Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Bom dia..DAx Xetra (g.a.)

Iniciado por Francisco Monjardino, Março 22, 2005, 10:18

Tópico anterior - Tópico seguinte

Francisco Monjardino

Abraço,
Francisco Monjardino

mad cow bull

Bom dia.

No meu gráfico o Dax está sobre uma LTA iniciada em Agosto, que serve de base a um canal ascendente ( linhas laranjas ).
Mais abaixo, a 4256 vem a LTA de longo prazo, iniciada em Março de 2003.

Abraço.

mad cow bull

Bom dia.

Na minha opinião o Dax encontra-se numa zona de forte suporte:
- temos a base do canal ascendente que vigora desde Agosto ( linha laranja a 4288 )
- o minímo de hoje a 4275 fica 1 ponto abaixo do anterior minímo relativo a 4276, podendo considerar-se um suporte horizontal a este nível
- a 4260 / 4262 temos a LTA de longo prazo ( linha a preto ) e a base do canal descendente de curto prazo ( linha azul tracejado )
Vamos ver se temos reacção em alta ou se o caminho ficará aberto até aos 4200.

Abraço.

Francisco Monjardino

Bom dia,

Num comentário no passado dia 14 em resposta ao Matrix lancei a hipótese/cenário de formação de um H&S à qual falta ainda o segundo ombro, os 4.276 foram apresentados como zona de reacção em alta para a formação do mesmo.

Resta-nos avaliar se o "palpite" estava correcto.... :)

Aí está o que escrevi na altura:

Bom dia Matrix,

A azul claro no gráfico assinalei isso mesmo, uma hipótese de H&S á qual falta o ombro direito. Não quis entrar em grandes explicações sobre o padrão já que este tecnicamente ainda não existe, é apenas uma hipótese que como é sabido não deve ser negociada.

Podemos no entanto especular um pouco sobre a evolução do DAX e desta hipótese de H&S.
Assim sendo, o cenário ideal para formação do padrão seria algo do género:

- ruptura da base da cunha e do canal ascendente;

- zona suporte dos 4.300/4.276 trava cotação;

- segue-se pullback até às bases, talvez na zona dos 4.360/80;

- retoma as descidas e fica formado o segundo ombro;

- neckline a 4.276 pts.

- projecção da figura a 4.117 pts (coindice quase na perfeição com a projecção do canal de médio/longo prazo)

Tudo isto é futurologia...vamos ver se acontece algo parecido... Wink

----------------------------------------------------------------------
Francisco Monjardino

mad cow bull

O cenário do H&S é compatível com o "meu cenário" do canal laranja.
Uma reacção em alta à base desse canal forma a neckline do H&S a 4275.

A componente psicológica do trading é muito interessante: tenho uma posição curta aberta na quebra da RW.
Estou a ponderar fechá-la uma vez que estamos na minha opinião junto a um suporte importante, mas considero também a hipótese das quedas continuarem e acelararem até aos 4200.
Provavelmente se tivesse a posição contrária, ou seja, se estivesse longo desde os 4350, estaria à espera para ver se o suporte a 4275 quebra e só aí accionaria o stop.
Ora isto vai contra o princípio de cortar as perdas e deixar correr os ganhos, mas julgo que é assim mesmo que a mente funciona nestes casos: ao contrário da razão.

Abraço.

rmachado

Eu cá acho...

E apenas baseado na análise aos variados factores (EUR, Oil e AT), que é bem possivel assistirmos a uma subida a partir de hoje.

Algo para recuperar uns 50-75 pontos, e depois o H&S vai de certeza aparecer...

Não esquecer que o EUR e o Oil estão a descer (boas noticias para as economias) e os .25 de aumento já estavam mais ou menos descontados (ai que bem que pareço um analista...).

Enfim é só uma opinião...

Gpinto

Parabéns a ambos.

O meu posicionamento, para que se saiba, é semelhante ao vosso, ou seja, não acredito que neste momento se acentuem as quedas. Antes, pondero um rebound até à zona dos 4350/60 onde será possível reforçar shorts.

No NDX tb podemos ter um rebound "valente" com um mínimo junto aos 1461 pts (parece que é aí que vamos abrir hoje)  e posterior ida aos 1505/1506 pts.

Peço desculpa por toda esta lenga, lenga, sem análise gráfica mas de onde estou a escrever, não tenho gráficos.

Abraço aos dois.
Um abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Francisco Monjardino

Citação de: mad cow bull em Março 23, 2005, 11:15
O cenário do H&S é compatível com o "meu cenário" do canal laranja.
Uma reacção em alta à base desse canal forma a neckline do H&S a 4275.

A componente psicológica do trading é muito interessante: tenho uma posição curta aberta na quebra da RW.
Estou a ponderar fechá-la uma vez que estamos na minha opinião junto a um suporte importante, mas considero também a hipótese das quedas continuarem e acelararem até aos 4200.
Provavelmente se tivesse a posição contrária, ou seja, se estivesse longo desde os 4350, estaria à espera para ver se o suporte a 4275 quebra e só aí accionaria o stop.
Ora isto vai contra o princípio de cortar as perdas e deixar correr os ganhos, mas julgo que é assim mesmo que a mente funciona nestes casos: ao contrário da razão.

Abraço.

O sentimento é esse mesmo Mad Cow, dele resulta a importância dos 4.276 pontos...

Quem negoceia RW ou o canal pondera uma reacção em alta e fecho dos curtos por outro lado os longos olham para este zona como "último" suporte de médio/curto prazo.

No teu caso eu faria o seguinte:

- Fechava parte dos curtos e contentava com um ganho junto ao que podemos considerar o objectvo mínimo da quebra;

- Deixava uma outra parte da posição (inferior) aberta, continuando a negociar o padrão e  evitando ficar de fora caso o mercado vá já dar-nos razão. Afinal, caso os 4.276 sejam quebrados em fecho será díficil entrar novamente curto, pelo menos os valores de entrada não serão tão confortáveis.

- Em caso de reacção em alta e formação do segundo ombro do hipotético H&S, ponderaria um reforço dos curtos.

abraços,

Francisco Monjardino

Francisco Monjardino

...a possibilidde de ressalto do DAX nesta zona,  temos o facto do S&P 500 e  o Nasdaq 100  estarem colados importantes referências de médio/longo prazo.

No S&P 500 temos:

-  linha de tendência ascendente a azul carregado, referência que suporta todo o movimento de alta iniciado em Março 2003. Está agora a 1.170 pontos;

- 1.172 pontos, referência horizontal de longo-prazo;

- Mínimo anual e  projecção da cunha ascendente que venho apresentando nos meus gráficos, a 1.164  pontos.

No NDX:

- Linha descendente que  serviu de resistência durante grande parte de  2004, agora a ser testada como suporte.

Abraço,
Francisco Monjardino

mad cow bull

Obrigado Francisco.
Acabei por seguir a sugestão e vendi 50% da posição.
O stop passa para a ruptura do canal descendente de curto prazo.
Caso o stop seja accionado aguardo uma quebra do canal a laranja para re-entrar curto ( antecipando a quebra da neckline a 4275 ).
Caso a reacção em alta não vá além limite do canal descendente, reforço a posição na quebra dos 4275.
Este é para já o meu set-up para o dax, que pode obviamente vir a ser ajustado com o decorrer dos acontecimentos.

Abraço.

mad cow bull

Só para acrescentar que tb o NDX pode estar sobre a lta de longo prazo, embora este ainda só tenha 2 toques.

Francisco Monjardino

Abraço,
Francisco Monjardino