Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

Portucel - (PTI.LS)

Iniciado por tiagodandre, Janeiro 29, 2008, 03:22

Tópico anterior - Tópico seguinte

tiagodandre

Boa sessão...era interessante se amanhã o volume fosse superior, e com um fecho acima dos 2,40€...ou pelo menos acima da EMA200...

Fica o boneco:
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

Broker_Invest

Espero que ela hoje quebre os 2.40€ pelo menos tem hoje uma noticia que faça chegar até esses valores.
A PTI com enorme potêncial.

Criação de empresa de energia é "potencialmente positivo" para a Portucel
O BPI considera que a possível criação de uma empresa de energia por parte da Portucel terá um impacto "potencialmente positivo" para a empresa.

--------------------------------------------------------------------------------

Lara Rosa
[email protected]

O BPI considera que a possível criação de uma empresa de energia por parte da Portucel terá um impacto "potencialmente positivo" para a empresa.

A Portucel estará a estudar a criação de uma subsidiária para investir no sector energético, avançou hoje o "Diário Económico".

O BPI considera que esta situação é "potencialmente positiva" para Portucel uma vez que uma nova empresa que se foque totalmente no sector energético pode aumentar a exposição da empresa. Esta situação poderá também criar novas oportunidades de investimento, especialmente no segmento da biomassa.

A Portucel [Cot], que é a maior empresa de biomassa em Portugal, seguia inalterada na sessão de hoje ao cotar nos 2,37 euros.

Não há mal que perdure e bem que dure sempre

Broker_Invest

Mais um boa sessão da PTI, resistência 2.4€ quebrada com bom volume + 2.5 Milhões de acções e a fechar nos 2.43€  ;D, temos o caminho aberto para atigir os 2.55€ a 2.66€ no curto espaço, se ela continuar a subir(Pontêncial não lhe falta) podemos mesmo ver a PTI chgar à LTA medio prazo 2.84€.

Que continuem os bons ventos para esta acção, a mesma está despertar bastantes investidores.  ;)

Broker_Invest

Vai começar "chuver" recomendações sobre a PTI, o que é uma exelente noticia.

Fonte JN

Análise
Unidade no Uruguai permite à Portucel entrar clube de produtores de pasta "low cost"
A possibilidade da Portucel avançar com a construção de uma fábrica de pasta e papel no Uruguai é bem vista pelos analistas que destacam que este projecto poderá criar valor à empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira e permitir-lhe entrar no clube de produtores de pasta "low cost".

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
[email protected]

A possibilidade da Portucel avançar com a construção de uma fábrica de pasta e papel no Uruguai é bem vista pelos analistas que destacam que este projecto poderá criar valor à empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira e permitir-lhe entrar no clube de produtores de pasta "low cost".

"Acreditamos que o possível investimento numa nova unidade de BEKP no Uruguai poderá criar valor" à Portucel, na medida em que esta região "apresenta um ritmo de crescimento de eucalipto superior ao resto do mundo" e o Uruguai tem "oferecido várias facilidades como isenção de impostos, que podem acelerar o retorno do investimento", refere o BPI.

Em termos estratégicos, este investimento também "faz sentido" já que, para os analistas do banco de investimento, a "procura por BEKP deverá continuar nos próximos anos, absorvendo os aumentos de capacidade", e a Portucel tem "um forte 'know how' neste campo".

A equipa de "research" salienta ainda que este investimento, a concretizar-se, poderá ser financiado por fundos próprios da Portucel, isto caso ocorra entre 2010 e 2011, o que resultará num aumento o rácio dívida/EBITDA para 3,5-4 vezes".

O Millennium IB salienta que com a localização de uma unidade no Uruguai, a Portucel "conseguiria assim entrar no clube de produtores de pasta 'low cost'", acrescentando que o "valor envolvido [1,9 mil milhões de euros] possibilitaria a construção de uma fábrica de pasta e papel, com uma capacidade de papel igual ou superior à fábrica que neste momento está em construção em Portugal".

"O impacto na avaliação dependeria dos activos a instalar para o montante avançado, entre outros dados nomeadamente se ou quanto precisaria a Portucel investir em área florestal", conclui o Millennium IB.

O banco de investimento manteve a recomendação de "comprar" para a Portucel, bem como a avaliação de 3,65 euros, enquanto o BPI, que também recomenda a "compra" dos títulos, tem um "target" de 3,45 euros. As acções da Portucel [Cot] seguiam estáveis nos 2,43 euros.

tiagodandre

A Portucel está a necessitar de uma ligeira correcção/consolidação em cima da EMA200, para depois tentar a aproximação aos 2,60€...

Cump.
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

Broker_Invest

A PTI está a corrigir paara depois saltar para o patamar dos 2.60€, ela está a cotar 2.38€  >:(, mas espero que seja passageiro e que isto inverta. Espero um fecho neutro nos 2.42€, abaixo dos 2.4€ é que eu começo a ficar apreensivo. 

Broker_Invest

Espero que esta correção seja saudavel para PTI, porque eu não estou a gostar nada de ver ela a perder força compradora.  :(
Espero que isto seja uma acumulação ou distribuição de papel para outros investidores a curto prazo, porque a medio-longo prazo os fundamentos estão lá todos.

Bons negocios

Broker_Invest

Serei o único a Postar sobre a PTI? ninguém comenta...? é um facto que se tem verificado, ela está a perder força, está a corrigir mesmo em cima da MM200 2.36€ espero que fique por aqui  :-\ , Haja Santa paciência.

pans

Boa tarde é a primeira vez que escrevo e sou um principiante. Comprei portucel a 2.67 e já a tenho a algum tempo. Penso que ela está a corrigir depois desta última subida. Concordo consigo está a descer um ponto e espero que não passe a LT 200 senão ainda desce mais. A médio prazo vai continuar a subir, isto depende do mercado dos Estados Unidos. Não está só. Um abraço

npl

Entrei hoje, talvez de forma precipitada o que me acarretou um prejuízo de um cêntimo por acção... :(
Mas tenho esperança que tenha passado a correcção correspondente à retirada da Portucel das 5 cotadas com maior potencial de valorização na análise de investimento do Millenium IB.
Napoleon: «L'art d'être tantôt très audacieux et tantôt très prudent est l'art de réussir.»

Broker_Invest

Haja muita paciência para este titulo, isto inves de subir desce... os resultados foram em linha, tem exelentes fundamentos, e esta acção continua a cair em forma de escadinha, cada vez precebo menos disto! ela deveria estar a subir ou manter nos valor 2.44€ para fazer ali um bom suporte, já vai nos 2.36€  >:( Tem que haver muita paciência mesmo, o que vale é que estou longo nela, mas se formos a ver lá para 2009 e 2010 é que recupero o dinheiro que investi. compra a 2.84€...

Bons negocios.

dam

É preciso muita paciência mesmo com esta PTI...
De à 2 semanas para cá tem tido movimentos algo estranhos... sempre com pressão vendedora durante a maioria do dia e no final quase sempre a ser segurada em subida (em relação à sessão)!! E há sempre um nº relativamente grande de acções em venda nuns patamares acima... tipo a dizer: não vale a pena comprar que ela tem aqui um travão!
Para mim parece haver alguém que sabe que ela vale mais mas quer caçar o máximo ao mais baixo preço possível... é só uma sensação.
Pelo menos para mim, é claro que esta empresa está barata relativamente a outras semelhantes, mas nunca se sabe o que vai na cabeça dos investidores...

Os resultados do 1T2008, apesar de menos bons em termos operacionais e resultado líquido, confirmaram a boa saúde financeira da empresa. Coisa rara nos dias que correm.
Continuam a fazer-me alguma confusão alguns nºs apresentados (tirados do relatório anual 2007/1T2008):

EBITDA=78,1M€
Resultados Líquidos=39,4M€
Cash Flow=55,3M€
Investimentos=51,2M€
Diminuição da dívida líquida=28,4M€

O Cash Flow não deveria ser maior do que a soma do investimento e da redução da dívida líquida?? Não percebo isto, como é que a empresa gerou os 79,6M€ usados no investimento e na redução da dívida líquida? Este valor é mesmo superior ao EBITDA!!!

Também eu continuo à espera que ela recupere para valores mais aceitáveis e mais justos... Talvez isso aconteça nos próximos trimestres quando os investidores se aperceberem do valor puramente especulativo de outras empresas que por aí andam com bem melhor performance bolsista (mas não operacional)!!

Bons negócios para todos.

briver

Bom dia a todos!

Considero a Portucel uma boa empresa e com boas perspectivas para o futuro. Entrei no papel a 1,8 portanto estou com um excelente resultado!

Gostaria de saber o que pensam desta história da Sonangol querer entrar forte nesta empresa? Quais seriam os efeitos esperados?

Valerá a pena uma 2a entrada?

Broker_Invest

Citação de: briver em Maio 09, 2008, 11:10
Bom dia a todos!

Considero a Portucel uma boa empresa e com boas perspectivas para o futuro. Entrei no papel a 1,8 portanto estou com um excelente resultado!

Gostaria de saber o que pensam desta história da Sonangol querer entrar forte nesta empresa? Quais seriam os efeitos esperados?

Valerá a pena uma 2a entrada?

Como eu digo, "haja paciência para esta cotada", mas os fundamentais estão lá todos ela é uma empresa com exelente book record, ela neste momento é a empresa com PER mais baixo do seu sector, e com uma saúde financeira bastante boa.
Enquanto a entrada da Sonagol no capital da Portucel, é uma exelente notícia para empresa, porque Angola tem o maior Eucalipal do mundo, logo é uma "mina de ouro" de materia prima para PTI, o Estado Angolano quer ter o Konw-How da Portucel, isto porque a considera a empresa muito bem gerida e que dá um exelente retorno aos seus acionistas.

Neste momento acho que após desta noticia, devem considerar uma nova entrada/reforço de posições, porque eu proprio vou fazer o mesmo, depois só nos resta esperar...  ;)

Abraço e bons negocios.

Broker_Invest

Ela ja anda neste suporte dos 2.39/2.40€ já algum tempo! parece que está andar na distribuição acumulação do papel, vamos ver se confirma a vontade da Sonagol na entrada deste titulo. Ai sim, vamos ver novamente as exelentes valorizações da PTI.  8)
Ela neste momento já recuperou 50% face aos seus minimos historicos, onde o seu máximo é de 3.18€, vamos aguardar por melhores dias.

Mantenho a PTI em carteira até 2009/2010