Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

Portucel - (PTI.LS)

Iniciado por tiagodandre, Janeiro 29, 2008, 03:22

Tópico anterior - Tópico seguinte

AnaLucescu

O numero estimado de acções da Portucel é 766.303.806

Relembro que a Portucel lucrou em 2007 154 milhões de euros   EPS   0.20 [2007]
Portucel lucrou nos primeiros 9 meses de 2008 117 milhões de euros    EPSe 0.18 [2008]
O consenso dos analistas para 2009 é lucro de 100 milhões de euros   EPSe 0.13 [2009]

A data estimada para a apresentação de resultados de 2008 é 20.02.2009

A cotação actual é explicada pela previsão de queda dos lucros em 2009.

Fica aqui o gráfico, não vou fazer comentário tecnico para já...Vou continuar a estudar o titulo e reunir informação sobre a empresa.
sma20=1.472
sma50=1.496

Take care
Ana Dacia Lucescu
noi sîntem unul

murcom

Citação de: tiagodandre em Janeiro 21, 2009, 23:20
PS: Murcom...penso que essa não foi a melhor maneira de expôr as tuas dúvidas...da próxima vez tenta abordar a questão de uma forma mais positiva!

Com certeza.
Obrigado pelos esclarecimentos.

artista

Citação de: AnaLucescu em Janeiro 25, 2009, 22:06
O consenso dos analistas para 2009 é lucro de 100 milhões de euros   EPSe 0.13 [2009]

Onde viste isso? As estimativas que vi há uns tempos eram de um EPS de 0.15€ o que dá resultados a rondar os 120 milhões

A cotação actual é explicada pela previsão de queda dos lucros em 2009.

Penso que o problema será mais, tal como nos outros títulos, a incerteza sobre o futuro das economias, o risco que representa neste momento estar investido nos mercados... por outras palavras é um problema de falta de confiança nos mercados!

boa semana

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

PedroSoares

No entanto acho que com volumes assim tão baixos o risco de entrar longo na PTI é alto. quando quebrar a 1.40 ninguem a agarra

Broker_Invest

Citação de: PedroSoares em Janeiro 26, 2009, 13:30
No entanto acho que com volumes assim tão baixos o risco de entrar longo na PTI é alto. quando quebrar a 1.40 ninguem a agarra

Ela tem um suporte muito forte nesse valor, mas tudo é possivel, eu acredito que ela não vá abaixo dos 1.4€ ela anda a consolidar no range 1.4 até 1.6€, depois acredito que mais dia menos dia ela vai ter que corrigir das quedas recentes, acreito que no proximo trimestre ela esteja acima dos 2€, vamos ver !

Ela neste momento vale em bolsa tanto como o investimento feito da nova máquina em Setubal 900 Milhões de euros que começa a produção este ano.

Bons negocios.
Não há mal que perdure e bem que dure sempre

dam

Pequenas correcções...
O nº exacto de acções da PTi é 767.5M (ver no site da empresa penso que em estatutos...)
O investimento actual em curso é de 800-900? M€ dos quais  550M€ na nova máquina de papel  e actualmente a cotação bolsista está em ~1100M€ (cotação*767,5M).

Acerca da possível OPA... Quando terminar os 5 anos em que a Semapa estava obrigada a manter a PTi em bolsa, que será penso ser no próximo Abril/Maio a Semapa se não vender nada antes terá quase 80% dos direitos da PTi (76,..% + % acções próprias * 0.76). Por isso será obrigada a lançar uma OPA ou a dispersar parte do capital. Até a compra de acções próprias aos pingos, sem travar a descida constante, é perigosa para os pequenos accionistas devido a aumentar indirectamente a percentagem de direitos da Semapa deixando-a mais perto dos 90% necessários à OPA potestativa. Nessas condições o valor oferecido não será certamente o justo!!!

BN 

Broker_Invest

Se eles quiserem comprar as minhas teram de dar pelo menos o preço que eu pagei 2.84€, caso contrario não vendo, e espero que ninguem venda as suas PTI ao preço da Uva para beneficiar estes Srs. da massa, se eles querem tirar a PTI da Bolas teem que pagar muito bem, caso contrario nunca terão os tais 90%, só espero que o pequenos e medios investidores caeem em parvoices, alguem se lembra da OPA da SC a 0,61 o fino não consegui reunir os tais 90% para fazer a OPA pestativa, logo depois ofereceu 0.80€ salvo erro, e mesmo assim não ele não conseguir tirar-la da bolsa.
Por isso amigos vamos ter calma, se eles querem tirar a PTI da bolsa tem que pagar muito bem aos seus accionistas.

Abraços e bons negocios.

AnaLucescu

Citação de: artista em Janeiro 26, 2009, 00:08

Onde viste isso? As estimativas que vi há uns tempos eram de um EPS de 0.15€ o que dá resultados a rondar os 120 milhões

Informação de análise fundamental fornecida pela FactSet Research Systems Inc., baseada em estimativas de analistas

Mas preparem-se no caso de as expectativas da administração serem mais optimistas...
noi sîntem unul

artista

Ok Ana, mas não coincide com a única estimativa que vi, não me lembro onde mas deve ter sido há 2 ou 3 meses, de 15 cêntimos por acção em 2009... se calhar foi no millenniumBCP (?!)

artista
Como eu vejo os mercados em:  http://www.sobe-e-desce.blogspot.com/  analises técnicas, estratégia e ideias

Broker_Invest

A meu ver, a PTI deve ser a empresa do PSI20 em que os resultados devem ficar abaixo 1 ou 2% do previsto dos analistas, não deve fugir muito, se supreender melhor ainda, também não ficava nada supreendido com essa hipotese, tudo devido a sua gestão de optimização de recursos, e baixa de preço do Euro e do crude também são alguns triggeres para esta empresa. Além disso não esquecer que a PTI além de produzir energia para a própria produção das suas fabricas, elea também injecta/vende para a REN, logo ai tem mais uma fonte de rendimento.

Vamos esperar pelos resultados anuais de 2008. (Era bom que esta acção fosse uma acção de refugio, e todos investidores e players entrassem nela em força!)

Bons negocios.

AnaLucescu

A Portucel, através da sua participada Portucel Florestal, comprou acções próprias entre os dias 21 e 27 de Janeiro. A empresa passou a deter 1,83% do capital social depois de ter adquirido mais de 350 mil acções por cerca de 514 mil euros.

A Portucel emitiu um comunicado para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) onde revela que durante os "dias 21, 22, 23, 26 e 27 de Janeiro de 2009, adquiriu em bolsa", ficando com um total de "14.040.765 acções próprias representativas de 1,83 % do seu capital social".

No total a empresa comprou 357.245 acções, por cerca de 514.057,48 euros.

Com estas continuadas operações, aumentam os sinais de que a Portucel vai ser mesmo alvo de uma OPA por parte da Semapa. Ou de que vai transformar-se numa autêntica máquina de fabricar dinheiro...

Take care
Ana Dacia Lucescu
noi sîntem unul

voodo

Boas Pensam mesmo que a Semapa ira Lançar uma OPA, de forma a tirar a Portucel de Bolsa?
Eu detenho acções da Portucel e sinceramente não agrada-me a ideia. >:(

Broker_Invest

Citação de: voodo em Janeiro 27, 2009, 23:18
Boas Pensam mesmo que a Semapa ira Lançar uma OPA, de forma a tirar a Portucel de Bolsa?
Eu detenho acções da Portucel e sinceramente não agrada-me a ideia. >:(

Se querem tirar, então que pagem o dito valor por elas, espero que eles não consigam chegar perto dos 90%.
Sei que quanto menos acções haver em bolsa (10-15% Free-float disponivel), elas tornam-se mais valiosas, e a empresa em questão paga bem para ficar com elas, eu estou longo numa empresa que tem bastante potêncial de crescimento, e eles sabem que a empresa vale bem mais do que está cotada em bolsa, esperem pelos resultados e vão ver se eu não tenho razão.

Abraço

artista

Eu já frequento foruns de bolsa há um pouco mais de 10 anos e se há coisa que já me chateia um bocado é falar-se de OPA's por tudo e por nada. Posso garantir-vos que em 99% dos casos nunca chega a haver OPA nenhuma... as OPA's que houve raramente alguém tinha colocado essa hipótese sequer...

Não sei onde vêm sinais de OPA mas agora viraram-se para ai, o que é que haveremos de fazer?! Comprar acções próprias é algo que acontece com frequência e isso raramente conduz a uma OPA!

abraços

artista

tiagodandre

(Update)

(Suporte): A PTI parece ter encontrado sustentação nos 1.41€, sendo este o valor de referência no CP.

(Resistência): Temos nova aproximação à EMA50, sendo que a CP a principal referência são os 1.55€, uma ruptura destes níveis poderia dar novo alento a esta cotada.

(Volume): Muito Baixo. Nas últimas duas semanas tivemos um volume médio igual a 1/3 da média dos últimos 6 meses. Denota-se uma falta de interesse pelo papel.

A Nível fundamental, parece que os investidores estão a penalizar a PTI pelo facto desta ir inaugurar uma nova fábrica (Inv. 490m€) ainda este ano (3T2009), quando todos os outros produtores se encontram a reduzir a produção. Ou seja, os investidores estão menos optimistas relativamente a este investimento, tendo em conta o estado da economia global, e as suas previsões para os próximos trimestres. No futuro irá estar melhor posicionada no mercado, mas até lá deverá sofrer maior pressão nas margens, juntamente com um maior endividamento.

Cump.

Nova Fábrica de Papel
http://www.portucelsoporcel.com/pt/group/new-factory.php
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)