Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novos ficheiros de actualização para Metastock e Bases de Dados disponíveis para milhares de acções e índices.

Menu principal

Portucel - (PTI.LS)

Iniciado por tiagodandre, Janeiro 29, 2008, 03:22

Tópico anterior - Tópico seguinte

Broker_Invest

Citação de: adgabi em Maio 27, 2009, 02:21
Será desta que agora vai lá para cima para ficar ou isto será fogo de vista??????
Tenho os neurónios a queimar não se decide.
Bons negócios.

Se a PTI quebrar em alta os 1.80€ temos sinal de inversão para medio-longo prazo da acção, esse valor é uma resistência muito forete, só lá vai mesmo com muita força compradora.

Bons negócios.
Não há mal que perdure e bem que dure sempre

adgabi

ob  broker_invest, realmente o melhor é esperar para médio-longo prazo.
e quando vier a "força compradora" nós cá estamos à espera.
obrigado pelo vosso esforço em comentar para quem não percebe.
bons negócios.

Broker_Invest

Só espero que não quebra a MM200 1,65€, não gostei nada do fecho de hoje 1,68€ espero que 2 feira ganhe folgo para ir novamente acima dos 1,7€ pelo menos sou optimista.  ;D ;D

Bons negócios.

Broker_Invest

Tive que tirar o Pó deste post!!!

A PTI está com o Gas todo, só espero que os 1,8€ sejam quebrados para semana (vamos la ver se não é hoje mesmo, é que os Investidores dos EUA viram a recomedação do Bloomberg sobre esta acção em que a mesma está BARATA face ao seu Sector ) caso isso venha acontecer, em termos práticos temos PTI Bull no médio e longo prazo.

Bons negócios.

Broker_Invest

Esta aqui a fonte : JN

Semapa e Portucel são as mais baratas em Lisboa
A bolsa de Lisboa também foi bafejada pela euforia vivida na Europa. Subiu, mas o desempenho foi mais comedido, depois de também ter sido menos castigada. Ainda assim, algumas empresas do PSI-20 conseguiram registar valorizações estonteantes, enquanto outras, como a Semapa e a Portucel, falharam a recuperação, o que as deixa, agora, como as mais "apetitosas".
Paulo  Moutinho
[email protected]

A bolsa de Lisboa também foi bafejada pela euforia vivida na Europa. Subiu, mas o desempenho foi mais comedido, depois de também ter sido menos castigada. Ainda assim, algumas empresas do PSI-20 conseguiram registar valorizações estonteantes, enquanto outras, como a Semapa e a Portucel, falharam a recuperação, o que as deixa, agora, como as mais "apetitosas".

Desde 9 de Março até ontem, período em que o índice principal somou 21%, a Semapa apresentou um desempenho praticamente nulo. Já a Portucel avançou quase 20%, evoluções que mantêm as acções de ambas as empresas liderada por Pedro Queiroz Pereira a transaccionar a desconto. Observando o rácio entre a cotação e os lucros ("price earnings ratio" ou PER) estimados para este ano, verifica-se que aquelas acções continuam "baratas" face às pares.

Estes dois factores, conjugados com o facto de serem das empresas nacionais com as melhores avaliações por parte dos analistas, de acordo com as recomendações compiladas pela Bloomberg, coloca-as no topo do "ranking" elaborado pelo Negócios. Podem, assim, ser duas boas "apostas" para quem procura investir no mercado accionista, tendo sempre em conta que as aplicações em acções devem ter sempre um limite temporal mínimo de três anos.

Bons negócios.  8)

Broker_Invest

Ela hoje aguentou-se muito bem mesmo, quem nos dera que entre um BIG-PLAYER nesta cotada porque como muitos analistas referem esta mesmo barata , e como há poucas acções no mercado pode mesmo subir em flecha, mas isto era um sonho, o mesmo aconteceu com a Impresa por erro  ;D

Bons negócios.

npl

Broker,
porque é que ainda não mudaste a tua posição da Portucel para a Semapa?
cumprimentos,
NPL.
Napoleon: «L'art d'être tantôt très audacieux et tantôt très prudent est l'art de réussir.»

Broker_Invest

Citação de: npl em Junho 23, 2009, 22:27
Broker,
cumprimentos,
NPL.

Boa tarde npl,

Não mudei pelo facto é esta empresa que gera grande parte da riqueza à Semapa,  eu gosto de empresas inovadoras e dinâmicas e com previsões de expansão, o que eu não vejo o mesmo na Semapa, para mim a Semapa é um parasita da PTI. Um dia quando alguém achar interessante em comprar a PTI, a Semapa vende e nunca mais tem resultados positivos que tem tido.

Bons negócios.

aleixon

Broker_Invest, no dia que a Semapa vender a PTI, a cotação vai ser um autêntico foguetão. Como isso não vai acontecer, os valores vão permanecer cá por baixo. Aliás, a probabilidade da PTI vir a ser absorvida pela Semapa é bastante maior do que ser a Semapa a desaparecer, basta ver quem é o dono de quem.

Pela lógica deveria concordar com a sua exposição contudo, este cruzamento de participações e de interesses é bastante mais complexo do que à partida poderá parecer. Para já, prefiro estar do lado dominante.

BN
NA

Nota: tenho posições longas na Semapa e na PTI já não tenho nenhuma participação.

Broker_Invest

Citação de: aleixon em Junho 24, 2009, 15:07
Broker_Invest, no dia que a Semapa vender a PTI, a cotação vai ser um autêntico foguetão. Como isso não vai acontecer, os valores vão permanecer cá por baixo. Aliás, a probabilidade da PTI vir a ser absorvida pela Semapa é bastante maior do que ser a Semapa a desaparecer, basta ver quem é o dono de quem.

Pela lógica deveria concordar com a sua exposição contudo, este cruzamento de participações e de interesses é bastante mais complexo do que à partida poderá parecer. Para já, prefiro estar do lado dominante.

BN
NA

Nota: tenho posições longas na Semapa e na PTI já não tenho nenhuma participação.

Alex neste caso não vejo isso dessa maneira, viste o que aconteceu só por haver especulação na fusão da SonaeCom com a ZON, viste quem é que subiu mais? não vi as acções da casa mãe a subir mais de 100% , mas eu não quero fazer uma comparação de resultados de ambas porque são sectores diferentes.
Eu vejo no caso de venda da PTI a cotação sobe mas deve subir bem mais do que SEMAPA, não esquecer que a SEMAPA deixa de ter a "Galinha dos ovos de Ouro" e a PTI continua com potencial de crescimento caso contrario ao da SEMAPA, A Semapa só cresce se OPAR a CIMPOR, ai sim vemos uma empresa com grande dimensão e no sector dos cimentos. Temos que ver no ranking em que está a PTI no sector da Pasta, e a SEMPA no sector dos Cimentos, sabem qual é a posição de cada uma a nível internacional?  eu não sei da Semapa, mas da PTI está muito próximo do Topo.

Bons negócios.

npl

Citação de: Broker_Invest em Junho 24, 2009, 14:45
Citação de: npl em Junho 23, 2009, 22:27
Broker,
cumprimentos,
NPL.

Boa tarde npl,

Não mudei pelo facto é esta empresa que gera grande parte da riqueza à Semapa,  eu gosto de empresas inovadoras e dinâmicas e com previsões de expansão, o que eu não vejo o mesmo na Semapa, para mim a Semapa é um parasita da PTI. Um dia quando alguém achar interessante em comprar a PTI, a Semapa vende e nunca mais tem resultados positivos que tem tido.

Bons negócios.

Broker se a Semapa vendesse a valiosa PTI(coisa que duvido...) como descreves,
o encaixe financeiro ía para os accionistas da Semapa...

Além disso acho que já tinhamos visto no ano passado, que cada acção da Semapa
vale grosso modo 5 acções da PTI, fazendo só o cálculo da posição detida pela Semapa que no ano passado era de 75% da PTI) e nem sequer entrando em linha com a Secil.

É claro que numa perspectiva de dividendos e lucros imediatos,
a PTI é mais interessante, mas para quem está nela numa perspectiva de longo prazo, parece-me que não deviam existir grandes dúvidas.

Salvo seja algum raciocínio relativo a OPAs que me esteja aqui a escapar,
acumula-se mais valor na Semapa que na PTI,
isto apesar de não se o ver logo na conta bancária.
Mas para quem está longo numa perspectiva de longo prazo...

Cumprimentos.
Napoleon: «L'art d'être tantôt très audacieux et tantôt très prudent est l'art de réussir.»

tiagopt

A vencedora da sondagem semanal foi a Portucel. A Portucel encontra-se actualmente num local decisivo para o seu futuro no médio/longo prazo. Juntamente com um leque restrito de títulos do nosso PSI, esta empresa pouco subiu neste ressalto/início de bull market. Desde os mínimos até ao ponto actual vão uns meros 30%, modesta percentagem quando comparada com as subidas de outras empresas de dimensão equivalente. No entanto, há que ter em conta que a Portucel foi relativamente pouco castigada durante o bear market, se compararmos a sua queda (inferior a 60%) com a queda de empresas como a Teixeira, Sonae ou a banca (todas com quedas superiores a 80%).
Com esta introdução quero dizer que mesmo sendo esta subida mais modesta do que seria talvez de esperar, isso não lhe deve ser apontado como um sinal de fraqueza.

Voltando à parte técnica, a Portucel está actualmente a testar a LTd de longo prazo. Este é o 4º ponto de impacto numa linha bem definida que tem vindo a acompanhar a fase descendente, desde a quebra da primeira LTd. A juntar à LTd existe outro obstáculo de peso: a zona de resistência, antiga zona de suporte. Esta zona vem assumir um papel-chave pela sua grande importância. No anterior bull market foi uma resistência e no bear market um suporte. Enquanto suporte, foi responsável por dois poderosos ressaltos, ressaltos esses que só esgotaram a sua força na LTd que agora se encontra a ser testada. À terceira tentativa a zona de suporte acabou por ser quebrada, transformando-se agora numa poderosa zona de resistência.

O que podemos esperar, nos próximos tempos? Não tenho grandes dúvidas, as probabilidades estão do lado das quedas. A linha de tendência não foi ainda efectivamente quebrada em alta (nem foi ultrapassada em 3% nem surgiu um pico de volumes na quebra) e a zona de resistência é muito forte. Dada a proximidade destes dois pontos-chave, caso fosse possível shortar a Portucel, isto proporcionaria um trade com uma relação risco/benefício muito aliciante. Se a zona de resistência for quebrada em alta com consistência, aí sim, será de entrar longo. Caso isto venha a acontecer, na minha modesta opinião a Portucel passa para estado bull no médio prazo.

Para quem tem actualmente este título em carteira, parece-me demasiado arriscado esperar pelo que vai acontecer sem agir. Se eu a tivesse em carteira venderia nesta zona e recompraria mais tarde, caso estes dois obstáculos de peso fossem ultrapassados com sucesso. Estamos a uma distância de apenas 4%, não me parece nada aliciante correr riscos desnecessários por tão pouco. Para quem quer entrar, este local não é definitivamente o melhor. Ou se compra no retracement ao suporte ou na quebra da resistência, comprar a meio do caminho pode revelar-se doloroso...
Surfar a Tendência - Actualizações Diárias

Sect

Citação de: tiagopt em Junho 29, 2009, 00:21
A vencedora da sondagem semanal foi a Portucel. A Portucel encontra-se actualmente num local decisivo para o seu futuro no médio/longo prazo. Juntamente com um leque restrito de títulos do nosso PSI, esta empresa pouco subiu neste ressalto/início de bull market. Desde os mínimos até ao ponto actual vão uns meros 30%, modesta percentagem quando comparada com as subidas de outras empresas de dimensão equivalente. No entanto, há que ter em conta que a Portucel foi relativamente pouco castigada durante o bear market, se compararmos a sua queda (inferior a 60%) com a queda de empresas como a Teixeira, Sonae ou a banca (todas com quedas superiores a 80%).
Com esta introdução quero dizer que mesmo sendo esta subida mais modesta do que seria talvez de esperar, isso não lhe deve ser apontado como um sinal de fraqueza.

Voltando à parte técnica, a Portucel está actualmente a testar a LTd de longo prazo. Este é o 4º ponto de impacto numa linha bem definida que tem vindo a acompanhar a fase descendente, desde a quebra da primeira LTd. A juntar à LTd existe outro obstáculo de peso: a zona de resistência, antiga zona de suporte. Esta zona vem assumir um papel-chave pela sua grande importância. No anterior bull market foi uma resistência e no bear market um suporte. Enquanto suporte, foi responsável por dois poderosos ressaltos, ressaltos esses que só esgotaram a sua força na LTd que agora se encontra a ser testada. À terceira tentativa a zona de suporte acabou por ser quebrada, transformando-se agora numa poderosa zona de resistência.

O que podemos esperar, nos próximos tempos? Não tenho grandes dúvidas, as probabilidades estão do lado das quedas. A linha de tendência não foi ainda efectivamente quebrada em alta (nem foi ultrapassada em 3% nem surgiu um pico de volumes na quebra) e a zona de resistência é muito forte. Dada a proximidade destes dois pontos-chave, caso fosse possível shortar a Portucel, isto proporcionaria um trade com uma relação risco/benefício muito aliciante. Se a zona de resistência for quebrada em alta com consistência, aí sim, será de entrar longo. Caso isto venha a acontecer, na minha modesta opinião a Portucel passa para estado bull no médio prazo.

Para quem tem actualmente este título em carteira, parece-me demasiado arriscado esperar pelo que vai acontecer sem agir. Se eu a tivesse em carteira venderia nesta zona e recompraria mais tarde, caso estes dois obstáculos de peso fossem ultrapassados com sucesso. Estamos a uma distância de apenas 4%, não me parece nada aliciante correr riscos desnecessários por tão pouco. Para quem quer entrar, este local não é definitivamente o melhor. Ou se compra no retracement ao suporte ou na quebra da resistência, comprar a meio do caminho pode revelar-se doloroso...

Excelente artigo (analise) caro Tiagpt, com todos os pormenores muito bem expostos e de forma muito clara.
Como nunca te dei felicitações pelas tuas analises que há muito acompanho, aqui ficam os agradecimentos, espero que continues a partilhar os teus conhecimentos com os quais tenho aprendido muito.

Cumprimentos
Sect

tiagopt

Olá Sect,

Obrigado pelo teu comentário :)
A beleza dos fóruns passa mesmo por podermos aprender com o trabalho uns dos outros. Tu aprendes com as minhas análises e eu com as tuas...

Abraço,
Tiago
Surfar a Tendência - Actualizações Diárias

Broker_Invest

Os comentários do TiagoPt são sempre bons e bem vindos ao forum.

Não percebo porque não há interesse neste papel, tem tido uma liquidez medíocre  :( adorava ver ela novamente na casa dos 2€ ,mas parece que isso está cada vez está mais difícil devido ao facto da falta de interesse e liquidez no titulo.

Vamos esperar que o Verão passe, e que não faça muita mossa neste papel.

Bons negócios.