Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novos ficheiros de actualização para Metastock e Bases de Dados disponíveis para milhares de acções e índices.

Menu principal

Alarmado...

Iniciado por Waterman, Abril 14, 2005, 11:44

Tópico anterior - Tópico seguinte

Waterman

Pode ser o facto de o S.C.P. poder dar hoje o passo grande, pode ser o facto de o tempo estar a mudar (vem aí chuva), pode até ser o caminho da andropausa (LOL), mas há uma coisa que não posso ignorar, mesmo correndo o risco de me chamarem alarmista... É assim que me sinto, de facto, alarmado!

Começando:

Se se recordam (eu sim porque o tenho escrito), defendi que depois da queda dos 1565/70 para os 1500 com posterior recuperação até aos 1525, estávamos aí (1525/1530) a formar um topo de médio prazo. Pelo comportamento dos interveninentes, é óbvio, e pelo preço, que dita leis...

O que me faz escrever hoje, é o facto de claramente a esmagadora maioria do mercado estar a "jogar" o "jogo da máxima dor". A questão é que nem todos podem shortar opções, e então a coisa passa-se assim:

Com rácios de 1 para 1 ou menores (mas com elevada probabilidade de sucesso), compram-se calls no suporte (entenda-se concentração de open interest em calls) e compram-se puts na resistência (entenda-se, concentração de open interest em puts). O retorno é reduzido para o prémio que se paga, mas a probabilidade de acerto é grande...

Mas, e quem tem contas maiores, e quem tem alguns anos de opções (profissionais? são opiniões, como os outros, mais de 80% perde dinheiro), que lhes permita shortar as opções?

"Joga" de outra forma:

Sempre que o mercado se encosta às zonas chave, shortam a opção com vista a recuperar o prémio no final da semana. O retorno é aqui bem maior, e o risco idêntico ao anterior, logo um rácio muito mais "negociável"...

Qual é então o problema? O problema é que quase toda a gente ontem "jogou" desta maneira, reparem como na parte final o volume em puts dispara (put/call disparou) com a volatilidade (VXN - prémio pago pelas opções) a quebrar mínimos, ou seja, os puts a serem vendidos (quase, ou mesmo) a qualquer preço, tal eram as valorizações, e tal é o prémio que "vão buscar" até ao fim da semana...

Vão mesmo?

O que eu vejo é muita, a "maior de sempre" (é-o por este indicador), complacência... Com o mercado nos mínimos!

Enfim, se calhar é mesmo a idade...

Um abraço a todos e de qualquer forma, mesmo extenso, acho que vale a pena pensar um pouco nesta divagação

Francisco Monjardino

...é que estás neste momento a liderar o ranking aqui do fórum.   :)

Bom "desabafo" Waterman!

Obrigado pelo Alarme,  ;)
Francisco Monjardino

fig

Concordo com tudo o que disseste e muito mais  ;) Water, e essa complacência é mesmo enorme :o, mas se tudo o que aprendi até hoje tem alguma validade,  acredito que depois de fazermos um duplo topo daqui mais ou menos 6/7 semanas estamos á beira de uma enorme queda, mas até lá acho que as quedas serão sempre seguidas de fortes recuperações....

Neste momento é que os especuladores começaram a abir as grandes posições curtas...., e quem as tem já abertas vai provocar o forte short covering que vai provocar a nova euforia que fará ir muito perto dos máximos senão memso quebrá-los :D( aqui todos vão pensar logo na ida aos 1710 ;) )

A queda será bastante forte até á casa dos 1000, que deverão ser mesmo quebrados  :o

Já agora arranja aí uma forma de shortar opções que eu alinho nisso, é $$$$$$$$$$$$$ mais fácil ;D

Uma grande abraço Amigo e boa sorte para logo  ;)
Abraço.
fig

O triunfo não se mede pelo estatuto que se atingiu na vida, mas pelos obstáculos ultrapassados no caminho.

CorreiaMiguel

.... em perceber a linguagem do nosso Waterman  :-[ , apesar de ficar com as ideias principais , também porque sei qual é a ideia dele dos mercados nestes últimos tempos , e por ser um "bear assumido" ou pelo menos com maior facilidade em relação a ser "bull" (já deve estar a preparar alguma resposta à maluqueira que acabei de escrever) ......

Waterman , não dá para explicar numa linguagem mais simples , a tua ideia ... :-[ :-\

Um grande abraço ,

Correia Miguel

Gpinto

amigo Waterman.

Linguagem eloquente, compreensiva e informadora. Uns bitaites à mistura. Eis aquilo que gosto de ler nos teus posts e vai daqui mais um pontão (não é um ponto, ou um pontito, mas sim um pontão).

Abraços,
Um abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

fig

...o que o Water quiz dizer é o seguinte:
Quando a maioria das pessoas compra calls nos suportes, diminuindo o valor do ratio, á espera que o suporte aguente o mesmo não se verifica e quebra  ;D,  quando compram puts nas resistências, aumnetando o ratio,  á espera que as mesmas não sejam rompidas elas são rompidas...., isto normalmente tem quase 100% de probabilidade de acontecer ....e porquê?
Porque os profissionais ao contrário de nós podem shortar puts e calls o que permite ter prémios elevados, logo a grande probabilidade disto não falhar... ;D

Será que expliquei bem Water? espero ter-te esclarecido Correia
Abraço.
fig

O triunfo não se mede pelo estatuto que se atingiu na vida, mas pelos obstáculos ultrapassados no caminho.

ana

Na t'alarmes q'a pistola na tem fecho ehehe just na brica claro:)

Pois eu tambem gostei de ler... embora me tenham falhado alguns pormenores, não domino bem essas coisas... depois com tempo volto cá e peço que me expliques, mas aí respondes tá? eheh:)
Tenho para mim que sim.

Waterman

Caro Correia Miguel, a questão do "jogo da máxima dôr", lamento mas não consigo ser mais explícito...

Em relação à questão da volatilidade, acrescento o seguinte. Foi um comportamento semelhante ao das 3/4 últimas sessões que me permitiu identificar "sem stresses" os topos de Dezembro do ano passado, dos 1560 e mais recentemente dos 1525/30...

Agora repito, como é possível, com o mercado em mínimos, o mercado estar novamente "eufórico"?

Vamos ver, mas para mim este range [1460,1500] é novamente um topo de médio prazo...

Abraços e bjos

P.S.: GPinto, podes sempre dar 2 (Ahahahahahahahah, galifão); Anocas, diz-me lá para onde queres que te mande a B.D. em EXCEL (Por acaso, dos índices de referência e do Ouro, Euro, Yen, BUND, tenho-as todas em EXCEL, desde o 1º dia! ;))

mad cow bull

Gostei muito de ler o raciocínio do Waterman, merece sem dúvida mais 1 ponto.
Continuo a achar mais provável uma quebra dos suportes nos indíces americanos, seguida de uma queda considerável.
Cá pela Europa, uma vez que parecem todos esperar o "rebound" dos states para ir para novos máximos, se isso não acontecer as quedas poderão ser ainda mais duras, na minha opinião.
No entanto, estive a ver uns gráficos de longo prazo do vix e vdax e reparei que os minímos actuais equivalem aos de 1994/95/96, sendo que a partir dessa altura iniciou-se o bull (ou bubble ) que terminou em 2000... acompanhado pela subida do vix e vdax.
Até 2003 estes indicadores mantiverem-se em níveis altos, descendo nos bera market rallies, para começarem a cair após Março de 2003, acompanhando as subidas dos indíces.
Será que em 2005 o vix e o vdax vão começar a subir desde estes suportes de longo prazo ( à volta dos 10 / 11 )... acompanhados por uma forte subida nos mercados como entre 1996/2000 ?

Abraço.

ana

... o que eu precisava para já era mesmo o ficheirito das cotações do NAS desde 200 e mandavas-me para o mail: [email protected]

Jinhu e muitas gracias:)
Tenho para mim que sim.

Waterman

O que vai dar direito a retribuição de ponto!!  ;)

A questão é mesmo essa, ou o mercado sobe (muito) com volatilidade a subir, ou sobe (muito, muito, LOL) com a volatilidade a cair... Em qualquer dos casos numa performance semelhante ao da parte final da bolha (depois do aviso do Alan - 1999/2000).

Esse seria o pior cenário possível, pois em vez de acabar de "lavar", iríamos muito provavelmente para um ponto sem retorno. Mas é uma possibilidade a considerar, por isso defendo que daqui para cima, não deve ser, ou dificilmente será, para subir (só) 10/15%...

Mas para esse cenário há um senão muito importante, é que as volatilidades históricas nesses períodos que antecederam a bolha, eram muito inferiores às actuais (o Nichols refere isso ontem, por exemplo), o que colocava nessa altura os spreads em valores razoáveis, o que não acontece agora. Podemos considerar que estamos neste momento a níveis muito inferiores aos da data que falas! De qualquer forma muito pertinente a questão, tenho pensado muito nela!!

Um abraço!

rmachado

Pois eu confesso, que os posts do Waterman para mim são um pouco "cripticos"  mas cheios de sumo.. Só falta saber como espremer a fruta ;)..

Dava-lhe um ponto mas como anda a arruinar a concorrência não lhe dou  :P

Dúvida 1:
Pelo que depreendo das suas palavras "persente" uma queda, mas acha que vão primeiro atirar barro a parede com uma subida?

Obrigado desde já pela sua paciência

e que ganhe o SCP que para se distrairem do campeonato... ;)
sempre gostava de ver o que a alegria de 6 milhões beneficiava a economia...  ;D

CorreiaMiguel

..... embora continue com algumas dúvidas ....  :-\ :-[ mas deixem estar .... não matem mais os neurónios ....

Nons negócios e um grande abraço a todos ,

Correia Miguel

CorreiaMiguel

Citação de: mad cow bull em Abril 14, 2005, 12:52
Gostei muito de ler o raciocínio do Waterman, merece sem dúvida mais 1 ponto.
Continuo a achar mais provável uma quebra dos suportes nos indíces americanos, seguida de uma queda considerável.
Cá pela Europa, uma vez que parecem todos esperar o "rebound" dos states para ir para novos máximos, se isso não acontecer as quedas poderão ser ainda mais duras, na minha opinião.

Gostei dessa teoria e sinceramente , independentemente da abertura dos EUA , espero queda do Dax , Eu sei e é fácil de ver que o indice alemão tem-se mantido nestes níveis , enquanto os mercados americanos fazem um sobe e desce constante com maior predominância para as quedas ..... mas seguindo o meu sistema , ele deu-me início de quedas para o Dax desde terça , por isso vou segui-lo e colocar o stop (espero não vir a ser preciso ..... mas que o raio do Dax está teimoso , lá isso está ..... após uma sessão como a de ontem em queda nos EUA , parece que não se passou nada ..... muito estranho) .....
Um abraço ,

Correia Miguel

CorreiaMiguel

Gostei dessa teoria e sinceramente , independentemente da abertura dos EUA , espero queda do Dax , Eu sei e é fácil de ver que o indice alemão tem-se mantido nestes níveis , enquanto os mercados americanos fazem um sobe e desce constante com maior predominância para as quedas ..... mas seguindo o meu sistema , ele deu-me início de quedas para o Dax desde terça , por isso vou segui-lo e colocar o stop (espero não vir a ser preciso ..... mas que o raio do Dax está teimoso , lá isso está ..... após uma sessão como a de ontem em queda nos EUA , parece que não se passou nada ..... muito estranho) .....
Um abraço ,

Correia Miguel
Citação
Citação