Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Visite a nossa sala de Chat,  e deixe-a aberta durante a sessão, alguns membros costumam usa-la em diversas horas do dia.

Menu principal

Começou um bear market nos States?

Iniciado por Mr. Turn, Maio 09, 2005, 11:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

Mr. Turn

Caros misteres amigos:
Como devem estar fartos de saber, devemos adoptar  preferencialmente no trading as posições que coincidam ou não contrariem a tendência de longo prazo.
No meu caso pessoal uso para position trading os gráficos diários de vários índices para poder apostar nos respectivos futuros.
Isso significa que para mim a tendência de longo prazo é-me dada pelo gráfico semanal.
Assim, se tiver um sinal de entrada longo fornecido pelo gráfico diário, só entro mesmo longo se o gráfico semanal me disser para estar longo ou neutro, no mínimo. Se tiver um sinal de entrada curto no diário só entro curto se o semanal estiver curto ou pelo menos neutro.
Acontece que desde o início do ano para cá tenho tido o Nasdaq a dar sinais de entrada curtos no gráfico diário e longos no gráfico semanal. Resultado: tenho estado a aguardar a ver onde param as modas.
De repente, em meados de Abril, o gráfico semanal do Nasdaq passou a ficar neutro, pelo que todo o poder de decisão foi transferido para o gráfico diário, que continua teimosamente a indicar que os mercados americanos vão continuar a cair.
Logo, passei a bear nas Américas, pelo menos no Nasdaq. Digo pelo menos porque também aposto no S&P e neste continuo a ter sinais curtos no gráfico diário e longos no semanal, até ver! Neutro portanto e por enquanto.
E como de palavras está o mundo cheio, aqui ficam os gráficos referidos do Nasdaq 100, primeiro o semanal e depois o diário, para cada um poder tirar as suas próprias conclusões.
Cumprimentos,
Turn

Mr. Turn

Antunes

Obrigado por partilhar connosco os seus elaborados gráficos (embora eu seja como "um boi a olhar para um palácio" no que diz respeito aos ditos cujos...).  ;D

Quanto a mim, o "mini bear market" (prefiro chamar-lhe assim  ;) ) começou na 2ª semana de Março no S&P500 (ver gráfico). A divergência entre Março 2004 e Março 2005 é o sinal de aviso e a divergência entre Janeiro 2005 e Março 2005 é, NMHO, o sinal de partida!

Já agora gostaria de lhe fazer uma pergunta: o que é preciso para o seu gráfico semanal do S&P passar a neutro pelo menos??

Um abraço,

Antunes
Cumprimentos,

Antunes

Waterman

Pela simplicidade de processos que demonstras (eu voto nela há uns dois anos, na simplicidade de processos), e porque obviamente concordo com o que dizes...

Quanto ao S&P - volto a lembrar Março de 2002, quando o caríssimo CEM passou a Bearish (salvo erro), em finais de Abril, inícios de Maio, e também nessa altura já o NDX apitava por todo o lado desde Dezembro (na minha "forma de ver a coisa") - Acho que novos mínimos no semanal seriam suficientes!

Um abraço amigos aos dois...

P.S.: Entretanto meus caros, cuidados acrescidos com a utilização de termos como Bear, pois ainda serão acusados de trazer para aqui animais de outras andanças... :P ??? ::)

Mr. Turn

Caros amigos Mr. Antunes e Mr. Water:
Obrigado pelas respostas.
- Mr. Antunes: o stop foi accionado porque um daqueles suportes de cor amarela no gráfico semanal foi quebrado em baixa em Abril numa altura em que o posicionamento estava longo. É certo que não houve ainda um sinal claro dos indicadores de volatilidade de cima do gráfico passar a curto no longo prazo, mas o primeiro passo já foi dado, isto tem de ir com alguma calma...
- Mr. Water: obrigado pelo ponteco. Ainda estás aqui por Lisboa? Qualquer dia aviso o Chico do BAR para nova almoçarada!
Abraços,
Turn

Antunes

...pelo ponto.

Comigo as coisas simples sempre funcionaram melhor e, por isso, vou sempre pela simplicidade (ver gráfico  8) ;D :D).
Cumprimentos,

Antunes

Gpinto

aos 3 e obrigado pelas análises aqui apresentadas.

Também estou com sentimento negativo relativo ao mercado e a correcção do NDX superior a 61.8% desde os mínimos, antevêem obrigatoriedade de novos minimos.

Water, não me respondes aos mails?  ;D Já estou no activo!
Um abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Waterman

1º para Mr. Turn - Então depois de 18 Maio (até lá não terei grande tempo, por variadíssimas razões, e embora pareça outra coisa pela data, será principalmente por razões profissionais), basta combinar!

Antunes, só peço registos, de resto, "dá-lhe"!

GPinto, não respondo a mails??

Um abraço aos três

Gpinto

Mandei-te um mail hoje bem cedinho... ??? Não chegou?
Um abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

Antunes

Citação de: Waterman em Maio 09, 2005, 12:50
...

Antunes, só peço registos, de resto, "dá-lhe"!

...

Tenho registado a maior parte (ocasionalmente, por motivos variados, não resgisto o trade) dos trades aqui em //forumbolsa/index.php?board=3.0
Cumprimentos,

Antunes

Mr. Turn

Obrigado ao Mr. GP pelo incentivo. Retribuo com desejos de continuação das análises de qualidade a que nos tem habituado.
Já agora, para confirmar que isto de ter posições curtas no Nasdaq não é obra isolada de um grupo chato de bears, aqui fica a achega importante do output do sistema de trading que mais deu que falar no mundo inteiro: nada mais nada menos que o famoso "Turtle System" da autoria do Richard Dennis, que lhe permitiu passar à categoria de milionário, bem como a alguns dos seus "seguidores do segredo", durante os anos 80 e 90.
Meus senhores e minhas senhoras, aqui fica o "Nasdaq 100 Turtle Chart" devidamente actualizado, onde se pode visualizar o último sinal disparado de venda em 24 de Março de 2005 nos 1475 pontos, podendo-se também vislumbrar a linha azul do trailing stop de saída para neutro neste momento a indicar os 1553 pontos.
Divirtam-se e boas trades para todos,
Turn

Waterman

Citação de: Mr. Turn em Maio 09, 2005, 13:48
Já agora, para confirmar que isto de ter posições curtas no Nasdaq não é obra isolada de um grupo chato de bears, [...]

Eu bem lhe disse para ter cuidado com os termos, que ainda lhe caíam em cima! ;D ;)

Gostei do pormenor, embora o considere (quase) desnecessário... Aliás, no caso do NDX, "basta desenhar umas rectas"! :P

Um abraço e fico à espera de notícias do nosso amigo do "BAR"...

Scubawarrior

Bem eu nem li o texto, nem olhei par aos seus gráficos, como aliás qd sempre faço qd se fala em sistemas.

PORTANTO FALANDO COMO OUTRO BOI , mas que nem olhou os palacios pergunto-lhe começou??

Para mim continua há uns anos(mar 2000)!

A LRCX como me pareceu em análise na altura estava boa para uma ida até aos 25...penso que ate foi abaixo...mas memso aí os stops deviam ser mt curtos.

cumps turn e apareça mesmo sem o rafeiro voce tem o seu valor e eu prefiro ve lo falar sem sistemas!
Scuba

"Fear blind us the opportunity...greed blind us the danger"

Mr. Turn

Fiquei admirado por sentir alguma agressividade no teu post, será que disse anteriormente algo que não devia ter dito?  ???
Desculpa lá apresentar gráficos em vez de paleio mas penso que, para muita gente que nos lê, as figuras são muitas vezes mais perceptíveis.    :-[
Quanto à história dos bull e bear markets tudo não passa de uma perspectiva temporal.
Para quem começa a comparar com o que eram os mercados em 2000 estamos ainda em bear market, é um facto, mas para quem compara desde há 100 anos atrás ou desde meados de 2002 para cá, estamos bull!  ::)
Pessoalmente acho que o S&P ainda não deu o sinal definitivo de que vamos mesmo para baixo, mas que estou preparado parra isso lá isso estou...  :-\
Relativamente à LRCX, tiro-te o chapéu, os meus parabéns porque de facto aquilo não subiu. O sistema de trading que uso já corrigiu o tiro, isto é, já reconheceu o engano, pelo que a LRCX já não faz parte da minha carteira, nem essa nem nenhuma das outras 9 acções americanas que acompanho desde o início deste ano. Aguardo melhores dias para entrar longo...
Que posso dizer mais? Desejar boa sorte para as tuas trades e um abraço,  :)
Mr. Turn

Scubawarrior

...delicado. Terá sido talvez pela falta de capacidade para encaixar a dúvida mais que plausível do estarmos ou não em Bear market.

Mas tenho tantas saudades do Cem + especulador !   Que o turn e os seus sistemas não substiutui!

Mas sei que a falta de tempo o obriga (como eu) a pouca disponibilidade para aqui escrever.

As minhas desculpas mais uma vez pela foma indelicada como participei.

Desejo-lhe muita saúde , bons trades e até ao próximo almoço
Scuba

"Fear blind us the opportunity...greed blind us the danger"