Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novos ficheiros de actualização para Metastock e Bases de Dados disponíveis para milhares de acções e índices.

Menu principal

Questão (Rookie) EUR/USD

Iniciado por joaoftd, Abril 12, 2010, 16:23

Tópico anterior - Tópico seguinte

joaoftd

Boas pessoal,

Gostava de colocar duas questões (dignas de um rookie).

Poderei estar a pensar de uma forma correcta se desconfiar que o par se encontra a dar força a um suporte em 1,35686 (linha amarela)? Ou estarei ainda a "sufocar" muito o par com esta desconfiança e será ainda muito cedo ter essa ideia, o par ainda não teve tempo suficiente para demonstrar isso. Que pensam "vosotros"?  ;)

Cumps
"(Os especuladores) se se enganam, perdem e muito; se acertam, ganham e muito. A grande diferença nestes jogos que metem governos, no que respeita  ao acerto e desacerto, é que os especuladores empenham o deles, enquanto  os governos avançam com o dos contribuintes.", Fernando Braga de Matos

Garfield

Boas João

A definição de um suporte clássico resume-se a um dado preço, ou valôr, em que o activo suporta, isto é, após efectuar uma downtrend, o mercado reage em alta nesse valôr. De cada vêz que o activo efectuar nova downtrend, ou pullback, se não quebrar (descer abaixo de) e reagir em alta no mesmo ponto, reforçará a força desse mesmo, sendo a tradução gráfica de que a maioria do mercado entende que é uma zona de tomada de posições longas.

O que aí tens traduzido no gráfico é uma resistência que foi rompida e que só se tornará suporte se o par não a quebrar. Para já, tens, efectivamente, um suporte de curto prazo, nos 1,327x.
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

joaoftd

boas Garfield tudo a rular?,

Pois tens razão realmente, no máximo o que puderei afirmar é que tenho uma resistencia que foi ultrapassada que PODERÁ vir a ser um suporte...

Uma outra questão, que timeframes costumas mais utilizar para realizar as tuas operações? ou por outra, que timeframes achas mais vantajoso para uma pessoa que esteja disposta a fazer no max 2 operações por dia?

Ps:
Para quando novas analises ao par como nos tens habituado? :P
"(Os especuladores) se se enganam, perdem e muito; se acertam, ganham e muito. A grande diferença nestes jogos que metem governos, no que respeita  ao acerto e desacerto, é que os especuladores empenham o deles, enquanto  os governos avançam com o dos contribuintes.", Fernando Braga de Matos

joaoftd

(postei 2x sem querer ops  :-[)

Garfield

Tudo a andar, João. Ultimamente tenho estado bastante atarefado e não tenho tido muito tempo para fazer updates às análises embora, na maioria, estejam a descrever os movimentos que acreditei virem a fazer.

Quanto à tua questão, obriga-me a colocar-te uma para te poder responder. Quando falas em 2 posições diárias, referes-te a fazer intraday ou position de curto prazo ? Neste momento, dedico-me ao intraday e, antes de iniciar a minha "sessão" de trading, começo por fazer uma análise rápida a alguns pares, primeiro com uma tf diária, 6 horas, 1 hora e 15 minutos, por esta ordem. As posições são abertas, monitorizadas e fechadas na tf de 15 minutos mas isso é consequência da estratégia pessoal que defini para mim. Também verifico sempre o calendário de saída de dados económicos programados já que evito sêr apanhado de surpresa por alguns... :-)

Abraço e boa sorte
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

joaoftd

Pois não disse :-[..Referia-me a intraday. Tenho tentado implementar o que tenho vindo a adquirir com as leituras em alguns fóruns e o livro do Ganhar em Bolsa no que toca a análise técnica. Alguns suportes e resistencias,tendencias, médias móveis simples (uma curta e uma +longa), tentar identificar alguns canais. Tenho tentado implementar em tf de 1day, 1hour e exprimentei também de 15min. Mas tenho mais dificuldade eu tf mais pequenas, o que deduzo ser normal pois afinal há mais movimento, logo, coisas como canais em pouco tempo são quebradas.. daí que gostava de "ouvir" a forma como outras pessoas com calo nisto, ensaiam as suas trades com base na análise técnica.

Penso que dependendo do par as tf podem ter pesos diferentes, mas aqui eu estou descanso, pois só estou com o EUR/USD e procurando análises do mesmo.

Fenicio

O daytrading é uma tarefa estafante, tanto a nível psicológico como físico, pois obriga o investidor a estar constantemente em cima de "cada lance" que ocorre no mercado, atento a tudo e a todos! Não é, de todo, o estilo de investimento mais adequado aos investidores de primeira viagem.

Da mesma forma o Forex é considerado território selvagem e agreste. Por ter uma liquidez tremenda e uma velocidade de reacção sem igual, é capaz de inverter uma tendência num piscar de olhos, deixando para trás uma multidão de investidores inexperientes e/ou desatentos.
Mercado Fenício

Análises Técnicas sobre os principais títulos europeus e norte-americanos. Actualização diária!

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

joaoftd

Tens toda a razão Fenicio. Essa é toda uma grande verdade que eu estou disposto a saborear de uma forma que já sei que será mt agri-doce e principalmente agora mais agri que doce, tou consciente disso. Daí que esteja a pedir umas opiniões  ;)

Fenicio

Citação de: joaoftd em Abril 13, 2010, 17:46
Tens toda a razão Fenicio. Essa é toda uma grande verdade que eu estou disposto a saborear de uma forma que já sei que será mt agri-doce e principalmente agora mais agri que doce, tou consciente disso. Daí que esteja a pedir umas opiniões  ;)

Boa sorte!! :) Estás em "boas mãos" com o Garfield, mas se eu puder ajudar em alguma coisa, estejas à vontade! ;)
Mercado Fenício

Análises Técnicas sobre os principais títulos europeus e norte-americanos. Actualização diária!

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Garfield

Pois é, João, o Fórex é uma autêntica "besta", que cilindra facilmente o trader com pouca experiência e, sobretudo, com ainda pouco domínio sobre as emoções. Infelizmente, é mesmo assim, só trabalhando é que se ganha a tal experiência, só testando, experimentando, falhando e revendo é que se adquire a percepção e o tal "calo" a que te referes.
Concordo quase plenamente com o Fenício, excepto numa coisa: é que eu acho que é mesmo um bom "estilo" de investimento para os iniciados em Forex. Com regras, é claro!

Explicando isto, com o tempo, vais-te aperceber que a dinâmica do mercado para quem faz position (à partida, baseando-se numa tf diária) é um pouco distinta da dinâmica intraday que, tal como o Fenício realçou, tem uma volatilidade e velocidade sem comparação.

Assim, volto a aconselhar-te o mesmo. Começa com alavancagens muito baixas, estuda muito os gráficos, poucos indicadores (MM's e fibo obrigatórios), faz muitos prints dos gráficos e estuda-os, tenta reconhecer padrões, movimentos com alguma consistência (p.ex., 4 velas que, numa tf de 15 minutos te dá uma janela de trade de 1 hora), estuda bem as velas/padrões formados numa inversão intraday, estuda para um determinado padrão, qual o stop ideal para esse mesmo trade/padrão (qualquer stop intraday acima de 25 pips é exagerado e requer uma boa avaliação do trade), e, acima de tudo, mentaliza-te para 2 coisas - vais perder muitos trades, muitas vêzes não porque não seriam bem sucedidos se seguisses a tua estratégia pré-definida mas, sobretudo, porque te precipitaste e tentaste antecipar o sinal de entrada, porque estavas a ganhar um pouco mas o trade recuou e não foste a tempo de fechá-lo, porque depois de perderes uns trades, adquiriste o "medo do mercado", porque....

Resumindo, a maior batalha que irás travar será contigo mesmo e não com o mercado mas só há uma forma de vencê-la: ir á luta.

Proponho-te um plano de experimentação, que fica à tua conta e risco:

4 pares - eur-usd, usd-jpy, usd-chf e gbp-usd

em todos vais colocar as MM's de 50, 100 e 200 dias (quanto a estas, apenas as utilizo como valôres de referência na tf diária que, como é evidente, podem influenciar trades intraday quando o par se encontra próximo de testá-las)

Vais estudar muito bem o par eur eur-usd na tf 15m ou 30m durante uma semana e establecer o que pensas que será um sinal-padrão de entrada, estudando também as amplitudes médias e ganhos médios potenciais. Para não tentares "espremer" demasiado a posição, define um target abaixo da média de ganhos potenciais.

Vais tirar apenas um dia (penso que uma 4ªfeira será o melhor) para trading, entre as 8h e as 16h (máx.)

Apenas vais entrar no par de acordo com o que estudaste e definiste

Vais usar sempre, e repito, sempre, o stop-loss

No final do dia vais imprimir o gráfico respectivo e estudar o que é que correu bem e o que correu mal

Se tiver corrido mal, vais dizer para ti mesmo, "É perfeitamente normal, sou maçarico, tenho que estudar mais e contolar melhor as minhas emoções"

Se correr bem, vais dizer para ti mesmo, "Sou um nabo, não percebo nada disto, tive sorte e tenho que estudar muito, mas muito mais..."

Lembra-te, a humildade é importantíssima. Tu não vais inventar nada de novo nem sêr mais "esperto" que os outros "espertos". Apenas vais tentar sobreviver um dia após o outro à voragem do mercado mais difícil do mundo. Sem te esqueceres que há sempre o dia seguinte e todos os dias há oportunidades para ganhar...

Isto é apenas uma sugestão, vale o que vale, ficas por tua conta e risco e, não te esqueças que as opiniões e sugestões podem sêr importantes mas é fundamental encontrares o trader em ti. O que és e de que forma te sentes confortável no mercado.

Desejo-te a melhor das sortes e cabeça fria...
Ah, e se, por acaso, sentires um nó no estômago, a frequência cardíaca a aumentar, a ficares ansioso... Bem, bem vindo ao mundo do trading...  ;D

joaoftd

Que posso dizer por mais estas luzes um pouco mais técnicas, não com o intuito de copiar mas sim de compreender...Obrigado!!

Citação...qual o stop ideal para esse mesmo trade/padrão (qualquer stop intraday acima de 25 pips é exagerado e requer uma boa avaliação do trade)
Posso concluir que este valor é então basicamente um tecto, acima disto é demasiado. E posso concluir que inicialmente não chegarei a tanto. (não querendo substimar-me positiva ou negativamente, apenas querendo manter aqui um pensamento com os pes no chão digamos.)

Citação... em todos vais colocar as MM's de 50, 100 e 200 dias (quanto a estas, apenas as utilizo como valôres de referência na tf diária que, como é evidente, podem influenciar trades intraday quando o par se encontra próximo de testá-las)
Aqui com estas MM's podes decidir algo como entrar no par quando este ultrapassa a MM's 50 ou a de 100, que é um pouco menos susceptivel a ruído, e sair quando se aproximar da MM mais longa, de 200. É umas das simples estratégias que já li que me parece ser o que estás a evidenciar. Se bem que em TF pequenos com 25pips(no max) talvez o melhor seja mesmo mm mais pequenas, as 50 e 100 do que a de 100 e 200. estou errado?(o mais certo é estar..sou um nabo, não percebo nada disto ;D Tou a usar a expressão com gozo própio pois gostei da abordagem ;))

CitaçãoNo final do dia vais imprimir o gráfico respectivo e estudar o que é que correu bem e o que correu mal

Se tiver corrido mal, vais dizer para ti mesmo, "É perfeitamente normal, sou maçarico, tenho que estudar mais e contolar melhor as minhas emoções"

Se correr bem, vais dizer para ti mesmo, "Sou um nabo, não percebo nada disto, tive sorte e tenho que estudar muito, mas muito mais..."
.

Adorei este comentário, 1001% de acordo  e nada como recorrer a uma gargalhada (mas sobre uma grande verdade!) para ajudar a compreender.

Garfield

Citação de: joaoftd em Abril 13, 2010, 20:24

Posso concluir que este valor é então basicamente um tecto, acima disto é demasiado. E posso concluir que inicialmente não chegarei a tanto. (não querendo substimar-me positiva ou negativamente, apenas querendo manter aqui um pensamento com os pes no chão digamos.)

Não é bem assim. Para o par em questão (eur-usd), acho que é mais do que o suficiente para trades intraday tendo em conta que os trades baseados em tf's  "curtas" não possibilitam retornos muito elevados.
Repara que, quanto mais tempo estiveres no mercado com uma posição aberta, maiores serão os riscos de uma alteração da tendência.
Uma nota apenas, porque fiquei com uma dúvida: o que entendes por stop ? Quando me refiro a stop, estou, evidentemente a referir-me ao stop loss. O limite de ganho de um trade vai ser definido por ti, pelo que estudares do par e pela dinâmica do mesmo. Para mim, um bom trade tanto pode ser um que obtenha um retorno de 40, 50 ou 60 pips, como pode ser um em que obtenha um retorno de "apenas" 5 pips. Tudo depende das condições do mercado.
Para teres ideia, em intraday, inicialmente estabeleci como target para os meus trades, uns modestos 8 pips...

Aqui com estas MM's podes decidir algo como entrar no par quando este ultrapassa a MM's 50 ou a de 100, que é um pouco menos susceptivel a ruído, e sair quando se aproximar da MM mais longa, de 200. É umas das simples estratégias que já li que me parece ser o que estás a evidenciar. Se bem que em TF pequenos com 25pips(no max) talvez o melhor seja mesmo mm mais pequenas, as 50 e 100 do que a de 100 e 200. estou errado?(o mais certo é estar..sou um nabo, não percebo nada disto ;D Tou a usar a expressão com gozo própio pois gostei da abordagem ;))

Pois claro que estás errado!!!  ;D

Deixa lá ver se me consigo fazer entender: imagina que estás a trabalhar com uma tf de 15 minutos e abres um curto a 1,3550 porque o gráfico sinalizou-te essa entrada, e que, na tf diária, tens a MM200 (supúnhamos) a 1,3540.
Ora aqui deparas-te com um problema. Ou entras no trade e esperas que ele quebre a MM200 e, nesse caso, terás, provavelmente, um trade com um movimento mais amplo do que o costume, ou então corres o risco de ele tocar na MM200 e esta suportar o par, originando uma inversão de tendência, o que te faria, provavelmente, perder o trade.

Eu uso as MM's como referências para o intraday mas nunca entrando nestas assim que o par lá toca. "The trend is your friend" e isto é uma máxima para mim. Eu trabalho dentro da trend mas isto é uma questão de estratégia e filosofia pessoais. E não é por trabalhares em tf's mais "curtas" que vais passar a usar MM's mais curtas também.
As MM's são um pouco como a Nossa Senhora de Fátima: a malta acredita que!!! E o mercado é mesmo isso, uma imensa massa psicológica, com crenças generalizadas! Eu posso achar que não faz sentido que um activo vá suportar num valor que não é mais do que a média dos últimos 100 dias. Porque não os 90 ? Ou os 113 ? Não sei. Nem me interessa!!! Se a maioria dos traders age com base nisto, quem sou eu para os contrariar... Não sei se me fiz entender...

Adorei este comentário, 1001% de acordo  e nada como recorrer a uma gargalhada (mas sobre uma grande verdade!) para ajudar a compreender.

Hehe...  :D
Acredita que estou a ser sincero quando te digo que esta é a postura que tenho para mim mesmo...

João, desejo-te a melhor sorte do mundo e espero que as minhas opiniões não te prejudiquem. Não te esqueças de que o mais importante é,  e será sempre, encontrares o teu caminho. Sê racional, objectivo, conciso e o mais frio possível na hora das decisões.

Abraço

joaoftd

CitaçãoUma nota apenas, porque fiquei com uma dúvida: o que entendes por stop ? Quando me refiro a stop, estou, evidentemente a referir-me ao stop loss. O limite de ganho de um trade vai ser definido por ti, pelo que estudares do par e pela dinâmica do mesmo.
Sim entendo como stop loss. Acho que percebi a dúvida, certamente por ter usado o termo "tecto", queria com ele dizer max de numero de pips. Não escolhi o melhor termo às tantas..

CitaçãoEu uso as MM's como referências para o intraday mas nunca entrando nestas assim que o par lá toca. "The trend is your friend" e isto é uma máxima para mim. Eu trabalho dentro da trend mas isto é uma questão de estratégia e filosofia pessoais. E não é por trabalhares em tf's mais "curtas" que vais passar a usar MM's mais curtas também.

Já agora deixa-me colocar uma questão sobre este elucidar que me deste agora. Uma vez que o par ultrapassou a MM50 e está a querer mostrar uma tendência de subida (falta ver a força que tem para isso), e tenho uma resistência em 1,37565, poderei estar a pensar bem ao dizer que era capaz de ser uma boa oportunidade para abrir uma posição convencido que a resistência irá ser posta à prova brevemente? (http://img687.imageshack.us/img687/6250/1d13abrilmt.gif)
(Sim estou agora a fugir um bocado ao intraday por contrapartida do curto..)
ou mais uma vez....Sou um nabo! E estou armado em chico esperto que sei fazer uns rabiscos no gráfico ... o mais certo;D

Desculpa se estou a ser um bocado chato..melga mesmo..Se o tiver não tenhas problemas em dizê-lo, já apoiaste muito  ;)

Garfield

João, vou-te sêr sincero, não gosto de analisar gráficos lineares porque acho que são redutores, isto é, apenas reflectem preços de fecho. Considero as candles muito mais informativas e vou-te dar o exemplo com a mesma tf.

Como podes vêr, efectivamente, está a confirmar-se a ruptura da MM50 mas como podes reparar, a vela de 2ª feira fez uma sombra superior algo longa, tendo fechado em cima da MM. Isto, no meu entender, ainda denota alguma fragilidade do movimento ascendente.
No entanto, repara que o par fez um duplo fundo, com um ligeiro higher low no retest aos mínimos com uma figura clássica de inversão, um hammer (círculo branco), ou martelo em "tuguês".

Se eu fizesse position, teria entrado no 3º dia de inversão, após romper os 1,35, com a consciência que a tal vela de 2ª feira implicaria duas coisas: ou fechar já aposição e segurar os lucros, ou passar o dia de amanhã, em stress, a vigiar a posição, na esperança de que se o par conseguir ir acima dos máximos de 2ª, poderá fazer um movimento interessante até perto dos 1,375x.

Mas isto é a minha perspectiva. Repara que começaste por colocar questões sobre intraday e estás agora a considerar position. Tem calma, há muitas formas de negociar em Forex mas vais ter que definir uma e agarrares-te a ela, estudando e dedicando-te. Acredito que estejas um pouco atordoado com tudo isto mas acho que vais ter que te concentrar e dedicar a uma estratégia. Nota que, para position, esquece os stops de 25 pips. No meu entender, entrar nos a,3510, p. ex., implicaria um stop mais agressivo, nos 1,3385 ou um mais "espaçoso", apostando mais forte numa inversão, nos 1,3245. Já fizeste as contas ? São muitos pips, né ?...  :D

Se quiseres estudar um pouco sobre candles, e só para teres uma noção básica da coisa, aconselho-te a dares uma vista de olhos ao link.

http://stockcharts.com/school/doku.php?id=chart_school:chart_analysis:introduction_to_candlesticks

Abraço

joaoftd

CitaçãoRepara que começaste por colocar questões sobre intraday e estás agora a considerar position. Tem calma, há muitas formas de negociar em Forex mas vais ter que definir uma e agarrares-te a ela, estudando e dedicando-te.
Sim eu sei mas queria apenas saber se estava a fazer um bom juízo.

CitaçãoAcredito que estejas um pouco atordoado com tudo isto mas acho que vais ter que te concentrar e dedicar a uma estratégia.
um bocado..tentar assimilar e produzir alguma educação à mente  :-[..
CitaçãoJá fizeste as contas ? São muitos pips, né ?...  
Como diz o outro é uma questão de fazer as contas  ;D

Obrigado pelo link e pelo support  ;) e desculpa lá a moléstia