Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novos ficheiros de actualização para Metastock e Bases de Dados disponíveis para milhares de acções e índices.

Menu principal

Questão (Rookie) EUR/USD

Iniciado por joaoftd, Abril 12, 2010, 16:23

Tópico anterior - Tópico seguinte

joaoftd

CitaçãoMesmo que o movimento tivesse continuado por ali acima, apenas demonstrava uma inversão intraday ou, quando muito, de alguns dias.
Se bem que é mais ou menos aqui que eu me quero enquadrar para actuar, pois não estava/estou com intenções de operar posições com 24h ou mais.. :-X maximo 1dia estava/estou eu a pensar.. ??? Aliás como intraday trader tens de pensar nisto não? Não vais fazer análises muito alargadas/abrangentes quando precisas de actuar em algo mais "entranhado" mais "específico".. ??? :-\

Quanto à minha análise:

JPG, 1148x445px, 62 KB (0.06 MB)

MM verde - periodos menores,
MM Azul - periodos medios,
MM Vermelha - periodos maiores.

Circulos em branco - Comprova a análise feita de mudança de tendência aquando do surgimento das velas, Hammer e Hanging man respectivamente.

Pelas MM arrisco-me a dizer que o par se encontra a reproduzir-se na direcção do seu "habitat" médio, pois até então teve uma subida abrupta ultrapassando o "caminho médio", embora me parece estar a querer estabilizar, ou pelo menos a passar por lá.

O rectangulo, apesar daquele pico, demonstra-me uma acumulação, maioria das suas velas  são velas bear com shadows superiores elevadas o que me poderá dizer que testou a resistencia, passou-a, a meu ver situação pontual, e voltou a testa-la como resistencia, creio que poderemos vir a esperar por uma downtrend..mas ainda devia ver mais um pouco de desenvolvimento. (Suporte com peso.)

De uma forma abrangente o par está com uma tendencia bull mas muito modesta (linha bege),aliás quase que podia desenhar nesta frame um canal, um pouco torto na sua linha debaixo (linha bege mais uma vez); actuando mais intraday(?) poderá vir a afirmar-se a tendencia bear, linha desenhada nas ultimas velas. A ultima vela como tem as suas sombras quase proporcionais posso dizer que estamos neste momento a assistir a uma incerteza de compradores/vendedores, além de que anulou a todo e qualquer efeito causado pela vela bull, imediatamente anterior.

Por ultimo uma outra linha (rosa) que pode vir a tornar-se um potencial suporte.Mas com pouco valor para já pois ainda não foi muito testada pelo par, será de aguardar para ver.

Bem dado o meu conhecimento vasto, é o que posso disparatar para já :D
"(Os especuladores) se se enganam, perdem e muito; se acertam, ganham e muito. A grande diferença nestes jogos que metem governos, no que respeita  ao acerto e desacerto, é que os especuladores empenham o deles, enquanto  os governos avançam com o dos contribuintes.", Fernando Braga de Matos

joaoftd

Talvez no fosse imprudente desenhar mesmo um canal com a linha bege e ao invés da linha de resistencia, uma linha paralela à bege ligando os dois picos mais elevados e "talvez" anteriormente à frame um outro pico.. mas isto já é mais um suposição
"(Os especuladores) se se enganam, perdem e muito; se acertam, ganham e muito. A grande diferença nestes jogos que metem governos, no que respeita  ao acerto e desacerto, é que os especuladores empenham o deles, enquanto  os governos avançam com o dos contribuintes.", Fernando Braga de Matos

Garfield

Citação de: joaoftd em Maio 13, 2010, 00:15

Se bem que é mais ou menos aqui que eu me quero enquadrar para actuar, pois não estava/estou com intenções de operar posições com 24h ou mais.. :-X maximo 1dia estava/estou eu a pensar.. ??? Aliás como intraday trader tens de pensar nisto não? Não vais fazer análises muito alargadas/abrangentes quando precisas de actuar em algo mais "entranhado" mais "específico".. ??? :-\

Faço sim. Começo sempre por  ver  the big Picture. Imagina que na TF 1h tens a sinal para entrar longo mas na TF 6h o gráfico aponta para uma downtrend em formação. As hipóteses do trade não resultar aumentam. O quê, pensavas que era fácil ? Nanana... Porque é que achas que apenas 8% dos forex traders  ganham consistentemente ?...  :)

MM verde - periodos menores,
MM Azul - periodos medios,
MM Vermelha - periodos maiores.

Correcto. MM50, 100 e 200

Circulos em branco - Comprova a análise feita de mudança de tendência aquando do surgimento das velas, Hammer e Hanging man respectivamente.

O hanging man é pequeno e pouco expressivo. Ganha consistência com a vela seguinte, que é um quase perfeito long legged doji, que representa indefinição na continuação da tendência. A vela seguinte confirmou a tendência.

Pelas MM arrisco-me a dizer que o par se encontra a reproduzir-se na direcção do seu "habitat" médio, pois até então teve uma subida abrupta ultrapassando o "caminho médio", embora me parece estar a querer estabilizar, ou pelo menos a passar por lá.

Não há habitat médio. A confluência das MM's indica ter havido uma diminuição da volatilidade mas é o tipo de informação que se torna irrelevante porque só se torna visível alguns períodos após o facto.

O rectangulo, apesar daquele pico, demonstra-me uma acumulação, maioria das suas velas  são velas bear com shadows superiores elevadas o que me poderá dizer que testou a resistencia, passou-a, a meu ver situação pontual, e voltou a testa-la como resistencia, creio que poderemos vir a esperar por uma downtrend..mas ainda devia ver mais um pouco de desenvolvimento. (Suporte com peso.)

Distribuição. Quando há uma inversão com base num rectângulo, chama-se distribuição. Os rectângulos não passam de lateralizações dentro de uma canal bem definido.  Se o break se der na continuação da tendência prévia, chama-se acumulação. Se se der em sentido inverso, chama-se distribuição.
O falso breakout e consequente quebra da base do rectângulo provavelmente sinalizava uma inversão de tendência, como (bem) afirmaste.  :)

De uma forma abrangente o par está com uma tendencia bull mas muito modesta (linha bege),aliás quase que podia desenhar nesta frame um canal, um pouco torto na sua linha debaixo (linha bege mais uma vez); actuando mais intraday(?) poderá vir a afirmar-se a tendencia bear, linha desenhada nas ultimas velas. A ultima vela como tem as suas sombras quase proporcionais posso dizer que estamos neste momento a assistir a uma incerteza de compradores/vendedores, além de que anulou a todo e qualquer efeito causado pela vela bull, imediatamente anterior.
Por ultimo uma outra linha (rosa) que pode vir a tornar-se um potencial suporte.Mas com pouco valor para já pois ainda não foi muito testada pelo par, será de aguardar para ver.

Bem dado o meu conhecimento vasto, é o que posso disparatar para já :D

Em relação às duas últimas velas, foi muito bem observado. E não é "quase". Efectivamente existe um canal ascendente bem definido.  Quanto à linha rosa, esquece. Um suporte é um SUPORTE!!! Tem que SUPORTAR!!!! A verdadeira linha de suporte é a LT da base do canal ascendente. ;D

E não está mesmo nada mal analisado.  ;)

Agora, se quiseres, passa à 2ª fase. Identificar potenciais trades, pontos de entrada e saída e que sinais são responsáveis por cada um deles.
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

Garfield

O mesmo gráfico. Outra ponto de vista.  :)
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

joaoftd

Hola Garfield!

Ufa, finalmente em casa..Hoje foi o que se pode chamar um "dia de cão".. Agora jantar qualquer coisa e depois colar no vício  :) Passar a fase 2  ;)

CitaçãoDistribuição. Quando há uma inversão com base num rectângulo, chama-se distribuição. Os rectângulos não passam de lateralizações dentro de uma canal bem definido.  Se o break se der na continuação da tendência prévia, chama-se acumulação. Se se der em sentido inverso, chama-se distribuição.
O falso breakout e consequente quebra da base do rectângulo provavelmente sinalizava uma inversão de tendência, como (bem) afirmaste.  Smiley

Isto é completamente new para mim  :-[ :P

CitaçãoE não está mesmo nada mal analisado.  Wink
Agradeço a opinião, motivação para continuar  :)

Quanto ao gráfico com outro ponto de vista, tenho de me debruçar sobre ele, algumas coisas que me são "estrangeiras". Apenas consigo dissecar as linhas de tendência e a analise das candles (os circulos), o resto ainda não consigo saber o que é. Antes do rectangulo parece teres desenhado uma bandeira (mas não estou familiarizado com o que esta me pode dizer)  :-[

até já

joaoftd

Bem Garfield nesta fase eu encontro-me mais verde  (ainda mais  :)) :-[ :-[ :-[
Mas cá vai:

JPG, 1148x445px, 181 KB (0.18 MB)

Poderia considerar como evidenciei pelas setas e linhas vermelhas uma entrada curta se o par me demonstrasse que iria quebrar o suporte da base da acumulação, até à vermelha debaixo. Uma vez que tomasse essa liberdade seria de ponderar uma entrada a longo se o par testasse o suporte (linha vermelha debaixo) até à segunda linha vermelha, contando debaixo para cima. Se o par não tomasse a liberdade de quebrar o suporte da base de acumulação (indo contra a ultima tendencia desenhada, com base nas ultimas candles), seria de entrar longo ate ao suporte mais superior (linha branca) ou não deixando chegar tão acima e sair na linha vermelha superior (fraca resistência).

Bem estas são as minhas potenciais trades admitindo as duas escollhas possíveis que o par fará.

Garfield

Desculpa, João, acho que me expressei mal. O que eu queria dizer era, no espaço temporal daquele gráfico, que oporunidades é que tu identificas e porquê. Do tipo, "entraria longo aqui porque..., com stop aqui porque, e fecharia o trade aqui porque...". Era mais ou menos isto que pretendia com a proposta de exercício  :)

Expliquei-me mal. Sorry...  ::)

Aguia

Boa tarde a todos

Será que vamos observar a paridade entre o Eur e Usd?

Bons Trades :)

Aguia

Garfield

Citação de: Aguia em Maio 14, 2010, 16:29
Boa tarde a todos

Será que vamos observar a paridade entre o Eur e Usd?

Bons Trades :)

Aguia

Tudo é possível apesar de sêr necessário que o par deslize 2.400 pips. Pessoalmente, duvido desse cenário, não tanto técnicamente, mas por tudo o que isso implica.

joaoftd

Tudo é possivel realmente mas eu sou muito céptico em relação a isso, e porquê? Pelo o que o Grafield realmente diz, tudo o que implicaria para chegar a essa situação. Era possível se por exemplo, a Grécia fosse deixada ao abandono (na minha opinião era o que se devia ter feito) e se por exemplo toda a Europa fosse cega ao ponto de "não convidar" a sair a Grécia da moeda única e claro está como diz nos mandamentos, aquando de uma crise subir os juros, tornando as dívida mais cara e o poder de compra mais baixo. Mas isto seria como é obvio algo impraticável.

Isto é a minha opinião.

Em relação à Frame e segunda fase:
Acho que percebi o que pediste, todas as operações possíveis que possa extrair da frame dada. working on it  ;)

Aguia

Tudo é possível apesar de sêr necessário que o par deslize 2.400 pips. Pessoalmente, duvido desse cenário, não tanto técnicamente, mas por tudo o que isso implica.
[/quote]

Face ao estado economico de alguns paises na EU, não ficaria surpreendido que, até final deste ano o eurusd atingisse os 1.15 e se não mostrarmos sinais de recuperação não ficara fora de hipotese os 1.10 no 2º semestre de 2011.
Será especulação...? a ver vamos.
Mesmo assim, na minha modesta opinião, acho existe demasiada especulação em torno desta crise.
Os investidosres/especuladores não perdoam. :)
Aguia

joaoftd

Bem aqui está,

JPG, 1148x445px, 157 KB (0.15 MB)

Situação 1:

Com base naquela grande Candle bullish e consequente bearish entraria curto com um SL situado uns 30 pips acima. (o problema é que não sei dizer em concreto porque a frame não tem escala). Estipularia um TP a meio da candle bullish (não querendo ser guloso, pois a ganância...) Porque entraria? Porque uma candle longa bullish como aquela dá a possibilidade ao par de testar no topo uma resistencia. O que após a candle seguinte o par veio tomar essa vía.

Situação 0:

Basicamente agiría da mesma forma que na situação 1 pelo mesmo motivo.

Situação 2:

Reconhecendo a shooting star faría figas para que a próxima candle me mostrasse a cor verde (mudança tendencia). Com o desenrolar daquele longo corpo entraria e iria optar como TP o topo do rectanglo da situaçao 0. Quanto ao SL nunca mais do que a recta branca. E mesmo aí já o R/P não seria muito favorável. Lá está dava jeito saber a escala :)
Porquê? Shooting star diz-nos "atenção que a coisa pode mudar de tendencia!, não perder o próximo episódio"

Situação 3:

Mais uma candle longa bullish que poderá dizer "atenção poderei mostrar uma resistencia". Logo seguida de um pobre enforcado (hanging man) o que corrobe o aviso da candle anterior, pois avisa o mesmo. Poderia entrar curto neste momento e não correría bem, ou aguardaría por confirmação do aviso do enforcado que aparece logo com uma longa candle bearish (primeira de fora do rectangulo).
Aqui o SL algo à volta de 1/3 do TP.

Situação 4:

Constatando a tendencia descendente e chegando a uma vela verde e posteriormente a à completa anulação da mesma por parte de uma vermelha identica, esperaria pela seguinte que foi outra vermelha com algum corpo também e entraria curto com TP na linha recta branca abaixo do numero 4. o SL poderia ser o topo da recta descendente que utilizei para mostrar a tendencia.(no maximo!) pois sera capaz de utilizar algo mais baixo.

Situação 5:

Reconhecendo um Martelo invertido esfragava as mãos para que estivesse à vista uma mudança de tendência (que é o que esta candle nos avisa como possibilidade).Após o começo do desenho da vela seguinte comecar a dar razão ao martelo abriria uma posição longa. o SL poderia fixar-se no fecho da ultima vela vermelha até então. o TP algo com pelo menos o dobro da distancia do SL.Porquê? Porque será de esperar um gap ou uma longa vela com um martelo invertido.

Agora uma pausa para o tacho.. Vou a meio não está mau  ;D

Garfield

Boas João  :)

Nada como umas fériazinhas para descomprimir. E o tempo até tem estado muito bom  ;D

Gostei de vêr a forma como raciocinaste e analisaste os possíveis cenários e gestão dos mesmos. Realço algo que afirmaste: "esperar pela confirmação". Isto é condição sine qua non para se ter sucesso. A impaciência raramente compensa...

Coloquei o gráfico sem referência à TF ou ao par para funcionar como exercício técnico puro. Desta forma poderias analisar sem conceitos pré-definidos. O gráfico é referente ao eur-usd, TF 1H. Como podes constatar, os possíveis trades seriam de fácil gestão numa lógica de intraday...

Uma nota apenas: não esperes gaps no forex. Raramente ocorrem e é por isso que não surgem determinadas figuras técnicas no seu conceito mais puro. Para se conseguir perceber melhor quais são as figuras esperadas, é preciso estudar e entender o conceito, ou raciocínio, que está na base de cada padrão, seja de continuação ou inversão.

Mas reforço: gostei muito do raciocínio. Técnico e prático na gestão de stops e profits.  ;)

Abraço

Garfield

Citação de: joaoftd em Maio 14, 2010, 18:02
Era possível se por exemplo, a Grécia fosse deixada ao abandono (na minha opinião era o que se devia ter feito) e se por exemplo toda a Europa fosse cega ao ponto de "não convidar" a sair a Grécia da moeda única e claro está como diz nos mandamentos, aquando de uma crise subir os juros, tornando as dívida mais cara e o poder de compra mais baixo. Mas isto seria como é obvio algo impraticável.

Por acaso, não concordo nada com a saída da Grécia. Antes pelo contrário. A Europa, e o euro, só sobreviverão, dentro do conceito e projecto que se criou, numa lógicca de coesão e aproximação gradual de modelos políticos e económicos. A actual crise deixou a nú algumas das fragilidades da Zona Euro. E talvez fosse oportuno suscitar a questão: o que queremos para a Europa do futuro ?

Cada vêz mais acredito que já não passa por uma vontade mas sim por uma questão de sobrevivência. Se a Europa quiser evitar sêr absorvida pelos Estados Unidos, então teremos que assumi-lo e encontrar soluções de saída, que passam pela criação de "regras" específicas, tranversais a todos os Estados, com alguma consequente perda de autonomia mas terá que sêr mesmo assim.
Para quem gostar de geopolítica, aconselho vivamente um livro da autoria de George Friedman - The Next 100 Years. Já existe versão traduzida pela Livros D'Hoje.
Deve sêr lido sem preconceitos e com muita, mas muita atenção. É de leitura muito fácil, absorvente e suscita reflexões paralelas.

No entanto, para já, não acredito na paridade entre o euro e o dólar, logo logo, por uma simples razão: perda de competitividade das exportações norte-americanas. Mas num espaço temporal mais alargado, tudo é possível. Até o euro passar a valêr metade do dólar!!! Mas como se costuma dizer, "não é para hoje"....  :D

joaoftd

Boas,

Ai férias...também quero  :P

Bem uma boa nova então para o newbie aqui do sitio..vá, trader, que parece que mudou aqui com o contador de posts  ;D ;D.. mais um passo no caminho certo ao que parece.

Em relação à Grécia..é complicado, tanto uma decisão como outra serão conflituosas e imunes de descrédito mas mesmo assim a minha opinião acho que se inclina mais para o sentido oposto. Premiar o filho pecador como na "rabola religiosa". ??? ???

Abr