Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

EDP - (EDP.LS)

Iniciado por Jesse, Outubro 01, 2007, 00:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

AnaLucescu

A EDp está com um aspecto técnico muito interessante, depois de ter vindo fechar o gap a 2.23 empreendeu uma grande recuperação que levou o preço até 2.98.
Tamanha recuperação e a combinação com máximos e minimos relativos cada vez maiores faz-me pensar que estamos perante um titulo que já encontrou o fundo.

Tracei um canal asecendente a azul claro. No caso de o fundo do canal ser tocado entrarei compradora na zona de 2.42 com o objectivo de preço de venda em 3.20.
Estabeleci assim um ganho objectivo de  de 32% com stop loss em 2.34

Aquando da aproximação aos 3 a cotação entrou numa zona de overbought.
fico então a aguardar que a minha ordem de compra em 2.42 seja realizada.

Take care
Ana Dacia Lucescu

noi sîntem unul

AnaLucescu

Ainda continuo á espera para efectuar a minha compra na EDP.

A espera exige de nós um despreedimento que é algo que é dificil de atingir por quem vive em permanente contacto com o mercado. Pois esse contacto vicia o individuo. Para sermos melhores traders é necessário olhar para o mercado com despreendimento.

Desprender-se é a atitude de desistir de algo, desligar-se, desapegar-se. E, por mais paradoxal que possa parecer, esta é uma postura fundamental para alcançarmos algo que desejamos muito, ou seja, para que eu consiga realizar meus desejos devo desprender-me deles, abandoná-los e entregar-me ao desconhecido.

Este exercício é bastante difícil visto que a maioria de nossos desejos está relacionada ao nosso passado recente ou ao mais distante. E o desprendimento exige de nós uma entrega total ao futuro e à incerteza que ele carrega.

Aplicando um pouco de filosofia e matemática constituí o meu algoritmo.
Só compro EDP se e só se tocar o limite inferior do canal que tracei dia 21-11-2008 tomará o valor de 2.49 e hoje o seu valor está em 2.442

Take care
Ana Dacia Lucescu
noi sîntem unul

lindaapastora

Boa tarde
???
então os valores da ordem de compra foram revistos? ::)

Citação de: AnaLucescu em Novembro 13, 2008, 14:16
Aquando da aproximação aos 3 a cotação entrou numa zona de overbought.
fico então a aguardar que a minha ordem de compra em 2.42 seja realizada.

Take care
Ana Dacia Lucescu

bons negócios a todos

lindaapastora

www.malukosnabolsa.blogspot.com

-Os pontos aqui referidos representam apenas e neste momento a forma como vejo o mercado, poderei estar equivocado.  Em situação alguma deverão ser tidos como orientação de investimento

AnaLucescu

Obviamente que os valores de compra são revistos pois estamos a considerar uma recta com declive positivo.

Amanhã o meu valor de compra está em 2,498
noi sîntem unul

manuelbelinha

Boa tarde

Nunca fiando..isto tem caido todos os dias.

E o PSI aproxima-sr finalmente dos 5000 pontos, como era de prever.

Cumprimentos

Manuel Belinha

AnaLucescu

Acabei por entrar na EDP como previsto.

Deixo-vos com o gráfico, hoje existe alguma indecisão no mercado como ilustra a vela diária.
Existe resistência intemédia nos 2.75, mas a tendência de médio prazo é de subida, espero um confronto com a LT descendente de longo prazo, onde recomendo a liquidação das posições longas e dado o periodo bear que atravessamos entrada em posições curtas.

Valor objectivo 3.18

Take care
Ana Dacia Lucescu
noi sîntem unul

MikeC

AnaLucescu antes demais deixe-me dizer que concordo a 100% com a sua visão da EDP em termos da sua lógica adjacente. Contudo, deixe-me acrescentar a minha posição pessoal sobre esta acção.

Factos:
1. Em termos gerais o cenário é bear. Digo isto porque ainda não rompeu a LTD de Longo-prazo demonstrada no gráfico da AnaLucescu, bem como pelo facto de esta subida ter sido demasiado brusca, após o mínimo atingido a 10 de outubro. Para juntar ao facto LTD temos ainda as Médias Móveis exponenciais de 21 e 55 dias ainda não se terem cruzado de novo.Resumindo, ainda não podemos falar em inversão de tendência;
2. É verdade que estamos num canal ascendente, que será (talvez claro) travado pela LTD de longo-prazo.

No entando, este canal poderá ser uma simples bandeira, figura essa que é de continuação de tendência, e que nos levaria para valores bem abaixo dos 2 euros(depende sempre de onde quebrar o canal).

Fica a figura.

Abraços bolsistas

tiagopt

Como esta semana tenho algum tempo disponível, decidi fazer uma curta análise à EDP. Esta análise é extra, no fim de semana farei a habitual análise à vencedora da sondagem.

Como é facilmente perceptível no gráfico, a EDP está a desenvolver um padrão bearish. A grande questão é mesmo saber que padrão é esse. Para ser considerado um triângulo simétrico, seria de extrema importância que a cotação tivesse tocado a linha naquela região assinalada no gráfico. Embora existam situações de triângulos válidos com apenas um toque na parte superior do triângulo, normalmente a falha ocorre após o primeiro toque. Isso é um sinal de falta de força do título, que não consegue levar a cotação novamente lá acima. Quando é o primeiro toque a falhar, tenho mais dificuldades em considerar o triângulo válido, já que a sua conotação teórica perde bastante significado.
Então, o que lhe vamos chamar? Eu prefiro a teoria do H&S de continuação. Esta sim, faz muito mais sentido neste caso. Como se pode ver, o primeiro ombro é construído sob muita pressão compradora. Nota-se isso pelo seu comprimento e pelos volumes. Na cabeça os volumes começam já a enfraquecer e no segundo ombro eles são quase inexistentes. Isto para não falar na sua curta amplitude, sinal claro de falta de força.
Os volumes na quebra são fracos, é verdade. Mas como eu já referi várias vezes, nas estruturas bearish os volumes na quebra não são tão importantes, pois as quedas acontecem por inércia. Tal como a teoria aponta, após a quebra deu-se o pullback à LTa. Aproveitei esse momento e entrei curto sobre ela. Ambas as projecções (tanto a do hipotético triângulo como a do H&S de continuação) apontam para valores inferiores a 2€. Em caso de quebra em alta da LTa o meu stop é activado. A relação risco/benefício parece-me bastante proveitosa...
Surfar a Tendência - Actualizações Diárias

offshoreman

Bom dia,

Tiago, pelo seu grafico, hoje na abertura sera mais para descer que quebrar em alta a LTA ou ainda se pode ter alguma esperança de ida a maximos de ontem antes de um pullback?

Tenho algumas a 2.59 e pensava sair para obter alguma liquidez e limitar as perdas.

muito obrigada

tiagopt

Citação de: offshoreman em Dezembro 05, 2008, 08:39
Bom dia,

Tiago, pelo seu grafico, hoje na abertura sera mais para descer que quebrar em alta a LTA ou ainda se pode ter alguma esperança de ida a maximos de ontem antes de um pullback?

Tenho algumas a 2.59 e pensava sair para obter alguma liquidez e limitar as perdas.

muito obrigada
Offshoreman,
Não tenho a certeza de ter entendido a tua questão. No entanto, parece-me que existe aí alguma confusão de conceitos. A LTa já foi quebrada (ela é a neckline daquele H&S). Se ela for quebrada novamente em alta, então o H&S fica invalidado. O pullback é o movimento de volta à LTa das cotações, após esta ser quebrada. E penso que a tua questão poderá passar por aqui:
No dia 2 deu-se a quebra efectiva da LTa, as cotações desceram e no dia 4 houve uma aproximação intraday à Linha. Faltaram 3 cêntimos para haver um toque, o que é quase irrelevante. Eu considerei essa aproximação intraday como o pullback pois a vela de ontem foi feia. A sombra comprida junto à neckline indicia muita pressão vendedora nessa zona, enquanto que o fecho em mínimos fazia adivinhar uma abertura em queda. Teoricamente, pode existir mais do que um pullback à linha, ninguém nos pode garantir que tal não volte a ocorrer. Mas eu considero que neste caso a figura já foi validada.

P.S.: Trata-me por tu, atrás do monitor somos todos iguais :D
Abraço

ana sofia

Tiago, mais uma vez obrigada por partilhares connosco esta excelente análise,  ;).

Sai mais um pontito  :-*

Qual é então a projecção do teu target?

Eu estou à espera dela junto aos mínimos, e só nessa altura decidirei se entro.

Bjs.

offshoreman

Tiago,

agradeço-te desde jà a tua resposta.
pois eu estava a referir-me ao Pullback que tinhas desenhado no teu grafico.
pelos vistos esta nessa direcção
e o melhor é sair. >:(

obrigada

tiagopt

Citação de: ana sofia em Dezembro 05, 2008, 10:39
Tiago, mais uma vez obrigada por partilhares connosco esta excelente análise,  ;).

Sai mais um pontito  :-*

Qual é então a projecção do teu target?

Eu estou à espera dela junto aos mínimos, e só nessa altura decidirei se entro.

Bjs.
Olá Ana. Apanhaste-me! Eu não tinha colocado ontem a projecção de propósito :)
Então porquê? Porque as projecções nos H&S de continuação não são tão rigorosas como nos H&S convencionais. E por isso não quis induzir ninguém em erro. Mas, já agora, deixo a minha visão (ressalvada a falta de rigor teórico da mesma).
Normalmente os H&S de continuação são achatados, o que na prática resulta numa projecção normalmente insuficiente. Neste caso concreto, a formação não só não é achatada, como é até bastante "bem construída". Por isso, optei por lhe fazer a abordagem tradicional.
Uma nota: Quem costuma seguir as minhas análises, sabe que eu costumo traçar a projecção imediatamente abaixo do ponto mais alto da cabeça. Faço-o para deixar clara a ideia que a parte de cima (neckline-máximo da cabeça) é igual à parte de baixo (neckline-projecção). Mas normalmente a neckline é horizontal ou então tem muito pouca inclinação. Neste caso tem 24º de elevação, um valor que não pode ser desprezado.
Esta lenga-lenga toda para dizer que a projecção tem de ser traçada desde a quebra da neckline (tal como está desenhado no gráfico). Só para dar uma ideia, se o fizesse da forma convencional, dava uma diferença de 20 cêntimos.
Resumindo, a projecção que eu considero aponta para 1,98€

Offshoreman,
é importante não te deixares influenciar pela minha opinião. Ela não passa disso mesmo. Olha para os motivos que te levaram a entrar e para o timeframe que consideraste. Se os pressupostos que te levaram a entrar ainda estão presentes, não tens porque sair. Se eles se alteraram, então não hesites.
Abraço

ana sofia

Tiago, mais uma vez obrigada.
Como referi, por volta dos 2,05(se lá chegar) decido quanto ao investimento ; caso o faça será sempre tendo em vista uma reacção técnica.
:-*

bp1511

Que lindo a EDP/EDPR ... 1 - 2.  O regresso!!!!