Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

Sonae Capital - (SONC.LS)

Iniciado por tiagodandre, Janeiro 28, 2008, 14:20

Tópico anterior - Tópico seguinte

Broker_Invest

Será uma boa noticia para Empresa? gostaria de saber a vossas opiniões.
Eu acho que os hoteis fazem parte do Seu Core-Business, mas uma entrada de liquidez também é uma boa lufada de ar fresco.

Angolanos querem comprar hotel da Sonae
    in Vida Económica.pt, 04-02-2010

04-02-2010

Há outros negócios com o grupo nortenho em perspectiva

Isabel dos Santos, a filha mais velha do presidente angolano, José Eduardo dos Santos, quer negociar a compra do Porto Palácio Hotel. Em causa está uma infra-estrutura que é detida pelo universo Sonae, através da Sonae Turismo. A Vida Económica sabe que estão a decorrer negociações nesse sentido, e que outros negócios, junto de Belmiro de Azevedo, estão a ser desenhados.

Desde Junho do ano passado que há rumores sobre o facto de Isabel dos Santos estar pronta a abrir negócios, em Portugal, junto de Belmiro de Azevedo. Depois do outro homem forte do Norte, Américo Amorim, ser sócio da empresária angolana na Galp e no Banco BIC, agora é a vez de as propostas incidirem junto da Sonae. Apesar de se ter retirado de funções executivas do grupo, Belmiro de Azevedo continua a ser o chefe da orquestra e está a supervisionar os interesses angolanos nos seus negócios.

De acordo com aquilo que a Vida Económica conseguiu apurar, o acordo que está mais próximo de ser concretizado é a aquisição do Porto Palácio Hotel, um edifício sito na Avenida da Boavista, bem no coração da cidade invicta. O negócio ainda não terá sido formalizado oficialmente e não são conhecidos, até ao momento, os seus contornos nem valores.

O investimento está a ser negociado ao mais alto nível do grupo e fora da Sonae Turismo. Caberá à Sonae Capital dar luz verde à proposta, sendo que até ao momento não foi entregue numa proposta concreta, revela fonte ligada ao processo. O acordo pressupõe sigilo máximo e prazo de apresentação pública desconhecido.

Certo é que estes contactos mostram uma cada vez maior proximidade de Belmiro de Azevedo à família de José Eduardo dos Santos e pode mesmo ser uma espécie de porta de entrada da Sonae em Angola. Recorde-se que Belmiro, em entrevista à Visão, confirmou que quer levar negócios para aquele país: estamos a negociar e há empatias. Para o efeito, pede que o porto e o aeroporto funcionem, os passaportes sejam emitidos, os vistos concedidos. E que haja liberdade de estabelecimento e de repatriamento de dividendo. Esse quadro tem de ser fixado rapidamente, no próprio interesse do Estado angolano.

Com esse cenário concretizado, não hesita em levar os seus negócios para lá, já que possuem a tecnologia, a capacidade e o know-how para fazer materiais de construção, mobiliário, uma enorme cadeia de distribuição. É quase carregar no botão e tirar fotocópias, frisa.

Ligações insuficientes

para influenciar decisões

Na mesma entrevista, Belmiro de Azevedo mostra não concordar com a ideia de que Angola está a colonizar Portugal. É um exagero. São coisas pequenas, sem controlo da gestão. Nada que ultrapasse os 10%, como agora a Zon. Mas, na prática, Isabel dos Santos é accionista da Zon, do BPI, da Galp, da Sonangol, sócia da PT, do BES e parceira da EDP. As relações de sociedades portuguesas alargam-se ainda à CGD, Totta, BPN e Mota Engil.

Ainda assim, o empresário defende que estas ligações podem não ser suficientes para influenciar decisões, já que depende de quem está do outro lado. Neste momento, quem está do outro lado é ele próprio, que se encontra a ganhar espaço, confiança e oportunidades, primeiro dentro de portas - Portugal ?, até porque a Sonae é incorruptível e isso é claro para quem queira negociar connosco, sublinha Belmiro.

O último negócio formalizado por Isabel dos Santos em Portugal aconteceu em Dezembro último, no qual a CGD financiou mais de metade do investimento que a empresária angolana fez para comprar 10% do capital da Zon, dona da TV Cabo.

De acordo com aquilo que foi noticiado na altura, mais de metade dos 163,8 milhões de euros que Isabel dos Santos vai pagar pelos 10% da Zon vai ser financiado pelo banco público. O valor financiado pela CGD, o maior accionista da Zon (14,93%), é significativo e foi superior a 50%. Uma notícia que a Caixa não quis comentar.
Não há mal que perdure e bem que dure sempre

anoc_se

Hoje a Sonae Capital caiu para 0.60   -7.69% será que esta acção vai continuar em queda?

Broker_Invest

Citação de: anoc_se em Fevereiro 16, 2010, 21:00
Hoje a Sonae Capital caiu para 0.60   -7.69% será que esta acção vai continuar em queda?

Deixa la isso, se tiveres mais $$$ disponível reforça para baixares o preço médio, eu estou tentado a comprar um camião delas e baixar o preço médio em 1€/share.

Bons negócios.

anoc_se

Mas eu ainda não comprei nada :) aconselhas a comprar ou a estar quieto no sofa?

anoc_se

Além disso elas no ano passado por esta epoca ... o preço era 0.40

Broker_Invest

Citação de: anoc_se em Fevereiro 17, 2010, 11:29
Mas eu ainda não comprei nada :) aconselhas a comprar ou a estar quieto no sofa?

Além disso elas no ano passado por esta epoca ... o preço era 0.40

Eu acho que devas comprar se tens a um preço elevado como eu  ;D assim baixas o preço médio, mas compra com moderação, não metas toda carne no assador senão queimas toda. :D

Ela por esta altura estava nesse valor que referes, mas senão chegar ao menos já tens algumas. Vejo que há muita gente interessada nela, senão o Volume não aumentava BRUTALMENTE como tem acontecido nas ultimas sessões, é um facto que ela está mais para cair do que subir, mas acho que ela mais tarde ou mais cedo vai ter que inverter o seu rumo "subir" vamos ter calma que isto da bolsa não é para se investir no Curto-prazo e sim no longo-prazo. Mas se queres mais emoção no curto prazo. vais para o EUA que lá aquilo é um carrocel, eu quando me livrar das minhas posições no PSI20 é o que vou fazer.

Bons negócios e cabeça fria nas decisões.  8)

Broker_Invest

Boa tarde,

Vejo que exsite muitos a querem compar Sonae-capital a preços de Saldo, o problema é que estão a conseguir :-\  Espero que ela volte para cima da MM200 antes dos resultados anuais 2009. Esta empresa tem muito valor escondido e está uma desvalorização e com desconto BRUTAL face as suas congêneres do mesmo sector. 

Bons negócios.

J_fild

Boa tarde

Esta acção tem tido volumes estranhos, ainda mais tendo em conta a sua exposição ao mercado imobiliário que está e estará como todos sabemos.

Será que se irá passar algo no curto prazo ou será alguem a investir no longo prazo?

andrerib

Boa noite!

Grande volume de hoje!
Não consigo ter qualquer opinião sobre esta cotada. Mas tenho de admitir que sinto que poderá ser um bom investimento para quem não está dentro.

Cumprimentos
André

emanuel

Ok, isso será um boa opinião ;D
Já agora e se... se  esta cotada fosse mais uma das falências em Portugal ;D
É só uma ideia ???
BN

Lourenco909

Até onde vai cair... 

Alguem partilha uma análise fundamental da Sonae capital? eu vi bem o lucro por acção no site oficial deles?

cump

psychopath

esta empresa custuma pagar dividendos? se sim bons ou maus?

em 2009 terá tido lucros?
há duas formas de ser rico.. ter mais ou desejar menos :/

DUARTINI

Nos ultimos 10 anos tem pago sempre dividendos. Nhó nhó

Quando souberes responder à 2ª pergunta agradecia que postasse aqui a resposta.
http://strapon.pt    http://sersexy.net

Diogo Castro

Não é uma acção que acompanhe, mas segundo os dados que tenho não costuma dar dividendos, deixo em anexo dados dos últimos anos.

Em relação a 2009, os resultados só serão apresentados no dia 15 de Março, e as únicas estimativas válidas neste momento nos departamentos de research que consultei são:
BPI em 30-10-2009 estimava um EPS de +0.12€ FY09 (e +0.01€ FY10)
BCP em 08-02-2010 estimava um EPS de +0.11€ FY09 (e -0.03€ FY10)

bons negócios,
Diogo Castro
www.clubeinvest.com

areis1

Boa noite a todos.
Tenho seguido de muito perto este papel.
É resultado de uma cisão da Sonae SGPS.
Entrou em mercado no dia 28-01-2008, a rondar os 1,5 €.
Atingiu um máximo no dia 02-02-2008 a 1.89 €.
Teve um mínimo em fim de Fev e princípio de Mar 2009, a 0,41 €.
Depois atinge um novo topo a 24-10-2009 a 1 €.
Não distribuiu dividendos até à data e não existe anúncio que venha a distribuir este ano ou no próximo.
Tem tido uns altos e baixos por venda de activos (mais passivos que activos) que actuaram como redução de perdas, mais do que incorporação de benefícios. Ultimamente teve alguns reves em Espanha (falência de empresa participada, foi considerado bom pois resolveu dívidas mas mais uma vez não deu lucro) e na Alemanha (venda parcial de património, bom para redução de risco, nada sei sobre benefícios).
Está em baixo por pouco volume, saiu do primário cerca de seis meses após entrada. Para mim é para conservar ou entrada muito controlada. Na gama dos 0.50 € é de reforçar. Tem património para valer mais do que isso.
Bons negócios
AR