Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

CAC - Total Fina Elf

Iniciado por Elias, Setembro 23, 2005, 01:30

Tópico anterior - Tópico seguinte

Elias

Boa Noite a todos,

Desde há uns meses tenho-me voltado para o CAC-40 (Paris), que me parece bastante mais interessante que o "nosso" PSI, devido à sua elevada liquidez.

Porquê o CAC-40 e não qualquer outra praça europeia? Afinal toda a gente olha para o DAX, por causa dos warrants e não só e pouca gente segue o CAC com atenção. Acontece que, devido ao facto de o CAC fazer parte da plataforma Euronext, as transacções de títulos pertencentes a esta praça beneficiam de comissões mais reduzidas do que, por exemplo, Madrid ou Londres.

A fim de fomentar a troca de opiniões sobre oportunidades de investimento em acções francesas, irei colocar aqui, ao longo dos próximos dias, alguns gráficos que me parecem dignos de atenção.

Começo hoje pela Total Fina Elf, umas das acções que tenho seguido mais de perto e cujo gráfico me parece irrepreensível. As médias móveis são de 20 dias (azul), 50 dias (vermelha) e 200 dias (verde).

É curioso notar que a evolução da acção não evidencia qualquer correlação directa com os preços do petróleo. Com efeito, o petróleo já andou acima dos 70 euros em finais de Agosto e depois desceu aos 64 e essa variação não é visível no gráfico da Total, que tem vindo a fazer novos máximos todas as semanas.

De referir ainda que esta acção, cotada a 222 euros, movimenta habitualmente 2 a 3 milhões de acções por sessão, o que corresponde a cerca de 500 a 700 milhões de euros por dia, muito mais do que todas as acções do PSI somadas.

Saudações,
Elias

Matrix

Caro Elias,

Uma questão... qual a sua fonte de dados para a base de dados do CAC?

Desde já obrigado.

Matrix
Bons negócios!

Matrix

Elias

Matrix,

Sou subscritor do serviço de cotações Finbolsa.com.

saudações,
Elias

Francisco Monjardino

Grande Elias! Boa iniciativa esta de apresentar à comunidade "novos" mercados.

Não desanimes caso as respostas sejam poucas, vais ver que com o tempo terás com quem trocar ideias e experiências. Pelo menos eu vou acompanhar com atenção os teus comentários...;)

Um abraço e um ponto,

Francisco Monjardino

Elias

A TOTAL fechou hoje a subir 1,68% para terminar a sessão nos 224,50 o que constitui o fecho mais alto de sempre. A tendência de alta mantém-se intacta e não há nuvens no horizonte.

Não posso deixar de assinalar o facto de o petróleo ter vindo a cair nos últimos tempos, estando já 10% abaixo dos máximos do ano. Esta descida não tem sido acompanhada por descida equivalente das acções da TOTAL que, como referi, estao nos máximos do ano e de sempre. Assim, não parece haver qualquer correlação directa entre o preço do petróleo e a evolução das acções desta petrolífera, pelo que qualquer decisão de investimento nesta empresa deve ser tomada com base no respectivo gráfico e não na evolução do preço do crude.

É a minha humilde opinião, claro.

Saudações,
Elias

Elias

Enquanto o petróleo vai corrigindo, a TOTAL comtinua a subir e está praticamente nos máximos de sempre (226,50 euros).

Aqui fica o gráfico actualizado com o fecho de ontem.

Saudações,
Elias