Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Mota Engil - (EGL.LS)

Iniciado por rounders, Dezembro 15, 2007, 17:18

Tópico anterior - Tópico seguinte

tiagodandre

Actualização Gráfica....
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

deejaypt

Obrigado pelo gráfico Tiago. É possível um comentário técnico ao mesmo?

tiagopt

Boa noite. Parece-me que por aqui não há muitos admiradores desta empresa, tive de ir "desenterrar" o tópico a várias páginas de profundidade  :)
Deixo o gráfico actualizado da Mota Engil e um pequeno comentário.

Após uma quebra da LTa de longo prazo há um ano atrás, toda a tendência de alta ficou comprometida. Desde essa altura para cá, as quedas têm-se intensificado, e parece-me que ainda não ficaremos por aqui.
Um dos factores decisivos para me fazer olhar para ela e ver mais quedas, é o padrão de volumes que está a desenvolver. Um padrão claramente bearish, com aumento de volumes nas descidas e diminuição nas subidas. Extremamente negativo, já que demonstra uma terrível falta de força, mesmo com reacções positivas. É bem visível esse padrão no gráfico, com as linhas vermelhas a representarem as descidas na cotação e as verdes a representarem as subidas. Embora na ultima semana a tendência tenha andado indefinida, não sendo tão clara essa divergência de volumes, pode constatar-se que os spikes de volume correspondem a velas vermelhas.
Para os próximos tempos, considerarei como sinais de força a quebra da LTd de médio prazo (embora esta ainda não tenha muita consistência) e a quebra com volume da resistência dos 4,20.
Se a tendência se mantiver e as quedas se acentuarem, caso quebre em força o suporte dos 3,40 fica em muito maus lençóis, com uma ida provável aos 3 ou mesmo aos 2,5.

Bom fim de semana a todos

P.S.: Tenho uma posição curta na EGL, mesmo inconscientemente essa posição poderá tornar a minha opinião tendenciosa.

Surfar a Tendência - Actualizações Diárias

deejaypt

Obrigado Tiago.
Eu sou um dos seguidores da Mota Engil, detenho uma posição longa há já algum tempo e embora com ganhos relativos negativos de momentro, estimo mantê-la uns anos se a minha opinião se mantiver claro. Em parte por confiar na empresa e no seu projecto e em parte por motivos emocionais :) Tudo conta nestas coisas.
Abraço

deejaypt

Esqueci de dizer que nem tudo é mau. A Mota Engil já meu deu ganhos superiores a 20% ainda este ano quando fechei a posiçao que detinha a 5,80. Mas voltei a entrar mais tarde longo a valor mais baixo e continuo dentro

tiagopt

Citação de: deejaypt em Agosto 02, 2008, 00:25
Obrigado Tiago.
Eu sou um dos seguidores da Mota Engil, detenho uma posição longa há já algum tempo e embora com ganhos relativos negativos de momentro, estimo mantê-la uns anos se a minha opinião se mantiver claro. Em parte por confiar na empresa e no seu projecto e em parte por motivos emocionais :) Tudo conta nestas coisas.
Abraço

Olá deejay. O mais importante é teres objectivos traçados e manteres esses objectivos. Acredito que a acção a nível fundamental seja muito boa (os meus conhecimentos de AF são precários) e recupere quando os mercados começarem a dar sinais de inversão. Se acreditas nela para o futuro e estás disposto a ultrapassar a crise com ela em carteira, acho que fazes bem. É bastante provável que ela recupere deste mau momento e comece a erguer-se mais cedo ou mais tarde.
Os meus objectivos neste título passam mais pelo curto/médio prazo, e nesse horizonte temporal parece-me que a queda será inevitável.
Abraço

Nuno Pereira

Boas.
Do ponto de vista técnico, não posso concordar mais com o Tiago, e no cenário em que estamos, parecia-me prudente a quem está longo neste papel reconsiderar e colocar stops sem grande margem de queda, preparando uma reentrada em seguida caso se verifique uma inversão (mas esta é uma opinião muito pessoal).

Em relação à LTD de MP, a minha opinião é ligeiramente diferente, e numa perspectiva de CP julgo ser o factor técnico mais forte, resalvando os comentários do Tiago em relação aos volumes.

A tendencia até ver é claramente descendente e não me parece fora de contexto, começar-mos a equacionar uma visita aos 3,00€, suporte que monta a finais de 2005 e com o respectvovalor psicológico.
Bom FDS
Nuno

tiagopt

Deixo uma actualização gráfica à Mota-Engil pela importância do dia de hoje. Tal como se previa, os compradores acabaram por esgotar-se nos 3,6 e ela escorregou para baixo do pequeno suporte que estava a formar-se nesses valores.
Particularidades? O volume confirmou a quebra (mais uma vez), péssimo sinal para os bulls. Para os próximos dias, talvez vejamos um teste à agora resistência. Se não conseguir quebrar (duvido que consiga), o mais provável é ir aos 3,4.

Cucas

Boa noite, Malta.

Ainda bem que recuperaram este tópico. A Mota parece, de facto, ser muito pouco seguida mas como foi a 1ª acção em que ganhei dinheiro é com satisfação que encontro análises sobre a mesma.

Em termos técnicos já foi dito o essencial. Existe um pequeno suporte nos 3,40 euros e depois um importante nos 3,00 euros. No entanto, é o sentimento de mercado tanto nacional como internacional que vão ditar o rumo da cotação. A mim parece-me que neste momento a Mota está a formar uma zona de consolidação entre 4,05 € e 3,45 € (aprox.) mantendo volumes interessantes de transacção. Acredito que se aguentar esta zona de suporte, até melhorarem os indices de confiança nas bolsas, poderá ser uma acção que irá recuperar rapidamente. Mais ainda se acelerarem as obras que se vão realizar em Portugal nos próximos tempos.
Vamos ver como se comporta até final de Agosto......

Fica um pequeno gráfico de curto prazo a ilustar.....

Abraços

Cucas
[email protected] (email e msn)

hsilva2008

Malta,

Alguém reparou no forte volume de negociação desta cotada nos ultimos 20 minutos... ??? o volume duplicou... :o
Penso que os resultados saem amanhã antes da abertura do mercado, alguém confirma?
Esta empresa está com um grande volume de negócios em carteira, podemos assistir a qualquer momento a uma recuperação da cotação.
Os 3,40 está a aguentá-la... :-\
Vamos esperar por amanhã...

PS: NÃO ESQUECER DOS BITAITES DO ENG. ANTÓNIO MOTA A ABRIR AS PORTAS AOS ANGOLANOS DA SONANGOL...

BN

tiagopt

Não é que interesse muito, mas antes do pico de volume a cotação estava 3 cêntimos acima ;)

MikeC

Em termos técnicos verifamos um suporte nos 3,5 euros e uma resistência "psicológica" nos 4 euros. É ainda posível que a MM50 dias funcione como resistência sendo ainda um cenário apenas.
A MM 50 dias cruzou a MM200 dias e ainda temos a LTD de MP bem longe da actual cotação. o titulo continua bear mas a ausência de triggers leva a que esta deva lateralizar os próximos tempos, sem um movimento perfeitamente definido.

vitorrslopes

Companheiros, vamos dar uma ajuda ao camarada Jorge...

EP com esforço financeiro de 696 milhões
Mota-Engil vence Douro Interior

AnaLucescu

A vitória na concessão do Douro Interior por 826 milhões de euros parece-me ser um acontecimento muito significativo no crescimento do volume de negócios da Mota-Engil.

Tal facto poderá originar uma pressão compradora nas próximas sessões, aliado ao facto de as demais bolsas mundiais estarem a apresentar sinais de recuperação dos minimos registados nas ultimas sessões.

Técnicamente vamos ter como referências
2.45 valor que corresponde ao máximo de hoje
2.55 valor da LT descendente que tracei a magenta, para a sessão de amanhã corresponde a 6,7% de valorização
2.57 valor da sma20

No caso de a LT descendente que tracei a magenta ser quebrada poderemos ter como alvo do movimento a SMA50 em 3.11 ou o máximo de 14-10-2008 com o valor de 3.04

Sinal positivo no indicator de Chaikin A/D Oscillator

Take Care
Ana Dacia Lucescu
noi sîntem unul

Buysantander

Buysantander anuncia que deixa de estar negativo em relação á Mota-Engil, já desde Fevereiro que Buysantander começou a recomendar negativamente o titulo, classificando-o de caro...Buysantander esperava na altura uma desvalorização até 1.50 euros

Mas por esta altura de finais de Outubro Buysantander ergue a bandeira branca e vai deixar a Mota-Engil em paz, Buysantander enaltece a forte resistência da Mota.
No entanto Buysantander em jeito de conversa de analista vem salientar que o facto da Mota possuir ainda 37.5% de participação na Martifer poderá ser um factor negativo pois segundo fonte segura a Martifer é uma empresa com um potencial de desvalorização bastante elevado no entanto ao preço actual a participação na mota Engil na Martifer está avaliada em 140 milhões de euros.
A Mota não deverá perder mais de 70 milhões na Martifer e porquê????

Não percam as cenas dos próximos capitulos:
- A invasão dos campos de girassóis...E afinal o Biodiesel sai mais caro que o gasóleo...