Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

Questão (Rookie) EUR/USD

Iniciado por joaoftd, Abril 12, 2010, 16:23

Tópico anterior - Tópico seguinte

Garfield

Belo. Gostei da análise mas deixa-me só chamar-te a atenção para uma coisa: tu tens uma shooting star seguida de um hanging man menos expressivo. Para mim, a confirmação só se dá com a vela seguinte quando desce abaixo dos mínimos do hanging man porque a minha experiência diz-me que, e sobretudo em TF's inferiores ao diário, um padrão ST-HM ou HM-ST podem ser um sinal muito forte de continuação de tendência e menor de inversão, consoante o seu enquadramento na dinâmica gráfica.

Trocando por miúdos, se eu tiver uma ST-HM num possível topo, tal poderá dever-se a um pequeno pullback que encontrou suporte e prepara-se para retomar a tendência da ST. Agora, se observares bem as velas seguintes, e tendo em devida conta que a ST foi mais expressiva do que o HM em termos de amplitude, no caso de inversão implica algum cuidado na gestão da entrada e colocação de stop porque o facto de fazer o HM sinaliza muita indecisão e, possivelmente, uma inversão de curta duração e/ou amplitude.
A confirmar isso tens as 3 velas seguintes. Apesar do movimento final ter sido razoável - pouco mais de 100 pips - as upper shadows foram impróprias para cardíacos. A vela seguinte ao HM começa por fazer um movimento que anula o HM mas lá segue o seu caminho. E as duas seguintes também não foram pacíficas.

Mas foi uma boa detecção. Nota que quebrou a LTA e apenas suportou nos mínimos de dia 18. É o tal problema dos target profits. Podem limitar a amplitude das mais-valias potenciais...

Independentemente disso, teria sido um bom negócio. Parabéns  :)
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

joaoftd

Obrigado pelo comentário Garfield. Foi enriquecedor. Deste-me um toque num as aspecto que não considerei, ou por outra, desconhecia por completo, o dito padrão que evidenciaste ST-HM.

É certo que existem muitos padrões e que autores e pseudo autores não faltam com teses de mais padrões, no entanto confesso que sou um pouco "tacanho" (por vezes),cinjo-me apenas a alguns padrões. Isto porque muitos deles não são fáceis de detetar e mais que isso são difíceis de se comprovar. Esta atitude pouco ou nada abona a favor da sensibilidade na análise  :-\
É com estes toques/dicas que vamos vendo que podemos apreender sempre mais umas coisas que nos vão ajudar a ter uma maior sensibilidade aquando da próxima análise  ;) ... Apesar, mesmo assim, das coisas nem sempre baterem certo, lá está a velha máxima deste mercado, tentar sempre acertar mais do que falhar  ;D

Depois também há o factor "hierárquico" com que me deparo algumas vezes, isto e isto aponta para aqui mas aquilo aponta para o contrário...humm.. Lá vem a experiência, como partilhaste. Sempre que puderes manda mais  ;)
"(Os especuladores) se se enganam, perdem e muito; se acertam, ganham e muito. A grande diferença nestes jogos que metem governos, no que respeita  ao acerto e desacerto, é que os especuladores empenham o deles, enquanto  os governos avançam com o dos contribuintes.", Fernando Braga de Matos

Garfield

João, o que eu descrevi não é uma regra mas um dos cenários frequentes perante esse padrão. E nem sei se está descrito nos livros como um padrão clássico mas no que toca ao forex, é um padrãoque, para mim, é muito significativo. Este mercado obriga-nos a por as teorias de lado e ser pragmático na abordagem dos padrões para além de que a sua dinêmica muito própria nem sempre permite uma interpretação clássica pura e dura.
A intrepretação e detecção das velas é sempre algo com um cunho pessoal. Mas para te exemplificar o tal padrão, sugiro-te dares uma espreitadela à gbp/usd, TF 2h.

Não é uma shooting star clássica apenas por causa da sombra, que quase toca os máximos mas não se projecta acima destes. De seguida fez um hammer e vê lá qual foi o desenrolar das 2 velas seguintes.

Quanto ao factor hierárquico que referiste, tens toda a razão e quanto mais curta for a TF, maior a possibilidade de inviabilização de padrões e/ou mais curta a duração da trend por eles sinalizada.

É tudo menos fácil...  :)
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

Garfield

João, eur/usd, TF 1h, hanging man já produzido e confirmação a desenrolar-se.

joaoftd

Citação de: Garfield em Outubro 21, 2011, 17:38
João, eur/usd, TF 1h, hanging man já produzido e confirmação a desenrolar-se.

hehe estava com um olho nisso mesmo Garfield  ;D :

maiorhttp://dl.dropbox.com/u/1894866/Tf1h_21.10.2011.png

maiorhttp://dl.dropbox.com/u/1894866/Tf1d_21.10.2011.png

Confesso que mesmo assim gostava mais de ter a vela cor dos ursos.. E que a TF diária me mostra-se sem espaço de manobra para um ultimo teste à resistência.. mas mesmo assim era capaz de merecer uma entrada  com um SL claro.
"(Os especuladores) se se enganam, perdem e muito; se acertam, ganham e muito. A grande diferença nestes jogos que metem governos, no que respeita  ao acerto e desacerto, é que os especuladores empenham o deles, enquanto  os governos avançam com o dos contribuintes.", Fernando Braga de Matos

Garfield

A cor da vela é um tanto ou quanto secundária mas podes ver isso de outra forma: um hanging man com aquela cor poderá ser um sinal ainda mais forte de reversal já que demonstrará ainda maior incapacidade em atingir novos máximos.

Para já, a decorrer de acordo com o padrão clássico, em linha com a dinâmica do SPX que, se der sinais de um falso breakout, pode induzir o tal sell-off que já tinha referido.

Afinal parece que esta 6ª feira será animadita...  ;D

joaoftd

Citação de: Garfield em Outubro 21, 2011, 19:21
A cor da vela é um tanto ou quanto secundária mas podes ver isso de outra forma: um hanging man com aquela cor poderá ser um sinal ainda mais forte de reversal já que demonstrará ainda maior incapacidade em atingir novos máximos.

Hanging man bull "mais forte" para entrar short que bear? Tenho a consideração contrária Garfield  ???

Citação de: Garfield em Outubro 21, 2011, 19:21
Afinal parece que esta 6ª feira será animadita...  ;D
Realmente antes de ter parado isto não era assim não...

joaoftd

Bem nem que a coisa não se venha a dar, entradas com cuidado e frieza para trading diário (como antes fazia, à volta de 30pips por entrada) já dava.. Já caiu + 35pips.. Penso que pelo menos deve tentar quebrar os .3820 que apontei a azul..

Garfield

É uma questão de interpretação psicológica da vela, João. Se os longos fazem com que o hanging man feche com corpo bull mas logo a seguir a inversão se dá, isto reforçará o potencial de inversão, em princípio, claro está. É, para mim, um sinal claro que os longos não têm, naquele preciso momento, força suficiente para manter a trend mas ainda estão presentes em quantidade suficiente para alimentar a inversão, quer seja por fecho de posições devido a mais valias ou squeezes.

Mais uma vez, é uma interpretação pessoal do sentimento de mercado sobre as velas que se vão desenhando e é tão válida quanto uma opinião pessoal o pode sêr.  :)

Quanto à amplitude do movimento, o nível que assinalaste serviu de suporte intraday ainda há pouco mas esperava que quebrasse de forma a descer até aos 1,373x-1,375x. Deixa lá ver se ainda tem energia para alguma coisa...

joaoftd

A minha óptica, pela minha experiência (mais pequena que a tua é certo ;) ) é que um hanging man do lado dos ursos num movimento que até então se tem mostrado ascendente transmite-me que está no limite da sua força e terá uma probabilidade considerável de que irá inverter a tendência nos próximos momentos.

Como diz o outro é " uma faca de dois legumes"  ;D
Lá está o psicológico, não podemos gostar todos do mesmo senão que seria do amarelo :D

Boa sorte com a queda do par no tempo final;) ..run forrest run..
Bom Fds  :)

Garfield

Se tiver que ser uma questão de sorte, é maú sinal...  ;D

Já fechei a posição com uma perda marginal de 10 pips. Dá-me a sensação de que, contra algumas expectativas, o throwback poderá ter mais alguma extensão e, nesse caso, os 1,42 surgem como possível target.

Para já fica assim mas estou a fazer algo que nem me atrevo a dizer porque vai contra o que eu defendo por regra mas creio que a oportunidade poderá estar numa excepção. Veremos.

Quanto ao HM, a tua interpretação é perfeitamente válida e correcta do ponto de vista da lógica. É o tal cunho pessoal que damos às interpretações no momento de avaliação e tomada de decisões.

Abraço e bom fds para ti também  ;)

joaoftd

Boas,

Poderá estar para breve uma oportunidade para entrar no mercado.

maior: http://dl.dropbox.com/u/1894866/TF_1h_24.10.2011.png

Teste à resistência a azul que evidencio com estrelas. Os indicadores apontam para algum espaço para que o teste seja dado. Vamos aguardar para ver a força e saber em que sentido se poderá entrar se a oportunidade surgir. Há que aguardar pelas próximas candles.

Um outlook acima, na TF diaria, aproxima-se o cenário de teste também à resistencia 1.39. No entanto o par aqui parece estar mais apertado.

Cumps.

joaoftd

Citação de: Garfield em Outubro 21, 2011, 22:15

Para já fica assim mas estou a fazer algo que nem me atrevo a dizer porque vai contra o que eu defendo por regra mas creio que a oportunidade poderá estar numa excepção. Veremos.

Isto comigo normalmente dá.....asneira  ;D e dor na "alma"..
Foi um tiro no pé ou no melro?  ;D

joaoftd

Para quem tiver seguido o meu bitaite teve a possibilidade de obter +50pips  ;)
Aqui fica o resultado:

maior: http://dl.dropbox.com/u/1894866/Tf1h_24.10.2011G.png

Até amanhã  ;)

Garfield

Citação de: joaoftd em Outubro 24, 2011, 16:49

Isto comigo normalmente dá.....asneira  ;D e dor na "alma"..
Foi um tiro no pé ou no melro?  ;D

Para já, acertei no melro um pouco de lado. Perdi 35 pips no eur/usd mas tinha aberto longo no aud/usd, com maior peso neste par e, inclusivé, reforcei. O usd está a dar, ainda, algum sinal de fraqueza e técnicamente, o euro estava mais débil do que o aud já que o eur/aud tinha um suporte de curto prazo com sinal de que poderia quebrar e o aud, como possui uma yeld mais elevada, reforçava a idéia de que, num cenário de subida, este seria mais expressivo no movimento.

A conclusão, para já, são cerca de +120-130 pips na 1ª ordem em aud/usd e cerca de +50 pips no reforço.

Para já estou a seguir de perto os vários cenários e, lá está, a colocar questões do quando e como fechar as posições. Não gostei das últimas horas do SPX porque durante o dia esteve quase a testar os mínimos de Junho e, para já, fechou abaixo com umas velas finais, no horário, que me deixam de pé atrás. E também não gostei do HM que o euro fez no horário seguido de um bearish engulfing ao mesmo tempo que faz um duplo topo no intraday...  :-\

Ainda por cima quase todos os pares contra o usd estão a dar pequenos sinais de inversão, pelo menos, para o curto/intraday. Mesmo com uma divergência entre euro e aussie, se se der uma inversão no usd, ambos, em maior ou menor medida, vão deslizar.

Para já, alterei os stops de modo a proteger as posições, portanto, o profit já está garantido mas vou seguir as próximas velas para avaliar se fecho ou não as posições. É que apesar do HM e BE no horário do euro, a actual vela não está a dar continuidade a uma hipótese de inversão podendo até fechar como doji dentro da sombra inferior do BE. Deixa lá ver...   :)

Quanto ao teu bitaite, simples, pragmático e bem visto  ;)