Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Sonae Capital, Negociação dos Direitos, Dúvidas, etc

Iniciado por zato, Janeiro 09, 2008, 09:36

Tópico anterior - Tópico seguinte

jengamine

tens razao caro Egas... pa proxima eu vendo tudo e volto a comprar mais barato...ainda sou maçarro e nao sei jogar com stop loss...ate vender a minha primeira perda nunca pensei ke fosse tao facil...mas com o tempo vou aprendendo...mas ja me deu bastantes amarguras por acreditar demasiado nas empresas!!neste caso sempre pensei ke a sgps se levantasse outra vez...e continuo a acreditar pois continuo hold!!!
ando nestas andanças a serio a pouco tempo mas ja percebi ke knt mais perco mais me interesso em aprender...nao kero ficar milionario mas ter umas boas valias ao fim do ano!!!

duvida persistente:
-posso comprar mais direitos ate dia15 porke sou accionista ou e para toda a gente igual???

caro Pedro...ja estou mais tranquilo com as tuas explicaçoes...e kero agradecer te a ti e a todos os ke postam para tirar duvidas a leigos...se nao houvesse este site seria muito mais dificil jogar na bolsa..graças a voçes abrem se portas nas vidas das pessoas(e ke poucas se fechem pois e mau sinal)...obrigado pelas at´s quentinhas de ontem ke começam a importar cada vez mais para mim!!!
boas noites a todos

Edgar

Citação de: Pedro Miranda em Janeiro 09, 2008, 23:33

Atenção, os 0.24€ que foram o preço estipulado para os direitos e são calculados com base na última cotação ex-spinoff, ou seja, a última cotação da  Sonae SGPS em 3/1/2008 era de 1.91€, logo 1.91 x 0.125 = 0.23875... ou sejam os 0.24€ arredondados.
Este valor é (foi) apenas uma valor indicativo... ou seja, mantendo o rácio tendo em conta o dia em que se deu a separação, o valor dos direitos (se já estivessem em negociação) teriam como base os tais 0.24€.
De que serve este valor ? ... de nada ;) é apenas indicativo.
Na prática, e por motivos disitintos a Sonae SGPS fartou-se de cair desde esse dia (tal como o resto do mercado), logo é mais do que natural que os direitos não aguentassem a negociação nos 0.24€

As restantes variações, em nada tem a ver com o processo do spin-off, mas sim com a volatilidade do mercado... Não foi apenas a Sonae SGPS que caiu estes dias, mas a grande maior parte dos papeis nacionais e internacionais.

um abraço !

Boa tarde,

Aproveito a explicação do Pedro Miranda para lançar este tópico para comentarem a evolução da cotação dos direitos de cisão.

Queria recordar que no dia 31/12/2007 a Soane fechou a 1,98, daqui resulta que o valor teórico do direito de cisão era de 0,25 €.

Hoje atingiu um minimo de 0,16, ou seja uma queda de 36% desde o final do ano.
Porquê esta queda? Não consigo perceber porque uma empresa que se estima que tenha uma cotação teórica de 2 € a 31/12/2007 (8 *0,25 €) e hoje tem de 1,28 €.

Não encontro justificação para esta forte queda no mercado nacional e no mercado internacional (basta olhar para as quedas dos indices deste ano todos inferiores a 10%).

Será que o valor para que foi para bolsa estava sobreavaliado?

Não diziam os analistas que elas valiam 0,37€?

Agradeço os V/ comentários

Cumprimentos

Antunes

Citação de: Edgar em Janeiro 10, 2008, 15:11
Citação de: Pedro Miranda em Janeiro 09, 2008, 23:33

Atenção, os 0.24€ que foram o preço estipulado para os direitos e são calculados com base na última cotação ex-spinoff, ou seja, a última cotação da  Sonae SGPS em 3/1/2008 era de 1.91€, logo 1.91 x 0.125 = 0.23875... ou sejam os 0.24€ arredondados.
Este valor é (foi) apenas uma valor indicativo... ou seja, mantendo o rácio tendo em conta o dia em que se deu a separação, o valor dos direitos (se já estivessem em negociação) teriam como base os tais 0.24€.
De que serve este valor ? ... de nada ;) é apenas indicativo.
Na prática, e por motivos disitintos a Sonae SGPS fartou-se de cair desde esse dia (tal como o resto do mercado), logo é mais do que natural que os direitos não aguentassem a negociação nos 0.24€

As restantes variações, em nada tem a ver com o processo do spin-off, mas sim com a volatilidade do mercado... Não foi apenas a Sonae SGPS que caiu estes dias, mas a grande maior parte dos papeis nacionais e internacionais.

um abraço !

Boa tarde,

Aproveito a explicação do Pedro Miranda para lançar este tópico para comentarem a evolução da cotação dos direitos de cisão.

Queria recordar que no dia 31/12/2007 a Soane fechou a 1,98, daqui resulta que o valor teórico do direito de cisão era de 0,25 €.

Hoje atingiu um minimo de 0,16, ou seja uma queda de 36% desde o final do ano.
Porquê esta queda? Não consigo perceber porque uma empresa que se estima que tenha uma cotação teórica de 2 € a 31/12/2007 (8 *0,25 €) e hoje tem de 1,28 €.

Não encontro justificação para esta forte queda no mercado nacional e no mercado internacional (basta olhar para as quedas dos indices deste ano todos inferiores a 10%).

Será que o valor para que foi para bolsa estava sobreavaliado?

Não diziam os analistas que elas valiam 0,37€?

Agradeço os V/ comentários

Cumprimentos

Caro Edgar,

Não complique o que é fácil de perceber: como disse o Pedro Miranda e bem os direitos são calculados com base na última cotação ex-spinoff.

Na 6ª feira passada (04 Janeiro) - no último dia com direitos - a Sonae fechou a 1.91€. No dia seguinte, na abertura, a cotação foi ajustada para 1,67, logo os direitos valiam a diferença - visto ser 1 direito por cada acção da Sonae Capital - 0.24.

Actualmente, por exemplo com a Sonae a valer 1.4, os direitos valem teoricamente:

(1.4+0.24)/8=1.64/8=0.205€

Mas, o mercado tem algumas manhas e esta é uma fase começa a ser má para este tipo de operações, logo o mercado penaliza.
Cumprimentos,

Antunes

Edgar

Caro Antunes,

Não me parece que estou a complicar.

O que gostaria de saber é se o valor que foi determinado para o valor da Sonae Capital (12,5% da Sonae SGPS) é um valor justo? Não parece porque o mercado está a penalizar fortemente as duas empresas.

Lembro que li vários comentários em que esta cisão era positiva para as duas empresas (Sonae SGPS e Capital). ??? ???

Pela cotação minima de hoje da SGPS (1,34 €), revela uma queda de 22,5% desde o final do ano. Corrigindo a cotação da SGPS do final do ano para 1,73 €.

jengamine

ola...
pois e a mim tambem nao me ta a cheirar muito bem(algo esturrica)...mas como estou nesta historia a pouco tempo nao posso opinar pois nao tenho fundamentos...apenas duvidas!!!
e a maior delas é...o ke é oferecido nunca vem de graça...por isso a minha especulaçao anterior em perguntar se os direitos nao desceriam ate equivalerem com o valor oferecido por eles(ke é de 1 euro por accao e 0.125 por direito no final do periodo de negociaçao)pois nao me parece ke eles keiram perder dinheiro com isto...
neste momento tudo indica ke vamos nesse caminho...
cotaçao as 14.33
accoes sgps - 1.34 x 0.125 = 0.1675
direitos capital -0.17 x 8 = 1.36
neste momento o racio esta a funcionar perfeitamente...mas sera ke vai contuinuar a descer???

Caro Edgar,

Não complique o que é fácil de perceber: como disse o Pedro Miranda e bem os direitos são calculados com base na última cotação ex-spinoff.

Na 6ª feira passada (04 Janeiro) - no último dia com direitos - a Sonae fechou a 1.91€. No dia seguinte, na abertura, a cotação foi ajustada para 1,67, logo os direitos valiam a diferença - visto ser 1 direito por cada acção da Sonae Capital - 0.24.

Actualmente, por exemplo com a Sonae a valer 1.4, os direitos valem teoricamente:

(1.4+0.24)/8=1.64/8=0.205€

Mas, o mercado tem algumas manhas e esta é uma fase começa a ser má para este tipo de operações, logo o mercado penaliza.

[/quote]

nao penso ke o edgar esta a complicar...mas sim a sonae...os valores estao escritos desde 4 janeiro mas nao sao reais...nao sera realmente o valor ke foi sobreavaliado???nao é este um jogo de especulaçoes???para mim andam a brincar com o nosso dinheiro...
ate ja

vasconazare

É essa a "beleza" do jogo da bolsa...
As percepções que as pessoas que jogam neste mercado têm das avaliações sobre as empresas, aliam-se aos seus interesses sobre as acções em questão.

Assim, literalmente, "vê-se" de tudo:
- pessoas que não estarão completamente de acordo com as avaliações feitas,
- pessoas que efectuaram as suas próprias contas e avaliações, ou terão opiniões diversas sobre o andamento futuro das actividades da "família Sonae",
- pessoas cujo interesse até é comprar acções da Sonae Capital, estando interessadas em comprar direitos sobre elas ao preços mais baixos possíveis, por forma a que lhes possibilitem ganhos ainda maiores,
- pessoas que julgam que as empresas separadas valem menos que juntas,
- pessoas que, com as reduções diárias das cotações, preferiram vender, contribuindo elas próprias para a redução das cotações.
- pessoas que já detêm as acções da SGPS há algum tempo e a valores mais baixos e que, dado o comportamento recente, preferiram vende-las.
- etc, etc, etc...

ou seja, basicamente, falamos de pessoas e dos seus interesses, nomeadamente o de ganharem dinheiro.

Todos os dias somos confrontados com avaliações de empresas, target prices para as acções, informações diversas.
Mas cada um movimenta-se conforme a sua avaliação da situação e conforme as suas estratégias de ganhos vs. riscos.

Assim, haverá alguma explicação para a queda verificada, para além desta conjugação entre interesses e situação geral dos mercados?
Eu penso que não...
A questão aqui é a eterna discussão de quem joga na bolsa: eu "sei" que a empresa é boa... mas saberá o mercado?
Na dúvida, eu opto por dar razão ao mercado...
No máximo, "guardo" umas acções para mim, e depois ando "às cabeçadas à parede" enquanto não deixo de perder dinheiro (dentro dos limites do que considero aceitável!), à espera que a empresa apresente resultados, os distribua e crie interesse de mais investidores que depois virão apresentar ordens de compra a preços mais altos e me permitam ganhar o que espero ganhar em função do risco que suportei!

O problema com a cotação da Sonae Capital é a que esta empresa não tem histórico de transacção em bolsa.
É evidente que esteve agregada à Sonae SGPS, é evidente que tem um business plan, e claro que já foi alvo de várias avaliações.
Mas tudo isso contribui para a dúvida... e na dúvida, há que gastar o mínimo possível para que depois ou o ganho seja o maior possível ou então as perdas o menos possível!

Há que construir as estratégias pessoais sobre o título e ir acompanhando o mercado... tentando perceber para onde poderá andar.

egas

a questao aqui e em quanto a SONAE e os analistas avaliaram e empresa, mas avaliaccao e uma coisa e a altura de mercado em que fazem a operaccao e  outra, eu avisei para o perigo disto e ate disse para olharem para o exemplo da INAPA......... como a SONAE era das poucas que se andava a aguentar eu deconfiei desta operaccao e a altura para a fazer foi muito ma....... tinha algumas e saltei fora quando soube que ia haver um periodo de negociar DIREITOS.

enologo

Citação de: Pedro Miranda em Janeiro 09, 2008, 21:15
Outro tipo de raciocínio que se pode efectuar é o de utilizar a cotação da Sonae SGPS como benchmark... ou seja, no dia de hoje e com um fecho nos 1.43€ ... os direitos para reflectirem exactamente um rácio de 12.5% deveriam ter fechado a 0.178€... mas tal como referi, isso não terá necessariamente de acontecer ;)

Posso estar a ver as coisas mal, mas até ver parece-me mais correcto (se é que, considerar os 12,5% é ser correcto), fazer as contas de outro modo!

Ora neste momento, a Sonae SGPS já não tem no seu valor a Sonae Capital, logo não se poderá retirar 12,5% à sua cotação actual, isso já foi feito!
Para se poder considerar isso, teria de se adicionar à cotação actual os 12,5% anteriormente retirados:

1,43/0,875=1,63

Sonae Capital = 0,125*Sonae SGPS(1,63)
Sonae Capital = 0,203€/direito

É a minha maneira de ver...

Nota: Comparando com as cotações de ontem, não de hoje!

Epá... reparei agora... registado desde Dezembro de 2006, e foi o meu 1º post...  ::) ::)

Antunes

Citação de: Edgar em Janeiro 10, 2008, 15:44
Caro Antunes,

Não me parece que estou a complicar.

O que gostaria de saber é se o valor que foi determinado para o valor da Sonae Capital (12,5% da Sonae SGPS) é um valor justo? Não parece porque o mercado está a penalizar fortemente as duas empresas.

Lembro que li vários comentários em que esta cisão era positiva para as duas empresas (Sonae SGPS e Capital). ??? ???

Pela cotação minima de hoje da SGPS (1,34 €), revela uma queda de 22,5% desde o final do ano. Corrigindo a cotação da SGPS do final do ano para 1,73 €.

Exactamente, o mercado já conhece as manhas do tio belmiro e penaliza esta OPV disfarçada...
Cumprimentos,

Antunes

pavelmeireles

Boa tarde,

Isto tem-me feito uma confusão do caraças... deve ser destas quedas da Sonae. O que eu pretendi saber é o seguinte: tenho vários direitos da sonae capital, n vou vende-los e quero ficar com as acções, a minha pergunta é: tenho de dr alguma ordem no banco ou simplesmente após o dia 15.01 são creditadas em acções da sonae capital na minha carteira de titulos?

Obrigado

MC

pavelmeireles

Pedro Miranda

Viva pavelmeireles,

Exacto, não tem de fazer nada, aguenta os direitos e mais tarde serão creditadas na sua conta as respectivas acções da Sonae Capital. Penso que só no fim do mês e não imediatamente ao fecho de negociação dos direitos.
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

vasconazare

As acções da Sonae Capital serão creditadas nas contas correntes dos respectivos titulares no processamento de fecho de dia do dia 25 de Janeiro, ou seja,no dia 28 de Janeiro.

Quem serão os tiutulares?
Serão as pessoas que, à data de 15 de Janeiro (ou 18 de Janeiro, se ainda conseguirem comprar os direitos no mercado não regulamentado) terão em sua posse os Direitos (os que lhes foram atribuidos no split ou os que entretanto compraram em bolsa) sobre as acções.

Aproveito para lhes disponibilizar um dos Comunicados que a Sonae me enviou sobre o processo de Cisão, no qual apresentam um breve resumo do processo e das datas.
Só uma achega... achei "estranho" o facto de se terem possibilitado as negociações de acções da Sonae SGPS e dos direitos sobre as da Sonae Capital fora do "mercado regulamentado" e com um prazo alargado!

egas

qualquer pessoa pode ir comprar os direitos ate dia 15, quem tinha accoes da S.SGPS ate ao ultimo dia de comprar serao automaticamente postas na conta.

egas

ele mais uma vez e esperto........ mais uma vez poem uma empresa para se ir la financiar......... vais ver ela subir bem se a tendencia de mercado comecar a melhorar e entrada no PSI 20 e depois espeta um aumento de capital......... mas se os mercados continuarem assim ate pode cair um pouco mais porque nao tem historico nenhum.......... ele tira, ele poem, baralha e volta a dar foi o que fez, esta empresa ja esteve na bolsa so que se chamava S.IMOBILARIA lembram-se dela!!!!!!!!!!!!

zguibz

Egas; tens a certeza que os activos da S.Capital são os mesmos da antiga S.Imobiliária? ???
É que a Imobiliária deu para ganhar uns trocositos, e pelo andar da carruagem a Capital tambem vai dar.
Confesso; sou um seguidor fiel das empresas do Eng., porque acho que na bolsa nacional são das que propiciam maiores ganhos potenciais.
É uma questão de lhe conhecer o «modus operandi»! 8)

abraços
zguibz