Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Novos ficheiros de actualização para Metastock e Bases de Dados disponíveis para milhares de acções e índices.

Menu principal

Dúvidas e Questões de Iniciação.

Iniciado por Pedro Miranda, Março 05, 2008, 19:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

MTCastro

Obrigado Bluexip,

Infelizmente a realidade é essa, temos um país pequeno! Vou avaliar as opções sugeridas.

grato pelos conselhos. Cumps.

jony31

Boas tardes.

Estou a iniciar me nesta matéria de mercados.

Gostaria de saber onde e como poderei arranjar bibliografia para começar a aprender um pouco de forex.

gostaria também de saber se a pro trading pro é uma boa plataforma?

cumprimentos

futurism2

Warrants, vou começar a experimentar. talves com 50€. na plataforma disponibilizada pelo BIG. Uma vez que sou um Alien oportunista no mundo financeiro.Alguém tem algumas dicas para mim.
Obrigado.

pedro4ex

ola,

Eu gostaria de saber quanto se paga de imposto quando se joga no Forex?

Imposto em Portugal.

E se oouver outras taxacoes tambem gostaria de saber,

Muito obrigado,
Pedro

jose_goncalves

bom dia,

Quero dizer desde já que sou realmente um iniciante sem o mínimo conhecimento da bolsa de valores, no entanto dos sites que vi este parece ser bastante completo e informativo.

as minhas dúvidas iniciais são:

onde poderei negociar na bolsa, o único site que sei é o da caixa geral de depósitos, que outros bancos também nos possibilitam transaccionar na bolsa?

valera a pena investir na bolsa inicialmente apenas 1000 euros (mínimo referido no site da caixa geral depósitos)?

existe algum tipo de pagamento a realizar apenas por estar com uma conta aberta para negociar na bolsa(tipo renda mensal ou anual), ou apenas quando se compra ou vende acções?

quando se deseja comprar determinada acção a compra é imediata? e se for o caso de estar a vender é imediata? ou temos de esperar algum tempo e esperar também a existência de vendedores/compradores?

já sei que estas são questões que muitos de vocês estão fartos de ler, mas também já procurei em foruns e não vejo ninguém que coloque as questões assim desta maneira, todos já andam a perguntar coisas mais complexas e avançadas.apelo então á vossa compreensão.

desde já muito obrigado

abraço
josé gonçalves

tiagodandre

Citação de: jose_goncalves em Dezembro 13, 2008, 13:38
bom dia,

Quero dizer desde já que sou realmente um iniciante sem o mínimo conhecimento da bolsa de valores, no entanto dos sites que vi este parece ser bastante completo e informativo.

as minhas dúvidas iniciais são:

onde poderei negociar na bolsa, o único site que sei é o da caixa geral de depósitos, que outros bancos também nos possibilitam transaccionar na bolsa?

R: Existem uma multiplicidade de bancos (nacionais & internacionais) que permitem transaccionar em Bolsa, para além das intituições criadas apenas para essa finalidade, como são as Corretoras.

Mais Informações: http://www.cmvm.pt/NR/exeres/687CC032-9F94-47FB-BFE3-A6077FA9CEC9.htm

valera a pena investir na bolsa inicialmente apenas 1000 euros (mínimo referido no site da caixa geral depósitos)?

R: No meu entender 1.000€ é um valor reduzido para se poder ter margem de manobra nos mercados, muito por culpa dos custos de corretagem...sendo aconselhado possuir uma verba mínima de 2.500€ (Opinião pesoal). No entanto existe investidores que conseguem ter sucesso com verbas reduzidas, mas como é óbvio o risco do investimento será sempre superior.

existe algum tipo de pagamento a realizar apenas por estar com uma conta aberta para negociar na bolsa(tipo renda mensal ou anual), ou apenas quando se compra ou vende acções?

R: Novamente a explicação é simples, os principais custos que existem são:

1) Comissão de transacção (Custos de Corretagem) Por cada transacção feita em Bolsa (Venda/Compra)
2) Comissão de Guarda de Títulos (Custos de Custódia) Por guardar os títulos em carteira, são os custos de manutenção da carteira e é paga periódicamente.

Ambos os custos podem variar de forma assinalável entre operadores.

Mais informações: http://www.cmvm.pt/NR/exeres/75FE94D9-AFB7-46C4-85F7-2C369EB54599.htm
(Informação Adicional): http://www.cmvm.pt/NR/exeres/B069BEA0-A2A3-4951-9DA6-3A7F49E07EE1.htm

quando se deseja comprar determinada acção a compra é imediata? e se for o caso de estar a vender é imediata? ou temos de esperar algum tempo e esperar também a existência de vendedores/compradores?

já sei que estas são questões que muitos de vocês estão fartos de ler, mas também já procurei em foruns e não vejo ninguém que coloque as questões assim desta maneira, todos já andam a perguntar coisas mais complexas e avançadas.apelo então á vossa compreensão.

desde já muito obrigado

abraço

R: As transacções em bolsa como é lógico, só são possíveis se existirem compradores/vendedores para as nossas ordens de venda/compra...deste modo, o Tipo de Ordem executada é determinante para a rapidez e sucesso da mesma.

1) Para se compreender o melhor funcionamento deste processo entramos no âmbito da compreensão de como funciona o "Cofre":

O "Cofre" é uma aplicação que nos permite ver a profundidade e os últimos negócios efectuados. Que não é mais nem menos do que o confronto de todas as ordens de compra e de venda ao melhor preço!...Todos os intermediários financeiros disponibilizam esta funcionalidade em tempo real (normalmente: 5 níveis e os últimos 5 negócios), desde que se tenha uma conta aberta para negociar em bolsa.

Quando digo melhor preço:

As ordens de compra: ficam ordenadas com o preço mais alto por cima

As ordens de venda: Ficam com o preço mais baixo por cima

(Como é lógico, aquele que pagar mais caro e aquele que vender mais barato, têm maior possibilidade de conseguir realizar a transacção, pois são as ordens que estão mais perto da linha de transacção!)

2) Relativamente ao Tipo de Ordens:

Acções : Ordens de Bolsa
http://www.protestepoupanca.pt/map/show/122826/src/35020.htm

Concluíndo...uma ordem ao melhor será sempre realizada antecipadamente e com maior rapidez, mas corre-se o risco de ser satisfeita a um preço pouco satisfatório!

Espero que tenhas ficado mais elucidado jose_goncalves, mas se quiseres obter mais informações aconselho-te a dar uma vista de olhos no KIT, nomeadamente à secção:

(2) Corretoras e Bancos: Qual a melhor, mais barata, mais rápida,....
/forumbolsa/index.php?topic=25090.msg57981#msg57981

Onde podes encontrar uns links para comparar os custos entre operadores.

Cumprimentos.
"Aprenda com os erros alheios. Não viverá o bastante para cometer todos os erros." (Martin Vanbee)

"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros." (Benjamin Franklin)

jose_goncalves

Bom dia mais uma vez,

como disse a dias que tinha começado a estudar os mercados a pouco tempo, e tendo decidido entrar neles a sério também adquiri recentemente dois livros "bolsa para iniciados" e "ganhar na bolsa". também já fui ao site da cmvm para ver as comissões praticadas por cada instituição bancária de modo a diminuir os gastos visto que não vou investir assim muito.estou a pensar investir cerca de 2000 euros e pelo que já li e percebi com este valor apenas seria adequado adquirir acções de uma, duas ou três diferentes empresas certo?

já li aqui no fórum também muitas referencias a momentos certos para entrar e sair do mercado, que querem dizer com isto? é possível ao vender todas as acções que possuimos ficar com o dinheiro e deixar de participar no mercado e depois quando quisermos compramos novamente e isso será entrar e sair?

das contas que fiz no simulador da cmvm o finibanco, o montepio i o banif são os k apresentaram menores taxas de custodia e de corretagem acham que seria uma opção abrir conta num destes bancos de propósito para transaccionar na bolsa? por serem mais baratos perderão algumas funções?

e pronto cá estão mais umas perguntinhas de principiante, gostava de conhecer alguém pessoalmente para ter este tipo de conversas e perceber mais, mas na minha terra o pessoal da minha idade não olha muito para as acções por isso não tenho com quem falar tenho que vir aqui ao fórum.

abraços
josé gonçalves

cabritolas

Pedro,como principiante tenho andado por aqui a tentar aprender algo.Instalei o metastock,seguindo as suas instruçoes aqui no forum,so que ao abrir o meta não aparece nada sobre a BD do CI.Como proceder?Obrigado e continuação de baos festas.

seupss

Olá pessoal, alguém poderia me dar uma luz sobre a utilizaçao do programa Metastock?É que eu estou começando agora no mercado de açoes e gostaria de poder utilizar o software metastock como ferramenta para as minhas análises, contudo eu não sei nada sobre esse programa e, para completar, a versão do meu está em inglês.
Se este programa está sendo útil a algum membro do clubeinvest, o qual pode dar algum tipo de informação de como faço para converte-lo em português e/ou como utilizá-lo firarei muito grato.Obrigado!

jose_goncalves

boas pessoal

Antes de mais bom ano novo a todos!

bom eis as minhas novas dúvidas:

já ando a ler uns livros, como aliás já tinha mencionado antes, e cada vez mais me interesso pelo mercado bolsista, a minha grande questão primordial neste momento é que banco hei eu de escolher para efectuar ordens de compra e venda?
já fui ao site cmvm no simulador mas lá pedem ao simular, valor de dividendos n.º de transacções etc e não refere (ou eu não entendo) para que periodo é aquela simulação (1 mês ou 1 ano???)

Outra das duvidas é o que oiço muito pelo fórum, pessoas que dizem que vão entrar do mercado, outras não vão entrar ainda, ainda outras que vão sair, que significa isto??
Quer dizer que é possível que se vendermos todas as nossas posições na bolsa deixamos de pagar a comissão de custodia?

peço desculpa se escrevi alguma ideia totalmente depravada.

melhores cumprimentos

José Gonçalves
josé gonçalves

bluexip

viva jose_goncalves,

Citação de: jose_goncalves em Janeiro 06, 2009, 16:22
já fui ao site cmvm no simulador mas lá pedem ao simular, valor de dividendos n.º de transacções etc e não refere (ou eu não entendo) para que periodo é aquela simulação (1 mês ou 1 ano???)

deve escolher uma corretora para efectuar ordens de bolsa. um banco também pode ser uma opção até montantes de 1500/2000 euros por ordem e se não estiver concentrado no curto prazo.

se o simulador da CMVM for complicado o melhor é ir a cada site dos principais intermediários (bigonline, ljcarregosa, bancobest, etc) e ver o preçário e comparar. as diferenças hoje em dia não são muitas nem muito relevantes. onde há diferenças relevantes é quando se compara com corretoras internacionais.

Citação de: jose_goncalves em Janeiro 06, 2009, 16:22
Outra das duvidas é o que oiço muito pelo fórum, pessoas que dizem que vão entrar do mercado, outras não vão entrar ainda, ainda outras que vão sair, que significa isto??
Quer dizer que é possível que se vendermos todas as nossas posições na bolsa deixamos de pagar a comissão de custodia?

isso é o processo normal desta actividade: comprar e vender. é no fecho da operação que se ganha efectivamente algo, não contando com os dividendos das empresas que o distribuem. os dividendos são mais interessantes para quem é "investidor" ou está para o "longo prazo". a larga maioria das pessoas são especuladoras, isto é, querem dinheiro de um negócio, pela diferença entre o valor de compra e o valor de venda, sem grande interesse pelo negócio em si e quanto mais rápido melhor.

o "market timing", ou decidir a melhor altura para entrar ou sair do mercado (comprar ou vender) faz parte dessa óptica de especulação e de mais curto prazo mas também da óptica de investimento e de longo prazo.

o objectivo é:

1) identificar os momentos em que a compra é o mais barato possivel e a venda é o mais caro possivel;

e/ou

2) identificar um momento em que as probabilidades estejam mais favoraveis para que o movimento de uma acção continue na direcção que nos dará lucro num determinado prazo de tempo, independentemente de poder estar mais ou menos longe do preço mínimo/máximo.

vendendo todas as posições deixa de pagar a custódia de titulos mas isso é secundário. não é esse o objectivo de quem tenta encontrar o melhor momento de entrar ou sair do mercado.

cumprimentos,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

j_c

Caros amigos, sou um iniciado no mundo da bolsa e pelo que tenho lido, o volume é um indicador muito forte que ajuda na tomada de decisões. Tenho alguma dificuldade em interpreta-lo pois não me parece um indicador linear, ou seja, cada situção é uma situação. Agradecia muito se  alguem me indicasse sites/ livros/ videos que me ajudasse a perceber melhor como interpretar melhor este indicador..
Agradeço desde ja a atenção.

jorgeportista

boa noite,

è a primeira vez que utilizo o vosso site e como principiante não sei se me estou a dirigir à pessoa indicada. Gostava de obter um esclarecimento relativamente a um titulo cotado no Nasdak. Alguém me pode indicar se a Sirius sofreu aumentos de capital recentemente e o porque de uma queda tão elevada no último ano?Gostava igualmente de saber se voces atribuiem Prices Target aos titulos

Cumprimentos,
Jorge

aleixon

Boa noite,

Alguém sabe explicar qual o procedimento para pedir o reembolso do imposto retido no estrangeiro ao abrigo do protocolo de dupla tributação?

Já perguntei às corectoras mas não devolvem um resposta esclarecedora e a LJC cobra 100 euro por cada pedido e por cada título!!!

É que a brincar são só 30% a menos que recebo dos dividendos das cotadas nos USA. Isto a somar aos 20% do nosso IRS já vai em 50% tudo somado, ou seja, metade do dividendo foi à vida, ou melhor, para o estado, ou ainda sei lá se não é a correctora a ficar com este dinheirinho!

Agradeço a atenção,
NA

kikos

Por favor, algém me informa sobre a diferença entre compra/venda casada e compra/venda dupla?
E em que consiste uma ordem com stop?

Muito obrigado

Kikos