Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

Médias móveis e o trading

Iniciado por Francisco Monjardino, Julho 26, 2005, 16:41

Tópico anterior - Tópico seguinte

Francisco Monjardino

Nos últimos tempos, tenho dedicado uma boa parte do meu tempo à leitura do livro Come into My Trading Room do Dr. Alexander Elder.

Já tinha lido o Trading for a Living do mesmo autor faz algum tempo e tinha a leitura do Trading Room pendurada devido a falta de tempo. A revisão e aprendizagem de conhecimentos em tempos adquiridos, em alguns (muitos) casos esquecidos, tem sido constante e resolvi partilhar convosco de forma objectiva o que tenho reaprendido e estudado.  :)

Assim sendo, aqui vai uma muita curta explicação do que o Elder tem a dizer sobre as médias móveis. O popular DAX Xetra servirá para exemplificar algumas das noções que vou tentar transmitir.... ;)

(Nota: Para muitos os conhecimentos abaixo apresentados serão já favas contadas , percebo que achem despropositado que os refira, no entanto, não nos podemos esquecer que a maioria dos visitantes anónimos que frequenta diariamente o CI "ouve-nos" falar de EMA e Médias disto e daquilo, e provavelmente não percebe do que se está a falar na realidade.)

Continuando....

O que é uma média móvel ou antes o que reflecte uma média móvel?

Como diz o Elder, uma média móvel é uma "fotografia composta" do mercado, reflecte a sucessão de consensos do mercado num determinado período de tempo. Uma média móvel com inclinação positiva mostra que o mercado está optimista (bullish), enquanto uma inclinação negativa mostra que o sentimento é (pessimista) bearish.

As médias móveis entram na categoria dos "Trend-following indicators", onde podemos encontrar o muito falado aqui no fórum, MACD (Moving Average Convergence-Divergence). São ferramentas para identificar a tendência e usar para tomada de decisão em mercado tendencial
Em mercados laterais, este tipo de indicador manda-nos estar de fora do mercado ou em constantes entradas sem sentido definido.

2º: Usar médias móveis simples ou exponenciais?

Exponenciais (MME), as razões são as que em tempos deixei em resposta ao Elias e prendem-se com o método de cálculo.

Numa média simples é dada igual ponderação ao fecho de há 50 periodos atrás como ao último.
Por exemplo, uma média simples de 50 dias é calculada somando os fechos dos últimos 50 dias e dividindo essa soma por esse período de tempo.

Numa exponencial à medida que o tempo vai passando vai-se reduzindo gradualmente o peso dos valores mais antigos. Com esta pequena diferença, evita-se que fechos antigos, ao sairem do cálculo da média, tenham tanta influência no valor da mesma reduzindo-se o risco de falsos sinais.

3º: Que intervalo de tempo devemos usar?

Segundo o Elder, em gráficos diários devemos começar por usar médias de 22 dias, periodo que representa o número de sessões que normalmente temos durante o mês.
Em gráficos semanais, para obtermos uma visão da tendência para prazos mais alargados, devemos usar médias de 26 semanas, periodo que corresponde a metade do ano (52 semanas).

Com tempo,à medida que nos familiarizamos com o activo em questão e o seu interagir com as médias, podemos reduzir ou aumentar este periodo por forma a melhor o enquadrarmos com o nosso estilo de negociação tornando mais eficaz. Pode acontecer que o activo X seja mais obediente à média de 15 dias...é tudo uma questão de estudo e teste.

4º: Como negociar usando médias móveis e que sinais elas nos dão?

A característica mais importante de uma média móvel é a sua inclinação. Quando é positiva, MME a subir, indica-nos que o sentimento no mercado é bullish e devemos estar longos. Quando é negativa, MME a cair, o sentimento no mercado é mais pessimista (bearish) e devemos estar curtos.

"When a moving average points up, trade taht market from the long side. When a moving average points down, trade that market from the short side"

Se a média começar a evoluir sem sentido definido, altos e baixos, o mercado está indefinido. Deve-se deixar de usar este tipo de indicador tendencial, não deixando de ter um olho atento à sua evolução, obviamente. Mal, uma nova tendência seja identificada, podemos retomar as indicações acima referidas.

Nunca se devem abrir posições contra a tendência indicada pela média.

(Nota: Há uma excepção que resulta de uma divergência do MACD com preço, mas como digo é uma excepção. Explico noutra oportunidade)  :).

Os pontos de entrada ideais são:

- Em alta, longo (compra) junto à média móvel com stop colocado ligeiramente abaixo da mesma.

- Em baixa, curto (vende) junto à média-móvel com stop colocado ligeiramente acima da mesma.

Quem já negociou ou negoceia usando médias móveis, seguramente que já se apercebeu que a MME com o prazo X pode ser excelente para identificar a tendência, mas sente dificuldade quando chega a altura de identificar pontos de entrada e eventuais sinais de mudança. 

"Use a system of dual moving average to identify trends and enter positions"

Acontece "n" vezes o mercado corrigir ligeiramente, sem questionar a tendência,  mas raramente toca na média que usamos para a identificar. Se usarmos apenas uma média, acabamos por não aproveitar as correcções para entrar a favor da tendência vigente.

Para isso, recomenda-se a utilização de uma segunda média móvel de prazo mais reduzido, mais rápida a identificar pontos de entrada. As correcções tendem a ficar a meio caminho, daí usar-se uma média de prazo menor (metade) para assinalar possíveis pontos de entrada.

Usando os prazos indicados mais acima, num gráfico diário a MME 22 dias serviria para identificar a tendência e a MME 11 dias para identificar pontos de entrada.

(Nota: Outro factor importante da utilização de duas médias, é podermos observar a sua evolução conjunta. Normalmente, o cruzamento da de prazo inferior com a que mostra a tendência, tende a assinalar pontos de inversão do mercado e boas oportunidades de entrada) - ver gráfico 1.

Gráfico 1:

Já temos como definir a tendência e pontos de entrada, resta-nos saber onde fechar as posições.

Assunto que aprofundarei mais tarde.....preciso de estudar mais um pouco... ;D

Por agora é tudo, alguém tem alguma coisa a acrescentar ou corrigir?

Espero que tenham gostado.  :)

Francisco Monjardino

rmachado

Muito bem resumido....

É um "must" o livro do Dr. Elder.

Só a acresecentar que um cross de médias têm o lagging (ou seja perdem-se uns pontos). Mas é simples e facilmente visivel.

O lagging é em muito diminuido pela EMA.

Mas penso que no gráfico são visiveis mais 2 cruzamentos, em que o negócio não tinha sido nada proveitoso... mas em mercados com tendência é um método até bastante rentável...

Francisco Monjardino

Citação de: rmachado em Julho 26, 2005, 16:54
Mas penso que no gráfico são visiveis mais 2 cruzamentos, em que o negócio não tinha sido nada proveitoso... mas em mercados com tendência é um método até bastante rentável...

Exacto rmachado,

Por isso mesmo, refere-se que este tipo de ferramenta só deve ser usado em mercado tendencial. Os dois curzamentos que referes, penso que falamos do mesmo, aconteceram estavam as médias sem rumo definido.

Abraço e obrigado,
Francisco Monjardino

rmachado

Exacto lá por volta do 4300 em fins de Março.

fisher

Caro Monjardino

Gostei da matéria. Mais um ponto.

Porém permita-me lançar um desfio concreto. No daso do Dow que caiu hoje um pouco , o que é que se deve fazer segundo este esquema das médias móveis. Vai-se comprar mais , ou vender ?.

Julgo que as duas estão positivas.

O que é que acha ?

Cumprimentos e bons negócios

fisher

Esbanjador

Citação de: Francisco Monjardino em Julho 26, 2005, 16:41
Nos últimos tempos, tenho dedicado uma boa parte do meu tempo à leitura do livro Come into My Trading Room do Dr. Alexander Elder.

Já tinha lido o Trading for a Living do mesmo autor faz algum tempo e tinha a leitura do Trading Room pendurada devido a falta de tempo.
........................................................................

F. Monjardino,

Acho óptima a ideia de ir aplicando e explicando as ideias de Alexander Elder ao DAX.

Vejo que leu o Trading for a living. Tb. li em francês «Vivre du trading» (em francês é mais fino ;D).

Como sabe, no fim, ele trata dos métodos de trading: triplo écran; canal; e parabólico.

Como ainda não consigo inserir aqui gráficos (falta-me instalar o programa de imagem...), o Monjardino podia - por mim - pôr aqui um gráfico assim elaborado (... se vir que é um disparate técnico completo não ponha):

- com uma linha de tendência ascendente a partir, salvo erro, do dia 18 de Maio, desprezando as velas dos dias 7 e 8 de Julho. Depois, fazia o canal ascendente (de médio prazo) pelo método de tirar uma linha paralela a passar pelos máximos.

A imagem deste canal dá-nos, na minha opinião, uma boa visão da evolução bull do DAX dentro do canal e penso que talvez sirva para aplicar o tal método do canal a que se refere o psiquiatra/trader Dr. Elder.     

Podia inserir também as médias móveis pertinentes ao período temporal em causa.

É que, na minha opinião, o DAX ultimamente tem andado precisamente entre o topo e a base desse canal (salvo erro no dia 21, ao fazer o máximo relativo dos 4865, quase tocou o topo do canal e retraiu, contudo, sem passar abaixo da sua base).

Veja lá se este canal tem alguma validade (e interesse) técnica.

Abraço,
Esbanjador

Francisco Monjardino

Folgo em saber que acharam interessante o meu mergulho nos ensinamentos do Elder.

Em relação aos vossos pedidos:

Fisher

Não queria misturar mais casos práticos, além do DAX, com este post que tem uma forte componente teórica. Assim sendo, publicarei como novoa mensagem o gráfico do DOW com as médias móveis que  do exemplo para possa tirar as suas ilações.

Esbanjador

Como referi no fim do texto, mais tarde aprofundarei a questões dos pontos de saída que prende-se precisamente com a matéria dos canais, nomeadamente o "standard deviation channel" e as "Bollinger bands".

Ainda estou a estudar e a assimilar esses conceitos, não quero precipitar a explicação de como devemos utilizar as bandas em simultâneo com a média móvel que dita a tendência.

O próximo desenvolvimento será sobre isso mesmo....

Entretanto, penso que esses conceitos não são novos para muitos de nós, principalmente os mais antigos que tiveram o previlégio de ler os textos do Cem sobre a matéria.

Em relação ao gráfico que pediu, tal como vou fazer para o Fisher, publicarei num post novo.

Abraços,

Francisco Monjardino