Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novos ficheiros de actualização para Metastock e Bases de Dados disponíveis para milhares de acções e índices.

Menu principal

Sonae Indústria - (SONI.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Dezembro 19, 2007, 09:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

solis

Citação de: tiagodandre em Março 05, 2008, 16:54
É só para lembrar que os resultados saem hoje a seguir ao fecho...  ;)
E esta a subir nos ultimos minutos ;D ;D ;D
Alguem ja sabera os dados ;D ;D ;D

Lima Charley

Ufa... resultados sao positivos...se fossem negativos nao sei onde ia parar...amanhão é ke vai ser o dia D. ;D

favieira

Os resultados são da Distribuição
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR17133.pdf

Ao que julgo saber da Industria é só na amanhã após o fecho.
Ou será que alguém já sabe antes  ::)

tiagodandre

Os resultados da Sonae Ind:

Sonae Indústria, SGPS, SA informa sobre resultados consolidados do exercício de 2007
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR17138.pdf
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

Pedro Miranda

Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Homem do Protocolo

17:36 05Mar08 RTRS-SONAE INDUSTRIA <SONI.LS> DIZ LUCRO 2007 EM 79 ME VS 86,7 ME  MÉDIA POLL ANALISTAS
17:38 05Mar08 RTRS-Sonae Indústria diz lucro 2007 em 79 ME vs 86,7 ME poll
   LISBOA, 5 Mar (Reuters) - O lucro líquido da Sonae Indústria
<SONI.LS> subiu 143 pct para 79 milhões de euros (ME), em 2007,
abaixo da média de 86,7 ME prevista por uma poll de analistas,
anunciou a empresa.
  Adianta, em comunicado, que o volume de negócios cresceu 22
pct para 2,1 mil ME e que o EBITDA-Earnings before Interests,
Taxes, Depreciations and Amortizations aumentou 43 pct para 335
ME.
  Os analistas estimavam receitas médias de 2.102,4 ME e um
EBITDA médio de 316,1 ME.
   "É com o maior prazer que divulgamos, hoje, o melhor
desempenho de sempre na história da Sonae Indústria. O Volume de
Negócios cresceu para 2,1 mil milhões de euros, o EBITDA total
atingiu 335 milhões e os Resultados Líquidos 79 milhões de
euros", refere a Sonae Indústria em comunicado.

(Por Patrícia Vicente Rua; Editado por Ruben Bicho)
 ((---Lisboa Editorial 351 21 3509207,
Homem do Protocolo
I have a very strict gun control policy: if there's a gun around, I want to be in control of it.

aleixon

Citação de: Lima Charley em Março 05, 2008, 17:54
Ufa... resultados sao positivos...se fossem negativos nao sei onde ia parar...amanhão é ke vai ser o dia D. ;D

Se fosse eu não deitava assim tantos foguetes... Para além de ficarem abaixo das espectativas, reparem com evoluiu o 3º e 4º trimestres. Vou ter de rever as minhas projecções.

Vamos ver como o mercado reage amanhã.

sleitao

E já não estarao descontados nas quedas das últimas sessões?

Já agora, os dividendos - 28 cêntimos - que vos parecem?

tiagodandre

Também não me pareceram maus resultados....

A poll de analistas é composta por quantos?...Se calhar quando foram feitas as estimativas a situação económica não estava tão má...Pois ainda recentemente foram revistos em baixa diversos indicadores...

Um EPS de 0,56 e um PER de 8,48...quando apresenta valores recorde!?...

E mais não digo porque ainda nem li bem o comunicado, e vou ter de sair,...mas à primeira vista não me parece mal....
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

dvck

Para mim uma subida de 143% no lucro nunca pode ser considerado "maus resultados".

Quanto ao dividendo à 1ª vista parece-me excessivo mas confesso que não sei qual o nº de acções e quanto isso representa no total. Para mim as empresas que oferecem grandes dividendos dão um sinal que não têm oportunidades de investimento rentáveis e, por isso, preferem distribuir parte do lucro aos accionistas. Pessoalmente prefiro empresas que não distribuam dividendos mas invistam o lucro de forma rentável. Mas é uma preferência pessoal.

Estou fora da Sonae Indústria mas atento  ;D

nupy

Boa Tarde a todos....!!!

Como n tenho SONI em carteira ...nem tive tempo de "ler" os resultados ao pormenor....deixo aqui a minha opinião "desapaixonada"....!!!!

Apenas 2 notas...fundamentais....:

1- O payout conduz à distribuição de um dividend yield líquido acima dos 4,5%.....o q é interessante em termos do "retorno" do accionista....
2- O PER aos valores actuais de mercado rondará os 8,5...o q é atractivo para o potencial investidor.....

Portanto em termos fundamentais.....eu julgo q o mercado já descontou ....tudo de mau .....q poderia acontecer !!!!

Face ao referido....julgo q o sentimento pelo papel deve inverter...no CP....!!!!

Bons negócios a todos...!!!!

Jesse

ola nupy, a minha opinião da SONI também é desapaixonada, também não tenho o titulo em carteira mas todas as análises devem ser feitas assim, quer se tenha o título em carteira ou não.

A SONI parece ter um bom suporte 4,18 feito com um volume acima da média, a minha opinião é que pode ser um suporte para médio prazo.

No curto prazo, tem com primeira resistência os 5,12, seria interessante que fizesse mais que esse valor para se confirmar a tendência ascendente.

Anexo gráfico.
(*) Utilizador banido do Clubeinvest

zefontelo

No meu entender ela tem estado a recuperar bem, em relação á situação do mercado até diria muito bem, já há varias semanas que não fechava em máximos...poderá ser um bom sinal, bem que poderá corrigir amanha claro..., mas outro fecho positivo nem que fosse próximo do de hoje seria óptimo...

Pedro Miranda

Update:

Hoje foram divulgados os resultados da Sonae Industria em 2007, números que representam grande crescimento face a 2006 (PDF com os resultados de 2007), mas que mesmo assim ficaram ligeiramente abaixo das estimativas dos analistas.

As estimativas eram estas:

Estes quadros com estimativas podem ser encontrados na Página da Sonae Industria aqui no Clubeinvest

Com um Resultado Liquido de 79M€ (ligeiramente abaixo dos 82€ estimados por uma poll de analistas), a Sonae Indústria está neste momento a negociar com um PER de apenas 8.48, um valor substancialmente abaixo do sector que negoceia aproximadamente com múltiplos de 11.60 (média europeia do sector).
Independentemente destes resultados não terem batido as estimativas dos analistas, penso que não serão mal interpretados pelo mercado, afinal estamos a falar de uma empresa que está já a grande desconto face ao sector.

Em relação ao anúncio da distribuição de um dividendo de 0.28€, penso que será uma informação bem assimilada pelo mercado, embora eu pessoalmente pense que uma empresa com um EPS de 0.56€ daria melhor utilidade a metade dos seus resultados reinvestindo na sustentação do seu crescimento ou no aumento da sua eficiência.
Pessoalmente e como referi noutro tópico, não dou qualquer valor à distribuição de dividendos (será que a Sonae Indústria não tem boas ideias para investir esses 39M€?) Obviamente que isto é uma opinião pessoal...

Antes de fazer um breve comentário técnico, quero apenas incluir umas pequenas contas fundamentais...
Para a Sonae Indústria negociar aos mesmo múltiplos do seu sector, teria de estar neste momento cotada a 6.50€, um valor que faria apenas com que a Sonae Indústria ficasse «dentro da média do sector», caso não existam dados desconhecidos do mercado face ao seu crescimento ou à situação do Sector, penso que poderá ser provável ou expectável ver a Sonae Indústria a negociar algures durante 2008 perto desses valores. A não ser que exista alguma explicação muito forte para a empresa estar tão «barata» fundamentalmente, não vejo razões para a cotação actual.

Comentário Técnico:

As tendências:
- Tendência descendente de Longo Prazo
- Tendência descendente de Médio Prazo
- Tendência Descendente a passar a Neutra no curto prazo

A situação geral está relativamente ovsersold, com a Sonae bastante afastada das suas EMA-50 e EMA-200, e com ambas as médias móveis com declive negativo. No curto prazo, podemos considerar uma pequena triangulação com range 4.55/5.00 neste momento, empiricamente podemos equacionar uma base, especialmente pelos picos de volume gerados durante o ataque aos mínimos em Janeiro.

Num eventual rebound técnico, será sempre de esperar um teste pelo menos à EMA-50, que neste caso está próxima dos 5.30€. A sua principal resistência (descendente) está neste momento nos 6.10€ e será a principal barreira no caso de inversão para alta no médio prazo.

Comentário pessoal:
Poderá estar-me a falhar qualquer coisa, ou haver algum dado que desconheço... mas não encontro nenhuma razão lógica do ponto de vista fundamental para a Sonae Indústria estar cotada com este desconto face ao sector.
Tecnicamente não foi dado qualquer sinal ainda, embora se possa equacionar uma base e exista potencial de upside.
Tenho a convicção de que os valores actuais serão uma excelente oportunidade de médio prazo, independentemente de não existir (ainda) nenhum sinal técnico. Depois de muitos meses de queda, chegou a altura de se dizer alto e em bom som: «A Sonae Indústria está barata!».

Em anexo deixo um gráfico de curto prazo actualizado:

atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

Buysantander

Não existe sinal técnico de compra?
Não têm problema, o Buysantander mesmo aqui na Roménia trata disso. É só tratar aqui da exportação de 200 cavalos para a Andaluzia e Castilla La Mancha e amanhã tenho 1 milhão de euros para varrer os cofres da Sonae Indústria, depois já vai haver sinal técnico. E depois se houver algum banco ainda com dinheiro para colocar na bolsa despacho-as a eles. Será que o BPI ainda têm uma equipa de analistas ou já os despediu a todos...Fico um pouco confuso com as datas, entre bolas de cristal, cartas, cavalos, campos de girassóis e mulheres bonitas. Buysantander não sabe o que fazer, aqui o Buysantander é feliz... é pena é que a União Europeia venha para aqui também...

Isto é que está a dar agora, criação de cavalos para puxar touros cansados...

Aqui na Roménia, os cavalos são baratos e há muito girassol para eles comerem...