Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Sonae Indústria - (SONI.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Dezembro 19, 2007, 09:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

Lac

Citação de: Lourenco909 em Maio 08, 2008, 20:48
Bem, se estiverem nos 4.50 só perco 1,09%, como os dividendos equivalem a 4.92% :D

Só vendo se chegarem aos 4,80 lol

Boas,

Lourenco909

Penso que vai por ai uma grande confusão nesses cálculos, ou então estão mal explicados...

Porque os dividendos só servem para perder dinheiro (imposto + taxas) sinceramente gostava que alguém me explicasse o porquê de tanta euforia em torno dos dividendos da soni...

sonic86

Lac dá só uma vista de olhos na cotação da SEMAPA, PT, BANIF, etc. A SEMAPA quando pagou dividendo estava nos 8.80 (já tinha subido muito graças ao dividendo), e é certo que compensou no dia do ex-dividendo, passando para 8.60, mas nem uma semana depois já estava novamente nos 8.80 (ou seja o dividendo foi dinheiro dado!) e neste momento já está nos 9€. O mesmo se passou com a PT que quando pagou chegou aos 7.40, e agora já está nos 7.90.

Ou seja todas ou a maior parte das empresas que pagaram dividendos desceram no dia do ex-dividendo, é verdade, mas quem tiver paciencia ganha dinheiro com o dividendo (pois esta sobe com gente à procura, e se for uma boa empresa vai compensar mais tarde a descida do ex-dividendo)

Eu já tenho a SONI para médio/longo prazo, vou aproveitar dividendo e ainda não sei se venda logo depois, pois isso que muita gente quer.

Bons negócios

jarg

Boas a todos,

Este é o meu primeiro post, estou nestas andanças á relativamente pouco tempo e com uma duvida que me persegue estes ultimos dias desde que foi anunciado a data do dividendo, é o seguinte tendo eu comprado soni a um preço médio de 6,45€ valerá a pena ir a dividendo? Ou será melhor sair e voltar a entrar depois? A minha opinião pessoal pelo pouco que entendo será a de sair e voltar a entrar pois o que iria voltar a perder com a correcção não me iria compensar o valor do dividendo tendo em conta os impostos...

Cumprimentos BN

batista_CFO

Muito se tem falado da SONAE INDUSTRIA. Mas poucos perceberam que se trata de um título que muito consenso tem gerado entre várias gestoras de fundos nacionais e internacionais. O seu CEO, Bianchi de Aguiar, teve contactos muito interessantes de vários fundos. A verdade é que o título tem subido sustentadamente, encontrando suporte nos 4,5€. Maio vai ser um bom mes para os accionistas da SONI, numa base de rendimento esperado entre dividendo e cotação.
Um abraço,
Rui Moreira

Lourenco909

Se achas que a Sonae Ind vai descer antes dos dividendos deves vender...

Mas falam tanto dos impostos dos dividendos, afinal que impostos e taxas pagamos? IVA a 20% e mais nada certo?

jarg

Citação de: Lourenco909 em Maio 08, 2008, 21:56
Se achas que a Sonae Ind vai descer antes dos dividendos deves vender...

Mas falam tanto dos impostos dos dividendos, afinal que impostos e taxas pagamos? IVA a 20% e mais nada certo?

O dividendo liquido será de 0,224.
Eu não acredito que baixe até lá mas sei que vai baixar no dia 16 daí surgir a minha duvida compensará ou não...?
Afinal de contas se corrigir no 0,28 vou perder mais.

peterpint

boa noite.

Jarg, não sou nada experiente nestas andanças (ano e meio).. mas pelo que dizes o teu preço de compra é alto relativo à cotação actual: priemeiro  EU tomaria uma decisão - ficar com elas a longo prazo, ou a médio... ou se te keres ver livre delas (assumir as perdas)...

Se optares pelo LP ou médio.. eu não vendia,, arrecadava os dividendos e pronto  (ela caírá, mas é o ajuste normal ao dividendo... EU não tenho medo... tenho medo sim de outros aocntecimentos q a façam cair).

Se vais assumir menos valias (diferencial entre o preço a q as compraste e o preço a que as vendeste)..pois bem: aí sim se coloca a tua questão...vender antes ou não.. E a isso não sei opinar..sorry.

Por último tou montado a 4,65... e vou aos dividendos e algo mais... pelo menos tou a torçer por isso..

Cumps
Bons negocios
Pp

peterpint

.

favieira

Vamo lá...
Depois de vaticinarem a tua morte, gostei de te ver fechar em máximos

PS: claro que nunca seriam 22M.Nunca a Soni teve esse volume! Mas os 2M foi um volume bastante interessante.

mariachi

Cada um sabe de si, mas quem não vende depois de um dia destes sei eu quem é! Fecho em máximos com um volume brutal no fecho, ai espera lá que eu já as vou vender amanhã!
Amanhã até pode cair, mas digam-me la, vou sair da Soni e por o capital onde? Qual a acção que poderá ser melhor em termos de performance neste ano? Para mim só há uma, mas presentemente está muito alta! É a GALP, que a qualquer momento poderá disparar, é so encontrarem petroleo! A grande questão é quando é que se vai encontrar esse petroleo? Amanhã? Depois de amanhã? Po ano?
Fico-me pela SONI!

Um abraço

jarg

Em primeiro lugar obrigado pela resposta à minha duvida.
Com o que foi dito e tendo reflectido um pouco mais acerca do assunto penso que a minha decisão será a de manter as coisas como estão e deixar-me de entradas e saidas, afinal de contas já lá tive com elas a bater nos 4.14, com os sinais que ela tem vindo a dar vou manter-me por lá. Apesar do muito que se tem especulado e certamente continuarão a especular, acredito que esta será uma nova fase para a soni.
Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos e BN

Miggaio

Boa noite,

os impostos a pagar são: 20% IRS, comissão bancária e Iva 21% s/ comissão.

Citação de: jarg em Maio 08, 2008, 22:09
Eu não acredito que baixe até lá mas sei que vai baixar no dia 16 daí surgir a minha duvida compensará ou não...?

Caro Jarg,

tente apenas fazer este pequeno exercicio/trabalho: inteire-se dos valores liquidos dos dividendos pagos por outras Empresas; de seguida verifique o que aconteceu no dia antes do ex-dividendo e nos poucos dias seguintes; quantas desvalorizações conseguiu encontrar? Nenhuma talvez irá ser a resposta...

Não digo que isso não venha a acontecer com a SONI mas analizando as estatisticas... (não esqueçamos que o mercado nos últimos tempos tem sido amigo dos bulls, esperamos que continue mais um pouco)

Cps,

Miggaio

nupy

SONI....a racionalidade do mercado.....!!!

Depois de hj mto se ter falado nos resultados do 1ºT....julgo q é altura de olharmos para o futuro q o papel nos pode reservar.....!!!!

Mtos criticam o mercado....e até se conjugam "teorias de conspiração".....e "forças de bloqueio"......mas o q é certo é q o mercado mais tarde ou mais cedo ....."chama pela razão"....!!!!

E o mercado hj....respondeu-nos a todos o pq da actual cotação da SONI....ou seja ....ele foi descontando desde o ínicio dos vestígios da "crise do subprime".....aquilo q hipotéticamente podia ter acontecido ontem.....!!!!

A questão q se coloca hj ....após o 1º dia de ressaca....é se a SONI já incorporou o "bater no fundo" .....ou se a reacção de hj é uma "falsa esperança"....!!!

A minha modesta opinião é q a SONI já "bateu" mesmo no fundo ...e estamos no ponto de viragem....caso os mercados se mantenham estáveis.....e enumero 3 razões:

1ª A margem do EBITDA recorrente.....q para os menos familiarizados com o termo....significa de forma simplista ....a margem de lucro de uma empresa resultante da sua operacionalidade normal (excluem-se rubricas extraordinárias, financeiras, amortizações, depreciações e impostos).....ou seja...a "saúde" operacional de uma empresa.....caíu para uns preocupantes 8,3%...!!!!...Se há uma coisa q o mercado n gosta é de baixas margens de EBITDA recorrente....!!!...Esta margem foi negativamente afectada ....por duas sub-rubricas.....
-uma diz respeito ao enorme custo das matérias-primas....
-e a outra foram os custos de não produção decorrentes de menores encomendas....
Olhando para o futuro....constata-se q o custo das matérias-primas (metanol, resinas, madeira) já baixaram no 2ºT e espera-se q essa tendência se mantenha....qto aos custos de não produção.....esse problema já foi identificado pela equipa de gestão constando do relatório de contas....pelo que o seguinte 2ºT já irá incorporar uma melhor eficiência de processos....!!!!
Portanto....serão de esperar nos próximos trimestres....margens de lucro operacional superiores......pelo q em termos fundamentais....podemos estar a assistir a uma "viragem"....!!!!

2ª A segunda razão são os "drivers" catalizadores para o título....q a equipa de gestão irá por certo apresentar em breve.....q é o plano de investimento e expansão na Rússia....!!!!....Pode à primeira vista n parecer mto importante....mas a Rússia neste momento....no mercado em q a SONI opera.....é um mercado mto interessante....caracterizado por empresas dispersas.....e com margens operacionais mto superiores aos restantes mercados.....!!!!....Portanto será de esperar ....no futuro.....um aumento das margens médias q a SONI....irá apresentar.....!!!!

3ª A terceira razão foi o comportamento de hj do título.....especialmente no volume.....embora não sendo extraordinário....foi simpático.....mas especialmente pelo tamanho dos lotes q foram negociados...ou seja....houve menos investidores a comprar q a vender.....ou seja maiores lotes de compra q de venda....ou seja "mãos mais fortes" do lado do comprador....e isso normalmente é um indício de inversão de sentimento pelo papel....!!!!

Concluindo....o mercado acaba sempre por "ter razão"....vamos esperar q o mesmo continue com a mesma racionalidade......e nos "brinde" com a tão desejada "inversão" de sentimento.....!!!!!

Por tudo o acima exposto....não acredito nas "profecias da desgraça"....o meu sentimento "inverteu"....não estou eufórico.....mas voltei a "entrar na SONI".....!!!!

BOA SORTE.....E BONS NEGÓCIOS A TODOS...!!!

Lac

Citação de: Miggaio em Maio 08, 2008, 23:37

Boa noite,

os impostos a pagar são: 20% IRS, comissão bancária e Iva 21% s/ comissão.

Citação de: jarg em Maio 08, 2008, 22:09

Caro Jarg,

tente apenas fazer este pequeno exercicio/trabalho: inteire-se dos valores liquidos dos dividendos pagos por outras Empresas; de seguida verifique o que aconteceu no dia antes do ex-dividendo e nos poucos dias seguintes; quantas desvalorizações conseguiu encontrar? Nenhuma talvez irá ser a resposta...

Não digo que isso não venha a acontecer com a SONI mas analizando as estatisticas... (não esqueçamos que o mercado nos últimos tempos tem sido amigo dos bulls, esperamos que continue mais um pouco)

Cps,

Miggaio

......

Miggaio, tens razão no que dizes em relação á recuperação após ex-dividendo mas também não é liquido que isso aconteça sempre depende essencialmente se nos dias seguintes os mercado se encontrem bull ou bear...

mas continuo a defender a minha teoria ou seja compro no dia ex-dividendo logo no inicio de sessão com o valor do dividendo já descontado e esperar então que ela recupere...é verdade que pago as comissões pela compra, mas serão com toda a certeza muito inferiores ao irs pago pelos dividendos

Lac

Miggaio, tens razão no que dizes em relação á recuperação após ex-dividendo mas também não é liquido que isso aconteça sempre depende essencialmente se nos dias seguintes os mercado se encontrem bull ou bear...

mas continuo a defender a minha teoria ou seja compro no dia ex-dividendo logo no inicio de sessão com o valor do dividendo já descontado e esperar então que ela recupere...é verdade que pago as comissões pela compra, mas serão com toda a certeza muito inferiores ao irs pago pelos dividendos.