Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Sonae Indústria - (SONI.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Dezembro 19, 2007, 09:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

tiagodandre

(Actualização Gráfica)
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

artista

Citação de: tiagopt em Dezembro 03, 2008, 16:42

Recordo que isto é um exercício meramente teórico, mais como curiosidade do que como análise propriamente dita.

Pois, isso é meramente teórico, dificilmente se repetirá da mesma forma... além disso, a linha de consolidação do primeiro movimento lateral devia ser horizontal e não inclinada, nesse caso os movimentos não tinham sido iguais, embora a similaridade gráfica se mantenha!

Quanto ao gráfico actual tenho dois comentário a fazer:

1. Sendo a tendência dominante claramente de queda, o suporte já foi testado duas ou três vezes, a probabilidade de virmos a fazer novos mínimos são maiores...

2. Por outro lado entrando neste suporte (entre os 1.50 e os 1.55) podemos colocar um stop lógico muito perto (entre 1.45/48) correndo assim poucos riscos!

Seguindo a minha estratégia ficarei de fora... esta semana então tenho muito que fazer para além da bolsa!

abraços

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

cyborg

apesar da ligeira recuperação continua dentro do canal descendente
www.dreamtech.pt

bons negócios

aleixon

Citação de: cyborg em Outubro 04, 2008, 19:08
boas a todos

Na minha opinião apesar de ter caido muito a recuperação não será para breve e justifico com a realidade actual... moro na zona de nelas no centro norte do pais e aqui existem 2 fábricas soni... uma em mangualde e outra em oliveira do hospital além disso existe outra do mesmo sector de um grupo espanhol chamada lusofinsa... tenho falado frequentemente com amigos meus que trabalham lá no sentido de entrar nesta quando houver sinais de recuperação mas para já enquanto a construção não recuperar nada feito, a resposta deles é unânime : não há encomendas... temos os armazéns cheios de stock... estamos a reduzir a produção... devemos fazer paragens mais longas para manutenção... etc... etc...

ps: quando houver sinais reais de inversão entro no papel primeiro e depois venho aqui avisar a malta ;D

Boa noite,
A perspectiva que tinha sobre esta empresa foi seriamente afectada pela crise que estamos a passar. Continuo a acreditar na empresa aos actuais valores mas de forma mais modesta no que diz respeito a uma recuperação pois a informação actualizada não é muita o que não ajuda nada a análises mais precisas.
Por acaso alguém consegue disponibilizar alguma informação real do andamento da actividade da soni? Um bom indicador é o nível de stocks e se as paragens ainda continuam.
1A
NA

artista

Há meio ano atrás:

Citação de: aleixon em Janeiro 18, 2009, 21:00Quando apresentei a minha opinião e alguns dados fundamentais, indiquei que o preço actual (+-3.40) do titulo é um óptimo momento de entrada. Para os preços que indiquei de saida resulta numa valorização de +-40%. Objectivamente, no pior cenário poderá demorar até 2 anos a ser alcançado mas continua, para mim, num valor de rentabilidade muito atractivo de 20% ao ano. A não ser que a ambição os investidores do clube seja mais elevada e queiram bater a rentabilidade do Sr. Buffett.

Neste momento:

Citação de: aleixon em Janeiro 18, 2009, 21:00
A perspectiva que tinha sobre esta empresa foi seriamente afectada pela crise que estamos a passar. Continuo a acreditar na empresa aos actuais valores mas de forma mais modesta no que diz respeito a uma recuperação pois a informação actualizada não é muita o que não ajuda nada a análises mais precisas.
Por acaso alguém consegue disponibilizar alguma informação real do andamento da actividade da soni? Um bom indicador é o nível de stocks e se as paragens ainda continuam.

Não leves a mal aleixon, citei estes dois textos teus porque te considero uma pessoa informada sobre os fundamentais das empresas... apenas os citei porque demonstram os perigos da AF! E o maior parece-me ser o de só muito depois de termos entrado é que nos apercebemos dos problemas da empresa... como podes observar, o teu raciocínio desde há 6/7 meses para cá mudou consideravelmente, nessa altura achavas que o título estava barato, hoje está mais de 50% a baixo da cotação dessa altura e já não acreditas tanto na empresa como acreditavas nessa altura!

No fundo a única coisa que quero é que admitas as grandes vantagens da AT!  ;)

abraços

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

aleixon

Caro Artista,

Concerteza que reconheço que a minha espectativa sobre a evolução da soni ficou um tanto ou quanto abalada mas que atríbuo à conjuntura económica que vivemos. Aliás, uma grande parte das empresas está afectada por esta crise que há 6 meses todos diziam que se tratava de uma crise financeira e que a economia não iria ser atingida, pelo menos do modo como está a ser. Reparem que neste momento estamos perante uma das maiores crises desde 1945 e não sabemos muito bem como isto vai parar, por isso os cenários alteraram-se completamente.
Dou os meus parabéns a quem conseguio prever o actual cenário quer usando AF quer pela AT, mas julgo que nenhuma destas bases conseguiria prever a situação actual.
Face à actual conjuntura chamo especial atenção para falências onde e quando menos se espera, pelo menos é essa a experiência dos mais sábios e que já passaram por estes ciclos (pessoalmente não passei por este ciclo por isso só tenho de dar ouvidos a quem sabe), e isto é um risco que se aplica não só à soni como praticamente a grande parte das empresas (e isto de certeza que pela AT não consegue detectar).
Quanto à sujestão de negociação na soni, já indiquei que ainda não consigo aferir muito bem a evolução da actividade mas quero destacar que a forma de negociação que apliquei, até certo ponto foi defensiva uma vez que consegui obter partido da volatilidade dos mercados e com isso reduzir substancialmente o preço médio de aquisição. Não me considero nenhum "adivinho" mas acho que só se estivesse muito obcecado que manteria os mesmos objectivos que há 6 meses atrás.
Permitam-me indicar que, após longo estudo das técnias, reconheço que a AT poderá ter alguma aplicação no curto prazo, mas tenho de lembrar que também é onde se regista o maior número de insucessos.
Boa semana
NA

artista

Citação de: aleixon em Janeiro 18, 2009, 23:02
Concerteza que reconheço que a minha espectativa sobre a evolução da soni ficou um tanto ou quanto abalada mas que atríbuo à conjuntura económica que vivemos. Aliás, uma grande parte das empresas está afectada por esta crise que há 6 meses todos diziam que se tratava de uma crise financeira e que a economia não iria ser atingida, pelo menos do modo como está a ser. Reparem que neste momento estamos perante uma das maiores crises desde 1945 e não sabemos muito bem como isto vai parar, por isso os cenários alteraram-se completamente.

Por saber que estas coisas são muito dificeis de determinar é que tenho dificuldade em confiar na AF... é que não é só o ano passado que era difícil, agora também é, alguém sabe o que vai acontecer à economia e aos mercados em 2009?! ninguém...

Dou os meus parabéns a quem conseguio prever o actual cenário quer usando AF quer pela AT, mas julgo que nenhuma destas bases conseguiria prever a situação actual.

Prever não, se reparares eu sempre defendi que a AT não prevê nada, pelo menos da forma com eu a uso não é esse o objectivo... eu não tenho de prever, tenho de identificar força ou fraqueza, tenho de identificar a tendência dos mercados e dos títulos que o compôem...

Face à actual conjuntura chamo especial atenção para falências onde e quando menos se espera, pelo menos é essa a experiência dos mais sábios e que já passaram por estes ciclos (pessoalmente não passei por este ciclo por isso só tenho de dar ouvidos a quem sabe), e isto é um risco que se aplica não só à soni como praticamente a grande parte das empresas (e isto de certeza que pela AT não consegue detectar).

Claro que consegue, ou melhor, se uma empresa vai falir com toda a certeza não o fará com uma tendência de alta, ou seja, não terá as suas cotações a subir e de repente vai à falência... assim sendo, se uma empresa falir quem usa a AT, das duas uma, ou estará fora ou estará curto nessa empresa!

Permitam-me indicar que, após longo estudo das técnias, reconheço que a AT poderá ter alguma aplicação no curto prazo, mas tenho de lembrar que também é onde se regista o maior número de insucessos.

Bom, depois disto tudo ainda só achas que a AT "poderá ter alguma aplicação no curto prazo"??!! Olha que és difícil de convencer... ou então estou a perder o meu tempo! Se calhar devias dar uma olhadela no meu blogue, sobretudo na referência que uso na minha estratégia...Então no médio ou longo não se pode usar a AT? quem usou a AT manteve-se fora desta verdadeira razia de quedas, e entrará quando o mercado der sinal de força, pode fazê-lo a curto, médio ou longo prazo, ganhará sempre muito... Muitos que usam a AF há muito que entraram e estão agora com perdas avultadas e a descobrir que o futuro é incerto!

Um abraço

artista

cyborg

Citação de: aleixon em Janeiro 18, 2009, 21:00
Citação de: cyborg em Outubro 04, 2008, 19:08
boas a todos

Na minha opinião apesar de ter caido muito a recuperação não será para breve e justifico com a realidade actual... moro na zona de nelas no centro norte do pais e aqui existem 2 fábricas soni... uma em mangualde e outra em oliveira do hospital além disso existe outra do mesmo sector de um grupo espanhol chamada lusofinsa... tenho falado frequentemente com amigos meus que trabalham lá no sentido de entrar nesta quando houver sinais de recuperação mas para já enquanto a construção não recuperar nada feito, a resposta deles é unânime : não há encomendas... temos os armazéns cheios de stock... estamos a reduzir a produção... devemos fazer paragens mais longas para manutenção... etc... etc...

ps: quando houver sinais reais de inversão entro no papel primeiro e depois venho aqui avisar a malta ;D

Boa noite,
1A
NA

caro aleixon

ainda não me esqueci das afirmações que anteriormente fiz e cumprirei com as minhas promessas... não tenho dito nada porque continua tudo como acima referido, ainda não há sinais de recuperação nem entrei longo no papel... aliás parece-me que está melhor para entradas curtas ;D

um abraço
www.dreamtech.pt

bons negócios

cyborg

continua ali juntinho á ltd... o chão está perto... ;D
www.dreamtech.pt

bons negócios

tiagopt

Esta semana, a habitual sondagem teve um total de 64 votos. Este número tem sido batido em alta, semana após semana. É um número acima da média para um blogue e por isso não posso deixar de agradecer a todos os que continuam a vir até este espaço votar. Para vocês, muito Obrigado. Vou continuar a esforçar-me para não desiludir.

Em relação à Sonae Indústria, confesso que a minha visão se mantém pouco optimista.
Vamos começar com uma análise ao seu passado recente, esta visão será importante para a análise do momento actual.
O bull market nesta cotada terminou oficialmente quando, em Agosto de 2007, quebrou a LTa de longo prazo. Em Janeiro-Março de 2008 aparentou desenhar um duplo fundo e as esperanças reavivaram-se à sua volta. Mas depressa se percebeu que ainda estávamos longe do fundo, quando (em Maio/08) esse importante suporte foi quebrado.
A partir daí as quedas exacerbaram-se e só em Julho foi esboçada uma reacção por parte dos Bulls. Traçando uma extensão de Fibonacci, podemos ver que essa reacção se ficou pelos 38,2%, tendo as quedas regressado logo de seguida.
Em Outubro assistimos ao mais violento ressalto, com uma subida repentina de mais de 50%, depois de ter feito um mínimo de 1,5€. Essa reacção "morreu" na resistência e o caminho para baixo continuou.

Actualmente, estamos a assistir a uma lateralização sobre o suporte dos 1,5€. Como se viu acima, este suporte é de grande importância psicológica. Foi desta marca que surgiu aquela forte reacção de 50%, o que fez muita gente ganhar dinheiro. Já o referi anteriormente, mas é sempre bom recordar. Quanto mais exacerbada é a subida a partir de um determinado ponto, mais importante se tornará depois esse ponto como suporte (o mesmo para as resistências, em relação às quedas).
Muitos dos que ganharam dinheiro nessa reacção e venderam lá acima aproveitam este mesmo ponto para re-entrar, na esperança de que o passado se repita. Enquanto esses compradores não se esgotarem, o suporte vai manter-se. Mas cada vez que ele é testado fica mais fraco, pois a quantidade de compradores vai diminuindo progressivamente.
Por vezes, é a partir destes suportes que as reacções se transformam em inversões de tendência. Mas não me parece que seja este o caso, e explico porquê.

Andamos há cerca de 3 meses a rondar novamente o suporte e o máximo que se conseguiu foi uma reacção até aos 38,2% de Fibonacci. Seria expectável uma reacção mais forte, especialmente nos momentos iniciais de contacto com o suporte. A falta de força na subida é um indício claro de que a pressão vendedora é também significativa.
Olhemos para as últimas três sessões representadas no gráfico. Vela verde-vermelha-verde. E os volumes? O volume na vela vermelha foi superior ao conjunto das duas verdes. Isto até pode nem significar grande coisa no médio prazo, mas não podemos deixar de reparar que no curto prazo a pressão vendedora se está a exacerbar.
Para quem está longo, sugiro que não se esqueçam de deixar os stops abaixo do suporte.
Enquanto o suporte aguentar, a cotação deverá lateralizar e até, quem sabe, esboçar reacções de subida. Se ele quebrar, a situação torna-se preocupante e digna de uma fuga de emergência.

Embora se apresente sem uma trajectória definida no curto e médio prazo, a tendência de longo prazo é claramente descendente.
Quando a cotação se encontra a lateralizar, sem demonstrar sinais de força no sentido inverso à tendência vigente, tem grandes probabilidades de seguir o caminho da tendência de longo prazo. Ora, este é sem dúvida um cenário a ter em conta...
Surfar a Tendência - Actualizações Diárias

AnaLucescu

A Sonae Industria teve um fecho ligeiramente acima da sua média móvel simples de 50 dias =1.612 , o facto de a linha +DI situar-se acima da linha -DI leva-me a acreditar que possamos estar perante um movimento de alta, sugiro tomadas de posições longas no titulo durante as proximas sessões acreditando que o preço pode registar novos máximos relativos superando as seguintes resistências intermédias:
R1=1.69
R2=1.78
R3=1.85

Possivel cruzamento para breve da sma20=1.603 com a sma50=1.612

Não vou definir um preço exacto para stop-loss, mas sim recomendar vigilância dos indicadores direcionais com saídas das posições longas se a linha +DI descer abaixo da linha -DI

Take care
Ana Dacia Lucescu

noi sîntem unul

siraiva69

A Sonae Indústria admite a necessidade de encerrar duas fábricas da sua subsidiária Isoroy, em França, tendo já entrado em negociações com os representantes dos trabalhadores.

A Sonae Indústria divulgou hoje que a sua subsidiária Isoroy entrou em negociações com os representantes dos seus trabalhadores, tendo em vista a reorganização de parte das suas operações industriais e comerciais em França.

A Sonae Indústria opera em 6 fábricas em França, com 791 trabalhadores.

"O recorrente excesso de capacidade instalada relativamente à procura no mercadofrancês, é uma situação já bem conhecida. O clima económico actual e a desaceleraçãodo sector da construção e mobiliário, aliados às dificuldades históricas, obrigam a redimensionar as operações em França", refere o comunicado a empresa do universo Sonae à CMVM.

Neste contexto, "torna-se necessário considerar o encerramento de duas fábricas, com vista a adaptar a produção à procura de mercado", refere ainda a empresa lamentando que "o actual ambiente empresarial tenha exigido esta acção".

A 16 de Janeiro a empresa tinha já anunciado que estava em negociações com os trabalhadores e sindicatos sobre o futuro das operações na sua fábrica na Irlanda do Norte, pretendendo avançar com despedimentos.

As acções da Sonae Indústria encerraram a subir 0,25% para 1,119 euros.

siraiva69

O encerramento de fábricas em França pela Sonae Indústria já era esperado, dada a actual conjuntura económica, destacam os analistas do BPI, Caixa BI e Espírito Santo Research (ESR), pelo que o impacto desta notícia deverá ser "neutral" para a companhia.

A Sonae Indústria anunciou ontem que admite a necessidade de encerrar duas fábricas da sua subsidiária Isoroy, em França, tendo já entrado em negociações com os representantes dos trabalhadores. A empresa opera em seis fábricas em França, com 791 trabalhadores.

O analista Pedro Morais, do ESR, apresenta uma opinião "neutral" desta notícia, acrescentando que "dada a actual quebra económica e as recentes notícias que envolvem a companhia, e sobretudo os seus problemas na Irlanda, o encerramento de capacidade era esperado".

A equipa de "research" do BPI avança que o impacto deste desenvolvimento deverá ser "neutral nesta altura". "Estas medidas de reestruturação não surgem como uma surpresa, na sequência do ambiente económico negativo e o excesso de capacidade estrutural no mercado francês", referem os analistas do banco de investimento.

No "Iberian Daily" de hoje, o BPI frisa que devemos esperar pelo resultado final das negociações com os colaboradores e seus representantes. "Contudo, neste momento, também recebemos com agrado o compromisso da Sonae Indústria na reestruturação das suas operações menos rentáveis e adaptar a sua oferta à actual situação da procura".

"Este cenário de menor capacidade de colocação da produção em mercado era já previsível, não existindo por ora alterações nos principais pressupostos de avaliação da Sonae Indústria", afirma o analista Carlos Jesus do Caixa BI no "Daily" de hoje.

Os três bancos de investimento recomendam "comprar" as acções da empresa liderada por Bianchi de Aguiar. O BPI atribui um preço-alvo de 3,20 euros, enquanto a avaliação da Caixa BI é de 3,10 euros e o "target" do ESR é de 2,80 euros.

siraiva69

Bianchi de Aguiar considera que 2008 foi um ano "muito difícil". O CEO da Sonae Indústria não prevê que 2009 seja melhor, no dia em que foi divulgado que a empresa a que preside registou prejuízos de 108 milhões de euros.

"Não esperamos uma melhoria significativa no sector da construção e mobiliário no curto e médio prazo", avança o responsável no comunicado enviado à CMVM, onde foram revelados os resultados.

Bianchi explica que, "em 2008, contrariamente ao excelente ano de 2007, sofremos uma deterioração significativa da nossa performance". E destaca dois factores para esta queda: a diminuição de volumes e a subida "acentuada" de custos.

"A queda vertiginosa no crescimento mundial em 2008, particularmente registada na parte final do ano, prejudicou significativamente a procura de painéis derivados de madeira, em quase todos os países onde temos operações, devido ao abrandamento verificado nos sectores da construção e mobiliário", lamenta o CEO da Sonae Indústria.

Como resultado, explica o responsável, as vendas diminuíram e o volume de negócios decresceu 14%, para 1.769 milhões de euros. Bianchi explica que tentaram fazer face a este problema, nomeadamente prolongando as paragens sazonais no Verão e Natal, mas estas "não foram suficientes para escoar o excesso de capacidade estrutural no mercado".

Por isso, tal como já anunciado em Janeiro, "iniciamos negociações com as partes afectadas, com vista à reestruturação das nossas operações na Irlanda do Norte, em França e na África do Sul", acrescenta. O objectivo, diz Bianchi, é "adaptar a oferta à procura de mercado".

Bianchi confia no regresso aos níveis de rentabilidade de anos anteriores

"Esperamos ver um importante efeito positivo nos nossos custos de produção, visto os custos da ureia e do metanol a nível mundial já terem diminuído", avança ainda, acrescentando que "continuaremos com a implementação do nosso programa de reestruturação e aumento de eficiência em todos os mercados".

O fundo de maneio e os investimentos "manter-se-ão sob um controlo apertado, em linha com o nosso objectivo, de gerir o nível da dívida", revela também o CEO.

O responsável lamenta que o actual ambiente empresarial "tenha exigido estas acções, mas diz que mantêm o "total compromisso com estes mercados".

"Estamos confiantes e comprometemo-nos a implementar a reestruturação necessária para voltar a apresentar níveis de rentabilidade idênticos aos dos anos anteriores", conclui o CEO.

cyborg

boa tarde

A vida está dificil para a industria, a construção quase que parou, maus resultados e ela cai naturalmente, quebrou o anterior suporte, fica actualização ;)

cunps
www.dreamtech.pt

bons negócios