Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novo Sistema de Ratings instalado no Clubeinvest, saiba + aqui ou consulte os Últimos Ratings atribuidos em realtime.

Menu principal

Portucel - (PTI.LS)

Iniciado por tiagodandre, Janeiro 29, 2008, 03:22

Tópico anterior - Tópico seguinte

Broker_Invest

Fonte : Banco BIG

| Trading Ideas |

Portucel – Aposta no reforço das vantagens competitivas

Sector de pasta e papel

Descrição

A Portucel é a principal produtora nacional de papel, e líder de mercado europeu de offset e pre-print no segmento premium. Anunciou em 2007 o investimento numa nova máquina de papel, que lhe permitirá aumentar a capacidade produtiva para 1,5 milhões ton. Apresenta uma capitalização bolsista de EUR 1,362 mil mn.

Triggers

- Para além do carácter mais cíclico da actividade, a Portucel tem sido penalizada pela evolução contrária dos preços da pasta e do papel, sendo que por outro lado, a empresa esteve igualmente condicionada por diversos profit warnings apresentados por alguns dos principais concorrentes.

- A recente recuperação do dólar norte-americano face à divisa europeia, para além de beneficiar um conjunto de tendências operacionais, confere alguma protecção à Portucel face à concorrência proveniente da América do Norte.

- Os novos investimentos internacionais na produção de pasta, nomeadamente no Uruguai (1,3 milhões de toneladas/ano) e em Moçambique (1 milhão de toneladas/ano), reforçam a estrutura integrada da Portucel e promovem a eficiência da estrutura de custos.

- Estamos em crer que o posicionamento da Portucel como produtor premium, direccionado para segmentos de maior qualidade e com margens mais elevadas, lhe permite ter uma maior resistência a variações negativas da procura e preço no mercado.

- Em 2009, deverá entrar em funcionamento a nova máquina produção de papel que lhe permitirá aumentar em 50% a capacidade produtiva, reforçando deste o modo a sua posição no sector do papel.

Factores de risco

- Continuação do movimento correctivo dos índices accionistas.

Comentário Técnico

Ainda que tendo quebrado o anterior mínimo fixado em Janeiro, a amplitude da última correcção e a aproximação ao anterior suporte, podem suportar um movimento de recuperação. Numa óptica de trading, recomendamos um nível de stop loss (limite de perda máxima) de cerca de 8% face ao nível de entrada. Desta forma, uma entrada nos EUR 1,761 traduz-se num nível de stop loss nos EUR 1,620.

Não há mal que perdure e bem que dure sempre

Broker_Invest

É isto que me inerva! o porque desta descida tão acentuada da PTI? não vemos o mesmo da ALTRI nem da SONI, realmente a coisas inexplicaveis.  :(

Bons negocios.

bp1511

Citação de: Broker_Invest em Outubro 15, 2008, 17:06
É isto que me inerva! o porque desta descida tão acentuada da PTI? não vemos o mesmo da ALTRI nem da SONI, realmente a coisas inexplicáveis.  :(

Bons negócios.

Acho que ainda não te apercebes-te que estamos em bear market.

A TENDENCIA É TUA AMIGA !!!

Alguém disse para não deixarmos fugir o passarinho e tu estás a sentir que ele está a levantar voo. ;D ;D

Broker_Invest

Citação de: bp1511 em Outubro 15, 2008, 18:25

Acho que ainda não te apercebes-te que estamos em bear market.

A TENDENCIA É TUA AMIGA !!!

Alguém disse para não deixarmos fugir o passarinho e tu estás a sentir que ele está a levantar voo. ;D ;D

Caro bp1511, se eu não ainda este momento não soubesse que estavamos em Bear market, então eu andava muito mal mesmo.
Como dizes a Tendência é tua amiga, é verdade (Shorts) aos kilos, Perco num lado ganho no outro  ;D   
Só fico triste ver a empresa que é nestes niveis, ela devia ser muito mais estavel a estas oscilações, já reparam que ela consegue perder mais do que ganha, isso viu-se no dia de recuperação que ela subiu, mas nem chegou aos 2€  :(  por pena. Agora ela a cair é a grande! e vai sempre a frente. Faço a comparação que na 6º Feria a PTI a ALTRI e SONI estavam todas ao mesmo valor 1.66, e depois nas subidas a bruta viu.se que a PTI foi que subiu menos.

Esperar por melhores dias, neste momento ando a ganhar kilos de $ com Shorts.

artista

Broker, ler os teus posts cansa (acho que já to disse!  :) )

E também ja te disse que um dia não diz nada, a Portucel desvalorizou menos de 50% em relação aos máximos atingidos, o Índice desvalorizou ligeiramente mais... ou seja a Portucel tem tido um comportamento em linha com o mercado, ligeiramente melhor!

Os accionistas de outras empresas que desvalorizaram bem mais que a PTI dizem os mesmo que tu, que a empresa devia ser mais estável, etc... mas ainda não percebeste como funcionam os mercados?! Não sabes o que é a lei da oferta e da procura?!?

um abraço

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

tiagodandre

Hoje ninguém se queixa da Portucel.... ;)

É de longe a melhor do PSI-20 até ao momento....-1,23%

"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

Broker_Invest

Citação de: tiagodandre em Outubro 24, 2008, 11:50
Hoje ninguém se queixa da Portucel.... ;)

É de longe a melhor do PSI-20 até ao momento....-1,23%

A Minha alma está parva!!! ele é que ganha mais hoje num dia tão catastrofico, ao menos isso  :)

Hoje de manha quando fui ver o os meus Shorts do S$P500 fiquei admiridado com a suspensão é um facto que contente por um lado estou curto nos 902, mas por outro não !

Abraço e bons negocios.

Buysantander

Quanto menos se falar da Portucel, menos compras especulativas vão aparecer, logo não falem dela.
Se ninguem falar muito ela não cai mais...

Broker_Invest

Citação de: Buysantander em Outubro 24, 2008, 12:39
Quanto menos se falar da Portucel, menos compras especulativas vão aparecer, logo não falem dela.
Se ninguem falar muito ela não cai mais...

Buy, tu podias bem comprar uma quantas desta menina, já que também estas a investir numa empresa do mesmo sector que é empresa brasileira, compra umas quantas para animar a malta, achei sempre a PTI uma exelente aposta para longo prazo. estou nela a 2.84€ e por pena minha não ter mais uns cobres para reforçar nela.

abraço e bons negocios.

artista

Citação de: Broker_Invest em Outubro 24, 2008, 13:14

É isto que me inerva! o porque desta descida tão acentuada da PTI? não vemos o mesmo da ALTRI nem da SONI, realmente a coisas inexplicaveis.

O que acho mais engraçado é que não achas "inexplicável" quando a PTI cai menos que as outras!!! Neste momento acho que a PTI é a empresa que caiu menos no PSI20, desde os máximos... por isso poupa-nos se numa das próximas sessões estiver tudo a subir 10% e a PTI sí estiver a subir 2 ou 3!!!!

Citação de: Broker_Invest em Outubro 24, 2008, 13:14

...estou nela a 2.84€ e por pena minha não ter mais uns cobres para reforçar nela.

Então e o capital dos shorts do S&P?! Fecha lá as posições e mete o carcanhol na PTI!  ;)

abraço

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

CristianoLima

Citação de: Broker_Invest em Outubro 15, 2008, 13:24
Fonte : Banco BIG

Comentário Técnico

Ainda que tendo quebrado o anterior mínimo fixado em Janeiro, a amplitude da última correcção e a aproximação ao anterior suporte, podem suportar um movimento de recuperação. Numa óptica de trading, recomendamos um nível de stop loss (limite de perda máxima) de cerca de 8% face ao nível de entrada. Desta forma, uma entrada nos EUR 1,761 traduz-se num nível de stop loss nos EUR 1,620.

Isto é um absurdo gigantesco, como podem colocar um stop loss a 1.62 se este valor é um valor de entrada, dado que o nivel de 1.60 funcionou muito bem como suporte na queda de Janeiro. Voltou a funcionar novamente, agora em Outubro, pois apesar de o titulo ter feito 1.50, ainda não fechou abaixo de 1.60...

Stop-loss é para compras especulativas, Portucel é um título para investimento nestes niveis.
Esses gajos do Banco Big percebem alguma coisa de bolsa?

Além de que andam a dormir e esqueceram-se que o Governo de Angola conta com a Portucel para ajudar a desenvolver o sector no país...Isto é um factor positivo?????

Se querem continuar a perder dinheiro, podem continuar a dar ouvidos a estas amostras baratas de corretores da bolsa. Seria bom que esta queda servisse para fazer desaparecer alguns maus profissionais do mercado. Eles nunca vão desaparecer por completo, porque os ignorantes vão sempre fazer parte do mercado. Alguém têm que perder...

artista

Concordo com o Cristiano, ao principio pensei que o comentário técnico era do Broker mas sendo de um banco é incrivel!

E não percebo o que quer dizer a frase "Desta forma, uma entrada nos EUR 1,761 traduz-se num nível de stop loss nos EUR 1,620.", o que é que eles entendem por traduzir-se num stop loss?! , parece que é algo que resulta de uma formula qualquer?!?!

abraços

artista

Broker_Invest

Citação de: artista em Outubro 26, 2008, 02:30
Concordo com o Cristiano, ao principio pensei que o comentário técnico era do Broker mas sendo de um banco é incrivel!

E não percebo o que quer dizer a frase "Desta forma, uma entrada nos EUR 1,761 traduz-se num nível de stop loss nos EUR 1,620.", o que é que eles entendem por traduzir-se num stop loss?! , parece que é algo que resulta de uma formula qualquer?!?!

abraços

artista

Ja mais iria fazer um comentario deste tipo, tal como fez o BIG, eu só postei para malta rir um bocadinho, a meu ver a bolsa só vai começar a subir novamente lá para finais de 2009, até lá shorts shorts e mais shorts.
Eu nunca fico euforico quando a PTI sobe 10%, porque até ao preço ela tem que subir muito mais, fico triste é quando ela cai, cai a sério! mas ela é ainda que caiu menos no PSI20, mas agora pergunto será que ela vai manter-se como a cotada que desvalorizou menos? eu já não digo é nada. Vou mesmo é ter que esperar.

abraço e bons negocios.

tiagodandre

Portucel - Empresa Produtora de Pasta e Papel, SA informa sobre resultados do 3º Trimestre de 2008
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR20769.pdf
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

Broker_Invest

Hoje muita gente com medo dos resultados e saltou fora! olha foram melhor que o esperado bateu as previsões do ESR que previa uma queda de resultados para os 105M€, nunca se esquecam que a PTI vai começar a benificiar do Dolar forte face ao euro e do preço do crude a estes niveis,que muito provavel vão cair ainda mais, agora só nos resta mesmo é esperar lá para Fevereiro de 2009 para saber os resultados anuais de 2008  :D   Acho que mesmo com esta trubulência toda a PTI está safar-se muito bem.

Mantenho-me longo.

Fonte JN

Lucros da Portucel sobem 1,25% para 117,32 milhões de euros
A Portucel registou lucros de 117,32 milhões de euros, nos primeiros nove meses deste ano, o que representa um crescimento de 1,25% face ao mesmo período do ano passado, divulgou a empresa em comunicado.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
[email protected]

A Portucel registou lucros de 117,32 milhões de euros, nos primeiros nove meses deste ano, o que representa um crescimento de 1,25% face ao mesmo período do ano passado, divulgou a empresa em comunicado.