Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

Sistema paralelo

Iniciado por Garfield, Outubro 06, 2011, 16:57

Tópico anterior - Tópico seguinte

Garfield

Citação de: Garfield em Fevereiro 08, 2012, 18:18
Stopado a 1,3265. Reverse longo 1,3269 com setup de reforçoa 1,3315

Nota: risco elevado
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

Garfield

Só agora é que percebi porque é que o setup curto deu no que deu. Falta de concentração, excesso de confiança, enfim. Acabei por colocar o setup curto um pouco acima de um suporte intraday e que tinha a obrigação de o ter assinalado se tivesse tido um pouco mais de cuidado.

O problema é que esta situação gerou uma 2ª - uma entrada longo que, apesar de correcta por princípio, não o foi em termos de ponto de entrada. Agora fica a questão se opto por manter a posição aberta, se a mantenho com um stop um pouco mais apertado ou se aumento o risco, colocando o stop um pouco abaixo do suporte de hoje.

Decididamente, este mercado é tudo menos complacente.

De qualquer forma, o facto do par ter suportado no nível em que suportou é positivo e dá sinais de querer retomar a trend mas é apenas um sinal e vale o que vale.
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

Sr_reis

Vendo os teus comentários vê-se que falas no suporte nos 1.322x e noutro falas numa entrada curta nos 1.3230. Eu achei estranho, mas pensei que estivesses a falar de possíveis cenários...
No seguimento do teu último comentário, não poderá ser 1 pc arriscado uma posição longa visto que na TF diária está sobrecomprado e parece que vai terminar o dia c/ um long-legged doji?
"Se se Perde uma oportunidade de compra, outras aparecerão; mas se se deixa fugir uma venda, pode perder-se dinheiro". Colbrun Hardy

Garfield

É verdade. Por isso é que referi, de seguida, que era uma posição arriscada. O setup foi activado e stopado logo de seguida. Quando analisei o porquê, apercebi-me desse suporte intermédio. O setup, a sêr bem colocado, deveria ter sido uns pips abaixo desse suporte.
Entretanto, como o movimento foi rápido, entendi aquilo como um falso break e abri posição longa acima do stop. 2º erro.

Em termos de gestão de trade, quando o cenário envolve maior risco (neste caso, uma range apertada), as posições são abertas com uma exposição mais baixa (leia-se, alavancagem menor).

Mesmo assim, um trade perdido é sempre um trade perdido e o pior que se pode fazer é racionalizar, do género, "deixa lá, a perda foi pequena". O problema não reside na dimensão da perda mas no facto de ter ocorrido e de isso se dever a uma má análise.

O mercado cambial, em particular o eur/usd, é recheado de pormenores técnicos. Obriga a uma análise e revisão constante. Sobretudo, a uma grande flexibilidade na abordagem.

Aliás, diga-se de passagem que essa flexibilidade passa sempre pelo maior desafio de um trader: a componente psicológica. O trader, para poder ser eficaz, tem que conseguir atingir o mais alto nível de isenção e objectividade possível.
Eu não quero saber se o euro sobe ou desce só porque sou europeu. E afirmo isto porque ao acompanhar alguns traders da "minha" correctora, constato que eles sofrem um elevado número de perdas por não conseguirem ter essa isenção. São quase todos americanos, e desses, quase todos estupidamente nacionalistas na abordagem do mercado. Do tipo, "o euro está condenado e o reinado do dólar vai ser retomado".

Nem uma coisa e nem outra é verdade. Mas mesmo que fosse. Eu não estou aqui para fazer o papel de cartomante ou outro qualquer. O meu papel é maximizar o meu capital. Ponto.

Curiosamente, de todos esses, apenas 2 acabam por escapar. Um 100% americano que, mesmo assim, de quando em vez lá se deixa levar, e um 2º, muito eficaz e que, curiosamente, tem ascendência grega... Vá-se lá perceber a ironia disto...  ;D

Com tudo isto, entretanto, lá fui stopado no 2º erro. Nada que não estivesse à espera mas, apesar de ter encurtado o stop e da exposição mais baixa, sempre foram 25 pips à vida e mais um trade perdido.

Por essa razão é que eu defendo que quando um trader está muito confiante da sua análise, que inclui a definição do ponto de entrada, drawdown possível e point of reverse/exit, mas o trade (ou sequência) corre de uma forma menos a prevista, deverá parar para re-analisar e perceber o porquê.

Mais uma vêz, receio que tudo isto pareça um pouco confuso...  

Garfield

curto eur/usd 1,3303. Elevado risco

Garfield

Citação de: Garfield em Fevereiro 09, 2012, 09:52

Setup de reforço de posição a 1,3256

Garfield

Citação de: Garfield em Fevereiro 09, 2012, 11:01
Citação de: Garfield em Fevereiro 09, 2012, 09:52

Setup de reforço de posição a 1,3256

Target a 1,3156. Esperado suporte intermédio a 1,319x-1,32.

Opinião meramente pessoal

Garfield

Setup de reforço fechado a 1,3246. Stop do curto inicial movido para os 1,3293.

Dentro de minutos teremos a decisão do BCE sobre as taxas de juro e não quero ser apanhado em falso. Mantém-se a possibilidade de pullback no euro.  Opção pessoal

Garfield

Novo setup curto a 1,3337

Garfield

Re-entrada curto eur/usd a 1,3298

Garfield

Citação de: Garfield em Fevereiro 09, 2012, 15:20
Re-entrada curto eur/usd a 1,3298

Agora já estou um pouco mais à vontade para colocar um setup curto de reforço a 1,3230.

Opção pessoal

Garfield

Abertura de pequeno curto em eur/gbp a 0,8392

Garfield

curto eur/usd fechado no break-even. Não me estou a sentir à vontade com o trade e há o risco de ainda tentar uma extensão do movimento para o final da sessão americana

Garfield

Curto eur/gbp fechado a 0,8365.

Longo aberto em eur/usd a 1,3180 e gbp/usd a 1,5760

joaoftd

Citação de: Garfield em Fevereiro 10, 2012, 16:08
Longo aberto em eur/usd a 1,3180

Boas Garfield,

É engraçado quando vimos aqui ao clubinvest e raparamos que alguem deduziu a mesmas coisa que nós. Dá sempre mais algum alento.. ;D
Tenho exactamente o setup. Com tp a 1.322x. No entanto com um olho em cima da plataforma..a ver vamos..hum..
Aproveitas-te bem a queda já reparei  :P
"(Os especuladores) se se enganam, perdem e muito; se acertam, ganham e muito. A grande diferença nestes jogos que metem governos, no que respeita  ao acerto e desacerto, é que os especuladores empenham o deles, enquanto  os governos avançam com o dos contribuintes.", Fernando Braga de Matos