Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

Sonae Capital, Negociação dos Direitos, Dúvidas, etc

Iniciado por zato, Janeiro 09, 2008, 09:36

Tópico anterior - Tópico seguinte

damaso

Boas pessoal, hoje de manha quando abri a minha carteira de titulos , os direitos da sonae estiveram cotados a um euro durante um certo tempo,isto tera sido lapso.Pois aqui no forum falavam em o,17€.Cheguei a dar venda dos direitos a um euro  a ver se estava certo, e o  sistema aceitou sem me avisar como faz sempre "que o preço tem uma certa amplitude de variação em relação a ultimo registo do mercado".Depois de um bom bocado ja tinha a cotação de q falavam a 0,17.O banco de q vos estou a falar e do bes.Sera q ha explicação para este caso.Obrigado.     ;D damaso  ;D
Bons negocios. ::)

areis1

Explicação naõ tenho mas aplaudo a decisão rápida de vender a esse preço. Aliás até tinha descontado um pouco e tentava vender a 0,95 ou coisa assim...

Boa visão.
É pena não ter dado, senão tinhamos um parrticipante feliz...

Pedro Miranda

Possivelmente foi um erro do sistema.
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

egas

isso nunca esta actualizado e quando sao novas muito menos, eu por vezes tenho algumas estrangeiras e estao cotadas a 1 centimo na minha carteira enquanto no mercado estao a 10€, tambem transaciono no BES e por vezes tenho que ser eu a dizer aonde estao a cotar os titulos e em que mercado.

egas

isto foi uma forma de falar........ mas que tem a parte IMOBILIARIA, todos os centros comerciais, TROIA e a juntar a isto os activos financeiros do grupo....... mas que parece quase o mesmo parece, tens razao numa coisa vai dar dinheiro mais tarde ou mais cedo, podemos muito bem ter aqui outra ALTRI com o tempo.

Pedro Miranda

Boas,

Tomei a liberdade de juntar todos os tópicos soltos que estavam a decorrer sobre a Sonae Capital num só.

atentamente,
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

migalhas

Antes de mais bom ano para si, sou novo nestas coisas mas ja deu para sentir o sabor de perder uns trocos... Estive a ler o seu comentário em relação à SGPS, onde estou a arder, pois comprei a 2.11 há algum tempo.
Na questão dos direitos da capital, quem tem SGPS fica automaticamente com acçoes da Capital sendo 1 acção por cada 8 da SGPS ou tb tem que comprar para as ter em carteira?
Não sei se é ingenua a qustão ou não mas quem não sabe é como quem não vê....

Abraço e obrigado

Sol Dado

Vamos supor que detinha 1000 acções da SONAE, no fecho do último dia de negociação com direito à obtenção dos direitos de cisão:

a) no dia seguinte foram-lhe atribuídos 1000 direitos para a SONC;

b) esses 1000 direitos permitem-lhe a posse de 1000/8 acções da SONC;

c) se não fizer nada, a partir do dia 16 deste mês será detentor de 125 acções da SONC, que poderá negociar (vender) no mercado a partir do final do mês quando a acção for colocada na bolsa.

d) ninguém sabe o preço a que será negociada então. Depende do condicionalismo dos mercados; do pânico ou da euforia! Mas "uma espécie de" valores realistas... são qualquer coisa entre 1,28 e 3,11 sendo que a zona entre os 1.9 e os 2,2 me parece intuitivamente neste momento a mais racional para o valor da acção face à situação do mercado e às estimativas previamente apresentadas. (consulte informação pertinente aqui).

Consulta recomendada: Evolução dos direitos.

egas

pelo que foi avaliada a empresa por analistas e pela propia empresa pode ser boa compra....... mas quem manda e o mercado sem duvida, se continuar com este pessimismo vai cair....... mas acredito que muita gente esta a vender a SONAE ficando com os DIREITOS e reforcando neles, assim precionam a accao para cair e os DIREITOS tambem......... entao depois reduzem margem de perda, estao a perceber o filme!!!!!!!!!!

lobodabolsa

O meu raciocinio é que se o Belmiro fez esta cisão é porque acredita que a Sonae Capital se pode valorizar muito mais se estiver separada da Sgps, deixando de fazer parte do bolo. Acho que estas operações só fazem sentido se houver essa ideia por parte de quem as faz.

Este raciocinio pode explicar porque a Sonae Sgps tem estado a cair desta maneira, claro que o mercado também tem estado a cair forte, mas a própria Sgps está a cair de forma exagerada e talvez seja por causa disso, porque sem a Capital agregada perde potêncial como empresa e então está a ser penalizada por causa disso.

Sobre os direitos, e com estas condições de mercado e falta de informação de muitos, não se pode tirar muitas conclusões. Será que a Sonae Capital foi bem avaliada em 12,5% da Sgps, não sei como fizeram essas contas, pode ser um valor justo, ou não. Mas para mim a Sonae Capital deverá valer qualquer coisa em roda dos 500 a 600 milhões de Euros com base nos propspectos actuais e as actividades da empresa, o que me leva a crer que os Direitos estão a ser negociados com desconto provavelmente pelo momento menos bom do mercado escolhido para esta operação.
Lobo da Bolsa

areis1

Boas noites
Acho o comentário uma boa razão para a penalização.
Mas cerio que não se aplica à Sonae Industria ou mesmo à SoaneCom. Estas deviam corrigir em linha com o mercado.
A insdustria ainda não perdeu muito valor mas a SoNInd duplicou ou mesmo triplicou as perdas esperadas.
O mesmo para a SCom.
Quanto à SGPS, algume deve querer is reforçar pelos 1,00. Já foi feito  qundo desceu abaixo do nominal etoda a gente dizia ser um preço ridículo. Mas já não há herois. Se vai para baixo, shortar ou sair, não ir contra a tendência.
Acredito na Capital e num valor (depois da queda actual) nos 2,0. Os dados davam 2,6 a 2,8. Com o ajuste das quedas SEM UM GRANDE BEAR à vista, planeio segurar os direitos e ficar com a Capital.

Vamos ver..

Bons negócios

lobodabolsa

por engano publiquei a mensagem anterior aqui, queria publica-la no post da sonae capita, se alguém conseguir mover para lá agradecia.
Lobo da Bolsa

chines

BAsta ler o report a Snoea SGPS

http://www.sonae.pt/files/rightbar/rightblock_66.pdf

O valor da participação de 6,801% na Sonae Indústria ascende a 75
milhões de euros, com base na cotação do último dia útil de Setembro
(7,88€/acção).

Portanto aos tais 300 M € retirem 30 M

chines

Vejamos outro ponto
                                            9M 2006 9M 2007 Var

Total de Proveitos Operacionais 363,7 345,0 -5,1%

Total de Custos Operacionais -351,5 -322,6 -8,2%

Cash-Flow Operacional (EBITDA) 10,4 22,0 >100%

Dívida Financeira Líquida 165,5 253,9

Sim, aumentaram o EBITDA, mas foi à CUSTA dos custos e não do volume de negócios, o qual até desceu !!

E Como sabem, com o aumento da INFLAÇÃO os custos irão obrigatoriamente aumentar.

E a dívida, essa aumentou mais de 50 %.

Vejamos, a Capital incide principalmente em negocios já efectuados (Troia já está pelo menos 50% vendido) entre outros.
Portanto investir nesta holding é para quê ?

Eu só coloco estas questões, não é que admire e respeite o Grupo Sonae, afinal foi (e é)um grande homem, (Belmiro), que teve visão e é quem põe o pão na mesa de muita gente, portanto RESPEITO com alguém que lutou e trabalhou muito !

Mas estou a achar esta atitude, cisão a SGCP de uma empresa ligada ao sector imobiliário e com a gigantesca crise que o sectro atravessa.

Acho muito estranho ...

Será que eles não qurem mesmo livrar-se daquilo ?

vasconazare

Um reparo:

- A Sonae Capital é uma holding que gere as suas participações nas empresas do grupo.

- As actividades desenvolvidas por este sub-grupo da Sonae são, basicamente, o desenvolvimento e venda de empreendimentos urbanísticos de gama alta (quase sempre pouco propensos às crises de procura - no Porto e em Troia) e a actividade turística, nomeadamente na zona da Península de Tróia mas não só, com negócios como hotéis e campos de golf (que em nada irão beneficiar com o novo aeroporto... ainda que seja apenas daqui a 10 anos).

- Entre outros negócios, estão os Health Clubs Solinca, a Produção de Energia Eólica, a Gestão de Frotas Automóveis ou ainda as participações em concessionárias de autoestradas (Norscut) e na Sonae Indústria.

- É um facto que, de 2006 para 2007, as vendas sofreram um decréscimo, mas a base comparável é distinta, uma vez que a actividade de 2007 não contempla áreas de negócios que entretanto foram vendidas.

- O Capital próprio da Sonae Capital está registado no balanço, a Setembro 2007,   por 355 M€, curiosamente muito próximo do valor a que a cotação actual dos direitos avalia a empresa.

- Ou seja, o mercado, está a "não relevar" as avaliações efectuadas sobre a empresa, preferindo, avalia-la nos valores actuais da sua posição patrimonial, procurando, no actual ambiente de incerteza e descida das bolsas, reduzir o risco do negócio de entrada no capital.