Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

REN - (RENE.LS)

Iniciado por rounders, Outubro 16, 2007, 01:07

Tópico anterior - Tópico seguinte

vs16214

Domingos, a minha opinião é que esta acção tem uns fundamentais extraordinários, o problema é que entre institucionais e particulares à cerca de 20% disperso em bolsa. Os target's, não se entende ???, são extremamente baixos (talvez por isso tb ainda ande tão por baixo, se bem que a galp tb demorou alguns tempo à arrancar :o ;)), de qualquer forma deix aqui um texto que foi colocado como comentário a uma noticia no Jornal de negócios online e vê se percebes porque digo que são extraordinários os fundamentais (já verifiquei os cálculos ;))

"AVALISTA:REN:GANHEI A TODOS OS ANALISTAS "OFICIAIS".ANALISE DOS RESULTADOS

Eu nem queria acreditar, quando verifiquei que os analistas "oficiais" estimavam apenas entre cerca de 101 M€ a 132 M€ de Resultados Liquidos da REN, pois há muito que eu esperava por cerca de 150 Milhões de Euros (mais exactamente 154,5 M€). Mas não se pense, que os Resultados ficaram ligeiramente abaixo do que eu esperava, por terem sido 144,8 M€, é que eu inclui 2 pequenos erros que justificam a diferença. O 1º foi ter considerado que a reversão da provisão dos dividendos Galp era de 42,6 M€, quando afinal eram 40,6 M€. E o segundo, não é propriamente erro meu, pois teria que ter dados adicionais do dossier fiscal da empresa para saber, e que foi ter considerado que o efeito dessa reversão da provisão dos dividendos era líquida de IRC, o que afinal a REN explica que a verba da reversão antes de IRC é efectivamente 40,6 M€, mas liquida de IRC foi de 35,3 M€. Assim, como eu tinha considerado um acréscimo de 42,6 M€ nos Resultados Liquidos dessa reversão da provisão, e afinal acresceu 35,3 M€, justifica a quase totalidade da minha divergência para o valor que foi apresentado pela empresa. Portanto posso dizer que, para lá dos dois pequenos erros, o Resultado Liquido foi em linha com o que esperei, e substancialmente acima dos analistas "oficiais". Ganhei, por larga margem na minha estimativa, mas tenho lido tantas justificações "oficiais" para targets desastrados, miseráveis, e fora do valor justo, que considero que esta é apenas uma primeira vitória, de outras que antecipo claras, de tão desastrada concorrência na análise da REN. A MINHA LEITURA DOS RESULTADOS REN: Os Resultados Liquidos são EXCELENTES na óptica do investidor, pois ainda no 3º Trimestre de 2007 já vai com um EPS (9 meses ainda) de 0,27 € por acção (144,8 M€/534 Milhões de acções). E fechará o ano de 2007 com um valor muito elevado de EPS 0,35€ de 185 M€ de Lucro Liquido que estimo para a totalidade do ano. Não há mais disto, na Bolsa de Lisboa, cotada apenas a 3,51 €. Há disto, próximo de EPS de 0,35 € na Bolsa de Lisboa cotado a 6,30 € - a Cimpor que tem EPS de 0,44 €, ou a 9,60 € (Brisa, que tem EPS de 0,28 €). Mais, os analistas "oficiais" que perderam para a minha estimativa, diziam que o sector do gás iria ser substancialmente positivo no 3º trimestre, contrabalançando efeitos negativos na electricidade (como a actual redução para apenas dois CAE-Contrato de Aquisição de Electricidade), no âmbito da reformulação do MIBEL-Mercado Ibérico de Electricidade. Pois também aqui os investidores REN podem estar muito satisfeitos, pois a REN informou, no texto oficial publicado pela empresa, que a sector do gás não contribuiu com o aumento esperado para os Resultados, por atrasos na instalação de investimentos programados, o que é UM IMPORTANTE FACTO, pois afinal nem foram necessários os esperados contributos adicionais do gás para os Resultados serem BONS, o que é um importante motivo de sustentação de Resultados superiores nos próximos trimestres a médio prazo (3 anos). Mas tenho mais: conhecem alguma empresa no PSI-20 que tenha Resultados Liquidos NORMAIS de 27% do valor da facturação? Eu não conheço, para além da REN. Pois bem, a REN tem, e reparem, refiro-me a Resultados Liquidos ajustados sem o efeito da reversão da provisão dos dividendos (GALP): foram 109,5 M€ de Resultados Liquidos ajustados (144,8 - 35,3 da reversão da provisão), perante Proveitos Operacionais (Vendas) de 404,9 Milhões de Euros. Mais: conhecem mais alguma empresa no PSI-20 que tenha uma cotação apenas 89% acima do book value, salvo possivelmente os Bancos? (book-value de 1,89 € na REN, que resulta de cerca de 990 M€ de capitais próprios em Setembro de 2007, relativamente a 534 Milhões de acções), perante cotação de apenas 3,51 €. Por isso, garanto, com a clareza do que disse acima: REN está demasiado barata, teve EXCELENTES resultados na óptica do investidor, tem forte progressão no sector do gás a breve prazo, surpreendeu com os Resultados apresentados sem precisar tanto quanto se esperava do sector do gás, o que quer dizer que o sector de electricidade se mostrou robusto. E há um outro valor IMPRESSIONANTE, e que confirma ainda mais algo que eu tenho defendido: já escrevi aqui, mais que uma vez, que a REN tinha uma capacidade EXCEPCIONAL de gerar cash, pois tem muito bons Resultados Liquidos a acrescer a fortes Amortizações, gerando fortes montantes de cash, só tendo que investir mais fortemente no muito longo prazo (ciclo de reinvestimento é de cerca de 35 anos, entre edificios e estruturas de transporte de electricidade e gás). Pois agora acrescentem algo ainda mais: a REN está com um endividamento líquido de 1,9 mil M€. Sabiam que o deficit tarifário na REN (o valor que tem a receber no futuro por conta de compensação de tarifas passadas), é de 520 M€, e que quando receber esse valor reduzirá a divida para 1,38 mil M€, ou seja uma redução de 27%? (embora os Proveitos já estejam reconhecidos, e por isso não efecte Resultados Liquidos á excepção do efeito positivo de menores encargos financeiros, trata-se apenas dum movimento financeiro, que permitirá reduzir a divida). Sabem quanto tem de divida a Brisa? Pois tem 2,5 mil Milhões de Euros! Pois agora, analisem bem um comentário de um analista oficial que li aqui no Jornal de Negócios há poucos dias: que a REN iria aumentar a dívida pelos investimentos no gás. Pois eu respondo: o sector do gás será altamente rentável para a REN, e subtraindo os 520 M€, quando receber a totalidade do deficit tarifário (através do aumento permitido nas tarifas futuras), a dívida manter-se-á relativamente baixa, sobretudo para o cash ELEVADO gerado anualmente pela REN. Por isso, REN tem tudo a SUBIR no VERDE! Resultados foram EXCELENTES na óptica dos investidores.". :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

Desculpa a extensão mas assim ficas a saber tanto como eu, entretanto vou tentar calcular a tua sugestão ;)

vs16214

Se não me enganei é o que dá ??? ???

domingos

Cheguei agora Amigo.... Já estou no meu cantinho preferido....
Perfeiro Vs... eu ia mais para ai...
Embora como um GENIO nunca se engana... podes colocar o suporte sobre todos os minimos...
A reacçao deve estar para breve...

vs16214

Fica melhor, é verdade... ;)

Ela faz resistências a 3,68 e a 3,80 (tem mais mas penso que são as mais fortes) e depois de 3,80 vamos para os 4,00 ;)

A alteração no volume ainda foi pouco, mas se lhe dá um "cheirinho" quase decerteza que vai à 1ª resistência forte ??? ;)

Falta-me referir que tou dentro. Que comentários ao texto que coloquei ???

domingos

Ainda nao li... prefiro ler com calma...
embora nao sou perito nesse tipo de analise... neste momento estou virado 100% para a analise tecnica que penso que diz muita coisa... depois vou precisar de boas analises fundamentais para saber qual é o objectivo dos movimentos.... ;)
E aí fazemos uma dupla 100% ;)... ;D ;D

Um Abraço Amigo... e fica Bem....

domingos

Viva Amigo Vs...
Já li o texto... é claro pelo que esta mencionado acredito que nao aposte numa correçao... pois abilita-se a ficar sem posiçao... e ter que trocar todas as opçoes de imediato em sentido contrario... mas as vezes a GENIOS assim... arriscam em sentido contrario ao mercado para fazer 2 jogadas seguidas.... vamos ficar para ver....
Tira-me só uma duvida quando é referido possivelmente 0.35€/acçao isto nao é o dividendo... mas sim o lucro da empresa /acçao... é isso!? se sim quanto é que a empresa é obrigada a dividir pelas as acçoes?

Um Abraço Amigo Vs.... ;)

vs16214

Olá domingos, essas são faceis de responder muito mais fácil do que ler os gráficos ;)

Sim, os 0,35 são o lucro total por acção e tem outro problema, quando ele estima este valor inclui um dividendo, que a REN não vai voltar a ter (extraordinários que para testar a rendibilidade devem ser retirados dos lucros). Assim, o resultado emagrece um pouco mas continua muito bom: 0,30 €. ;D

A administração comprometeu-se no prospecto de colocação em bolsa em distribuir dividendo correspondentes a 60 % dos lucros normais, logo 0,18 € por acção. ;)

Para a cotação actual uns fantásticos 5% de dividendo (0,18/3,55).

Quanto ao obrigada, na pratica não é obrigada a distribuir dividendos mas existe o compromisso e normalmente cumprem ;) ;)

domingos

Sendo assim Amigo Vs...
podes crer que é uma das melhores em termos de futuro.... é bastante seguro o investimento.... deverá haver sempre alguem a querer capitalizar quando chegar a hora.... isto deve ser mais um "artista" a aproveitar a onda do subprime....
Vou tentar estar de olho tb nesta.... pois pode ser outra GALP... nao tem petroleo... mas tem uma rentabilidade controlada.... visto que nao sao precisos muitos investimentos... já estam feitos... o que é preciso é uma boa gestao....
E penso que uma empresa destas deve ter...

Um grande abraço Amigo Vs...
É bom que aqui a malta actualize este topico com novidades... ;)

vs16214

Não tem pitrol ;D, mas tem (transacciona) gás natural e aumentou as reservas (ou investir para duplicar, agora não tou certo) armazenadas... ;)

vs16214

Aqui vai mais uma informação prestada pelo sr. Avalista: :o

Por previsão de hoje, segundo notícia do JN, o consumo de gás em Portugal irá duplicar até 2015. Esta projecção é muito significativa, sobretudo quando também se diz que o crescimento do consumo de gás na Europa até 2020 crescerá a uma taxa mais moderada de 26%. Nas avaliações que efectuei aqui da REN (de 4,50 € no curto prazo, e cerca 6,50 € no médio prazo até três anos), eu já tinha considerado este crescimento do gás, porque terei sido dos poucos a escrever sobre a importância do que o CEO da REN disse há cerca de dois meses atrás, publicado no JN, e que agora reproduzo "No gás natural a REN pretende duplicar a sua capacidade de armazenamento para 500 mil metros cúbicos. Esta área de negócio representará um terço do volume de negócios da empresa e a electricidade o restante. Nos próximos seis anos a procura de gás natural deverá quase duplicar, à medida que a construção de centrais de ciclo combinado aumentam". Mas, no mercado, sobretudo as avaliações dos analistas "oficiais" não ligou para este facto. E a cotação actual da REN, não incorpora de forma nenhuma este crescimento muito forte do negócio do gás. Certo, posso quase garanti-lo desde já, agora que nos aproximamos do final do ano, é o seguinte: no primeiro semestre de 2008, a REN irá distribuir o MAIOR dividendo do ano na Bolsa Portuguesa, que será no mínimo de 5% sobre a cotação actual (espera-se 0,176 € de dividendos no mínimo, correspondentes a 60% do Resultado por acção de 0,30 €, a dividir pela cotação actual de 3,55 €, isto sem contar com o efeito da reversão da provisão dos dividendos GALP). E, na Bolsa Portuguesa, estes 5% de dividendos, serão IMBATÍVEIS em 2008. É o que resulta, do facto da REN continuar a super desconto.

Aqui fica, amigo domingos, este fulano é muito melhor que eu em análise fundamental, mas tb tem acesso a informação que muitas vezes não se encontra ;)

vs16214

Boa noite,

Pedro queria colocar uma questão, no gráfico que exponho a média móvel de 21 dias está abaixo da cotação actual, ã questão vai no sentido de perceber se quando o valor de cotação está acima das médias móveis é sinal que inverteu a tendencia ??? Ou pode não querer dizer nada ??? Podem servir de indicador de inversão conjugando várias médias ???

Pelo menos o facto de estar acima das MM quer dizer que valorizou no curto prazo ;D Sim sei que é óbvio, "é só fazer contas" eheheheh ;)

Um abraço e desde já grato pelo teu tempo se achares  que deves responder. Bons negócios.

Pedro Miranda

Citação de: vs16214 em Novembro 29, 2007, 02:18
Boa noite,

Pedro queria colocar uma questão, no gráfico que exponho a média móvel de 21 dias está abaixo da cotação actual, ã questão vai no sentido de perceber se quando o valor de cotação está acima das médias móveis é sinal que inverteu a tendencia ??? Ou pode não querer dizer nada ??? Podem servir de indicador de inversão conjugando várias médias ???

Pelo menos o facto de estar acima das MM quer dizer que valorizou no curto prazo ;D Sim sei que é óbvio, "é só fazer contas" eheheheh ;)

Um abraço e desde já grato pelo teu tempo se achares  que deves responder. Bons negócios.

Viva vs16214,

As MM podem ser utilizadas de diversas formas e com diversos intuitos no âmbito da Análise Técnica.

Por exemplo, de uma forma muito genérica, costuma-se considerar que a tendência é Bear quando uma ema50 está abaixo de uma ema200.
Há quem considere por exemplo, que o preço cruzar a EMA21 poderá gerar um sinal de curto prazo no sentido do cruzamento.
Genericamente uma MM de curto prazo quando cruza uma MM mais alargada gera um sinal tendencial de compra (e vice versa).
Há quem ligue mais à inclinação de uma EMA50 do que propriamente à sua posição relativa a outras MM's ou ao preço...

A aplicabilidade do estudo das MM's é enorme, é muito utilizada por exemplo em sistemas de trading tendencial, juntamente com outros indicadores. Há inclusive sistemas simples de trading baseados exclusivamente em MM's...

Normalmente aplico 2 MM's com maior frequência, as EMA-50 e as EMA-200, principalmente porque costumam ser zonas de reacção em determinados contextos e porque genericamente demonstram a «saúde» do médio e longo prazo.

Mas pessoalmente não utilizo nem MM's, nem qualquer outro indicador isoladamente para efeitos de tomadas de decisões. Para mim indicadores são como por exemplo os manómetros num veiculo, estou a conduzir, tenho de olhar para a estrada, mas convém estar atento à velocidade, às rotações do motor, à temperatura, ao nível do deposito, etc ;) Tudo isso são indicadores, e no limite um bom condutor sem olhar para eles sabe «mais ao menos», a que velocidade vai, como estará o seu depósito e se vai com rotações a mais, mas por alguma razão os carros vem todos com esses «indicadores» ;)

Talvez este exemplo não tenha sido adequado, mas o que quero dizer, é que nenhum indicador isoladamente vai ser a solução para o nosso sucesso individual no trading, tudo é um processo contextual.

Um abraço ;)
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

vs16214

Obrigado pedro pelo esclarecimento.

É a velha questão de poderem dar indicações mas que no entanto, se vistas isoladamente, podem indicar no sentido errada, há que ler a envolvente.

Bons negócios. ;)

vs16214

Boa tarde,

É agora que ela arranca (ou não) ;D ;D

Domingos passou o valor médio e alinha que servia de resistência, esperemos que feche acima, prevejo como resistência seguinte os 3,68;);););)

Vamos vendo;)

Bons negócios.

estroino

Boa tarde

Gostei das analises feitas a esta acção, até porque estou dentro, desde a OPV, e aos poucos tenho vindo a reforçar.
É uma das acções que tenho para o longo prazo, não penso vender nos próximos tempos.
Mas também espero que ela arranque  ;D  ;)