Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

Portucel - (PTI.LS)

Iniciado por tiagodandre, Janeiro 29, 2008, 03:22

Tópico anterior - Tópico seguinte

npl

Citação de: voodo em Dezembro 15, 2008, 15:40Caro Broker_Invest,

Caso possas já pensaste em reforçar a posição de forma a abaixar o preço médio?

Caro Voodo,
não me parece que essa seja a forma correcta de olhar para o problema.

Comprar acções a 1.4€ não vai baixar o custo daquelas que se compraram anteriormente a um preço mais alto...

A verdadeira questão é decidir de acordo com o comportamento do título que se espera no futuro.
Se se está à espera que o título fique ainda mais barato não se deve comprar e deve-se pensar em vender.
Se se espera que o título suba, então comprar.

Acho que pensar em termos de baixa de preços médios, é só nos estarmos a iludir/ludribiar a nós próprios. Sem ofensa e espero que seja útil.
Cumprimentos.
Napoleon: «L'art d'être tantôt très audacieux et tantôt très prudent est l'art de réussir.»

tiagodandre

(Actualização Gráfica)

A portucel tem sido pressionada pelas notas de research da GS, nomeadamente pela revisão em baixa do dia 27/11 que a fez quebrar o mínimo de Outubro, pois a última (15/12) pouco acrescentou na avaliação.

Actualmente está perto da projecção do triângulo 1,38€, e até ao fim do ano era importante que rompesse a LTD formada desde Setembro.

Mínimo actual: 1,40€
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

Broker_Invest

tiagodandre, todos nos sabemos que as recomendações da G.S são para eles encher o saco deles de PTI, eles sabem que esta acção vai dar mais dividendos do que os proprios DP dos bancos, além disso é um sector que continua em velocidade cruzeiro, e vai apresentar resultados de 2 digitos, só tenho é pena que a cotação seja bastante castigada com estas malditas recomendações.

Vamos ter que esperar por melhores dias.
Não há mal que perdure e bem que dure sempre

MikeC

Actualização gráfica. Falta muito para podermos falar na possibilidade de inversão.

Abraço

lindaapastora

Citação de: Broker_Invest em Dezembro 18, 2008, 12:30
tiagodandre, todos nos sabemos que as recomendações da G.S são para eles encher o saco deles de PTI, eles sabem que esta acção vai dar mais dividendos do que os proprios DP dos bancos, além disso é um sector que continua em velocidade cruzeiro, e vai apresentar resultados de 2 digitos, só tenho é pena que a cotação seja bastante castigada com estas malditas recomendações.

Vamos ter que esperar por melhores dias.

Será por situações relacionadas com recomendações de G.S e outras  que motivou esta comunicação da CMVM?

CMVM detecta indícios de 'inside trading' com acções da Portucel
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) detectou indícios de um caso de manipulação de mercado sobre acções da Portucel, informou o regulador em comunicado.

Diario Económico Online

Cumprimentos
lindaapastora
(terra linda)
bons negócios a todos

lindaapastora

www.malukosnabolsa.blogspot.com

-Os pontos aqui referidos representam apenas e neste momento a forma como vejo o mercado, poderei estar equivocado.  Em situação alguma deverão ser tidos como orientação de investimento

Broker_Invest

Já andam a reforçar umas nas outras, unidas é mais facil de ultrapassar a crise que ai vem, por isso o que está acontecer a esta papeleira, pode muito bem acontecer com a nossa PTI, um grande Player queira entrar na gestão desta empresa em que a mesma tem um PER baixo face ao seu sector e que tem um divida bastante reduzida e controlada, acho que é uma empresa bastante saudavel a nivel de liquidez para investir em novos projectos em curso, vamos ver com esta noticia das primas Brasileiras a nossa PTI dá um arranque severo de uma vez por todas.

Fonte JN.

VCP aumenta participação na Aracruz por 2,71 mil milhões de reais
A Votorantim Celulose & Papel (VCP), a terceira maior empresa de pasta de papel do Brasil, aumentou a sua participação na Aracruz Celulose através da compra de 2,71 mil milhões de reais (877 milhões de euros) de acções.

--------------------------------------------------------------------------------

Lara Rosa
[email protected]

A Votorantim Celulose & Papel (VCP), a terceira maior empresa de pasta de papel do Brasil, aumentou a sua participação na Aracruz Celulose através da compra de 2,71 mil milhões de reais (877 milhões de euros) de acções.

A VCP passa assim a deter 56% da sua empresa rival numa altura em que foi conhecido que a Aracruz chegou a acordo com os bancos para reestruturar a sua dívida, segundo refere a Bloombrg.

Os bancos que detêm 80% dos 2,63 mil milhões de dólares de dívida da Aracruz autorizaram a empresa a pagar em nove anos, segundo o comunicado citado pela agência noticiosa norte-americana.

O pagamento da compra da VCP será feito em seis prestações até Julho de 2011.

Não há mal que perdure e bem que dure sempre

Osprey

Citação de: Broker_Invest em Janeiro 20, 2009, 18:14
Já andam a reforçar umas nas outras, unidas é mais facil de ultrapassar a crise que ai vem, por isso o que está acontecer a esta papeleira, pode muito bem acontecer com a nossa PTI, um grande Player queira entrar na gestão desta empresa em que a mesma tem um PER baixo face ao seu sector e que tem um divida bastante reduzida e controlada, acho que é uma empresa bastante saudavel a nivel de liquidez para investir em novos projectos em curso, vamos ver com esta noticia das primas Brasileiras a nossa PTI dá um arranque severo de uma vez por todas.

Fonte JN.

VCP aumenta participação na Aracruz por 2,71 mil milhões de reais

--------------------------------------------------------------------------------

Lara Rosa
[email protected]

A VCP passa assim a deter 56% da sua empresa rival numa altura em que foi conhecido que a Aracruz chegou a acordo com os bancos para reestruturar a sua dívida, segundo refere a Bloombrg.

Os bancos que detêm 80% dos 2,63 mil milhões de dólares de dívida da Aracruz autorizaram a empresa a pagar em nove anos, segundo o comunicado citado pela agência noticiosa norte-americana.

O pagamento da compra da VCP será feito em seis prestações até Julho de 2011.

Estou a vontade para falar porque tenho na minha carteira a Portucel sem duvida uma empresa bem gerida e uma das mais importantes empresas nacionais e com mais sucesso na internacionalização, embora lhe falte um fabrica num pais em desenvolvimento, mas nao sera a melhora altura para apostar nisso ate porque veem agora do investimento em Setubal, que vai colocar esta empresa no top mundial. É a empresa que mais energia produz atraves de biomassa e existem projectos para mais centrais serem construidas.

Agora quanto ao seu desempenho em bolsa, existe o medo de a SEMAPA retirar este titulo do mercado ja em 2009. Tirando assim alguns investidores.

artista

Citação de: Osprey em Janeiro 20, 2009, 20:11
Agora quanto ao seu desempenho em bolsa, existe o medo de a SEMAPA retirar este titulo do mercado ja em 2009. Tirando assim alguns investidores.

A Semapa pode querer tirá-la da bolsa mas terá de pagar o preço que os accionistas estejam dispostos a vende!

abraço

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

filpina

A Semapa pode querer tirá-la da bolsa mas terá de pagar o preço que os accionistas estejam dispostos a vende!

Penso que não estou enganado, mas a administração da Portucel pode por si só retirar o titulo de cotação.
Estes são rumores que correm, inclusivamente os admnistradores já abordaram publicamente este tema desmentindo esta intenção no curto prazo, e assim prejudicando a cotação desta empresa.

B.N.

Filipe Pina

artista

Citação de: filpina em Janeiro 20, 2009, 22:59
Penso que não estou enganado, mas a administração da Portucel pode por si só retirar o titulo de cotação.
Estes são rumores que correm, inclusivamente os admnistradores já abordaram publicamente este tema desmentindo esta intenção no curto prazo, e assim prejudicando a cotação desta empresa.

Penso que estás enganado, tenho acções da Portucel e sinceramente se há coisa que não me preocupa é isso. Primeiro porque penso que se o fizer terá de ser através de uma OPA e depois porque acho que a empresa não está a pensar nisso...

abraço

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

murcom

Pode. Não pode. Pode. Não pode. Irra !!!!

Se os senhores se informassem antes de estarem aqui falar do que não sabem, faziam um grande favor a todos.  ;D

Já que a opinião de Vossas Excelências não é sustentada, gostaria que soubessem se, efectivamente, eles podem ou não retirá-la e em que condições. Por isso, vejam lá se sabem  :)

Estive para entrar nela hoje em face de estar a aguentar-se no Sup. de 1.42, o estocático estar abaixo de 20 com tendência para virar (penso eu) bem como por tudo o que aqui já foi referido por vós.

Cumprimentos e Bons Negócios a todos.

artista

Citação de: murcom em Janeiro 21, 2009, 20:54
Pode. Não pode. Pode. Não pode. Irra !!!!

Se os senhores se informassem antes de estarem aqui falar do que não sabem, faziam um grande favor a todos.  ;D

Já que a opinião de Vossas Excelências não é sustentada, gostaria que soubessem se, efectivamente, eles podem ou não retirá-la e em que condições. Por isso, vejam lá se sabem  :)

Parece que tu és mais um que também não sabe... se queres que te diga, em vez de teres escrito a tua mensagem podias ter usado esse tempo a tentar descobrir se pode ou não pode?!  ;D

E eu também podia ter usado o tempo que estou a gastar a escrever isto para ligar ao PQP e perguntar-lhe... bem mas eu não me interessa muito essa infromação, por tudo o que já escrevi atrás!  ;)

abraço

artista

murcom

Caro artista,

Eu sei tão pouco que nem sei por onde começar a procurar a resposta. Já tentei procurar respostas para dúvidas relacionadas com a bolsa, na net, e quando me apercebi, somente tinha duas ou três horas para dormir ... ;D e a bicicleta com cara de dofida ... Estás a ver? Isto é viciante.
Mas que gostava de saber... lá isso gostava  ;)
E o que achas de entrar agora,junto do suporte? Se fosse noutra conjuntura nem olhava para trás, mas tenho receio dos alçapões escondidos que por aí andam. :o Eu sou um cabeça no ar......  >:(

Abraço e BN's

artista

Entrar agora depende da tua estratégia... se quiseres dá uma vista de olhos na minha estratégia que está no meu blogue!

A curto prazo poderá fazer algum sentido entrar perto dos 1.41 e colocar um stop nos 1.38/39... de qualquer forma a situação está longe de ser a ideal! Se é uma entrada a longo prazo penso que deves sobretudo estudar os fundamentais da empresa, eu não sou a pessoa mais indicada para falar deles!

abraço e boa sorte

artista

PS: Já agora prepara-te para trabalhar, aprender dá muito trabalho! E não te iludas, não é fácil!

tiagodandre

Bem, vamos por partes...

1º) Neste momento a Portucel tem um Free float de +-19% (Ver participações qualificadas em anexo), ou seja, esta percentagem está em livre negociação na bolsa de Lisboa.

2º) Para retirar a Portucel de Bolsa, a Semapa teria de lançar uma OPA (oferta pública de aquisição) sobre o restante capital que não controla...de acordo com os normativos legais que isso implica...Ver Código dos Valores Imobiliários.

Sobre este aspecto ler a seguinte notícia:

Compromisso de manter em bolsa a Portucel termina em 2009
http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=342402

3º) No caso da OPA ser bem sucedida, e o ser bem sucedida implica obter mais de 90% dos direitos de voto, poderá subsequentemente lançar uma OPA potestativa pelo remanescente capital. Os efeitos de acordo com o nº 4: A aquisição implica, em termos imediatos, a perda da qualidade de sociedade aberta da sociedade e a exclusão da negociação em mercado regulamentado das acções da sociedade e dos valores mobiliários que a elas dão direito, ficando vedada a readmissão durante um ano.

4º) Obviamente que a OPA potestativa é um pouco polémica, porque se trata de enconstar o pequeno investidor à parede...pois caso não aceite mesmo assim vender, poderá ser muito difícil negociar as acções à posteriori, fora de mercado.

Resumindo: A Semapa necessita adquirir mais de 90% do capital para retirar a Portucel de Bolsa,..como em todas as situações similares...por isso é que existe regulação dos mercados. O primeiro passo terá de passar sempre pelo lançamento de uma OPA sobre a Portucel. As contrapartidas estão definidas na lei.

Para mais informações: Código dos Valores Imobiliários, Título III – Ofertas Públicas, CAPÍTULO III, Artigo nº 173<>197.

http://www.cmvm.pt/NR/exeres/586DE29F-67DF-4DD1-9738-9C498C2FC0E4.htm

Cump.

PS: Murcom...penso que essa não foi a melhor maneira de expôr as tuas dúvidas...da próxima vez tenta abordar a questão de uma forma mais positiva!
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)