Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novos ficheiros de actualização para Metastock e Bases de Dados disponíveis para milhares de acções e índices.

Menu principal

BPI - (BPI.LS)

Iniciado por xermuly, Dezembro 03, 2007, 16:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

AC

Sem dúvida, este é daqueles titulos que é pegar e guardar para o Natal ter a dobrar........até rima  ;D
AC Investor Blog

www.ac-investor.blogspot.com

AC

Aqui está um lindo boneco do BPI, tal como previsto e depois de ter quebrado os 1.87 o caminho defeniu-se e agora confirmou-se ainda mais a sua subida ao quebrar os 1.925 que surgiam como pequena mas imediata resistência. Abriu-se o caminho para os 2.09, 2.16 quiça já na próxima semana devemos atingi-los....Indicadores todos a favor dos TOUROS. :mrgreen:

Disclaimer : Longo no titulo
AC Investor Blog

www.ac-investor.blogspot.com

miguel.pinto

AC,

Gostaria de saber agora qual é a tua posicao quanto a este titulo, continuas com a mesma opiniao, sao apenas correcoes?
Poderias fazer um update do grafico.

Obrigado.

Bernardes

O BPI transacionou um volume anormal de acções e a queda aconteceu.
Qual é a vossa perspectiva para a próxima semana? Será que o La Caixa depois de ter anadado a comprar a 1,40 está agora a realizar um lucros?? >:(

Paulo35

Boa tarde Bernardes,

quanto ao volume transacionado na passada sexta-feira, não me parece que seja nada de exagerado. Basta olharmos um pouco para trás que encontramos vários dias com volumes identicos e até superiores.

Em relação à realização de mais valias é bem visível que de facto têm ocorrido, no entanto não me sinto à vontade para especular sobre quem as estará a realizar. Com certeza, alguém que comprou as acções a um preço mais baixo e que tenha olhado para o gráfico dos últimos dias ;).

Digo isto porque desde 21 de Maio que a tendência de curto prazo foi descendente e apenas suportada pela EMA200 e acabou mesmo por quebrar em baixa, no dia 15 de Junho, o túnel ascendente que se tinha formado desde Março.
No dia 17, o valor da acção, quebra inclusivamente a tal EMA200 (Média Móvel Exponencial).

Perante isto, alguns investidores, com medo de maiores quedas, começaram a realizar mais valias, o que resultou nesta correcção.

Neste momento o valor da acção aproxima-se de um importante suporte nos 1.83€ que se não funcionar, nos pode levar até a um valor próximo de 1.58€ (suporte intermédio do período de lateralização iniciado ainda em 2008) ou ainda pior, para um valor perto dos 1.36 (suporte principal deste período de lateralização) e que acabaria por anular todo o rally que se verificou desde Março!

Se no entanto este suporte (1.83€) conseguir segurar a correcção que se tem verificado, então penso que o mais certo será ver o BPI a lateralizar um pouco em torno deste valor para mais tarde, e dependendo dos mercados, se definirem melhor os movimentos subsequentes.

Aqui fica uma actualização gráfica...

Bons Negócios
Paulo Órfão

tiagopt

A análise semanal tem desta vez como protagonista o BPI.
O BPI tem-me surpreendido bastante nos últimos meses. A sua vertente técnica era escassa, raramente acontecia algo de novo. Excepção feita a uma linha de tendência descendente que foi uma referência durante todo o bear market, pouco mais havia a dizer a seu respeito. Nos últimos meses as coisas alteraram-se substancialmente, já que os sinais técnicos se têm sucedido após a quebra dessa mesma LTd. Senão vejamos...

Após a quebra em alta da LTd, acabou por existir um novo ataque aos mínimos. Esse ataque fracassou, precisamente, devido ao forte suporte proporcionado pelos mínimos históricos. Depois desse segundo toque nos mínimos, os primeiros sinais de inversão começaram a aparecer. O primeiro foi um reversal Head & Shoulders (a azul claro), que foi activado e sofreu um pullback perfeito no início de Abril. O sinal de compra dado por esse H&S seria mais tarde reforçado na activação do duplo fundo. É certo que a activação do duplo fundo não chegou a ser consensual, já que existiram duas violações àquele que passou a ser o suporte de referência. De qualquer forma, quebras de suportes e resistências não têm faltado neste título. Enquanto tive o BPI em carteira, não olhei para os suportes e resistências como guias (algo que geralmente faço). Neste caso específico, eles têm sido pouco respeitados, com violações e recuperações sucessivas, de forma quase errática.

O padrão de máximos e mínimos relativos tem sido muito mais fiável e foi por aí que me regulei na negociação. Este padrão acabou por ser responsável pelo nascimento de uma LTa de médio prazo, que acompanhou grande parte da subida. Mas, dada a sua inclinação, a quebra era inevitável. Como tenho defendido em outros casos, não é a quebra desta linha que decreta o fim do período de subidas. A linha era tão inclinada que isto teria de acontecer, mais cedo ou mais tarde.

Neste momento não existem dados suficientes para apoiar uma entrada relativamente segura. Mantenho-me neutro desde a quebra do higher-low, mas mais inclinado para as subidas. Se traçarmos um fibonacci retracement, facilmente percebemos que esta correcção está em linha com o esperado. E se realmente já começamos um novo ciclo de mercado, uma correcção deste género é do mais positivo que poderia acontecer. Será de vigiar a formação de uma LTa com menor amplitude, linha que iria permitir uma subida mais consistente e duradoura. Pessoalmente, manterei a atitude das últimas semanas, vou ficar nas sidelines a aguardar por sinais mais claros e definidos. Nada do que vejo agora me permite entrar (curto ou longo) no mercado com a necessária convicção...
Surfar a Tendência - Actualizações Diárias

John Connor

Boa tarde a todos.

Tal como os mais importantes indíces mundiais, acredito que o BPI tem vindo nas últimas semanas a desenhar um H&S de inversão.

A base deste situa-se nos 1,70-72 que vai como é obvio servindo de suporte ao título.

Se efectivamente estivermos numa mudança de tendência de médio prazo acredito que este H&S se activará e projectará o título para mais um teste à zona dos 1,35.

Bons negócios.

Disclaimer :  Os comentários apresentados são meros artigos de opinião do autor, não devendo em  circunstância alguma ser entendidos como recomendações de compra, de venda, de sugestão estratégica ou de aconselhamento financeiro.

areis1

Aqui está a riqueza da Análise Técnica.
Qual a correcta?
Alvíssaras a quem responder.
Mas se junatrmos os fundamentais, irmos a 1,35 quer dizer bancarrota, ou estou errado? E se é válido para o BPI, os outros seguem porque as participações estão cruzadas.....

A R

MikeC

É saudável existirem estas divergências relativamente à AT, mas considero que nenhum dos H&S aqui expostos é ou foi real. Em primeiro lugar têm que ter em
conta que, para tal figura resulte, é necessário que estejam cumpridos os seus pressupostos, algo que não aconteceu em nenhum dos casos.

No caso do Tiago (desculpa, sabes que gosto sempre de ler as tuas análises, que estão (quase) sempre certas) o H&S não foi activado devido ao fraco volume. É verdade que a acção subiu, mas isso apenas nos diz que houve uma inversão de curto e médio prazo, nada mais. Mais depressa acreditava no duplo fundo, já que o BPI pertence a um lote restrito de acções que, como a JMT, não respeita muito resistências e suportes.

Quanto ao Jonh Connor tenho, infelizmente, de referir que não observo nenhum H&S, seja porque a figura não é semelhante a um, ou porque pura e simplesmente não foi ainda activado. É como falar em duplo fundo quando ainda só tocou uma vez.

Compreendo que o H&S é uma figura "mítica" da AT, nem que seja devido ao facto de, quando correctamente observado, estar certo 90% das vezes.  Contudo, não devemos cair na tentação de o "descobrir" em cada canto de um gráfico. O H&S é famoso porque tem tanto de certo como de raro.

Deixo ai o gráfico em questão.

John Connor

Bom dia a todos.

Caro Mike C, aceito perfeitamente a sua critica.
Admiro bastante as suas análises e concordo que alguns pressupostos para podermos consider um H&S de inversão no BPI não se tenham concretizado.

De toda a maneira, caso o suporte na zona dos 1,72 seja violado o título enfrentará sérias dificuldades a médio prazo.

Caro areis1, a nível fundamental não se esqueça que os bancos portugueses terão forçosamente que aumentar as provisões para compensar o forte aumento do crédito mal parado.

Disclaimer :  Os comentários apresentados são meros artigos de opinião do autor, não devendo em  circunstância alguma ser entendidos como recomendações de compra, de venda, de sugestão estratégica ou de aconselhamento financeiro.

MikeC

Jonh,

Antes de mais obrigado pelo elogio.
Tocaste ai num ponto fundamental, o facto de os bancos terem que aumentar as provisões. Apesar de estes estarem mais sólidos que os bancos estrangeiros, a verdade é que o facto de a economia portuguesa vir a demorar mais tempo para recuperar irá prejudicar seriamente os bancos portugueses. Neste campo acho que os BPI se encontra em melhor estado que, por exemplo, o BCP.
Não nos podemos esquecer também que o BPI é, quando comparado com o BES, CGD ou BCP, um banco pequeno. Apesar de a sua equipa de gestão ser boa, não invalida o facto de estar vulnerável ao forte crédito mal parado que vão enfrentar.

Abraço,
Miguel Costa

69COR69

Boas,

Aproxima-se a divulgação de resultados da 1ª cotada do psi 20 .... o BPI. Em termos tecnicos, e sou fraquito nisso, só vejo reistencia aos 3,00 mas já me alertaram para os 2,70, alguem sabe o porquê dos 2,70?

Obrigado e Abraço

psychopath

hoje investi 50% da minha carteira no BPI, vamos a ver se ela se porta bem..

mais algum assionista por aqui?

quais sao as vossas expectativas para o BPI? quinta feira apresenta resultados do 3 trimestre.. serão bons?

agradecia opiniões ou quem sabe uma analise livre :\
há duas formas de ser rico.. ter mais ou desejar menos :/

Nuno Pereira

Boa tarde. ;)

Citaçãohoje investi 50% da minha carteira no BPI, vamos a ver se ela se porta bem..

Não te parece arriscado?

Uma das regras para quem quer andar por cá (pelas bolsas claro), é a diversificação da carteira.

Apenas uma opinião.
Abraço
Nuno

Pedro Miranda

Citação de: psychopath em Outubro 19, 2009, 18:40
hoje investi 50% da minha carteira no BPI, vamos a ver se ela se porta bem..

mais algum assionista por aqui?

quais sao as vossas expectativas para o BPI? quinta feira apresenta resultados do 3 trimestre.. serão bons?

agradecia opiniões ou quem sabe uma analise livre :\

Viva Psychopath,

Pedia-te novamente que respeitasses as regras do Fórum:
/forumbolsa/euronext-lisboa/regras-de-participacao-no-forum/

Se tens uma opinião positiva sobre o BPI e a quiseres partilhar, deves fazê-lo apontando os teus argumentos.

atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com