Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

Sonae Indústria - (SONI.LS)

Iniciado por Pedro Miranda, Dezembro 19, 2007, 09:10

Tópico anterior - Tópico seguinte

mariana

;)

Claro,

Eu estou a "arder" com acçoes que tinha comprado em dezembro na verdade eu nunca consigo saber quando vai  haver um crash, e quem é que sabe?? assim nunca vendo a perder , guardo as acçoes , mas eu jogo com 3 Tranches, a 2ª tranche aplico quando as acçoes estao a corrigir cerca de 15%, aqui ainda nao sabemos se é um verdadeiro crash ou nao, a 3ª tranche aplico quando finalmente percebo que estamos mesmo num crash ou seja quando as acçoes estao a perder 40%  50 %.

Nao esquecer que isto tambem é um jogo...

p.s a 3ª tranche apliquei ontem, e já estou a ganhar. 8)
l
neste momento estou na praia debaixo de um sombrinha no Algarve ,utilizo um portátil com internet móvel.l

cumprimentos

8) 8) 8)

Broker_Invest

Sua sortuda,  8)  na praia...  Eu também estou a arder com desvalorizações de 20 a 30% em algumas acções, mas falta a "massa" para baixar os Preços-medios. mas vou esperar para colher fruttos mais tarde.

Boa Praia.  ;)
Não há mal que perdure e bem que dure sempre

aquilinovale

Citação de: Broker_Invest em Junho 13, 2008, 15:51
O mercado a meu ver é conduzido pelo o sentimento Bull = positivo Vs Bear = Negativo, apesar que deve haver pelo o meio umas doses de especulação e manipulação pelo meio, mas ninguém ao certo consegue manipular o mercado a 100% se conseguir 1 ou 2% já é um pau!
Espero ter ajudado em clarificar algumas questões.

Deu a sua opinião que eu respeito, mas quanto a "manipulações de mercado", está COMPLETAMENTE ENGANADO.  :o

Há dias falei no "Clã do Norte", posso garantir-lhe que 4 (quatro) elementos, já chegaram a movimentar 25% do Psi 20. Numa única sessão. 8)

Continuo a recomendar: calma e cardos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

Os TUBARÕES andam á solta... Por isso é cedo para mergulhar!!!!!

CumPrim.
AquilinoVale
"... os homens acreditam mais nas testemunhas que nos mestres, a não ser que os mestres também sejam testemunas, ..."  (JOÃO PAULO II)

"A minha preocupação é ser coerente, não com o que disse ontem mas com a verdade." (GANHDI)

aquilinovale

Boa praia e Boa Sorte para quem está dentro do papel, eu vendi a 4,50 e perdi 0,08 € por acção e ainda não recomprei.
Imaginem, se eu tivesse ficado com o papel nas mãos, estava todo queimado.
Ainda considero cedo para comprar.

CumPrim.
AquilinoVale
"... os homens acreditam mais nas testemunhas que nos mestres, a não ser que os mestres também sejam testemunas, ..."  (JOÃO PAULO II)

"A minha preocupação é ser coerente, não com o que disse ontem mas com a verdade." (GANHDI)

emanuel

A sonae ind, talvez 2ª ou 3ª ela diga se vamos ter um bom S. João, penso
da analise desta acção que o toque nos 3,06 é muito importante para dar força para fechar o gap....

aleixon

Muito bem Mariana. Vai um pontinho pela estratégia (boa ou má, pelo menos tem uma). Para além do mais foi buscar um bom dividendo. Já agora dê um mergulho por mim que isto cá por cima está a assar.

Quanto à soni, dada a incerteza/volatilidade dos mercados não digo que não possa descer no curto prazo e daí uma estratégia de investimento de longo prazo a mais adequada (mas isto aplica-se a todos os titulos e não somente à soni). Por isso, pela avaliação dos fundamentais da empresa, julgo que está barata e facilmente o mercado vir a atribuir valores mais justos à empresa (isto já não se aplica a todas as empresas).

Quem joga no curto prazo é óbvio que não é momento de entrada. Não sou investidor de curto prazo (até porque para este tipo de investidor significa comprar quando a cotação está em alta e vender quando está em baixa: isto para mim não faz sentido!!!!). Mas se reparar, quem entrar neste momento na soni, poderá fazer jogadas de curto prazo, reforçando  no caso da cotação descer e vender no caso de subir. Realço que dado considerar que a cotada está barata conjugado com a volatilidade actual dos mercados e ainda uma estratégia de longo prazo, a soni apresenta-se como uma boa oportunidade de investimento no curto e longo prazo.

Bons negócios
NA

Jesse

Citação de: aleixon em Junho 13, 2008, 17:22
Quem joga no curto prazo é óbvio que não é momento de entrada. Não sou investidor de curto prazo (até porque para este tipo de investidor significa comprar quando a cotação está em alta e vender quando está em baixa: isto para mim não faz sentido!!!!).

aleixon, é verdade, o que disse não faz sentido nenhum.  :)
Comprar para curto prazo significa comprar quando a cotação está alta e vender quando está baixa???
Pode fazer isso no curto prazo ou no longo prazo, é mais complicado se fizer isso no longo prazo, se fizer isso no longo prazo perde mais dinheiro do que fazer isso no curto prazo, se tivermos que dar um nome a isso é o de como perder dinheiro na bolsa. :)

Comprar para curto prazo é comprar para prazos curtos, tão simples quanto isto, na practica quando devemos comprar para curto prazo?  quando estamos num ciclo de descida e quando vemos que a acção ainda não inverteu mas queremos aproveitar a subida do momento, no caso da soni, era a estratégia que deviamos ter utilizado desde Agosto de 2007, desde que está num ciclo de descida, cada entrada que foi feita só podia ser a pensar para curto prazo, quando inverteu e voltou às quedas era o momento para fechar imediatamente a posição.
O resultado? basta ver o dinheiro que perdeu quem não fez isso.
Não se tinha perdido tanto e se calhar mesmo com a tendência tão descendente até se podia ter ganho algum.

Eu posso achar que uma empresa está desvalorizada em relacção ao seu preço médio ou ao seu valor real mas sei que vai descer mais e que estou a arriscar de mais porque havia de comprar a empresa?
O preço que o mercado dá é esse o preço que está certo em determinado período.

Eu sempre que compro uma empresa procuro a melhor entrada e penso primeiro no curto prazo, caso continue com ganho e a acção demonstrar-me com subidas sustentadas eu continuo com a posição e até compro mais e transformo uma entrada de curto prazo em médio e longo prazo.
Isto é uma coisa que não acontece com a Soni desde o ano passado.

(*) Utilizador banido do Clubeinvest

aquilinovale

Citação de: Jesse em Junho 13, 2008, 18:17
Citação de: aleixon em Junho 13, 2008, 17:22
Quem joga no curto prazo é óbvio que não é momento de entrada. Não sou investidor de curto prazo (até porque para este tipo de investidor significa comprar quando a cotação está em alta e vender quando está em baixa: isto para mim não faz sentido!!!!).

aleixon, é verdade, o que disse não faz sentido nenhum.  :)
Eu posso achar que uma empresa está desvalorizada em relação ao seu preço médio ou ao seu valor real mas sei que vai descer mais e que estou a arriscar de mais porque havia de comprar a empresa?
O preço que o mercado dá é esse o preço que está certo em determinado período.

Eu sempre que compro uma empresa procuro a melhor entrada e penso primeiro no curto prazo, caso continue com ganho e a acção demonstrar-me com subidas sustentadas eu continuo com a posição e até compro mais e transformo uma entrada de curto prazo em médio e longo prazo.
Isto é uma coisa que não acontece com a Soni desde o ano passado.

Muito oportuno Jesse, eu estava a tentar responder, aqui fica +1 ponto para si,

CumPrim
AquilinoVale

aleixon

pois é Jesse, mas a dificuldade passa por identificar quando é que estamos na presença de uma inversão de tendência. Repare que para isso ocorrer, no caso da soni, e julgando por hipótese que está neste momento a inverter, somente terá essa confirmação quando ela tiver atingido a cotação de 4,5/5 euros, ou seja, para a minha avaliação dos fundamentais, cara. Por isso digo que a teoria de curto prazo, para mim, não faz sentido.

Também me parece óbvio que quando alguém abre uma posição num titulo, fá-lo por convicção que será a melhor entrada...
1A
NA

zfranco

Este papel está a negociar a preços do ano 2004 ,mas está com um grande volume de transacções é dificil encontrar uma vela branca entre tantas negras ,estão a ganhar os vendedores em relação aos compradores .Tem um gap por fechar 4.61/4.50 .Negoceia abaixo de qualquer média móvel. A tendencia é de baixa com o volume a aumentar nas desvalorizações .
Penso que uma consolidação de alguns dias e a son conseguirá alguma valorização .    

Jesse

Citação de: aleixon em Junho 13, 2008, 18:44
pois é Jesse, mas a dificuldade passa por identificar quando é que estamos na presença de uma inversão de tendência.
Pois é aleixon, é dificil, é por isso que a maioria perde dinheiro na bolsa.
Só com trabalho, pesquisa, experiência também, se pode conseguir algo.

Repare que para isso ocorrer, no caso da soni, e julgando por hipótese que está neste momento a inverter, somente terá essa confirmação quando ela tiver atingido a cotação de 4,5/5 euros,
aleixon, acho que não é dificil de entender, se tentares vai conseguir perceber.

Vou deixar um caso práctico de uma compra de curto prazo para a Soni, quero pensar no curto prazo para a soni porque sei que é uma acção que está com uma tendência descendente muito evidente, acho que ninguém tem duvidas disso, e por isso eu quero pensar primeiro para curto prazo porque eu não sou um investidor que gosta de arriscar.

Partindo da hipótese que avançaste que o titulo possa estar a inverter e eu quero aproveitar este movimento ascendente que não sei até onde vai,  para aproveitar comprei ontem na abertura a  3,32.
Hoje subiu mais e fez maximo de 3.46 e fechou a 3,43.
Estou contente e estou a ganhar neste meu investimento mas tenho a consciência que a Soni está com uma tendência de descida muito forte, porque sei que nada impede que ela desça ainda mais, é a sua tendência e não só dela como do mercado, do psi20, de tudo, a tendência é de queda e eu sei disso.
Como sei isso tudo eu coloco um stop a um valor qualquer porque não quero perder muito e se possivel até gostava de vender a ganhar e escolho um stop de - 0,09 em relação ao máximo que fizer, (isto é um exemplo ao calhas, podemos usar stops mentais, podemos usar outros stops)
3,46-0.09=3,37 .
Quando for a 3.37 a acção será vendida automaticamente.

O Stop vai aumentando à medida que a cotação for aumentando, assim o meu lucro vai aumentando mesmo que ela mais tarde inverta, eu não vou sair prejudicado, se ela não inverter, melhor, mais dinheiro eu ganho mas eu penso primeiro no curto prazo.
Podia fazer o mesmo arriscando e errando, ou seja, comprei e ela desceu mas dei o meu stop -0,09, não perdi mais do que eu podia perder, não estava disposto a perder mais do que isso.

Isto é comprar a pensar primeiro no curto prazo acho que é simples de perceber.

Agora um aparte, acho que sabem que dá para ver os gráficos das acções no clube invest, basta clicar no topo do forum e clicar onde diz "acções" escolher a empresa pretendida e depois clicar no "gráfico interactivo" e podemos clicar no "mais" e no "menos" se queremos ver o curto prazo ou longo prazo.
Quem já viu um gráfico da Soni de longo prazo com atenção e até porque eu próprio já o disse, a soni em 2007 não superou o máximo que fez em 1998.
Isto é também para responder ao Broker Invest, e a quem acha que pode comprar quando quer e que daqui a 10/15 anos está a ganhar porque a bolsa tende a aumentar ao longo do tempo mas facilmente vê que isso na nossa bolsa é uma ilusão na maioria das empresas com poucas exepções.
Se existe bolsa em que todas empresas funcionam por ciclos é a nossa, isto vai sempre continuar assim.
Por isso não é so colocar o dinheiro na bolsa e esperar que suba, isso toda a gente fazia, é preciso saber quando colocar o dinheiro e saber quando tirar o dinheiro porque se não o souberem fazer não vão ganhar dinheiro passem os anos que passarem.
Há muitas empresas em Portugal que não fizeram os máximos anteriores que tinham feito há 5/10 anos atrás e se calhar vão passar mais 5/10 anos e não vão fazer os máximos que tinham feito em 1998.

Aqui está a evolução da Soni, os máximos e os minimos, o valor que a acção está neste momento facilmente se vê que é normal, é até quase o valor médio entre o máximo e o minimo que já teve.
A linha azul é apenas uma linha de tendência que não tem assim muito valor practico porque é desde de 1993, já passaram muitos anos.
Mas como se vê este ultimo movimento de descida é com muita inclinação, ou seja, está a descer mais rapidamente do que fez em 1998, na practica isso vai fazer com que a inversão seja mais lenta, demore mais tempo a subir e também faz com que seja mais perigoso comprar a acção, porque a tendência de descida é muito forte.

Mesmo sendo uma linha que não tem assim muito valor, não fico surpreendido se a Soni desçer ainda mais que essa linha embora possa reagir quando chegar ai.

Na minha opinião o titulo vai descer ainda mais do minimo que fez este ano, dai que para mim, uma eventual compra só faz sentido para mim a pensar no curto prazo.

Escrevi muito, espero que faça algum sentido o que escrevi e que isto seja útil para alguém.

(*) Utilizador banido do Clubeinvest

Lac

Citação de: Jesse em Junho 13, 2008, 20:02
pois é Jesse, mas a dificuldade passa por identificar quando é que estamos na presença de uma inversão de tendência.
Pois é aleixon, é dificil, é por isso que a maioria perde dinheiro na bolsa.
Só com trabalho, pesquisa, experiência também, se pode conseguir algo.

Repare que para isso ocorrer, no caso da soni, e julgando por hipótese que está neste momento a inverter, somente terá essa confirmação quando ela tiver atingido a cotação de 4,5/5 euros,
aleixon, acho que não é dificil de entender, se tentares vai conseguir perceber.

Vou deixar um caso práctico de uma compra de curto prazo para a Soni, quero pensar no curto prazo para a soni porque sei que é uma acção que está com uma tendência de descendente muito evidente, acho que ninguém tem duvidas disso, e por isso eu quero pensar primeiro para curto prazo porque eu não sou um investidor que gosta de arriscar.

Partindo da hipótese que avançaste que o titulo possa estar a inverter e eu quero aproveitar este movimento ascendente que não sei até onde vai,  para aproveitar comprei ontem na abetura a  3,32.
Hoje subiu mais e fez maximo de 3.46 e fechou a 3,43.
Estou contente e estou a ganhar neste meu investimento mas tenho a consciência que a Soni está com uma tendência de descida muito forte, porque sei que nada impede que ela desça ainda mais, é a sua tendência e não só dela como do mercado, do psi20, de tudo, a tendência é de queda e eu sei disso.
Como sei isso tudo eu coloco um stop a um valor qualquer porque não quero perder muito e se possivel até gostava de vender a ganhar e escolho um stop de - 0,09 em relação ao máximo que fizer, (isto é um exemplo ao calhas) 3,43-0.09=3,34 .

O Stop vai aumentando à medida que a cotação for aumentando, assim o meu lucro vai aumentando mesmo que ela inverta, eu não vou sair prejudicado, se ela não inverter, melhor, mais dinheiro eu ganho mas eu penso primeiro no curto prazo.
Podia fazer o mesmo arriscando e errando, ou seja comprei e ela desceu mas dei o meu stop -0,09, não perdi mais do que eu queria.

Isto é comprar a pensar primeiro no curto prazo acho que é simples de perceber.

Agora um aparte, acho que sabem que dá para ver os gráficos das acções no clube invest, basta clicar no topo do forum e clicar onde diz "acções" escolher a empresa pretendida e depois cliar no gráfico interactivo e podemos clicar no "mais" e no "menos" se queremos ver o curto prazo ou longo prazo.
Quem já viu um gráfico da Soni de longo prazo com atenção e até porque eu próprio já o disse, a soni em 2007 não superou o máximo que fez em 1998.
Isto é também para responder ao Broker Invest, e a quem acha que pode comprar quando quer e que daqui a 10/15 anos está a ganhar porque a bolsa tende a aumentar ao longo do tempo mas facilmente vê que isso na nossa bolsa é uma ilusão na maioria das empresas com poucas exepções.
Se existe bolsa em que todas empresas funcionam por ciclos é a nossa, isto vai sempre continuar assim.
Por isso não é so colocar o dinheiro na bolsa e esperar que suba, isso toda a gente fazia, é preciso saber quando colocar o dinheiro e saber quando tirar o dinheiro porque se não o souberem fazer não vão ganhar dinheiro passem os anos que passarem.
Há muitas empresas em Portugal que não fizeram os máximos anteriores que tinham feito há 10 anos atrás e se calhar vão passar mais 10 anos e não vão fazer os máximos que tinham feito em 1998.

Aqui está a evolução da Soni, os máximos e os minimos, o valor que a acção está neste momento facilmente se vê que é normal, é até quase o valor médio entre o máximo e o minimo que já teve.
A linha azul é apenas uma linha de tendência que não tem assim muito valor practico porque é desde de 1993, já passaram muitos anos.
Mas como se vê este ultimo movimento de descida é com muita inclinação, ou seja, está a descer mais rapidamente do que fez em 98, na practica isso vai fazer com que a inversão seja mais lenta, demore mais tempo a subir e também faz com que seja mais perigoso comprar a acção, porque a tendência de descida é muito forte.

Mesmo sendo uma linha que não tem assim muito valor, não fico surpreendido se a Soni desçer ainda mais que essa linha embora possa reagir quando chegar ai.

Na minha opinião o titulo vai descer ainda mais do minimo que fez este ano, dai que para mim só faz sentido comprar o titulo a pensar no curto prazo.

Escrevi muito, espero que faça algum sentido o que escrevi e que isto seja útil para alguém.

Parabéns  Jesse muito bom mesmo.

artista

pois é Jesse, mas a dificuldade passa por identificar quando é que estamos na presença de uma inversão de tendência. Repare que para isso ocorrer, no caso da soni, e julgando por hipótese que está neste momento a inverter, somente terá essa confirmação quando ela tiver atingido a cotação de 4,5/5 euros, ou seja, para a minha avaliação dos fundamentais, cara. Por isso digo que a teoria de curto prazo, para mim, não faz sentido.

Também me parece óbvio que quando alguém abre uma posição num titulo, fá-lo por convicção que será a melhor entrada...
1A
NA

Olá Aleixon, se a Soni está cara a 4,5/5 euros a que preço admites comprar para manter a longo prazo?

A questão, que o Jesse já abordou, é que para quem investe a curto ou médio prazo, com apoio da AT, não interessa se compra mais caro ou mais barato... quem comprou em 2007 na casa dos 6/7 euros pode vender um ano depois a 10 ou 11, muitos dizem que estava barata a 6 e agora está quase a metade disso!

Para quem investe em AT não interessa o preço, interessa a tendência, e a estratégia... quantos casos conheces de títulos baratos que mantêm cotações baixas durante anos?! Quem está disposto a esperar e correr os riscos enerentes ao investimento em acções?!

Além disto tudo ainda há o problema de a analise dos fundamentais ser difícil para a maioria das pessoas que tende a avaliá-los pelo Per e pouco mais. E o acesso a informação importante, é igual para todos? duvido, as empresas que têm problemas sérios caiem muito antes das notícias chegarem ao domínio público!

Enfim, estou apenas a defender a minha forma de ver os mercados! Admito que haja outras correctas...

Mariana,

Essa estratégia por si só pode levar à ruina, quem a usou com PTM, PAD, impresa, Lisgráfica ou sonaecom desde 2000 nunca mais recuperou sequer o capital investido! Não estou a comparar com a Soni, estou apenas a dizer que essa estratégia não funciona por sí só...

BN

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

zfranco

Boas

Analisando o gráfico posto pelo Jesse :
Linha de tendencia de longo prazo bullish, vamos vêr se vai tocar no terceiro ponto ou quebrar a linha de longo prazo
Oscilador ROC a cair sinal de venda

sonic86

Jesse, gostei muito do que escreveste mas tenho que te perguntar uma coisa...Como podemos fazer uma analise da cotação de uma empresa através do seu gráfico de longo prazo (neste caso quase 10 anos) quando esta não "é a mesma empresa" que era à 10 anos atrás.
Ou seja como podemos comparar o valor da acção de 1996 com o de 2008 se a dimensão, lucros e prespectivas da empresa (etc) são diferentes? Como podemos dizer que lá porque em 96 e em 2003/2004 (em que atingiu perto dos 2 euros) agora num futuro próximo pode lá chegar??
Por exemplo se formos comparar os PER em 2003/04 tinhamos cerca de 30 e agora temos cerca de 10..Isso terá que ter algum peso, porque senão não valia a pena optar por boas empresas, mas viamos apenas o ciclo das empresas. (e assim a GALP era para vender imediatamente, pois após uma súbida de 200% iamos esperar que desce-se pelo menos 100%:P)