Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

Sonae Indústria - (SONI.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Dezembro 19, 2007, 09:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

Lac

Citação de: Lourenco909 em Maio 14, 2008, 17:33
Se ficassem abaixo dos 4.55 é que era  ;D

Pedir por pedir, pede algo que se veja tipo 4.16...

mas que grande trambolhão vamos ver como reage amanhã, penso que poderá andar entre os 4.70/4.75 , mas sou só eu a pensar, tudo pode acontecer.

favieira

Para quem ainda não sabe o ultimo dia para receber dividendi é AMANHÃ!!!

Hoje sentou-se em cima da MM50.
Espero que amanhã haja uma corrida ao dividendo!!! para a Soni ter razões para sorrir, já que hoje levou demais...
O Range entre os 4.80-4.85 era melhor.

Que influência Britânica! Qual é a exposição da SONI a Inglaterra, assim com nos USA?
Resposta: residual!

JUDEU

Boas,

O que se passou hoje na minha opinião, foi que alguns investidores acharam que era melhor, mais lucrativo encaixar estes + ou -10% que o titulo subiu nas ultimas sessões. Ainda puxaram para ver se chegava aos 5€, mas não deu... daí que não se guardaram para o ultimo dia de ex-dividendo para começar a vender. Quem esteve atento safou-se, os menos atentos ficam com o dividendo liquido  e com o titulo ajustado... feitas as contas e tendo em conta os 4,97€ de hoje... não digo mais nada.

JUDEU

euro

Boas tardes, é assim  a minha visão : hoje foi um dia em que  nem sequer passava pela cabeça de qualquer  investidor uma queda de mais de 4% e porquê ? porque não é normal uma acção ter este comportamento no penultimo dia de ex. dividendo e nem sequer no ultimo . A maioria dos  ditos pequenos investidores pensava vender amanhã , logo a maioria dos ditos grandes investidores sairem hoje , espertos 8). Amanhã temos subida  :o abraço

Lac

Observando o que se passou hoje, poucos investidores iriam prever uma queda a estes níveis ( -4.68%), principalmente depois daquele inicio bastante promissor até aos 4.97, de qualquer forma penso que esta desvalorização a médio prazo não é preocupante, nem motivo para grande stress uma vez que já há varias semanas que anda a laterizar num intervalo apertado.

Hoje no inicio da secção chegou aos 4.97, perto da resistência dos 5.00 esta sim um osso muito duro de roer, e o resultado foi o que se viu deu-se muito mal. e o que significa isto??? que a médio prazo não será uma tarefa fácil romper essa resistência.

Para quem está a curto prazo, principalmente aqueles que valorizam os dividendos, sim, porque existe muito boa gente que entrou neste papel, apenas por ter um mega dividendo, ( o que eu não entendo e continuo a achar que o dividendo não é nenhuma mais valia para a acção) e depois de ver o fecho é possível que amanhã venha a testar os 4.65

bons negócios

xubi2

Veremos a SONI a cair amanhã?
O que ira acontecer após a corrida aos dividendos? isto...!

Citação de: Jesse em Maio 14, 2008, 15:09
Tiago, nao quero fazer um diálogo até porque não tenho tempo nem acho que seja adequado nesta parte, os gráficos são interessantes mas não acho que exista assim muito de relevante que não está no primeiro gráfico lol mas pronto, mas é evidente que está a lateralizar à 3 meses entre 5,14 e 4,15, desde que está a fazer o fundo, e isso é bom, não é mau, mas é por isso que a MM50 está próxima, não houve ainda uma subida muito grande, pode após fazer mais que MM50 voltar a um valor inferior à MM50, isso ocorre várias vezees, mesmo em indices, existe uma fase de indecisão, com subidas e descidas, e só depois dessa fase é que decide atacar a MM200.

Não adianta trocar muitos argumentos, porque agora ficamos sempre na dúvida, mas é importante conferir os resultados no final, como a bolsa é feito de estatisticas e de probabilidades a nosso favor, convém conferir mais tarde e tirar conclusões do erro ou acerto, só assim podemos evoluir e poder usar esses conhecimentos noutras oportunidades porque acaba tudo por ser mais ou menos igual.

Por exemplo, após os dividendos e a eventual correcção após estes, podemos ver se compensa ou não, apontamos várias empresas que têm divididendos e visualimos algumas, por exemplo uma amostra de 5, 6 acções em portugal e tiramos conclusões se os dividendos compensam ou não... depois das conclusões que tirar-mos podemos usar essas conclusões no futuro.

....ou isto?

Citação de: tiagodandre em Maio 14, 2008, 14:00
Jesse, como disseste os indicadores não são lineares, logo não se deve ter uma leitura simplista deles...A meu ver, a Sonae Ind. é uma acção que poderá estar a activar um duplo fundo, logo não me parece nada overbought para este provável padrão técnico...Já para não falar que ela quebrou em alta a EMA50 esta semana (/forumbolsa/index.php?topic=26065.msg87318#msg87318).

Como já estou farto de referir, esta é uma acção que não suscitou ainda muito interesse (tirando estes últimos 5 dias devido ao aproximar da data ex-dividendo), porque os dados da construção ainda não acharam um fundo, no entanto o que havia a descontar na Sonae Ind. já está mais do que incorporado, sendo que só uma recessão na Europa é que pode fazer baixar o seu valor dos (4,18-4,14).

A meu ver a margem de upside é bastante compensadora, comparando com o risco/margem de downside.

Fica o boneco:

Cump.

AMANHA ACABAM AS DUVIDAS! ;D

cUMPRIMENTOS!

Jesse

xubi2 lol não quero levantar muita polémica mas quando escrevi a primeira parte e referi que a soni podia descer por ter os indicadores demasiadocomprados eram 10/11 horas e estava a valorizar na altura + de 1%, nesse dia desvalorizou - de 4% e hoje quase - 1%, dá uma desvalorização de
-6%...  o dividendo era de 4,5% certo? estou a perguntar porque não sei, não acompanho muito a soni, mas se for já se vê que não vale a pena...mas quando escrevi de manha nem sabia quando era o dividendo só depois li que estava próximo mas mesmo quanto ao dividendo não é só pelo dia de amanha, quanto a mim conta os dias anteriores e posteriores, mas mesmo posteriores, são os dias que vão ficar impedidos de vender a acção,( 2/3 dias ? ) e se a acção terá ou não  uma desvalorização nesses dias superior ao dividendo?  mas o mais interessante quanto a mim é a análise mas a parte do duelo está engraçado.  ;)
(*) Utilizador banido do Clubeinvest

Miggaio

Citação de: Jesse em Maio 15, 2008, 23:11
são os dias que vão ficar impedidos de vender a acção,( 2/3 dias ? ) e se a acção terá ou não  uma desvalorização nesses dias superior ao dividendo?

Boa noite Jesse,

que 2 /3 dias se refere? Do dia ex-dividendo até à liquidação?...
Não existe qualquer bloqueio na negociação destas acções. Quem não as vendeu hoje poderá, caso esteja interessado, vender já amanhã na abertura e recebe na mesma o dividendo.

Cps,

Miggaio

tiagodandre

LOL....que duelo?... :D ::)

Se compensa ir ao dividendo ou se a Soni vai desvalorizar ainda mais?...

A meu ver a Sonae Ind. apesar da proximidade do dividendo, foi penalizada por indicadores muito negativos do sector imobiliário nestes últimos dias...para mim a maioria dos dados não é novidade,...mas pelos vistos alguns especuladores querem passar essa mensagem...enfim, é o efeito bola de neve típico dos exageros que se cometem em topos e fundos. ::)

Seguem diversos artigos para leitura: (Muitos já não são de agora, ou seja, nada de novo!)

European real estate in 2008: Spain and UK deep into the crisis / Eastern Europe near housing bubble burst
http://www.leap2020.eu/European-real-estate-in-2008-Spain-and-UK-deep-into-the-crisis-Eastern-Europe-near-housing-bubble-burst_a1511.html
(Se virem as notícias da coluna da esquerda...)

Housing Woes in U.S. Spread Around Globe
http://www.nytimes.com/2008/04/14/business/worldbusiness/14real.html?hp

Spain braced for housing market crash
http://www.in2perspective.com/nr/2007/09/spain-braced-for-housing-market-crash.jsp

European Housing Review 2008
http://www.rics.org/Newsroom/Economiccommentary/ehr2008.html

Sobre a SONI em anexo:
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

xubi2

Já agora Jesse e também Tiagodandre se consideraram duelo, espero  não ter ofendido ninguém, apenas quis salientar os factores mais importantes para cada ponto de vista...subida e descida. Especial abraço aos dois e continuem! ;)

Com os melhores cumprimentos
S.Costa

tiagodandre

A mim não ofendeste,...Aliás, nem considerei existir nenhum duelo apenas uma troca de opiniões como habitual, estranho seria se todos estivessemos de acordo...como é que se realizariam as nossas transacções?... ;)

Relativamente à questão dos dividendos, na próxima semana irei colocar um post com uns dados interessantes...posso no entanto adiantar, que o Jesse está a salientar o exemplo da Soni, mas não pode generalizar, antes pelo contrário!

Se considerarmos os valores de fecho da sessão antes do dia ex-dividendo (dia do desconto), as acções do BES, BPI, EDP, Mota-Engil, Semapa, Portucel, recuperaram em 6 sessões ou menos....e estamos a falar do valor de fecho antes do dia Ex-dividendo! No entanto, se um investidor tivesse entrado na acção 6 dias antes do dia Ex-dividendo, o valor de fecho dessa sessão foi superior em todas menos na EDP que ainda precisou de mais 3 dias...

Ou seja, antes desta semana começar só a BRISA e a Portugal Telecom é que ainda não recuperaram, para o valor do leilão de fecho da sessão anterior ao Ex-dividendo. E a JM foi a que demorou mais dias (8 dias).

Estes são os factos... ;)

Um abraço.
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

Jesse

Não sabia Miggaio, obrigado, acho que por aí também se compreende a desvalorização dos últimos dois dias.. não podendo ser nos 2/3 dias posteriores teve a desvaloriação nos 2 dias anteriores, acabando por ser o mesmo, fase ao que desceu e o beneficio do dividendo, acaba por ser pior ficar à espera do dividendo, é a conclusão que voltei a tirar.  

Paff

Viva,

Gostava que me pudessem esclarecer uma dúvida, uma vez que, ironicamente, acompanho o PSI à distância.

Seria possível alguém colocar em forma de tópico, cada uma das áreas de negócio que fazem parte de cada uma das empresas da família Sonae?

Obrigado pela ajuda,

Paff

Jesse

tiagodandre desculpa mas não consegui perceber muito bem.. mas é também da hora, estou com um pouco de sono  :)

Mas questão não é a subida que acção tem até à data do dividendo, isso é comum, a questão é após o  dividendo.. e o que acontece nos dias que não se pode vender a acção, do ex-dividendo até à liquidação, no caso da sonae isso não se colocou, dai o descer antes... mas é uma practica comum não de todos os investidores mas de muitos não ficarem para o dividendo, é uma velha practica, se assim é, é porque existe poucos beneficios, acho que não me vais convencer do contrário mas se o Pedro andar por ai ou quiser dar a opinião :) a mim não me interessa convencer ninguém da minha opinião...

tiagodandre

Jesse, pensei que já estivesses esclarecido que podes vender a acção no dia ex-dividendo, e recebes o dividendo à mesma.... ???

No dia em que se faz o ajuste (Ex-dividendo), é o dia a partir do qual podes vender a acção e receber o dividendo, não precisas de esperar até ao dia de pagamento...

Jesse, se leres bem pode ser que percebas....mas para a semana eu ponho aqui um boneco que irá simplificar as coisas.... ;) Todas as acções que eu mencionei compensaram ir ao dividendo, nomeadamente se tivesses entrado 6 dias antes do dia de ex-dividendo.

Um abraço e boa noite!