Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Visite a nossa sala de Chat,  e deixe-a aberta durante a sessão, alguns membros costumam usa-la em diversas horas do dia.

Menu principal

Semapa - (SEM.LS)

Iniciado por tiagodandre, Janeiro 30, 2008, 20:07

Tópico anterior - Tópico seguinte

cyborg

boa tarde

A deteoração ecónomica , queda da portucel onde a semapa é a maior accionista fizeram uma semana bem negra, fica actualização ;)

cunps
www.dreamtech.pt

bons negócios

BEIRA

Também não percebo o que se passa, vejam o que disse um participante num outro fórum:

"A SEMAPA detém 578.612.856 acções da Portucel, estando a Portucel a ser cotada a 1,71 significa que ,considerando a Secil a valer ZERO!, a empresa vale 1.71 X 578.612.856 = 989.427.983,8 EUROS.
A SEMAPA tem 118.332.445 acções, ou seja, repito considerando a Secil com valor ZERO!, cada acção vale 8.36!!!
Está cotada a 6.35 !!!
Alguém consegue explicar isto?  "

aleixon

Caro BEIRA,

Seguindo o mesmo tipo de abordagem e baseado nos valores que apresentou, pode significar que o valor da dívida da Semapa será equivalente à sua participação na Secil!
Julgo que este tipo de questão já foi esclarecido à relativamente pouco tempo. Volto a dar um exemplo: imaginem uma empresa sem capital que compra um edificio por 100 e para o pagar pede a totalidade do valor ao banco. Seguindo a abordagem que apresentou, como esta empresa tem um edificio que vale 100, e a empresa agora está avaliada por 50, então será uma pechincha e será de comprar. Mas de facto o que acontece é que se comprar a empresa por 50, terá de somar os 100 que deve ao banco no que resulta uma linda conta de 150 acima do valor 0 (zero) que vale o negócio!!!
Esclareço que não tenho nenhuma participação na Semapa nem em alguma das participadas indicadas. Deixei de seguir a cotada desde que saiu do negócio da energia eólica.
Espero ter ajudado.
NA

BEIRA

Obrigado Aleixon, mas segundo li a dívida da Semapa é fundamentalmnete devido à Portucel (nova fábrica mais 500 mil milhões), ou seja a dívida que a Semapa possi no total 1.4 mil milhões é devido à dívida imputada directamente à Portucel e não pela sua aquisição de acções

arb.bunker

Boas

Uma contribuiçãozinha sobre a Semapa. É pura AT! O gráfico é semanal, desta feita sem qq indicadores. O "boneco" fala por si. Entrei curto, quarta feira e hoje sai, dado que achei que a jogava não se mexia, tb eu, devia ter visto isto primeiro ;)

Bons negócios

Intel++

aleixon

Citação de: BEIRA em Maio 15, 2009, 13:20
Obrigado Aleixon, mas segundo li a dívida da Semapa é fundamentalmnete devido à Portucel (nova fábrica mais 500 mil milhões), ou seja a dívida que a Semapa possi no total 1.4 mil milhões é devido à dívida imputada directamente à Portucel e não pela sua aquisição de acções

Caro Beira,

Agora é que fiquei mesmo sem saber se de facto percebeu a asneira nas contas que indicou! Peço desculpa, mas para manter um nível mais ou menos credível no fórum do CI, tenho de voltar a falar deste assunto.

Então inicialmente escreveu que a semapa, pela participação na PTI, deveria valer 989 MEuro. Agora diz que a semapa tem uma divida de 1400 MEuros, que fazendo a conta equivale a um património negativo cerca de 400 MEuro!

Uma divida é uma divida. Quer a origem dessa divida seja por motivos de aquisição de acções quer para financiar investimento, o que é certo é que ela lá está. Para seu bem, não tente esconder os dados negativosl. Deverá encará-los com a mesma importância como confronta os dados positivos.

Com isto tudo quase que fiquei com vontade de actualizar a minha folha de cálculo com os fundamentais da semapa para deixar esta questão definitivamente esclarecida.

Bom fim de semana,
NA

lebal

Aleixon, parabéns pela forma simples com que explicaste o raciocinio. 1 ponto!
Lebal

fernandex

Boas!

Avaliar uma empresa (só) pelo valor dos activos que tem, não faz sentido. É um disparate!
Uma empresa pode até ter activos no valor de 1 trilião de euros, mas se tiver um passivo superior àquele valor, tem uma situação líquida negativa, ou seja, está em falência técnica.

Uma empresa vale pela capacidade que tem de gerar lucro. Ou seja, o valor de uma empresa é o valor actual dos cash flows esperados da sua actividade.

Cumprimentos, BN,

Fernandex
"Natura non facit saltum" (máxima romana).

dam

Vai alguma fumaça por aqui...
A participação actual da Semapa (% de direitos de votos) na Portucel é de ~77%. Essa participação a 1.7€ de cotação da Portucel vale actualmente 1005M€. Deduzindo a dívida líquida da Semapa (Holdings) actual (472M€) dá um valor por acção de 4.5€ para Semapa. O restante valor da capitalização contabiliza a participação de 51% na Secil, a parte de Ambiente e o desconto da Holding. Note-se que é também necessário descontar os custos de operação da Holding; no trimestre passado a holding reduziu para metade os lucros provenientes das suas participadas!!

Contas do 1º trimestre da Semapa:
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR23493.pdf

Espero ter ajudado

BN

mvlameiro

Boa tarde a todos,

Lembrei-me hoje de ir ver o gráfico da Semapa e reparei me com um grafico atractivo, talvez atractivo demais... ALguém conhece mais ou menos a empresa e pensa que conhece a razao para a accao ainda estar tao perto dos minimos?

Deixo o gráfico.

Cumprimentos,

Mvlameiro

npl

No site:

http://www.semapa.pt/default.asp?detectflash=false&pag=docs

encontra-se a demonstração financeira do 1ºtrimestre de 2009.

Na página 26 do documento, 3ªpágina das demonstrações financeiras consolidadas,
pode-se ler:

Activo Total: 3295 milhões €
Passivo Total: 2206 milhões €
Total do Capital Próprio: 1089 milhões €

Os resultados líquidos por acção costumam ser anualmente cerca de 1€ por acção.

A minha opinião é que à cotação actual este é dos títulos mias interessantes do PSI.

Quanto ao facto da cotação estar a vir por aí abaixo, a minha explicação é esta:

Há interesse por parte de poderosos detentores de Capital
em aproveitar/fomentar a queda do título, pelo menos até aos 5€,
aproveitando a ligeira quebra de performance da Semapa
no ano de 2009 e a queda generalizada de acções que se avizinha ainda nestes meses, para se apropriarem duma maior quota parte da Empresa.

Ou alguém acredita que este título é comparável (por exemplo) à PT?....

A diferença é como água para o vinho, e no entanto a água está mais cara....

Ps-se dividirem os 118 milhões de acções pelo Capital prório cada acção vale quase 10€.
Napoleon: «L'art d'être tantôt très audacieux et tantôt très prudent est l'art de réussir.»

aleixon

Boa noite!

Desde que a Semapa vendeu a Enersis (negócio das eólicas), deixei de seguir esta cotada, mas face a alguns comentários que tenho lido, resolvi actualizar alguns dados da empresa que passo a apresntar.

Conforme é do conhecimento geral, a Semapa congrega duas actividades principais incorporadas na Portucel e na Secil e a análise da empresa deverá passar obrigatoriamente pela avaliação de cada empresa (na prática => a análise de 3 empresas) . Nesta primeira abordagem apresentarei apenas a análise dos valores da Semapa.

Para complementar os valores já apresentados pelo npl, acrescento outos indicadores que considero primordiais, baseado em dados do 1T2k9:
- autonomia financeira está em 33% beneficiado pela venda de activos em 2004 que apresentavam um valor de 14%. Os elevados investimentos da PTI podem fazer baixar novamente este valor;
- evolução da actividade apresenta forte retracção, na facturação, nos resultados e no cash-flow. Considerando a manutenção destes fracos valores do primeiro trimestre, pois não se sabe como a economia vai evoluir (seguramente que a cimenteira dificilmente regressará aos valores da época dourada),  equivale a um ROI de 2,4%, de um RCP de 7,1% e no rácio da capitalização / meios libertos de 2,4.

Conclusão: Os dados de balanço apresentam robustez e segurança financeira. Os dados de actividade apesar de péssimistas face ao histórico, mantém-se atractivos, principalmente pelos meios libertos que em 2,4 anos representam o equivalente ao valor da empresa à cotação actual (poucas empresas apresentam actualmente este valor, na minha watch list - GE, EDP, FTE, IBE, E.ON). Esta análise não teve em consideração o impacte dos investimentos da PTI, mas face aos razoaveis rácios actuais, num cenário de actividade péssimista, considero que conseguem absorver os possíveis impactes negativos destes investimentos (... e são impactes negativos no caso da manutenção do actual cenário péssimista da economia, mas com uma retoma passam a impactes positivos). Quanto a projecções, apenas com a análise da actividade da empresa (Secil e Portucel) conseguirei aferir o valor, mas tendo em conta o actual RCP de 7%, e uma capitalização histórica face aos capitais próprios, adiantaria uma valor entre 7 a 9 eur/acção (considerando a manutenção da actividade actual).

Cumprimentos,
NA

nota: tenho em carteira accções da Semapa.

FeLiCiAnO

Boa noite,

Estive a realizar os meus cálculos para a Semapa, o seu PER de 6 e PBV inferior a 1 atrairam-me.

Utilizando a metodologia DFC cheguei a um valor de 5,02 EUR por acção. É um valor que tem por base alguns pressupostos que me parecem bastante conservadores, mas faz parte da minha metodologia calculá-los dessa forma.

Para ficarem com uma ideia a cotação neste momento tem um crescimento perpétuo implícito de cerca de 1%. Os meus cálculos permitiram me chegar a um crescimento perpétuo de cerca de 0,5%.

Outro dos pressupostos que estou a considerar é a tx de desconto a 10%, que me parece um pouco elevada para aquilo que seria de esperar.

Desta forma, apesar de o PBV desta acção ser de cerca de 0,62 e a mesma ter um PER que me parece reduzido, cerca de 6 ( a CIMPOR está com PER 16), não me parece ser um bom investimento neste momento.

npl

Citação de: FeLiCiAnO em Julho 16, 2009, 00:58
...e PBV inferior a 1...

PBV stands for:
- "Price By Volume"?
- "Price By Book Value"?

Citação de: FeLiCiAnO em Julho 16, 2009, 00:58Utilizando a metodologia DFC

Podia me dar uma luz sobre o que é esta metodologia?
Obrigado desde já.

Citação de: FeLiCiAnO em Julho 16, 2009, 00:58a cotação neste momento tem um crescimento perpétuo implícito de cerca de 1%.

Ao ano?

Citação de: FeLiCiAnO em Julho 16, 2009, 00:58estou a considerar é a tx de desconto a 10%

A taxa de desconto consiste em?
Obrigado mais uma vez.
Napoleon: «L'art d'être tantôt très audacieux et tantôt très prudent est l'art de réussir.»

FeLiCiAnO

Boa noite npl,

Quanto à 1º questão:
PBV stands for Price to Book Value.

Quanto à 2ª questão:
Peço desculpa pelo engano, o que eu queria dizer era metodologia DCF (Discounted Cash Flow). Esta metodologia propõe que se ache um cash flow perpétuo para a empresa e que depois se calcule o valor da perpetuidade desse mesmo cash flow.
Basicamente responde-me à seguinte questão: A empresa receber todos os anos de forma perpétua o cash flow de X representa hoje um valor de quanto?
Para chegarmos a este tal valor no dia de hoje temos de utilizar uma taxa de desconto e um crescimento perpétuo.

Quanto à 3ª questão:
Sim, o crescimento de 1% é ao ano, todos os anos (daí eu tê-lo chamado perpétuo).

Quanto à 4ª questão:
A taxa de desconto serve-nos para transformar um cash flow que recebemos perpetuamente, todos os anos, num valor do dia de hoje (ver resposta à questão 2).

O que eu fiz para calcular tudo isto mais facilmente foi criar uma folha de excel em que colocando o valor de algumas variáveis recebo um conjunto giro de rácios e indicadores e consigo calcular o valor de uma acção e o potencial de valorização de acordo com a cotação de mercado actual.

Podem consultar algumas imagens desta ferramenta aplicada à Brisa no seguinte link:
/forumbolsa/forum-de-bolsa/ferramenta-de-analise-fundamental/

Vou utilizá-la para fazer as minhas decisões de investimento e já tenho na cabeça alguns melhoramentos que lhe posso fazer.