Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Subscreva o Canal do Clubeinvest no Youtube: http://www.youtube.com/Clubeinvest

Menu principal

Portugal Telecom - (PTC.LS)

Iniciado por tiagodandre, Fevereiro 04, 2008, 13:57

Tópico anterior - Tópico seguinte

ppferraz

Bom dia,

Aqui vai uma com direito de autor:
" Mr. Pontes "

Mr Pontes
Mr Pontes: PT: Com um acto de BATOTA, a Administração da PT ANULA o dividendo extra de 2008, a pagar em 2009, e trata os accionistas como PARVOS!!!VENDER FORTISSIMAMENTE
A Administração da PT, de forma subtil, mais que anulou o dividendo extra de 2008, a pagar em 2009, no valor de cerca de 0,57 € por acção, ou sejam cerca de 498,75 M€, das cerca de 875 milhões de acções a circular da PT (sem contar com as referentes a um swap da PT). SUBTIL para o mercado, mas mais uma vez, cá estou eu para o denunciar, e dar a conhecer. Pois aqui está a prova, de que a Administração, com uma medida POSTERIOR, anula esse dividendo: ---------Nas contas do 3º Trimestre de 2008, reavaliou condutas e "determinados" activos imobiliários, em 816,5 M€. Para quem percebe de contabilidade, isto quer dizer que o Imobilizado subiu 816,5 M€ em termos líquidos, e que os Capitais Próprios subiram no mesmo montante (o que interessava à PT, para que não ficássem negativos, com a fortissima descapitaliazação pós-OPA, ocorrida). Ora até aqui eu já tinha contado. O que há de novo, é o que agora passo a referir: é que com mais 816,5 M€ nos Activos Corpóreos, estes serão AMORTIZADOS. Considere-se, por média, que essa taxa de amortização das condutas e imóveis, é de 5% ao ano, como é habitual. Ora o impacto sobre resultados é de, no mínimo, de 40,8 M€ a menos por ano, de Resultados Liquidos, durante 20 anos (5% x 20 anos = 100%). E porque a PT tem como politica distribuir pelo menos uns 60% de Resultados, isso quer dizer que em 20 anos, irá distribuir menos cerca de 490 M€ (40,8 M€ de Resultados Liquidos a menos por ano devido à Reavaliação x 20 anos x 60% de distribuição), valor quase idêntico ao dividendo extra a distribuir em 2009, referente a 2008 (498,75 M€). Ou seja, a Administração da PT antecipa o dividendo extra de 0,57 € por acção, a distribuir em 2009 cerca de 498,75 M€, para o retirar em 20 anos. Isto é BATOTA. Porque o dividendo foi anunciado, mas as consequências da reavaliação tive de ser eu a torná-las públicas. A Administração está assim, na prática, a lançar uma medida (a reavaliação), que retira o último dividendo extra pós-OPA, o que eu considero uma DESLEALDADE para com os accionistas.--------------------Releia a minha avaliação da PT, com target de 4,237 € em: http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=FIX_COMENTARIOS&id=346948&idCom=1

BN,

PP
"Mais vale ser rico e saudável que pobre e doente"

MikeC

Citação de: ppferraz em Janeiro 05, 2009, 11:30
Bom dia,

" Mr. Pontes "

Mr Pontes
Mr Pontes: PT: Com um acto de BATOTA, a Administração da PT ANULA o dividendo extra de 2008, a pagar em 2009, e trata os accionistas como PARVOS!!!VENDER FORTISSIMAMENTE
A Administração da PT, de forma subtil, mais que anulou o dividendo extra de 2008, a pagar em 2009, no valor de cerca de 0,57 € por acção, ou sejam cerca de 498,75 M€, das cerca de 875 milhões de acções a circular da PT (sem contar com as referentes a um swap da PT). SUBTIL para o mercado, mas mais uma vez, cá estou eu para o denunciar, e dar a conhecer. Pois aqui está a prova, de que a Administração, com uma medida POSTERIOR, anula esse dividendo: ---------Nas contas do 3º Trimestre de 2008, reavaliou condutas e "determinados" activos imobiliários, em 816,5 M€. Para quem percebe de contabilidade, isto quer dizer que o Imobilizado subiu 816,5 M€ em termos líquidos, e que os Capitais Próprios subiram no mesmo montante (o que interessava à PT, para que não ficássem negativos, com a fortissima descapitaliazação pós-OPA, ocorrida). Ora até aqui eu já tinha contado. O que há de novo, é o que agora passo a referir: é que com mais 816,5 M€ nos Activos Corpóreos, estes serão AMORTIZADOS. Considere-se, por média, que essa taxa de amortização das condutas e imóveis, é de 5% ao ano, como é habitual. Ora o impacto sobre resultados é de, no mínimo, de 40,8 M€ a menos por ano, de Resultados Liquidos, durante 20 anos (5% x 20 anos = 100%). E porque a PT tem como politica distribuir pelo menos uns 60% de Resultados, isso quer dizer que em 20 anos, irá distribuir menos cerca de 490 M€ (40,8 M€ de Resultados Liquidos a menos por ano devido à Reavaliação x 20 anos x 60% de distribuição), valor quase idêntico ao dividendo extra a distribuir em 2009, referente a 2008 (498,75 M€). Ou seja, a Administração da PT antecipa o dividendo extra de 0,57 € por acção, a distribuir em 2009 cerca de 498,75 M€, para o retirar em 20 anos. Isto é BATOTA. Porque o dividendo foi anunciado, mas as consequências da reavaliação tive de ser eu a torná-las públicas. A Administração está assim, na prática, a lançar uma medida (a reavaliação), que retira o último dividendo extra pós-OPA, o que eu considero uma DESLEALDADE para com os accionistas.--------------------Releia a minha avaliação da PT, com target de 4,237 € em: http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=FIX_COMENTARIOS&id=346948&idCom=1

BN,

PP

O homem até diz umas coisas que parecem ter algum sentido "fundamental". Digo parece porque pouco ou nada percebo de análise fundamental. Contudo, estraga tudo com expressões como VENDER FORTISSIMAMENTE e "...mas mais uma vez, cá estou eu para o denunciar, e dar a conhecer". Essas expressões estragam qualquer credibilidade que o homem poderia eventualmente um dia ter, aliás, fama já ele conseguiu porque poucos devem ser os fóruns que não lhe dão atenção.

Em termos técnicos o cenário é bem mais animador que a última vez que me pronunciei. A cunha não teve validade e, como tal, deixou de existir. Se ultrapassar, como parece hoje estar a fazer, a LTD de Longo-prazo tem caminho livre para os 7,27 euros.

Abraço

Antunes

Citação de: Antunes em Dezembro 10, 2008, 18:29
Penso que o padrão a considerar aqui seria mais 1 Head & Shoulder Bottom:

A PTC foi, é e deverá continuar a ser líder e continua, por isso, a subir indiferente aos sábios "analistas" que lançaram hoje umas bombas com o "desinteressado" objectivo de mandar os mercados para o vermelho.  ;D
Cumprimentos,

Antunes

Antunes

Citação de: ppferraz em Janeiro 05, 2009, 11:30
Bom dia,

" Mr. Pontes "

Mr Pontes

BN,

PP

O que este Pontes não entende é que o que é bom para a PTC é bom para os seus accionistas. Mais, uma empresa só deve distribuir dividendos quando não consegue rentabilizar esse capital decentemente, ou seja, quando não consegue retornos mínimos de 15%. Há excelentes empresas como a Cisco que não distribuem nenhum dividendo...

Finalmente, apesar dos fundamentais da PTC não serem famosos (penso que já mencionei aqui a elevada dívida de longo prazo), a sua cotação irá liderar o movimento de recuperação técnica que está em marcha desde Outubro/Novembro.
Cumprimentos,

Antunes

bluexip

viva,

não querendo ser desmancha prazeres :P mas a PT é uma das empresas a ter cuidado a curto e médio prazo (próximos 4 meses) no nosso mercado.

segue o gráfico e de forma muito resumida este "boneco" simples indica que é bastante provável que tenha uma nova correcção forte e rápida a colocá-la pelos 5. parece-me fortemente limitada nos ganhos até médio prazo e se conseguir chegar a 7 a curto prazo é de libertar o capital sem contemplações. aliás, se alguém estiver à procura de um activo para cobrir o risco de uma carteira tendencial longa, tem na PTC pelos 6,5 um bom nivel de short.

a longo prazo não estamos a falar de valores muito relevantes, ainda para mais com o double bottom multi-anual pelos 4,5. mas parece-me no mínimo "dead money" para grande parte deste ano.

cumprimentos,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

Antunes

Citação de: bluexip em Janeiro 09, 2009, 01:48
viva,

não querendo ser desmancha prazeres :P mas a PT é uma das empresas a ter cuidado a curto e médio prazo (próximos 4 meses) no nosso mercado.

segue o gráfico e de forma muito resumida este "boneco" simples indica que é bastante provável que tenha uma nova correcção forte e rápida a colocá-la pelos 5. parece-me fortemente limitada nos ganhos até médio prazo e se conseguir chegar a 7 a curto prazo é de libertar o capital sem contemplações. aliás, se alguém estiver à procura de um activo para cobrir o risco de uma carteira tendencial longa, tem na PTC pelos 6,5 um bom nivel de short.

a longo prazo não estamos a falar de valores muito relevantes, ainda para mais com o double bottom multi-anual pelos 4,5. mas parece-me no mínimo "dead money" para grande parte deste ano.

cumprimentos,
bluexip

Boas Bluexip,

Não és nada desmancha prazeres porque as opiniões contrárias é que fazem o mercado. Se estivéssemos todos do mesmo lado, esse mercado não existiria.

No entanto e na minha opinião, o teu boneco não tem validade visto que as cunhas ascendentes são válidas DEPOIS de uma tendência ASCENDENTE, o que não acontece na PTC. Alias, já tive oportunidade de o referir neste mesmo post onde vi cometerem (penso que foi o Tiago) o mesmo erro: uma cunha ascendente é um padrão de inversão e, para isso, tem de haver algo para inverter.

O padrão na PTC é, na minha humilde opinião, um Head & Shoulders, como já tive oportunidade de referir aqui neste mesmo post.

Finalmente, digo que a PTC irá continuar a liderar este movimento de ressalto até este acabar, obviamente. De qualquer forma a PTC já subiu mais de 50% desde os mínimos, o que demonstra bem a sua capacidade de liderança.

PS: não tive recentemente nem detenho actualmente nenhuma posição na PTC.

Abraço,

Antunes
Cumprimentos,

Antunes

bluexip

viva Antunes,

sim, a cunha é uma figura de inversão no final de uma trend descendente ou ascendente. isto segundo os ensinamentos "clássicos".

acontece que em daytrading se vê estes e outros padrões, ou melhor, figuras, a acontecer repetidamente nas mais diversas condições.

esta figura de cunha é irrelevante se está ou não o preço numa tendencia desde que as condições de mercado no momento estejam de acordo com o desfecho que esta figura aponta. e ela aponta para uma inversão rapida e forte em breve.

(quase) tudo pode acontecer e a PT é uma das empresas que, sem duvida, liderou a recuperação mas essa é uma das razões principais porque ela deverá ser durante os próximos meses dead money. a não ser que surja para aí outra OPA...

eu faço o disclaimer também. foi uma das minhas apostas mas já não o é desde os 6 e picos. no entanto, não é por isso que estou bearish nela (pelo menos que eu tenha consciência disso)... simplesmente, tudo me indica que vai lateralizar nos proximos meses sendo bastante provavel que a curto prazo tenha uma correcção forte e rapida.

abraço,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.

Antunes

Citação de: bluexip em Janeiro 09, 2009, 16:15
viva Antunes,

sim, a cunha é uma figura de inversão no final de uma trend descendente ou ascendente. isto segundo os ensinamentos "clássicos".

Viva Bluexip,

Eu sou mesmo um amante do que é clássico: gosto da indústria bancária clássica - aquela que não precisou agora de ajuda governamental, gosto das mulheres clássicas - aquelas que não precisam de se pintar, remendar e implantar todas para ficarem bonitas, gosto de me vestir de uma forma clássica - sem ter de mostrar as cuecas ou outras partes íntimas...  :)

Citação de: bluexip em Janeiro 09, 2009, 16:15
acontece que em daytrading se vê estes e outros padrões, ou melhor, figuras, a acontecer repetidamente nas mais diversas condições.

esta figura de cunha é irrelevante se está ou não o preço numa tendencia desde que as condições de mercado no momento estejam de acordo com o desfecho que esta figura aponta. e ela aponta para uma inversão rapida e forte em breve.

Quanto a mim, não é de todo irrelevante: o que acontece é que num time frame horário - apropriado ao daytrading - a PTC ESTÁ numa tendência ASCENDENTE!  Acredito por isso que seria de considerar aqui uma cunha ascendente para daytrading. O problema aqui é que temos um padrão bearish no horário e um bullish no diário. Qual deles será bem sucedido? O diário, claro! É esse o problema do daytrading: é que, em determinado momento, é sugado pelos time frames superiores tais como o diário, o semanal, o mensal, etc... Isso deverá estar prestes a acontecer com o Head & Shoulders no diário a sobrepor-se à cunha ascendente no horário...

PS: É sempre bom trocar opiniões contigo, mesmo que não estejamos sempre de acordo.

Abraço,

Antunes
Cumprimentos,

Antunes

Buysantander

Deixem-me esclarecer-vos quanto ao evoluir da PT.

Buysantander precisa de um motor para puxar o PSI20 aos 8000 pontos, e Buysantander escolheu a PT...

bluexip

viva,

Citação de: Antunes em Janeiro 13, 2009, 12:15
Eu sou mesmo um amante do que é clássico: gosto da indústria bancária clássica - aquela que não precisou agora de ajuda governamental, gosto das mulheres clássicas - aquelas que não precisam de se pintar, remendar e implantar todas para ficarem bonitas, gosto de me vestir de uma forma clássica - sem ter de mostrar as cuecas ou outras partes íntimas...  :)

lollll Antunes! muito boa essa :P

Citação de: Antunes em Janeiro 13, 2009, 12:15
Quanto a mim, não é de todo irrelevante: o que acontece é que num time frame horário - apropriado ao daytrading - a PTC ESTÁ numa tendência ASCENDENTE!  Acredito por isso que seria de considerar aqui uma cunha ascendente para daytrading. O problema aqui é que temos um padrão bearish no horário e um bullish no diário. Qual deles será bem sucedido? O diário, claro! É esse o problema do daytrading: é que, em determinado momento, é sugado pelos time frames superiores tais como o diário, o semanal, o mensal, etc... Isso deverá estar prestes a acontecer com o Head & Shoulders no diário a sobrepor-se à cunha ascendente no horário...

PS: É sempre bom trocar opiniões contigo, mesmo que não estejamos sempre de acordo.

entendo perfeitamente o que estás a dizer. aliás, isso é chave para se aumentar o racio win/loss (nota: não é necessário nem indispensável um racio win/loss elevado para se sobreviver nesta actividade): saber considerar várias time-frames e hipoteses de movimento e chegar a uma decisão que permita estar num caminho comum às hipóteses mais fortes que dê depois margem de manobra para sair ou continuar (refletir na quantidades de vezes em que uma posição está ganhadora durante um determinado tempo e depois passa a perdedora e o que poderia ter sido feito para o evitar. muitas vezes a resposta está nos sinais contraditórios entre diferentes time-frames).

o problema que vejo na PTC neste momento é que, apesar de formalmente/"classicamente" não se poder considerar uma cunha, a cunha na sua forma geométrica está lá, bem como o afunilar do preço. com um ataque aos minimos nos mercados provavel de ocorrer em breve (se é que já não começou) estão reunidas as condições para uma vaga de vendas rápida e forte nesta empresa, independentemente do seu valor ou potencial a longo prazo. a PT está como um mar calmo antes da tempestade...

o pior de tudo, contudo, é a forma como recuperou e os niveis que está atingir. leva-me a crer que será dead-money e que esta (pesudo)cunha acabará por ou se concretizar ou por se "mutar" noutra coisa qualquer, provavelmente sem nome técnico específico, mas que deverá ser globalmente uma consolidação/lateralização de vários meses. ou seja, é uma empresa que me parece dead money até perto do meio do ano.

quanto ao resto eu gosto do confronto de ideias. assusta-me mais o unanimismo ;)

abraço,
bluexip

Buysantander

Buysantander entende a posição bearish de bluexip em relação ao evoluir dos indices e Buysantander reconhece que a situação não é propicia a investimentos nas bolsas, no entanto Buysantander vê quase tudo num panorama diferente.

Buysantander crê que o futuro dos EUA é o declinio nos lucros das suas empresas por largos anos, mas esse não é o futuro de Portugal os lucros das empresas do PSI20 devem crescer apesar da recessão económica global.

Buysantander espera um crescimento minimo de 28% do lucro da Portugal Telecom em 2009, ou seja um EPS minimo de 0.77 (2009) contra 0.60 (2008).
Buysantander vê uma afirmação da Portugal Telecom superiorizando-se a todos os seus concorrentes, quer na voz fixo, móvel, serviços de internet e serviços de televisão.
Buysantander recomenda à familia Azevedo ou lança outra OPA à PT ou acaba de vez com a Sonae.com, quanto á Zon são uns coitadinhos...
Em 2013 quando acabar as tranmissões do Benfica na Sport TV já os Oliveirinha estão falidos junto com o Finibanco....

Reparem na evolução da Telefónica nos ultimos 5 anos e comparem com a PT, não há crescimento por parte da PT a Telefónica evoluiu a PT não, o que revela que a PT não aproveitou o seu potencial nos ultimos anos. «bad management»

A PT tem ainda Angola como mercado emergente a explorar.

Tudo isto é market talk, e o que conta são os numeros e o evoluir das cotações.
Mas num cenário de bear market prolongado o dinheiro tem que ir para algum lado e empresas como a PT ou Telefónicas são as indicadas.

Mas quem perdeu a PT a 4,50 perdeu uma oportunidade única.
Buysantander crê que durante o ano de 2009 se a PT fizer um minimo de 5.50 será a oportunidade de compra do ano.

Antunes

Boa noite Bluexip,

Um teste aos mínimos não me parece muito provável: acredito mais num higher low na próxima semana.

Para já, a PTC continua a negociar acima da neckline.

Abraço,

Antunes
Cumprimentos,

Antunes

bp1511

Citação de: Buysantander em Janeiro 14, 2009, 00:42
Buysantander crê que o futuro dos EUA é o declinio nos lucros das suas empresas por largos anos, mas esse não é o futuro de Portugal os lucros das empresas do PSI20 devem crescer apesar da recessão económica global.

Tinha duvidas de quem tu (o senhor) era(s), mas agora sei.

Tu és o nosso primeiro ministro José Socrates.

Sr. Primeiro Ministro é uma grande honra ler os seus posts.

O meu obrigado pelos seus comentários.
Bruno

bluexip

viva Antunes,

eu falo em ataque aos minimos nos mercados (via indices) o que quer dizer que a maioria das acções deverão ir perto dos minimos embora possam não os tocar. na PT penso que deverá ir aos 5/5,2.

abraço,
bluexip

Antunes

Citação de: bluexip em Janeiro 14, 2009, 15:02
viva Antunes,

eu falo em ataque aos minimos nos mercados (via indices) o que quer dizer que a maioria das acções deverão ir perto dos minimos embora possam não os tocar. na PT penso que deverá ir aos 5/5,2.

abraço,
bluexip

Viva Bluexip,

Entendido.

Eu estou a aproveitar este ataque aos mínimos/possível higher low dos mercados para reforçar na(s) acção(ões) com menor desempenho neste ressalto, até agora. E também nas opções do tipo call...  8)

Abraço,

Antunes
Cumprimentos,

Antunes