Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

Sistema paralelo

Iniciado por Garfield, Outubro 06, 2011, 16:57

Tópico anterior - Tópico seguinte

Garfield

É verdade Sr_reis. Hoje assistiu-se a um dia algo estranho, com muitas divergências pelo caminho. Não sei até que ponto é que se terá dado um short covering rallye no SP/SPX ou, inclusivé, uma exaustão de curto prazo, isto porque os volumes subiram de forma expressiva na última meia hora (últimos 15 minutos, para sêr correcto) e isso não deixa de ser relevante até porque os dados da FED não foram surpreendentes e, tendo em conta que o mercado já teria assimilado os mesmos com bastante antecedência...
Observando o USD Index, conseguiu "fechar" na sessão americana ligeiramente acima da barreira psicológica dos 10.000 pts mas fê-lo produzindo um long legged doji e esta é uma figura extremamente dúbia.
Paralelamente, o ouro não teve um dos seus melhores dias e, como bem notaste, a sua correlação com o euro é bastante elevada, deixando a questão de se tal se deveu a essa correlação ou também a uma maior procura por liquidez no dólar.

Para já, vou permanecer nas sidelines e vêr o que sobra quando a poeira assentar, o que deverá acontecer à medida que nos aproximarmos da sessão europeia. E, sobretudo, quero aguardar para ver como o euro vai reagir.

Relativamente ao usd vs. as principais moedas, p. ex., a cable teve um desempenho curioso: Entre as 14 e as 18h trepou cerca de 150 pips! Já o aussie e o kiwi, nem por isso.
Nos crosses, o euro cedeu de forma algo significativa, com o eur/gbp a praticamente testar a LTA de curto prazo. E euro, aud e nzd cederam face ao cad. Pormenor curioso, o eur/chf rompeu os 1,2050...

Tudo isto é muito estranho e dúbio, o que quer dizer que amanhã poderá vir a ser um daqueles dias de volatilidade rebenta-carteiras.

Ainda ponderei voltar a entrar longo no suporte mas, muito sinceramente, começo a ficar com a sensação de que o suporte, que até, em princípio, poderia proporcionar um throwback decente, poderá vir a quebrar muito mais facilmente do que o que parece...
E como o ano tem muitos dias para se negociar, escuso de aumentar desnecessariamente o risco. Prefiro deixar que o mercado faça a digestão destes happenings e entrar com um cenário mais claro. Para já, curtos contra o dólar parecem-me demasiado arriscados e, a fazê-lo, tenho que ser bastante selectivo e objectivo.

Mas é apenas a minha opinião, claro. :)

Bons negócios
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

Sr_reis

Bom Dia Garfield,

Como previste ontem. como tal até que o mercado defina a tendência parece um pouco arriscado entrar!
Hoje construiu um novo minimo relativo e a zona dos 1.3080/90 tem acabado com as expectativas dos touros.
De qualquer forma neste momento está a formar uma LTA de curto prazo que poderá suportar o EUR/USD. Apesar de também apontar para a possibilidade de estar a formar um triângulo descendente... Estou na expectativa e fora das 4 linhas a ver como se desenrola!

Em relação a entradas curtas, a estes valores, concordo ctg quando dizes que é pouco arriscado. De qualquer forma enquanto se mantiver em cima da zona dos 1.2970/80 penso que existirá sempre margem para assistir a correcções.

BN
"Se se Perde uma oportunidade de compra, outras aparecerão; mas se se deixa fugir uma venda, pode perder-se dinheiro". Colbrun Hardy

Sr_reis

Queria dizer triângulo simétrico, o que altera bastante a análise!
"Se se Perde uma oportunidade de compra, outras aparecerão; mas se se deixa fugir uma venda, pode perder-se dinheiro". Colbrun Hardy

Garfield

Boas. Isto tem sempre espaço para tudo e ainda bem que assim é, caso contrário, os ganhos seriam bem menores  ;D

Aparentemente está a desenhar-se a possibilidade do euro vir a testar brevemente o limite superior do canal descendente e que coincide com a 2ª S/R que mencionei ontem, algures nos 1,3170. É uma situação para acompanhar com algum cuidado. Caso verifique que a evolução é favorável ao retest sem dar sinais de pretender ir mais longe, será que colocarei um setup curto. Para isso, tem que ultrapassar os 1,3110-20, resistência de ontem.
As opiniões e partilhas de informação expressas por mim são meramente pessoais e não constituem, em momento algum, recomendação de investimento.

Garfield

1,314x de novo como nível em vista. O intervalo 1,314x-1,317x deverá assumir alguma preponderância neste possível throwback.
Como já tinha referido, os 1,314x assumiram-se como S/R entre dia 12 e 13 e, neste momento, a LTD de curto prazo coincide com este nível para as próximas horas.
Assim sendo, setup curto a 1,3140 com target nos 1,2975 (mínimos de fevereiro).

Opção meramente pessoal

Garfield

Abertura de pequeno longo em usd/jpy a 83,27 com stop a 83,02 (ligeiramente abaixo do suporte de dia 14).

Opção pessoal

Sr_reis

Boas,

Depois de quebrada a forte resistência diária na zona dos 1.3070 teve o impulso suficiente para atingir a resistência do dia 13 junto aos 1.3120, o que levou a uma ligeira correcção.

No gráfico de uma 1h parece estar a assinalar alguma exaustão do movimento, ou pelo menos indecisão.
Na minha opinião, caso quebre esta zona, não será de descartar a possibilidade de testar novamente a zona dos 1.3190.

De qualquer forma, nesta zona, será necessário existir fortes indicadores que me levem a optar por uma posição longa... Prefiro aguardar por um re-teste a zona dos 1.3120 e estou a guardar os cartuchos para uma entrada curta. Se optar por um movimento longo será sempre numa perspectiva de baixa amplitude.

Garfield, tendo em conta a análise da time frame de 1h, o que pensas da possibilidade de uma nova ida à zona dos 1.3070/80 para ganhar novo folgo altista?

BN

Sr_reis

"Abertura de pequeno longo em usd/jpy a 83,27 com stop a 83,02 (ligeiramente abaixo do suporte de dia 14)."

Tens algum valor de saída ou vais analisar o seu desempenho e tomar as decisões depois? Vejo uma zona de resistencia diária na zona dos 83.416, caso quebre terá ainda uma boa margem para avançar.

Garfield

Boas. Em termos de suporte, diga-se que não se produziram níveis muito precisos no intraday excepto os 1,3065 que foram uma resistência intraday relativamente consistente. Nesta última hora ele está a tentar consolidar à volta dos 1,309x e talvez não recue muito mais do que isto até testar os 1,314x.

Em termos de níveis para apanhar throwbacks, sou-te sincero, dada a pouca consistência do intraday, não estou para aí virado. Há que se ter alguma paciência, caso contrário, este mercado dá-nos porrada da valente.

Uma das coisas que me está a dar comichão é a possibilidade de não apanhar o movimento já que nas TF's 1h e 2h produziram-se shooting stars... Deixa lá ver. Prefiro não arriscar uma entrada extemporânea e a níveis que me obrigariam a recorrer a stops mais largos e, consequentemente, a diminuir a exposição.

Mas, como tu bem afirmaste, talvez tenha que ceder um pouco até a um suporte intraday para fazer o último leg up e inverter novamente para sul. Teria toda a lógica que o fizesse. Se hoje isto já não mexer mais, vai obrigar-me a levantar-me bem cedinho amanhã e vêr como isto se comporta durante a pré-abertura europeia.

Garfield

Citação de: Sr_reis em Março 15, 2012, 20:12
"Abertura de pequeno longo em usd/jpy a 83,27 com stop a 83,02 (ligeiramente abaixo do suporte de dia 14)."

Tens algum valor de saída ou vais analisar o seu desempenho e tomar as decisões depois? Vejo uma zona de resistencia diária na zona dos 83.416, caso quebre terá ainda uma boa margem para avançar.

Sou-te sincero, não tenho. Será mesmo para acompanhar. Em termos de resistências, para o curto prazo creio que estarão mais condicionadas à dinâmica do usd per si do que propriamente em termos técnicos. Isto porque está a entrar numa possível inversão da tendência de longo prazo.
Para já, a única resistência técnica serão os 85,50 (máximos abril/2011). Acima desta, só os 88-88,50 que foram suporte relevante em 2010.

Garfield

Curto eur/usd a 1,3184

Garfield

Citação de: Garfield em Março 16, 2012, 15:34
Curto eur/usd a 1,3184

Suporte intraday na S/R2 a 1,3140, logo, setup de reforço curto a 1,3129

Opções pessoais

Garfield

Se tudo correr bem, o doji que está a aparentar produzir-se poderá ser um spinning top.

Garfield

Setup curto aud/usd a 1,0565

Garfield

Citação de: Garfield em Março 16, 2012, 16:06
Setup curto aud/usd a 1,0565

Setup anulado.
Entrada curto a 1,0581 com stop a 1,0602 (um pouco acima dos máximos intraday)

Opção pessoal