Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Visite a nossa sala de Chat,  e deixe-a aberta durante a sessão, alguns membros costumam usa-la em diversas horas do dia.

Menu principal

PT para F Monjardino

Iniciado por JPGR, Julho 25, 2005, 16:43

Tópico anterior - Tópico seguinte

JPGR

Se possivel,  agradecia um pequeno comentario sobre a Portugal Telecom
Obrigado

Francisco Monjardino

Boa tarde JPGR,

Folgo em saber que o problema com a activação do seu registo já está resolvido.

Abaixo pode encontrar o gráfico actualizado para a Portugal Telecom. Como podemos verificar, mantém-se a pasmaceira das últimas sessões com a zona dos 8 euros a servir de resistência....

Pouco tenho a acrescentar ao mais recentes comentários...abaixo da linha descendente a encarnado e dos 8 euros a PT mantém-se negativa para o curto e médio-prazo.

De seguida, publicarei um outro gráfico para a PTC com o ajustamento do último dividendo.

Muito recentemente em conversa com os amigos Waterman e Ajrsoares, foi quase "obrigado" :-) a proceder a essa modificação dado o aspecto perfeito com que o gráfico ficaria.  Hoje, resolvi dar o braço a torcer e fazê-lo...o gráfico vem já a seguir.... :P

Um abraço,
Francisco Monjardino

Francisco Monjardino

Corrigindo o dividendo, percebemos porque razão diziam que o gráfico ficava perfeito.

Linha de tendência descendente com origem nos máximos do ano que é a topo de uma canal, a ser testada muito recentemente seguindo-se uma muito ligeira reacção em baixa.

E agora, qual dos gráficos devemos considerar? Sempre optei por não corrigir dividendos, por achar que estes são devidamente reflectidos na evolução da cotação dias antes de serem pagos.

Opiniões?

(Nota: Não tinha o coeficiente de ajustamento comigo, logo calculei-o um pouco a olho e deu-me 0.95623, valor que multipliquei a todos os dias anteriores a dia 01/06)

Francisco Monjardino

ajrsoares

:D Claro que fica! Os gaps provocados pelos dividendos distorcem os gráficos, foi a minha constatação em muitos exemplos de acções nacionais e internacionais - mais estas últimas, que as acções nacionais estão um bocado como o país, emvias de extinção  >:(
O que eu constatei foi que não corrigindo os dividendos o que se passa é que as LT´s os suportes e as resistências marcados no gráfico deixam de fazer sentido ao passo que actualizando tudo continua mais coisa menos coisa como antes. Enfim isto é uma discussão antiga mas para mim tenho poucas dúvidas sobre o assunto, do ponto de vista técnico os dividendos são para actualizar, agora claro cada um sabe de si.

Abraço Francisco

ajrsoares

acho que não ficou bem explicado o que eu queria dizer. Claro que os suportes, resistências LT´s etc que estão marcados no gráfico têm de - corrigindo os dividendos - ser ajustados ao seu novo valor mas continuam na mesma posição relativa entre si. O problema - quando não se corrigem os dividendos - é mais no curto prazo, como se constata facilmente no gráfico da PT, o canal descendente em que a cotação vem evoluindo perde significado se não fizermos a actualização, e mantém-se certinho se fizermos a actualização.

Paciente

Aqui estou com o ajrsoares (boas rapaz, faz tempo que não falamos...).

Aliás, os gráficos do StockCharts.com são corrigidos dos dividendos. Já o BigCharts opta por não o fazer.

É uma questão de opção, mas pessoalmente também prefiro os gráficos com cotação corrigida dos dividendos.

Abraço
"In the absence of the gold standard, there is no way to protect savings from confiscation through inflation."

Francisco Monjardino

Boas Ajrsoares e Paciente,

De facto, fica mais bonito assim. :-) Tanto massacraram (Ajr e Water) que acabo por vos dar razão. 

Além da razão já apresentada ontem, tb não procedia ao ajustamento porque o meu feader de cotações (Bridge da Reuters) opta por não corrigir os gráficos.

tenho que pensar no assunto...Entretanto, o rapaz das águas já tratou de enviar um mail a avisar-me que o coeficiente não era bem o que que usei. Mais tarde, vou tratar de corrigir o gráfico mais uma vez.

Abraço,
Francisco Monjardino