bastante relacionada com a exposição da construtora ao BCP... contudo, também é importante realçar que a exposição da TDU à Cimpor também é muito relevante, embora o valor da acção seja muito mais influênciado pelo BCP, pelo que poderá aqui haver alguma oportunidade de arbitragem a médio prazo.

Parece-me que muito mais abaixo a TDU não deverá ir, e que após resolvida a situação do BCP, deverá mandar um salto para cima.

Mas esta é só a minha opinião...  ::)

gt

dingobil

Bom ano e bons negócios a todos.

Alguem sabe quando é divulgada alista de espera das empressas para a entrada no PSI20 .