Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Trading

Iniciado por Garfield, Setembro 28, 2011, 17:21

Tópico anterior - Tópico seguinte

Garfield

setups curtos removidos. Vou acompanhar o desenrolar do dia para decidir o que fazer. Para já mantêm-se as posições contra o cad.
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

Garfield

SPX e cable acabaram de fazer uma shooting star no horário. A seguir.

Cad continua a ceder.
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

joaoftd

Citação de: Garfield em Outubro 27, 2011, 16:07
SPX e cable acabaram de fazer uma shooting star no horário. A seguir.

Cad continua a ceder.

Boas Garfield..

Estava eu a trabalhar quando li as noticias de Bruxelas do Cherne a dizer que a coisa agora está salva e mais não sei quanta àgua benta com o perdão da dívida e a pensar cá para comigo: "isto hoje vai dar o estalo"..Agora que finalmente pude olhar para o par... EI LÁ!!

Esses longos devem estar bem gordinhos não  ;D?
"(Os especuladores) se se enganam, perdem e muito; se acertam, ganham e muito. A grande diferença nestes jogos que metem governos, no que respeita  ao acerto e desacerto, é que os especuladores empenham o deles, enquanto  os governos avançam com o dos contribuintes.", Fernando Braga de Matos

Garfield

Boas João

Podiam estar bem melhores mas não me safei nada mal...  ;D

As posições já estão todas fechadas excepto no eur/cad. Vou aguardar pelas próximas horas para decidir o que fazer...

Entretanto tirei um bocadinho para relaxar e olhar um pouco para a big picture e, para já, vejo as coisas mais ou menos assim:

SPX em forte alta, tal como o euro, aussie e kiwi. Até aqui tudo bem não fosse o facto da amplitude destes movimentos ter surpreendido quase tudo e todos.
Agora a questão é, para onde e até onde ?

O eur/usd é o que reflecte o mercado cambial em si. E, neste momento, já rompeu quase tudo o que eram resistências de médio prazo. Se romper o Fibo, que coincide com suporte resistência de Agosto/Setembro, faltará apenas a LTD de médio prazo que, neste momento está a pouco mais de 100 pips. Até a MM200 rompeu! A volatilidade veio para ficar, pelo menos, para os próximos tempos e creio que Novembro promete mesmo uns bons movimentos, espero que mais definidos.

Mas, mais do que saber para onde e até onde, a verdadeira questão é, porquê ?

O que é que mudou de substâncial no panorama e perspectivas económica finaceiras globais ?
Gráficamente, euro e aussie praticamente anularam este mês as perdas sofridas durante Setembro. Porquê ? Em relação ao aussie, poderá haver alguma explicação baseada nos fundamentais, devido à yeld mais elevada do aud.

E a questão é mesmo essa: fundamentais. Pondo de parte a dinâmica especulatica da coisa, o que é que está a mover tudo isto ?

Na minha humilde opinião, quer-me aprecer que o capital especulativo está a atingir o climax consequente da falta de confiança e noção de sentido da economia. Creio que o motor de toda esta volatilidade a que estamos a assistir em todos os mercados se deve a um aumento brutal da velocidade de trasnferência de alocação de fundos. Neste momento, o capital assemelha-se  a uma daquelas bolas que saltam e batem que se fartam em tudo quanto é sítio e demoram a parar.

Se olharmos para os gráficos de velas semanais do SPX, Dow, Nas, Dax, Oil, Xau, Euro, Aussie, Cable, veremos que há uma sintonia e sincronia quase perfeitas. Ora, como é que é possivel que mercados accionistas, derivados, estejam nesta sintonia e inversamente sintonizados com o usd e sua desvalorização ?

O ouro, que é suposto valorizar-se como refúgio quando os mercados accionistas estão em baixa, está perto de máximos e em sintonia com os mercados accionistas americanos, que também estão perto de máximos e todos numa up-trend de curto médio prazo!

Se na 2ª feira o SPX fechar perto dos valõres de hoje, terá produzido um up-move mensal com uma amplitude bruta que já não se via desde Maio de 2000!

Neste momento, o mundo está embrulhado numa depressão social e financeira dos Estados que veio para ficar, pelo menos, para os próximos 2/3 anos, se nos States o consumo privado é responsável por 70% do PIB, se está com taxas de desemprego enormes e a aumentar, se não está a conseguir gerar emprego, se os índices de massa salarial estão a diminuir, se os níveis de endividamento pessoal permanecem em situações insustentáveis, alguém consegue explicação para tudo isto ?

Das duas, uma: ou o smart money sabe o que está a fazer e sabe o que nós não sabemos, ou então creio que aquela máxima de Keynes sobre a (i)rracionalidade dos mercados e a duração das carteiras dos investidores está prestes a ser, mais uma vez, demonstrada na prática. Nesse caso, vamos assistir a um estouro monumental...

Conclusão prática: como não há direcção nem sentido lógicos nos drivers do mercado, se calhar, daqui a um mês vamos estar a falar do usd em máximos e a discutir se o euro quebra os 1,30 ou não...

joaoftd

Boa partilha de raciocinio.. como vem sendo hábito  ;D

Ainda me sinto um pouco afastado da relação quotidiano<->moedas, daí que não me sinta capaz de mandar grandes bitaites sobre o que esperar a prazo..
Vou lendo os teus instead..e apreendendo mais umas coisas :D

Uma coisa é certa, neste momento quem se considera fundamentalista (onde não me englobo de todo, apenas passo os olhos nos jornais como toda a gente) tem muita informação/desinformação para se agarrar.
Como me coloco na outra margem de análise apenas terei no fds de fazer zoom out às frames pois pela volatilidade que se deduz vou precisar de procurar novas hotzones de entrada..tanto bearish como bullish!
Penso ser uma boa altura procurar novos padrões das candles pois já reparei que alguns deles, que me faziam soar campainhas, neste momento ja deixaram de ser eficazes  :-\

Mas então podiam estar melhores? Deves ter actualizado o TP umas poucas vezes deves e ainda dizes isso :D
"(Os especuladores) se se enganam, perdem e muito; se acertam, ganham e muito. A grande diferença nestes jogos que metem governos, no que respeita  ao acerto e desacerto, é que os especuladores empenham o deles, enquanto  os governos avançam com o dos contribuintes.", Fernando Braga de Matos

Garfield

Deu trabalho, João. Um tipo farta-se de trabalhar assim...  ;D

Obrigado pelas palavras. Provavelmente até estarei errado mas até estar errado é fundamental, desde que nos apercebamos rápidamente disso.
Mas o que realmente importa são os pips. Up or down, não interessa, desde que os apanhe...  :D

Abraço

Garfield

Uma curiosidade: apesar do impressionante rally do SPX este mês, o volume mensal acumulado foi de apenas 60% do de Julho. Alguém quer tentar tirar conclusões ? É que isto por si só é um paú de dois bicos.

Para reflectir...

Garfield

Curto eur/aud - 1,3231

Garfield

Longo aud/usd - 1,0711

Garfield

aud/usd fechado no break-even e eur/cad fechado com +62 pips.

eur/aud deverá ser fechado nos próximos minutos e deverá render pouco mais que 10 pips.

Garfield

eur/aud fechado com +17 pips

Garfield

Boas. De regresso aos mercados e após uma análise rápida, susceptível de não ter a profundidade necessária, eur/usd a formar potencial H&S com neckline, mais pip menos pip, nos 1,36. Quebra da neckline aponta para perto dos 1,30.

Para hoje, o SPX aponta para abertura em gap down. Se assim for, o possível fecho do gap no intraday poderá alimentar um pequeno throwback no euro antes de retomar o rumo para sul.

Garfield

E, já agora, aproveito para chamar a atenção para a discrepância da evolução do ouro face ao euro.

Garfield

curto:

eur/aud - 1,3385
nzd/usd - 0,7787
eur/gbp - 0,8528

Garfield

O mercado continua muito instável e ,ultimamente, o facto de ter que estar com permanente atenção às posições abertas não me permite actualizar devidamente a abertura e fecho de posições.

Dos trades aqui colocados, fui stopado no eur/aud (-45), fechei o trade no kiwi (+26) e no eur/gbp (-11). Acabei por recuperar as perdas de hoje em 2 trades abertos em aud/usd e eur/jpy e depois de perder algum tempo a analisar as actuais dinâmicas, chego à conclusão que vou ter que aplicar um método de trading baseado em velas de 30m, devido à grande volatilidade e discrepância nos sentidos dos pares, consoante, se está na sessão europeia ou na sessão americana.

Depois do bearish marubozu de ontem no eur/usd, não se assitiu a uma continuidade da tendência e nem tão pouco a quebra da neckline do H&S de curto prazo gerou movimento apreciável. Pequeno throwback intraday mas se o par se mantiver abaixo do pivot da vela de ontem, no meu entender, sinaliza continuidade da tendência sul de curto prazo.

Creio que o teste aos mínimos estará próximo mas o clima de incerteza dos mercados deixa antever movimentos pouco homogeneos.

A cable tem suportado num intervalo entre os 1,586x-1,589x mas olhando para o eur/gbp, poderá manter alguma firmeza no muito curto prazo mas o facto de o cross se apresentar bastante sobrevendido e muito próximo de uma possível LTA/limite inferior de canal ascendente de médio prazo, pode sugerir uma inversão em teste bem sucessido à mesma o que poderá traduzir-se num movimento descendente mais pronunciado por parte da cable. Creio que, neste cenário, os 1,583x serão fulcrais. Refira-se que o cross está prestes a produzir um HM (TF 8h), carecendo de confirmação no dia seguinte mas HM com lower shadows expressivas, no meu entender e experiência, implicam movimentos com aumento de volatilidade inerente. Tendo em conta que este está a ser formado depois de uma bullish engulfing, tal sugere-me que um fundo de curto/médio prazo no cross poderá estar para breve.

Vou tentando fazer alguns updates, na medida do possível. Para já, e em jeito de resumo, até final do mês, curtos contra o dólar são muito arriscados pelo que a exposição e duração da mesma precis de ser devidamente ponderada e vigiada. Longos no dólar serão, à partida mais seguros mas implicam algum cuidado no stop management já que esta maior volatilidade pode fazer disparar stop em trades "bem abertos".

Opinião meramente pessoal