Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

Vá... já chega... vamo lá a encurtar...

Iniciado por ana, Junho 13, 2005, 12:13

Tópico anterior - Tópico seguinte

ana

... eh pah enganê-me, era acordar que eu queria dizer  ;D

Bons dias!
Tenho para mim que sim.

Antunes

Cumprimentos,

Antunes

Gpinto

Mas parece-me que o Dax estará condicionado pelo NDX que esta semana, muito provavelmente, terá um desempenho positivo.

Caso haja um recuo inicial, até à zona dos 1500 pts, aí sim, vejo possibilidade de haver uma retracção do Dax até ao gap ou mesmo, aos 4540 pts.

De outra forma...

(eheheheh...é só para criar alguma agitação).

O que tinha de dizer, está dito nos meus updates semanais do NDX e DAX.

Abraço ao Antunes e Jinho à Ana,

Gpinto
Um abraço e bons n€gócios,

Gpinto

Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.

ana

Isto era mesmo só para fazer a malta acordar, as regras mandam esperar por sinais concretos para encurtar, claro...

P.S. Mas como eu sou uma fora da lei vendi um ponto acima do maximo anterior(onde é que já se viu ainda quererem mais maximos? isso é q'era bom...  ;D), mas o objectivo é só uns pontecos, daytrade, a não ser que ao longo da sessão, e dependendo da forma como decorrer, resolva arriscar para mais um tempito. Já são 18 sessões no arame, livra que os tipos tão mesmo armados aos cucos
Tenho para mim que sim.

Antunes

Bem, eu só vejo o DAX abaixo dos 4100 dentro de aproximadamente 1 mês mas isso sou eu, o suspeito do costume...  ;D
Cumprimentos,

Antunes

ana

... 4100? num sei... nem faço ideia,
agora que tu pareces um gajo da mafia ou assim... ai isso pareces  ;D  ;D
Tenho para mim que sim.

Esbanjador

Citação de: Gpinto em Junho 13, 2005, 12:24
Mas parece-me que o Dax estará condicionado pelo NDX que esta semana, muito provavelmente, terá um desempenho positivo.

Caso haja um recuo inicial, até à zona dos 1500 pts, aí sim, vejo possibilidade de haver uma retracção do Dax até ao gap ou mesmo, aos 4540 pts.
......................
Gpinto

E foi como o Gpinto disse: 1 ponto.

O DAX está cheio de gás. Amanhã se verá, mas muito cuidado em negociar contra o MACD semanal...

Apanhei aquela subida rápida das 15.30 horas às 16 e tal e foi só "facturar" (compra a 1,19 - venda 1,45).

Abraço,
Esbanjador ;)

Esbanjador

Citação de: ana em Junho 13, 2005, 12:37
.............................................................
P.S. Mas como eu sou uma fora da lei vendi um ponto acima do maximo anterior(onde é que já se viu ainda quererem mais maximos? isso é q'era bom... ;D), mas o objectivo é só uns pontecos, daytrade, a não ser que ao longo da sessão, e dependendo da forma como decorrer, resolva arriscar para mais um tempito. Já são 18 sessões no arame, livra que os tipos tão mesmo armados aos cucos

Cara Ana,

Fiquei preocupado com a sua violação "das leis do trading", optando por "shortar" ;)

Que tal correu?

Abraço,
B

ana

Citação de: Esbanjador em Junho 13, 2005, 23:59
Fiquei preocupado com a sua violação "das leis do trading", optando por "shortar" ;)

Que tal correu?

Pois correu benzinho, obrigado  8)

Quanto ao shortar isto, é só agora... tá na hora(ou quase) de desanuviar, só pode. Como, não sei, mas que vão ter que respirar por pouco que seja ai isso vão mas claro que não faço ideia da razão que vão arranjar para aliviar a carga..., o mercado está muito pesado e se calhar vai cair só mesmo devido a isso.
Esta é minha opinião claro, e não aconselho a fazerem isto(shortar) em casa sem a supervisão de um adulto  ;D

[ Sakata:
É preciso mais força para fazer o mercado subir do que para o fazer cair. O mercado pode cair devido ao seu peso
As regras de Sakata postadas plo Francisco e muito importantes de tão simples que são, nunca mais perdi estes posts de vista:
/phorum3/_forum_bolsa_futures_analysis_read.php?f=10&i=49892&t=49892&v=f ]

Boa nôte B! : )
Tenho para mim que sim.

Playboy

.
.

Francisco Monjardino

Citação de: ana em Junho 14, 2005, 00:57
[ Sakata:
É preciso mais força para fazer o mercado subir do que para o fazer cair. O mercado pode cair devido ao seu peso
As regras de Sakata postadas plo Francisco e muito importantes de tão simples que são, nunca mais perdi estes posts de vista:
/phorum3/_forum_bolsa_futures_analysis_read.php?f=10&i=49892&t=49892&v=f ]

Boa nôte B! : )

Xi Ana,

Já nem me lembrava desses meus posts. :-)

Curioso o último padrão:

- - Eight New Price Lines (shinne hatte); consiste em várias velas de alta consecutivas. Depois de oito novos máximos serem fixados, deve-se assumir os lucros ou pelo menos proteger as posições com stops apertados. Alguns autores referem o mesmo padrão com 10 a 13 máximos, a forma de agir é sempre a mesma.

....conta lá, os máximos relativos desde de dia 26 do mês passado, altura em que se quebraram os máximos de Março... ;)

Já agora, para facilitar o conhecimento do método de Sakata, transcrevo os textos em questão.

..............................................

A origem do termo Sakata...:-)

Autor: Francisco Monjardino
Data:   05-07-04 12:12

Aqui vai um pouco de história!!!

Estou aqui a investigar um pouco sobre esta teoria que apresentaste ana.

No livro do Steve Nison "apenas" encontrei, até ao momento, uma referência ás "Regras de Sakata".

Este nome deve-se a um tal de Munehisa Homma, nascido a 1724, cujos os principios de trading acabaram por resultar na teoria dos candlesticks japoneses.... nada de especial.

Ele era conhecido pelo "Deus dos Mercados", alcunha que ganhou quando passou a controlar os negócios da sua abastada família, depois da morte do seu pai, inicialmente no mercado de arroz da cidade portuária de Sakata e mais tarde no maior mercado do Japão- o Dojima Rice Exchange em Osaka - onde passou a negociar futuros sobre o arroz.

Depois de controlar Osaka, passou a actuar no mercado regional de Edo (actualmente Tóquio).
O homem era mesmo um Deus, segundo contam os relatos da altura chegou a conseguir uma série de 100 trades ganhadores consecutivos.

Ele controlava todo o mercado de arroz do Japão e para compreender a psicologia dos investidores, analisou o histórico dos preços do arroz até aos primórdios dos mercados nos finais de 1.600, quando quem controlava era o tal de Yodoya....

No fim da sua vida, passou a trabalhar como consultor do governo japonês e recebeu o título honorário de Samurai. Morreu a 1.803, deixando para a prosperidade dois livros sobre o funcionamento dos mercados - Sakata Senho e Soba Sani No Den- dos quais resultou a actual teoria dos candlesticks que todos os dias comentamos aqui no site.

Fascinante não achas? Por vezes , esquecemo-nos as técniicas que utilizamos todos os dias têm em muitos casos origem em estudos ancestrais....

....................................................

Mudei de livro e tenho mais uma informações sobre as regras de Sakata..

-------------------------------------------------------------------------------------

Mas primeiro e para finalizar a parte de história, deixa-me só referir que Munehisa Homma quando se mudou para Osaka montou uma rede de infirmação que atravessava o pais todo, desde a sua terra natal Sakata até Osaka (380 milhas), que consistia em ter espalhados ao longo do caminho cerca de 100 homens com bandeiras que davam indicações sobre os preços do arroz em cada uma das localidades, permitindo-lhe antecipar movimentos e manipular o mercado...

----------------------------------------------------------------------------------

O método de Sakata resume-se em 5 pontos todos eles com o número 3 bem presente:

1- Three Mountains (San-zan), que equivale a um triplo topo, é uma formação que assinala um topo do mercado. Também é similiar a outro padrão de candles chamado Three Buddha Top, o equivalente do ocidental Head & Shoulders;

2- Three Rivers (San-sen), o oposto do Three Mountains, equivale a um triplo fundo ou a um H&S invertido, embora não seja necessariamente a assim;

3- Three Gaps (San-ku), utiliza os gaps no preço como pontos de entrada e saída do mercado. O primeiro gap (ku) assinala a entrada de novas compras e com força. O segundo representa um reforço das compras e a possiblidade de algum "short covering" . O terceiro é o resultado desse "short covering" por parte dos bears e da entrada dos bulls atrasados. Neste terceiro gap o método de Sakata manda/recomenda vender porque o conflito de ordens e a possibilidade de o movimentos ficar overbought é alta. (A mesma linha de pensamento pode ser utilizada em sentido descendente);

4- Three Soldiers (San-pei), "três soldados a marchar na mesma direcção", é o mesmo que o muiito bullish padrão Three White Soldiers ou que o bear Three Black Crows. Padrões de inversão de tendência;

5- Three methods (San-poh), "um descanso ou um cessar de fogo no mercado". Facilmente identificado nos padrões Falling e Rising three methods que muito recentemente expliquei num artigo. O mercado está a descansar sem questionar a tendência.

O método de Sakata resulta de uma muito simples linha de pensamento:

1- Num mercado volátil (altos e baixos) os preços acabam sempre por evoluir a favor da tendência estabelecida;

2- É preciso mais força para fazer o mercado subir do que para o fazer cair. O mercado pode cair devido ao seu peso;

3- Um mercado que subiu vai eventualmente cair, e um mercado que caiu vai eventuamente subir;

4- Os preços por vezes deixam simplesmente de se mexer. Lateralização do mercado.

Simples não é?? tentem lá por isso em prática no vosso trading...

O método de Sakata também nos fala de padrões com mais do que 3 velas, um deles é o que a Ana apresentou mais acima:

- Eight New Price Lines (shinne hatte); consiste em várias velas de alta consecutivas. Depois de oito novos máximos serem fixados, deve-se assumir os lucros ou pelo menos proteger as posições com stops apertados. Alguns autores referem o mesmo padrão com 10 a 13 máximos, a forma de agir é sempre a mesma.

Bem o texto já vai longo, já falei de "n" padrões e expliquei pouco, a ideia era mais mostrar o que significa o termo Sakata e a sua enorme importância para o nascer da Teoria dos Candlesticks Japoneses.

-----------------------------------------------------------------------------------
Biibliografia:
- Japanese Candlestick Charting Techniques, de Steve Nison
- Candlestick Charting Explained, de Gregory L. Morris

---------------------------------------------------------------------------------------

Bjs Ana e obrigado pelo recuerdo,  :P

Francisco Monjardino

ana

Citação de: Francisco Monjardino em Junho 14, 2005, 09:57

- - Eight New Price Lines (shinne hatte); consiste em várias velas de alta consecutivas. Depois de oito novos máximos serem fixados, deve-se assumir os lucros ou pelo menos proteger as posições com stops apertados. Alguns autores referem o mesmo padrão com 10 a 13 máximos, a forma de agir é sempre a mesma.

....conta lá, os máximos relativos desde de dia 26 do mês passado, altura em que se quebraram os máximos de Março... ;)

eheh eu não falei nisso exactamente para ver se alguem fazia essa contagem  ;)

Olha, desde que falámos neste assunto nem imaginas o que eu conto velas... o DAX tá todo contado e recontado, é um desporto como outro qualquer, sendo que este é sentado e por isso ideal aqui para a alentejana  :D

Jinhu e bom dia!
Tenho para mim que sim.

Francisco Monjardino

Citação de: ana em Junho 14, 2005, 10:59
Citação de: Francisco Monjardino em Junho 14, 2005, 09:57

eheh eu não falei nisso exactamente para ver se alguem fazia essa contagem  ;)

Olha, desde que falámos neste assunto nem imaginas o que eu conto velas... o DAX tá todo contado e recontado, é um desporto como outro qualquer, sendo que este é sentado e por isso ideal aqui para a alentejana  :D

Jinhu e bom dia!

Conto 9 máximos desde que os 4.435 pontos foram quebrados...ora vê lá o gráfico.  :)

Bjs,

Francisco Monjardino

Francisco Monjardino

...é que por definição, devemos ter várias velas de alta consecutivas. No DAX, apesar da rápida subida, não é bem isso que observamos.

O que achas, será que o Sakata era flexivel neste aspecto?  :)
Francisco Monjardino

ana

O que eu acho é que tanto maximo aliado ao facto de estarmos na 19ª sessão após gap de arranque e sem respirar, é muita fruta! O DAX está muito pesado!

Eu não espero nenhuma descida acentuada, espero um respiro e depois se vê...

vamos acompanhando, n'é assim?  :)

Tenho para mim que sim.