Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

Teixeira Duarte - (TDU.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Setembro 25, 2007, 00:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

Nuno Pereira

Bom dia!
Parece que o suporte sempre a segurou (pelo menos para já).
Considero uma boa altura para entrar (já o fiz ontem), mas com os respectivos stops por perto.
Vamos ver
Abraços
Nuno

Nuno Pereira

Boas ;)
Up Date.
Repetindo o que disse no ultimo post, o suporte da casa dos 1,30, parece estar a querer aguentar-se.
Após a quebra em baixa da LTA iniciada em Janeiro, o suporte referido (1,30) e já testado com sucesso anteriormente, parece que "segurou" o mau desempenho do preço desta cotada nas ultimas sessões em sintonia com as suas companheiras de sector (mota e soares da costa), que hoje começaram a dar um pequeno sinal de recuperação.

Comentário pessoal

Com um ligeiro aumento dos volumes nas últimas sessões, acredito, que a tdu poderá iniciar um raly até à sua próxima resistência (LTd a vermelho)
Após a quebra da tendência ascendente iniciada em Janeiro (quebrando um peq. bull de médio prazo), achei prudente traçar uma nova LTd (uma vez que a anterior já havia sido quebrada).
Podemos ver no gráfico, que a inversão da subida deste titulo acontece após o teste sem sucesso da resistência de 1,75 à qual atribuo mais significado do que a esta "nova" LTd .
Neste raciocínio, julgo que a primeira resistência de relevo, será o recente suporte junto aos psicológicos 1,50, e posteriormente os 1,75
Com alguma ajuda dos mercados, e num cenário de MP, denota-se uma tendência de lateralização com um intervalo de relevo entre 1,30 e 1,75.
Ficam os gráficos
Nuno

Nuno Pereira

Boa tarde.
Contrariando o optimismo da minha análise anterior, venho agora realçar algum cuidado a ter com esta cotada.
O dia de hoje, não está a ser muito positivo para os mercados e a tdu voltou a "encostar" ao suporte de 1.27.
Um rompimento deste com fecho, poderá atirar-la para valores abaixo dos previstos para o curto/médio prazo.
Volto a realçar a importancia dos stops nestes casos.
Ficam em aberto os dois cenários.
Citando um post anterior, que a meu ver voltou a ficar válido...
Citação de: nrspereira em Junho 12, 2008, 02:51
...É verdade que o BCP reagiu positivamente nas ultimas sessões (aspecto positivo), mas parece que a TDU, nas ultimas semanas se "emancipou" um pouco das oscilações do BCP.

É verdade que após o ultimo toque nos 1.30, houve uma reacção positiva, mas agora parece-me que o cenário é um pouco diferente.

A aparente inversão iniciada em finais de Janeiro (comum a muitos outros titulos nacionais) originou uma linha de suporte ascendente que lhe permitiu romper a LTd iniciada com a crise do sub-prime. Esse suporte ascendente, foi violentamente rompido nas ultimas sessões, o que deixou esta cotada numa situação técnica complicada, uma vez que além disso, o "longo" e "volumoso" periodo de acumulação  acima dos 1.50, também foi quebrado.
Realmente, o próximo suporte aparente ronda os 1.30, mas para já não tenho grandes sinais de força deste.
Aposto mais na EMA 200 um pouco mais abaixo

Outro aspecto a ter em conta, é que a quebra da resistência dos 1.74 (seria um bom sinal de inversão) nunca foi devidamente confirmada.

Devemos também ter em conta que nas ultimas semanas, muitos suporte de muitas cotadas têm sido quebrados, para os quais devemos ter atenções redobradas.

Nuno Pereira

tiagodandre

A TDU Financial (Cimpor+BCP) levou um valente espirro da UBS... ::)

Sobe Semapa e mantém avaliação da Altri
UBS corta "targets" da Teixeira Duarte, Sonae Capital e Soares da Costa

A UBS reduziu em baixa as avaliações para as acções da Teixeira Duarte, da Sonae Capital e da Soares da Costa, ao mesmo tempo que melhorou o "target" para a Semapa e manteve a avaliação da Altri nos 4,00 euros, apesar da separação da Ramada Investimentos.

Numa nota de análise às "holding" de menor capitalização, as "small cap", a UBS cortou em 41,6% o preço-alvo atribuído à Teixeira Duarte, que caiu dos 2,40 euros para 1,40 euros. A nova avaliação confere às acções da empresa um potencial de subida de 12%, o que levou a equipa de "research" a baixar a recomendação de "comprar" para "neutral"

A margem de progressão da Teixeira Duarte, face à cotação actual, é a mais baixa entre as empresas que foram alvo de revisão por parte do banco de investimento suíço. A Soares da Costa surge com o segundo menor potencial de valorização, de 14,1%, isto depois da UBS ter descido o preço-alvo de 1,95 euros para 1,70 euros com um desconto de "holding" de 15%.

A recomendação para a Soares da Costa manteve-se em "neutral", já para a Sonae Capital, a UBS continua a recomendar aos seus clientes a compra dos títulos, apesar de ter descido a avaliação das acções para 1,90 euros. Este "target" confere aos títulos da empresa liderada por Belmiro de Azevedo um potencial de subida de mais de 46% dada a cotação de 1,30 euros.

Em média, os preços-alvo destas cotadas caíram em 22,7%, com a UBS a reduzir em quase 500 milhões de euros a avaliação das três empresas. Apenas a Semapa viu o seu valor ser revisto em alta por parte da casa de investimento. O "target" da empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira subiu dos 11,00 euros para 11,30 euros, o que compara com a actual cotação no mercado, os 8,18 euros.

O potencial apresentado pelas acções levou a UBS a manter a recomendação de "comprar". O mesmo não aconteceu com a Altri que viu a UBS descer a recomendação para "neutral", mas mantendo o preço-alvo de 4,00 euros, isto apesar da separação da Ramada Investimentos.

Estas são as últimas alterações às recomendações e preços-alvo feitas pela equipa de "research", para as "holding" com menor valor de mercado. Nesta nota de investimento, que analisa um total de 48 empresas da Europa, a UBS inclui ainda a Sonae SGPS e o Espírito Santo Financial Group que não sofreram quaisquer revisões. A "holding" da família Azevedo continua a ser avaliada em 1,70 euros, e o ESFG em 24,80 euros.

Empresa            PT Anterior PT Novo  Variação   Cotação   Pot. Val.
Teixeira Duarte      2,40 €   1,40 €   -41,7%   1,25 €   12,0%
Sonae Capital        2,20 €   1,90 €   -13,6%   1,30 €   46,2%
Soares da Costa    1,95 €   1,70 €   -12,8%   1,49 €   14,1%
Altri                     4,00 €   4,00 €      0,0%   3,07 €   30,3%
Espírito Santo FG  24,80 €   24,80 €      0,0%   16,91 €   46,7%
Sonae SGPS          1,70 €   1,70 €      0,0%   0,83 €   104,8%
Semapa              11,00 €   11,30 €      2,7%   8,18 €   38,1%

Publicado 19 Junho 2008  11:55
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

wamaral

Acho que quem desdenha quer comprar.

Nuno Pereira

Boas.
Estas avaliações são o máximo.
A TDU passou a valer quase metade de um dia para o outro???
O mercado anda cego????
Que se passa?

Sabemos que os as cotadas têm vindo a perder algum valor. Mas metade???
Qual delas está errada? Esta ou a anterior?
Perdas do BCP e Cimpor??? Já sabiamos.... o mercado já sabia.... e estes meninos abrem a boca e a reacção é catastrófica. Não se percebe.
Abraços
Nuno

wamaral

Nuno, sinceramente ligo tanto à UBS como à Manuela Moura Guedes.
Mas há muita gente que gosta da Manuela Moura Guedes.
Dá-me impressão que isto é para começar a sangrar as ruas.

Nuno Pereira

Eu também.
Mas acho muita lata.....
Já ganhei algum dinheirinho na TDU (é das munhas favoritas mesmo com a exposição que tem ao bcp e à cimpor).

Estou à espera para reentrar e acredito numa valorização considerável (nada de 12 ou 15%)

Vamos ver
Nuno

wamaral

CitaçãoEstou à espera para reentrar e acredito numa valorização considerável (nada de 12 ou 15%)
;D Também eu

egas

com a instabilidade que tem o mercado e muitos suportes a serem batidos de um dia para outro sem apelo nem agrado nao me espantaria que viesse aos 0.80 que foi aqui perto que ela se manteve muito tempo antes de comecar a subir ??? se partir o 1 e garantido ;D

sblanq

já disse adeus ao meus 1000 eurinhos....
comprei a 1,85 e quando chegou a 1,77 pensei que ia conseguir vender sem prejuízo,uma pequena distracção (ferias e euro 08) e já estão a 1,10, agora é esquecer e voltar daqui a 6 meses, pode ser que tenha uma surpresa, só de pensar que em Julho de ano passado estavam a 4€????'
A empresa desceu assim tanto de um ano para o outro? 3€ !!!
isto está a ficar como o euromilhões já não tem nada a ver com empresas e resultados, é ter a sorte de entrar na onda certa ou então batemos com a cabeça nas rochas.

>:( >:(

egas

se alguem me dissesse que 1 ANO depois isto estava assim eu dizia que estavam malucos ;D ;D muita gente nao concorda mas junto a minimos de 2003 o melhor e cotrapor com outras tantas e assim reduzes o preco para metade ;D ;D ja passei por isso e foi assim que recuperei grande parte ;D ;D ninguem nos diz que daqui a 1 ANO isto esteja completamente ao contrario, problema disto e ter liquidez para actuar ???

Nuno Pereira

Boas
Com a quebra em baixa dos suportes de 1,50, 1,27 e da LTd iniciada em Janeiro, a TDU testou hoje o derradeiro suporte dos últimos dois anos.
O minimo relativo de 1,10, testado em Janeiro (aparente ponto de inversão desde o inicio da crise do subprime) e cuincidentemente perto do valor da sua MMA 200, serviram de suporte a este papel.
O rompimento deste, virá confirmar a tendencia bear e colocará a tdu numa situação técnica complicada, sem qualquer suporte visivel no horizonte, a não ser um ou outro valor psicológico (tendo estes um peso puco considerável na minha opinião).
Uma inversão das quedas das últimas sessões, poderiamos ter uma ída da tdu até ao seu anterior suporte 1,27 numa primeira instância, mas para já sem qualquer sinal de bull.
Estamos realmente a passar por uma época muito conturbada, em que o papel de observador (na minha opinião) é o mais confortável. Conservar a liquidez para dias melhores parece ser uma boa estratégia.
Nota: Pelo menos para quem não faz short e só joga no mercado de acções mais convensional (como eu e julgo que a maioria dos forenses)
Boa sorte
Nuno Pereira

tiagodandre

Oi nrspereira...

Alguma coisa se passa com a tua MA200, essa linha vermelha...se for exponencial (EMA200) devía estar pelos 1,84€ e se fosse simples, ainda mais acima!...

Agora essa linha nunca pode ser uma MA200...tens de ver o que se passa... ;)

Deixo o meu gráfico para comparações...as MMs são todas exponenciais...

Cump.
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

Nuno Pereira

;)Oi Tiago
Não sei o que se passa então. Acho que já me tinham alertado. Não sei se foste tu.
Realmente não faz muito sentido nenhum.
Tenho que ver o que se passa, mas não percebo.
Obrigado
Nuno