Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novos ficheiros de actualização para Metastock e Bases de Dados disponíveis para milhares de acções e índices.

Menu principal

Sonae Indústria - (SONI.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Dezembro 19, 2007, 09:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

Lac

Agradeço a todos que tiveram a amabilidade de responder a minha questão...e acreditem que retive informações positivas de todas as respostas que obtive, no entanto queria colocar uma questão mais directa...
Neste momento não tenho mais dinheiro para investir, tudo o que tinha investi na sono ao preço de 4.36 para o curto prazo, pensando que com uma valorização de 0.10/0.15 Cêntimo iria ajudar a minorar as perdas e criar um novo animo depois de tanto perder... mas mal acabei de comprar desceram logo.

Questão: Qual a vossa opinião sobre a sono vai continuar num ciclo de descidas?...é uma Empresa estável? devo vender e comprar mais barata?? enfim sei que ninguém sabe o que vai acontecer, mas agradecia saber a vossa opinião porque acredito que as AT ... as resistências ... EMA ..graficos. etc devem servir para alguma coisa...obrigado

Jesse

Lac, sinceramente não vi nenhum gráfico da sonae industria ainda mas talvez veja a seguir..

Mas a AT nunca é exacta, é normal errar, e também é normal que a sonae industria desça no curto prazo, estamos por enquanto num ciclo de descida, num ciclo de descida as acções descem mais do que sobem mas no próximo dia, segunda feira, acho que a sonae industria pelo menos deverá abrir em alta, já que do lado da américa subiu e é capaz de influenciar a sonae industria. :-)

Se não lhe interessa perder muito numa acção, defina isso logo quando compra, use logo o stop depois de comprar.

Em vez de pensar quanto está disposto a ganhar, defina quanto está disposto a perder. Não se preocupe o quanto vai ganhar. Quanto mais melhor :-)

Eu nunca me preocupo o quanto vou ganhar num movimento, não me interessa minimamente embora entre tente entrar no mercado apenas quando acho que existe maior possibilidade de retorno.

Mas no seu caso, aconselho a entrar para longo prazo.
Sinceramente acho que é o mais aconselhavel e onde terá mais hipoteses de ganhar dinheiro com menor conhecimento de mercados.
(*) Utilizador banido do Clubeinvest

mariachi

Boas

Amigo anonimo111, tal como o Jesse disse, tem direito à sua opinião e à sua maneira de estar na bolsa, mas eu discordo de algumas coisas!
Em relação a dizer que não confiar em suportes, gráficos e AT´s, posso-lhe dizer que pessoalmente, só consigo analisar uma empresa com isso que diz não confiar e com uma mistura de AF e mercados internacionais, nomeadamente os dos EUA!
Em BearMarket é quando acontecem as maiores subidas e acho fundamental a utilização da AT para "descobrir" essas alturas, tal como linhas de tendencia, MM´s, volumes, suportes e resistencias!
A AF utilizo para avaliar uma empresa e os seus fundamentais!
Maior parte das empresas do PSI20 já caiu muito e a SONI se não lidera as quedas, deve estar no TOP5! Eu discordo de uma coisa que foi dita, que é o seguinte:
Entrar agora, pois isto já caiu muito e esperar 2 anos...
Discordo pelo seguinte facto. O S&P está sensivelmente nos 1330, um valor que se pode considerar alto tendo em conta as ultimas semanas. Entar agora longo pode ser um muito mau negócio, pois os EUA podem ainda vir a fazer mínimos e nós sabemos bem como esta acção reage com as quedas dos EUA...
Pessoalmente, acho um erro entrar longo agora, pois tentar adivinhar fundos pode revelar-se uma táctica que pode gerar muitas menos valias...
Eu estou curto nesta acção e mal ela caia abaixo do suporte, eu salto fora, pois o caminho para baixo está bem aberto e não sei onde poderá bater!!!
Deixo o gráfico com as quedas desde Agosto onde cotou nos 11Euros, até agora onde está nos 4.19Eur! Arrepiante no mínimo!
Imaginem quem entrou longo ali nas primeiras quedas a 8.44Euros, não meteu STOP´s, reforçou a 7.74, não meter STOP´s e agora está a olhar para elas a 4.19!!! Arrepiante no mínimo!!!
Podem pensar, ela um dia vai subir e não me vou importar de esperar. É legitimo dizer isso, mas eu prefiro dizer, entrei a 4.22, ela caiu e quebrou o suporte dos 4.16 e eu saltei fora!

mariachi

LAC, meteste tudo na SONI! Epá acho que cometeste um erro dos grandes! Eu tambem já o cometi, pois so tenho 8 meses disto, mas os erros ajudam e muito para a nossa aprendizagem!
Acho que fizeste um erro, porque como os mercados estão aconselha-se a estar de fora, logo investir o dinheiro todo, a meu ver é mau!
Definiste uma má estratégia, como o Jesse disse, definiste só os ganhos, mas a tendência de curto, médio e longo prazo é de queda!!!
O Jesse disse uma coisa que discordo, que foi: LAC entraste a tentar apanhar uma valorização de 10 a 15cent, como isso não está a acontecer, estas a pensar em deixar andar o barco e fazer disso um investimento a longo prazo. No meu post anterior falo disso e o pensamento "entrei agora e isto já ta a cair! Olha que se lixe e vou deixar isto tar aqui e daqui a 10 anos tou rico" pode sair muito caro...
Já te disse resistencia perto dos 5 e suporte dos 4.16! Tens a 4.36...
Os states até se estão a portar bem e hoje (ontem) valorizaram mais de 2%...
Esta costuma gostar disso e está perto do suporte, normalmente a força compradora aparece aqui...
Eu vou esperar, mas repito, sou eu que vou esperar por um rally...
Se ele não acontecer e ela vier por ai abaixo, salto fora!
Amigo LAC mais que isto não posso dizer, pois agora a decisão é tua! Pesa bem os dois lados da balança e decide...

Um conselho, apesar de não perceber muito disto e de até agora so ter menos valias:
Tenta aprender umas coisas de AT, não é muito dificil. Linhas de tendência, suportes e resistências dizem muita coisa e não são um bicho de 7 cabeças.
Quando entrares num trade, define bem uma estratégia e não a alteres, tipo vou entar curto mas se isto correr mal fico longo...
Outra coisa o mercado anda muito volatil e o que é verdade agora, daqui a 5 min é mentira... é preciso estar sempre atento e muita disciplina.

Espero ter ajudado, um abraço.

Jesse

Deixo o gráfico da sonae industria no curto prazo, mas na verdade não existe nada de novo ao que o Pedro disse na pag.5 

A sonae industria formou um triangulo. Era só necessário verificar se a quebra ia ser para cima ou para baixo. Neste caso a quebra foi para baixo.

Se a sonae industria vai descer mais?
Possivelmente sim.
Como o Pedro disse, e a situação mantem-se, não foi dado nenhum sinal de compra técnicamente para a sonae industria.

Quando se compra uma acção é por estar com tendência ascendente e não por estar com tendência descendente.
Se está com tendência descendente tem sempre mais hipoteses de descer mais. :-)

Deixo o gráfico no curto prazo.
(*) Utilizador banido do Clubeinvest

Lac

Claro que ajudaste Mariachi, assim como o jesse, anonimo111, Bluechip..como disse tento sempre tirar algo de útil das informações que vou recebendo... a todos uma boa Pascoa, vamos esquecer um pouco a bolsa nestes dias ... aproveitar as mini ferias e segunda cá estaremos de novo... espero então na segunda tar mais optimista  ;D

mariachi

Na 2ª a nossa bolsa esta fechada! Só há states!

Um abraço!

portugalp

Com a ajuda dos States na Segunda, esta paragem forçada vai ser óptima para toda a  família SONAE. Acreditem que tenho pena de não estar dentro da SonI!

npl

Eu também estou dentro da Sonae Indústria.
Vendi as minhas Cimpor a 5,155 depois de as ter comprado a 5,495...Quando o mercado ainda estava em queda nos últimos dias. Não que eu não considerasse que em alguns meses a Cimpor não viesse a recuperar(afinal foi muito mais rápido do que eu esperava...), mas achei que se impunha fazer um stop às perdas e entrar quando o mercado recuperasse.

Como andava com ideia de trocar Cimpor por Soni havia umas semanas, porque me parecia que a SONI tinha melhores números...Atenção que eu nas minhas análises dou pouco valor ao património detido e mais importância à taxa de crescimento da empresa/resultados! Quando o mercado inverteu, a minha única dúvida foi, comprar Mota-Engil ou Soni, ambas estavam nos 4,20€.

Ainda olhei para a SonaeCom, Teixeira Duarte e com mais atenção para a SonaeCapital(que não acredito valer o que vale, mas como o mercado acha que sim...), mas resolvi apostar em coisas que entendia serem mais sólidas, uma vez que sou novato nestas andanças.

Na decisão final(Mota-Engil/Soni)pesou a análise que eu tinha feito, todavia nesta análise tinha-me esquecido de anotar a diminuição de resultados do 4ºtrimestre de 2007 da Soni para cerca de 75% do que tinham sido no período anterior a Setembro de 2007.

Em Janeiro/Fevereiro quando tinha olhado pela 1ªvez para a Soni, já não sei se foi isto que me demoveu de comprar Soni ou foi o medo das manobras do Sr.Belmiro, pois ainda me lembrava dos finais da década de 80, nas quais, se me lembro bem do que o meu Pai na altura me disse, o Sr.Belmiro tinha feito negócio bolsista fantástico, que resultou no seu enriquecimento(à custa dos pequenos accionistas?...) com acções da Soane.

Portanto nessa altura a dúvida só ficou entre comprar Cimpor ou Portucel.
Nessa altura também falhei ao lado, pois a Portucel valorizou 5% depois da apresentação dos resultados...

Portanto já é a segunda vez que falho ao lado... :(

Isto tudo para dizer, que hoje de manhã enquanto puxava pela cabeça para tentar perceber porque é que a Mota-Engil e a Cimpor tinham recuperado e a Soni não, lá me lembrei dos resultados do 4ªtrimestre de 2007... :(

Assim sendo, não estou a planear ficar muito tempo dentro da Soni enquanto vou dando atenção à bolsa americana e ao ratio EUR/USD.

O que posso acrescentar relativamente à Soni, é que me parece que ela é bastante sensível à questão do Subprime porque o seu negócio(tanto quanto consegui perceber) concentra-se no mobiliário das (novas) casas.

Para os preços a que estão a Portucel, a Mota-Engil e a Cimpor, na minha
análise, o Price Target que obtenho para a SONI, assumindo que os resultados do último trimestre de 2007 se mantêm em 2008, e após introduzir a desvalorização do mercado, é 3,5€, que não deverá ser atingido devido à importância que as análises típicamente dão ao património e ao ênfase (exacerbado?) que eu dou aos resultados.

Para vossa referência nas minhas análises, obtenho os seguintes Price Targets nas minhas análises:

-Portucel: pouco acima dos 2,5€.
-Mota-Engil: pouco acima dos 6€
-Cimpor: pouco acima dos 5,5€.
-Soni: 5,25€.

Como o mercado desvaloriza entre cerca de 2/3 e 4/5 os Price Targets que eu dou, excepção feita à Cimpor que tem um valor inflacionado devido à especulação sobre o seu controlo(OPA)e ao Berardo, na pior das Hipóteses não vejo a Soni a ir abaixo dos 3,5€ (5,25€ x 2/3) se a sua performance económica em 2008 se mantiver idêntica à do último trimestre de 2007.

Na minha opinião,
a performance futura da Sonae Indústria depende muito da influência que o subprime terá nas suas vendas ao longo de 2008,
e em menor medida do ratio EUR/USD.

Cumprimentos, boa sorte e espero que isto tenha de alguma forma ajudado.

PS-Tentar manter sempre presente em mente, que nunca é relevante o preço a que se comprou/entrou, mas sim o comportamento futuro do título. Eu sei que isto se diz mais facilmente que se faz, mas há que tentar...na minha humilde opinião.
Napoleon: «L'art d'être tantôt très audacieux et tantôt très prudent est l'art de réussir.»

Lac

Amigo Mariachi... amanha vamos ter um bom dia para a Soni, com os states a ajudar...  ;D

mariachi

Boas

Amigo Lac cuidado com as euforias! Eu perçebo a sua vontade de ela subir, eu tambem desejo que ela suba, mas é preciso analisar o mercado com muita frieza!
Sem duvida que estes dias em que a nossa praça esteve fechada os states foram muito verdes e tudo indica amanha a coisa seja verde tambem, mas é preciso estar sempre de olho na coisa e sempre desconfiado!
O mercado é muito complicado e mto engenhoso. Quando menos esperamos é quando ele nos come...
Logo vemos amanhã para que lado a coisa vai, esperemos que para cima, mas cuidado com os sinais dados por esta acção! Nos ultimos tempo os states subiram e ela n teve força...

Um abraço e bons negocios

anonimo111

Nao quero ser muito pessimistas, mas amanha prevejo qeu os STATES corrigam dos fortes ganhos que tem tido, e nós.....como sempre......sabem..nao é???

favieira

Alguém me pode informar qual o volume de vendas para os EUA, sem ser o agregado em Canadá, Brasil, África do Sul.
Penso ter visto num documento da SONI que o volume era muito reduzido!

Se assim é, qual o grande problema do Subprime dos EUA na SONI!
Cumprimentos,

sergio2089

Citação de: anonimo111 em Março 25, 2008, 00:49
Nao quero ser muito pessimistas, mas amanha prevejo qeu os STATES corrigam dos fortes ganhos que tem tido, e nós.....como sempre......sabem..nao é???
talvez aliviar o barco um pouco de manha nao sera ma ideia ;) ja vi q percebes alguma coisa disto boa sorte a todos. muito atentos tem q estar a nossa praca adora o vermelho...

npl

Se a memória não me falha são 7% do total dos negócios da SONI.
7,1%?

Napoleon: «L'art d'être tantôt très audacieux et tantôt très prudent est l'art de réussir.»