Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

"E assim vai a Portugal Telecom - 2"

Iniciado por Francisco Monjardino, Maio 09, 2005, 12:35

Tópico anterior - Tópico seguinte

Francisco Monjardino

Bom dia,

No seguimento do comentário de 19 de Abril, E assim vai a PTC - será isto um H&S!?, e em resposta ao pedido do Piloto (mais uma vez, desculpa pelo atraso  :)), abaixo apresento dois gráficos actualizados para a Portugal Telecom.

Ponto de situação, referências e factos técnicos a assinalar:

(gráfico de 3 anos)

- Set-up apresentado a 14 de Fevereiro continua em curso. Primeiro objectivo a 8.79 euros foi atingido em finais de março, segue-se agora o objectivo final a 8.08 euros. Valor que é um importante, suporte abaixo do qual podemos assinalar e confirmar um topo de médio-longo prazo na PTC e o fim da lateralização que tem caracterizado o último ano....;

- De assinalar, que na zona dos 8.79 euros além de activação do H&S representado no gráfico de 1 ano, tivemos a quebra em baixa e em fecho da linha de tendência ascendente de longo-prazo com origem a 4.39 euros. Esta quebra e consequente sinal técnico de venda, teve expressão numa longa vela negra de referência com considerável aumento de volume a reforçar as suas indicações bearish;

(gráfico de 1 ano)

- Projecção do Head & Shoulders anda na casa dos 7.90/8.00 euros;

Como principais referências para os próximos tempos temos:

Em alta,

- 8.79 euros, referência de médio/curto prazo que foi suporte e objectivo primário servindo agora de resistência. Actual máximo relativo está a 8.78 euros.

- Linha de tendência descendente com origem nos máximos anuais, 9.80 euros, hoje a 9.03 euros.

Em baixa,

- Mínimo relativo a 8.39 euros.

- 8.08 euros, o Suporte.

Por fim, apesar de não as ter representadas nos gráficos, uma chamada de atenção para as médias móveis de 50 e 200 dias que estão prestes a cruzar-se em sentido descendente com a cotação a evoluir abaixo das mesmas. (Mm 50 a 8.96 euros, Mm 200 a 8.94 euros)

Abraço,

Francisco Monjardino

Francisco Monjardino

Boa tarde,

Como complemento ao comentário da manhã, aqui fica um gráfico para PTC com as médias móveis simples de 50 e 200 dias.

Abraço,
Francisco Monjardino

Francisco Monjardino

Errata: Ao que parece o meu feader de cotações não permite a colocação de médias exponenciais...Assim sendo, as linhas que tenho no gráfico agora publicado são médias móveis simples.

Era interessante que alguém fornecesse os valores das exponencias. Obrigado!  :)
Francisco Monjardino

Francisco Monjardino

Bom dia,

Seguem-se dois gráficos actualizados até ao momento para a Portugal Telecom, nos quais podemos observar que a média móvel exponecial de 50 dias acabou de cruzar em baixa a de 200 dias, cruzamento bearish que não acontecia desde 18 de Outubro de 2000!!!

Mantém-se a análise dos últimos meses, com os 8.08 euros a servirem de objectivo do set-up e de zona de confirmação de uma inversão de longo-prazo que começa a ser cada vez mais sinalizada....

Abraço,
Francisco Monjardino

Francisco Monjardino

Como padrão orientador da actual tendência de baixa de médio-prazo da PTC  podemos agora identifcar um canal descendente, que represento a encarnado carregado, cujo topo coincide com a resistência que tem origem nos máximos do ano.

Aí está a foto... :)

Francisco Monjardino

Antunes

É possível que tente aqui uma recuperação, vamos ver...
Cumprimentos,

Antunes

.angel.

Desculpa lá Francisco...
Só agora é que pude ver o teu post.

Já estive para aqui a ver no meu "Zinho" ::) e o indicador de tendência já limpou o sinal... neste momento indica mesmo descida, embora o momento de entrada fosse há umas sessões atrás.
Pelo que vejo... pode ser que haja alguma subidinha, concordo com o Antunes... mas a haver, parece-me que seria para aliviar, agora, se é ou não digna de aposta já torço um bocado o nariz (posso estar enganado).

Eu já começo a estar mesmo como o Cem... só gosto de apostar em lances a "favor do vento"! ;D

Mas vamos lá ver o que sai daí... curto prazo, não sei bem dizer... a médio parece-me que a coisa já está a inclinar bastante para as quedas...

Até já
;)

Francisco Monjardino

Eh lá!! resposta com direito a feed-back do rafeiro e tudo.  ;D

É essa a minha interpretação, temos sinais que indicam inversão de tendência para baixa para o médio-prazo, este cruzamento das médias após a quebra em baixa do suporte ascendente de longo-prazo e o facto de os 9.77 euros terem servido de resistência levam-me a essa conclusão.

No curto-prazo, temos aí o canal descendente a ser testado na base seguindo-se reacção em alta. Obedecendo ao padrão, o topo é objectivo para os próximos dias.

Abraço e obrigado,
Francisco Monjardino

.angel.

Rafeiro.... "Zinho"!!!
(Que este tipo ainda tem muito que aprender! ;D)

Ti jei...  ;)

Francisco Monjardino

Aqui fica mais um update gráfico para a Portugal Telecom.

(Errata: nos gráficos de sexta-feira pode-se observar uma antiga referência horizontal a 8.86 euros, esta linha devia estar a 8.79 euros como está no gráfico de hoje e como tem sido apresentado faz algum tempo)

Abraço,
Francisco Monjardino

Seth

Francisco
O facto da PT ir pagar 0.35 de dividendos e isso provocar identica descida da cotação e com isso atirá-la inevitavelmente para a zona dos 8.08, consideras ou considerarás que o target foi alcançado ou o corrigir do gráfico pelo efeito de distribuição de dividendos atirará o target desta correcção para os 7.73?
Obrigado, cumprimentos

Francisco Monjardino

Citação de: Seth em Maio 16, 2005, 16:13
Francisco
O facto da PT ir pagar 0.35 de dividendos e isso provocar identica descida da cotação e com isso atirá-la inevitavelmente para a zona dos 8.08, consideras ou considerarás que o target foi alcançado ou o corrigir do gráfico pelo efeito de distribuição de dividendos atirará o target desta correcção para os 7.73?
Obrigado, cumprimentos

Bom dia Seth,

Não tenho como hábito proceder ao ajustamento do dividendo nas minhas bases de dados, apenas o faço esse tipo de operação no caso de um aumento capital. Logo, desta vez não será diferente. 

A razão para não ajustar ao dividendo é simples, considero que o pagamento do mesmo já está devidamente descontado no mercado...

Abraço,

Francisco Monjardino