Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Visite a nossa sala de Chat,  e deixe-a aberta durante a sessão, alguns membros costumam usa-la em diversas horas do dia.

Menu principal

Dúvidas e Questões de Iniciação.

Iniciado por Pedro Miranda, Março 05, 2008, 19:06

Tópico anterior - Tópico seguinte

riki5180

Caros amigos do fórum, bom dia!
Dado que sou iniciado nas questões de Bolsa, continuo com as minhas investigações pessoais, as quais passam pelo entendimento de "como funcionam estas coisas...". Agradeço desde já a vossa paciência para me darem algumas respostas. As questões que hoje vos coloco vão ao encontro da interpretação à volta dos rácios PER e EPS.
Partindo destas certezas:
1- O PER é o rácio que divide o valor da cotação pelo seus ganhos, ou seja, PER=Cotação/EPS
2- O EPS é o rácio que divide os rendimentos de determinada empresa pelo númeo total de acções emitidas, dando o rendimento por acção.
Questões:
- Os valores do PER e EPS indicados em diversos sites bolsistas (clubinvest, financeyahoo, etc.) são actualizados diariamente? De certeza que sim, pois multiplicando o EPS pelo PER obtemos o valor actual da cotação, correcto?
- Para calcular o EPS, que valor de rendimento é utilizado? O mencionado no Balanço Anual ou Trimestral da Empresa? E este rendimento, é líquido ou bruto?
Para já só tenho estas questões acerca deste tema... contudo se mais alguma dúvida surgir podem ficar descansados: colocarei neste magnífico fórum a respectiva questão aguardando a vossa ajuda. Abraços e bons negócios.

Pedro Miranda

Citação de: riki5180 em Maio 27, 2008, 12:46

Partindo destas certezas:
1- O PER é o rácio que divide o valor da cotação pelo seus ganhos, ou seja, PER=Cotação/EPS
2- O EPS é o rácio que divide os rendimentos de determinada empresa pelo númeo total de acções emitidas, dando o rendimento por acção.

Exacto.

Questões:
- Os valores do PER e EPS indicados em diversos sites bolsistas (clubinvest, financeyahoo, etc.) são actualizados diariamente? De certeza que sim, pois multiplicando o EPS pelo PER obtemos o valor actual da cotação, correcto?

Sim, normalmente são valores «real time», já que utilizando a formula apenas divide a cotação pelo EPS.

- Para calcular o EPS, que valor de rendimento é utilizado? O mencionado no Balanço Anual ou Trimestral da Empresa? E este rendimento, é líquido ou bruto?

Utililiza-se o Resultado Liquido (net income) anual atribuivel a accionistas para o calculo do EPS Anual.
Com os resultados trimestrais, pode-se calcular EPSs trimestrais, mas não se calcula o PER com base nestes valores trimestrais.

Note-se que se podem calcular varios tipos de PER... por exemplo, o PER actual baseia-se nos últimos resultados apresentados. Mas existindo um consenso de estimativas para o EPS estimado no final do ano corrente, pode-se calcular um PER estimado para o ano corrente (e o mesmo processo para anos seguintes com base em estimativas).
Aqui no CI por exemplo, temos disponiveis 2 valores: actual e estimado (embora neste preciso momento os valores estimados não estejam actualizado com as novas estimativas, mas serão em breve).

um abraço !
Pedro Miranda
www.clubeinvest.com

luisfig

Boa tarde:
De facto acabo de iniciar o meu percurso como investidor em acções, e nada pior do que para quem começa, fazê-lo a perder nas acções da edp renovaveis.
Por isso, e apesar de pensar que é cedo demais para desmoralizar, estou aberto a ouvir, ou melhor, ler todas as recomendações que quiserem ter a bondade de me dar.
obrigado, luisfig

Paff

Citação de: luisfig em Junho 05, 2008, 17:48
Boa tarde:
De facto acabo de iniciar o meu percurso como investidor em acções, e nada pior do que para quem começa, fazê-lo a perder nas acções da edp renovaveis.
Por isso, e apesar de pensar que é cedo demais para desmoralizar, estou aberto a ouvir, ou melhor, ler todas as recomendações que quiserem ter a bondade de me dar.
obrigado, luisfig

Viva Luis,

De facto a altura não é fácil. O PSI passa por uma fase complicada e escolher acções constitui neste momento uma tarefa arriscada. Contudo, na minha opinião pessoal, acho que deverias estar atento ao sector bancário. Não com uma perspectiva de curto-prazo, até porque o momento ainda não é de recuperação; mas com o intuito do médio e longo prazos. Aliás, penso que este sector, por esta altura no ano que vem, terá já recuperado razoavelmente face aos valores a que se cotou num passado ainda não tão distante.

"Estar atento" não significará comprar já e de forma indiscriminada, mas, analisar as várias alternativas e procurar a melhor de acordo com um razoável rácio de risk/reward. Não sei se te queres ficar pelo PSI, mas se pretenderes alargar um pouco os teus horizontes, penso que os mercados internacionais oferecem alternativas interessantes. Pessoalmente já tive a oportunidade de lançar uma opinião concreta sobre uma empresa neste sector. Talvez te possa ser útil.

O conselho melhor será sempre ouvires várias opiniões e no fim, decidires sempre, mas sempre, por ti.

Paff

riki5180

Viva Luís. Eu também estive vai não vai para comprar acções da EDP renováveis. Contudo houve algo que me disse para não o fazer... e acabei por não comprar as ditas cujas. Esse feeling que surgiu em mim partiu de um princípio que eu agora sempre sigo antes de "fechar" qualquer tipo de negócio: nunca comprar o que quer que seja antes de compreender isso. Ora, para compreender o negócio das acções da EDP renováveis necessitava de dados. Tirando a publicidade que passava na televisão, eu nada conhecia da EDP renováveis. Nem sequer li o prospecto informativo que foi lançado informando acerca da emissão das acções. Por isso, dou-te este conselho e aceita-o se quiseres: nunca invistas sem antes perceberes o que está por detrás desse negócio ou empresa. Se o fizeres, em minha opinião, estás a jogar um jogo de azar e para isso mais vale apostares no euromilhões - pelo menos sabes quais são as regras! Neste campo do jogo da sorte e do azar, pelo menos tive sorte há um ano atrás: dei um tiro no escuro quando adquiri acções da REN a 2,75 pois agora (ainda) estão a dar lucro. Se me perguntares porque é que o fiz, eu não te sei dizer - nada sabia da REN... limitei-me a seguir o rebanho. Por acaso a coisa está a correr bem, mas também podia ter dado para o torto. Neste momento sou muito mais crítico e não compro por comprar, pois estou a ter alguns dissabores bem amargos por não ter tido espírito crítico e ser eu próprio a determinar os meus investimentos. Mas enfim... é com a experiência que se ganha calo! Um Abraço e bons investimentos.

Nuno Pereira

Boas
Allguém me pode dizes porque o meu metastock só apanha valores a partir de 2006???
Tem alguma configuração que possa alterar??
Obrigado
Nuno

mordaz

Boa tarde a todos,
este é o meu 1º post neste fórum, e espero que não esteja a por uma questão já colocada. Se assim for peço desculpas.

Tenho andado a negociar forex há cerca de 3 meses e penso que está na hora de começar a investir a sério.

Neste momento deparo-me com dúvidas na escolha do broker, será melhor um português ou estrangeiro? É certo que os spreads oferecidos tem peso, mas existe uma questão que já mencionada em alguins sitios que ainda não consegui perceber que tem a ver com 'dealing desk'. O que é que isto quer dizer? è bom que o broker tenha ou não?

Outra dúvida é em relação ao rollover? Como é calculado, terá um peso significatico num negócio?

Obrigado e cumprimetos a todos.

Antero

Ola, Boa tarde! Acabei de descobrir este site, e estou impresionado...
Quero apenas agradecer a vossa (hospitalidade...)
Sou um iniciante em (especulador) "Futuros" parece estar a ficar apaixonado por este mundo.
Mas tenho que confessar... quanto mais aprendo...mais confuso fico em investir, quer na Bolsa como nos Futuros sobre indices...
Reconheço que temos que ter sonhos, e eu sou um sonhador que me tenho saído bem...
Bom, espero ficar por estes lados muito mais tempo...
Volto...
Sem mais, Cumprimentos
Antero

Luismbmp

Olá, como sabem sou um novato aqui neste forum. Sou novato no forum e novato neste mercado (forex).
Tenho uma duvida que gostava que me ajudassem por favor.
Tenho perdido muitos pips nesta situação, quando abro uma posição de compra ou venda conforme a tendencia do grafico, reparo que muitas das vezes quando á uma inversão e é atingido um Stop Loss tenho ao final do dia mais pips negativos do que positivos, ora passo a explicar melhor.
Quando eu abro uma posição por exemplo de venda, marco um SL por exemplo de 25 pips no caso do grafico inverter, e marco um target long de 15 pips. E agora o porquê do SL a 25pips?, isto não é sempre mas é na maior parte das vezes quando atinge a quebra da tendencia a M30 ou mais. Quando inverte o grafico em SL, abre posição pendente de venda com target para 15pips e SL a por novamente a 20-25pips conforme mostrar o grafico a M30 ou  mais.
O que eu quero dizer e desculpem esta confusão, é porque é que o SL é sempre maior do que o Target que colocamos. Podem-me perguntar, e porque é que em vez de colocar um Target Point 2 (TP2) ou TP3 coloca a TP1. A resposta, porque a TP1 chega lá mais depressa  do que a tp2 e a tp3, e muitas das vezes tenho colocado o SL a 10-15 pips de fecha logo, e o grafico tinha muito mais para dar.
Espero que tenham compreendido a minha duvida, pois isto penso eu deve ser um segredo muito bem guardado de investidores de sucesso, controlar o SL com o TP.
Abraço e obrigado pela ajuda

numero1

Boas

Tenho uma duvida acerca das taxas de juro e da deduçao fiscal dos juros.
   Imaginemos um depósito a prazo que dá 5% de TANB(taxa anual nominal bruta), portanto em primeiro lugar teriamos que descontar da taxa 10% o que daria 4.5% de taxa de juro, depois os juros resultantes ainda vão ser taxados a 20%?Resumindo, descontam 10% a taxa de juro e ainda 20% ao valor dos juros resultantes?

Tenho ainda outra duvida, imaginemos que esse deposito a prazo e a 6 meses e a tanb de 5% é sobre 12 meses, quantos juros iriam resultar, ou seja seria o calculo dos 5% sobre o capital depositado e depois dividido por 2 porque e sobre 12 meses mas o deposito é a 6 meses, esta um pouco confuso mas espero que entendam.

obrigado

PSIFD001

quanto a primeira e se fores um particular o normal é aos 5% aplicares uma taxa de 20%.
O que te daria uma taxa de juro real de 4%.
Quanto aos 20% pagos de impostos e caso a taxa do particular sobre os rendimentos seja inferior a estes 20% ainda pode ir buscar alguma coisa no IRS.

Quanto a tua segunda questão o cálculo pode ser feito como referiste.
;)

numero1

Obrigado pela resposta

Tinham me dito que eram 10% sobre a taxa e não 20%~.

Não percebi a parte de ir buscar ao irs

TOUCINHO

BOA NOITE

DESDE ALGUM TEMPO A ESTA PARTE TENHO VISITADO REGULARMENTE ESTE FORUM E VENHO A APRENDER BASTANTE RELATIVAMENTE AOS MERCADOS, NOMEADAMENTE NA BOLSA DE VALORES, POR ISSO GOSTARIA QUE ME FALASSEM UM POUCO DE UMA QUESTÃO DA QUAL AINDA NÃO ENTENDO MUITO BEM COMO SE PROCESSA,QUE É A QUESTÃO DE SPIN-OFF E CISÕES, QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTES DOIS CONCEITOS, NOMEADAMENTE A CISÃO DA RAMADA INVESTIMENTOS, NEGOCIAÇÃO DE DIREITOS, QUANDO É POSSIVEL NEGOCIAR EM BOLSA ESTE TITULO.
OBRIGADO DESDE JÁ PELA VOSSA ATENÇÃO

JManuel

Sou Português e gostaria de saber se é possivel fazer o registo no TradeZone?

Tive problemas no registo com o campo CPF.

Obrigado!

aleixon

Uma ajuda:

Alguém me sabe dizer se existe alguma maneira de procurar um tópico já iniciado?

Um exemplo: eu pretendia fazer uma actualização à EDPR. como sei que esse tópico já foi iniciado, como faço para o encontrar? tenho de andar para trás página a página ou se eu criar tópico com o mesmo titulo automáticamente ele será agregado?

Obrigado.