Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

dax em ondas de Elliot

Iniciado por TerraVerde, Outubro 05, 2005, 01:31

Tópico anterior - Tópico seguinte

TerraVerde

Olá,

Pela análise que faço, os valores hoje vistos no DAX não voltarão a ser atingidos ou ultrapassados em muitos anos.

É este tipo de conclusões, que alguns considerarão muito arrojadas, que a análise das ondas de Elliot consegue proporcionar. Direi que a potência da sua análise corresponderá à da tradicional análise técnica, ao quadrado, no mínimo.

No dax1.png, pode ver-se claramente uma formação em três ondas para cima, denominadas ABC, que correspondem ao Bear Market Rally, que muitos insistem em chamar Bull Market. As dúvidas dissipar-se-ão em breve. A formação de três ondas, que indica sempre um movimento contrário ao principal que neste caso é para sul, parece inquestionável, mesmo ao nível dos olhos menos treinados em análises das ondas de Elliot. Subdividi ainda a onda C em cinco, cumprindo as regras da análise, na divisão que me parece mais óbvia.

No dax2.png, aumentei o zoom desta onda C, para mostrar, com mais detalhe, as suas subdivisões que confirmam a forma mais macro do gráfico anterior. É de reparar que a onda 5 se subdivide em cinco menores, cumprindo todas as regras de Elliot: de i a v.

Esta última onda v, subdivide-se ainda noutras cinco de grau inferior, numa fiqura que se designa em inglês por ending diagonal. Aparece sempre nos momentos que antecedem a viragem de sentido dos mercados. Quer a onda (ii), quer a (iv), subdividem-se como seria de esperar em 3 subondas.

A confirmação extra desta figura vem precisamente com o throw-over assinalado, que rompe 'falsamente' com a linha que une as terminações das ondas (i) e (iii).

Para além da clareza desta formação, o virar para baixo dos mercados norte-americanos hoje só vêm confirmar a mudança de direcção anunciada no DAX.

Para quem tivesse tido a clarividência de fazer esta análise hoje antes do mercado alemão fechar, já estaria amanhá a lucrar umas dezenas de pontos logo na abertura.

É preciso cuidar do meio ambiente!

jabber:  [email protected]
www.jabber.org

Piloto

Viva

Não sei se tens razão mas quem sabe só o futuro o dirá  ???

vai um pontinho pelos argumentos  ;)
Abraço
JPaulo

fig

Concordo em quase tudo...., só acho que vamos ter mais uma ida lá acima, ou seja recuamos agora uns 10 dias ate aos 4925 e depois temos mais uma subida á casa dos 5200, depois disso está concluído o este Bear Market rally ;D

Parabéns pela análise ;)

PS: não do pontos porque acho isso uma treta sem jeito nenhum....
Abraço.
fig

O triunfo não se mede pelo estatuto que se atingiu na vida, mas pelos obstáculos ultrapassados no caminho.

TerraVerde

Olá fig,

para mim, é difícil enquadrar o cenário que falas, em termos das ondas de Elliot.

Só estaria a ver isso, se houvesse uma onda X para baixo e mais uma combinação de 3 ondas para cima, o que devido à dimensão temporal de qualquer das 3 ondas assinalas A, B e C, levaria o índice a novos máximos só daqui por muitos meses.  Este cenário parece-me de pouca probabilidade.  Mas ele é que manda!

www.jabber.org

fig

Afinal tens razão, ja não há mais nenhuma ida la acima , ja foi desplotado o Mode Bear no DAX  é só acompanhar os movimentos dele.... ;)

Mais uma vez parabéns, e afinal o SOX manda muito e lider os outros, fazia-me confusão como iam os outros indíces subir sem ele...., mas está visto não sobem.... :D
Abraço.
fig

O triunfo não se mede pelo estatuto que se atingiu na vida, mas pelos obstáculos ultrapassados no caminho.

TerraVerde

Olá Fig,

de facto, até agora, o mercado está a fazer o que previa.  Aquela formação terminal da diagonal com o throw-over revela-se sempre muito fiável.

Como confirmação do cenário, olhei para o gráfico horário do DAX, e vi uma onda impulsiva para baixo desde o máximo da semana passada, com 5 sub-ondas, perfeitamente desenhadas, e uma correcção a este movimento, numa sequência de várias ondas que não são impulsivas.  Esta correcção deverá acabar a todo o momento.

Talvez logo possa publicar o gráfico.

Portanto, isto quer dizer um dia vermelho para hoje e amanhã, neste índice.

www.jabber.org

Caxuxa

Meu caro Terra Verde, não podia deixar de responder à sua previsão........então você faz previsões através dessa coisa a que chama de ondas de Elliot ???!!!!!

Não percebo nem quero perceber essa matéria teorica, inventada pelo Homem, porque os resultados desse estudo por norma falham redondamente, ou seja depois do mercado ter contrariado esse ou outro estudo, você dirá ..........afinal o mercado estava certo, eu é que não interpretei bem estas ondas da treta, percebe o que quero dizer ???

Já passei por isso à muito e sei perfeitamente o resultado dessa história.

Quanto ao DAX, ao contrário do que defende prevejo subidas até aos 5200 +- no cash e nos próximos dias, quem sabe ainda esta semana. ;)

Abraço.
Caxuxa.

TerraVerde

O gráfico horário do DAX, anotado,  que referi na última mensagem está em anexo.

Vê-se claramente uma onda impulsiva para baixo, cumprindo com todas as regras de Elliot, subdividindo-se em cinco sub-ondas.  Seguiu-se uma correcção à descida, onda (ii), com grande sobreposição de sub-ondas, claramente não impulsiva.

Esta confirmação da mudança da direcção do DAX para sul, confirma o topo referido na primeira mensagem deste conjunto.

Este cenário vem, aliás, e como já aflorei antes, juntar-se aos do Nasdaq, S&P e Dow Jones, que têm vindo a fazer, no cenário mais provável, uma série de ondas 1-2, no sentido das quedas.

Aguardam-se, portanto, os dias das ondas 3, naturalmente para baixo, que trarão quedas substanciais nos mercados.

Ao Caxuxa:
Sim, faço previsões pelo método das ondas de Elliot;
sim, é uma matéria teórica, tal como muitas outras: matemática, muitos campos da física; etc, etc...
sim, se o mercado invalidar a minha interpretação, terei de refazê-la, o que acho muito pouco provável nesta altura;

Se não percebe, nem quer perceber, é consigo, depende da sua capacidade cognitiva ou da sua vontade;
Por norma falham redondamente?  não sei de onde foi tirar isso.  talvez das suas interpretações.  Se tivesse o trabalho de ler alguns livros, por ex. do Robert Prechter, saberia, com certeza, que ele previu em 1982, o maior Bull Market da história.  Foi apelidado de estúpido, na altura.  Foi o que se viu.  Enganou-se?  Sim, enganou-se, o mercado subiu para o dobro da 'enormidade' que tinha previsto antes.  Em 1995, publicou um novo livro, que concerteza o Caxuxa também não se deu ao trabalho de ler.  Previa o maior Bear Market da história.  Mais uma vez foi apelidado de estúpido.  Afinal o mercado subiu ainda mais cinco anos.  Se já estava a níveis muito caros em 1995, em 2000, aqueles estavam multiplicados por algumas vezes.   Depois houve a primeira onda para baixo.  Agora, já deve ter acabado a correcção da queda, e já deveremos estar a descer para novos mínimos dos últimos sete ou oito anos.

Logo vemos quem acerta.  Aproveito para lhe dizer que vai haver uma semana grátis no www.elliotwave.com, onde espero poder ler o Theorist e o Financial Forecast para comparar a minha leitura actual das ondas, com as deles.  Começa 4.ª feira.

Diz que prevê o DAX nos 5200.  Baseado em quê?  Análise técnica?  a análise técnica tradicional é rudimentar, comparada com a de Elliot.  Ambas estudam o comportamento dos homens enquanto massas.  Se acha a análise de Elliot uma treta, o que acha daquela?  Conseguiria prever o exacto ponto de viragem num mercado com a análise técnica tradicional? Duvido.

Parece-me que o Caxuxa está a deixar-se levar pelas emoções.  E nos mercados financeiros, isso quer dizer ruína.  Ainda assim, se quiser continuar a teimar nos longos, pode aproveitar para comprar todos os mínimos do intra-day e fazer fortuna quando o mercado for aos 5200.   Eu continuo a dizer que o cenário mais provável, de longe, é o da aceleração das quedas nos próximos tempos.

Abraço,

www.jabber.org

fig

discordo de uma coisa dessa contagem.... ;), é que hoje com o gap down concluíste a onda (I) apenas....., e agora vais á (II) que pode nos levar bem perto dos máximos mas sem quebrá-los... ;D
Abraço.
fig

Caxuxa

O mercado é Soberano e só o tempo dirá quem tem razão, se o próprio ou o Sr. Elliot.

Continuo a defender o sempre disse nos ultimos dias, estamos num fundo, pelo menos para o curto prazo, mais ponto menos ponto estamos lá e isso é o mercado a me transmitir, portanto na minha perspectiva é arriscado estar curto neste momento nas Americas sem ter stop´s bem apertados, porque ao minimo pânico buy, o mercado deverá saltar forte.

Bons negócios.
Caxuxa.

Caxuxa

Já agora e porque esqueci-me de falar à pouco, o meu valor para hoje no cash do S&P está centrado nos 1182 no cash como valor a ter em conta, ou seja se este não for quebrado hoje em baixa, então apertem os cintos porque o salto estará para muito breve mesmo.

Bons negócios.
Caxuxa.

Antunes

Caro TerraVerde,

Parabéns pelo post. Talvez não saiba mas também sou fã do Elliiot e das suas ondas. No entanto tenho tido sucesso apenas no longo prazo (semanal) e, sinceramente, não consigo vislumbrar contagens de gráficos diários e muito menos horários.

Posto isso concordo parcialmente com o seu cenário A-B-C. Parcialmente porque não é dado como adquirido que a onda C tenha acabado e também não é certo que a C tenha já o seu 1-2-3-4-5 formado. Assim, deixo-lhe outra possível contagem e agradeço que comente se não a considera viável e justifique.

Um abraço,

Antunes
Cumprimentos,

Antunes

TerraVerde

olá Antunes,

obrigado pelos parabéns.  Até agora, nada invalida a minha contagem, na minha opinião, claro.  Já tinha visto algumas mensagens suas com gráficos anotados segundo a lógica de Elliot.

Uma das ideias da teoria é de que as formas e as suas combinações finitas são visíveis qualquer que seja o período considerado, embora em gráficos com períodos menores do que uma hora, não costumo utilizar.   No entanto, posso fazê-lo para confirmar, por ex, uma figura de inversão, como aquela diagonal final dos primeiros gráficos.

Descer ou subir no zoom temporal que se faz ao mercado, serve para enquadrarmos uma possível interpretação num espectro de maior prazo, ou, por outro lado,  confirmarmos num mais micro, a alteração que supomos num prazo mais alargado.

Quem sabe ler, e toda a gente o pode saber, num prazo, está apto para saber identificar as formas e as suas combinações noutro prazo, maior ou menor.   Se o Antunes pedir a alguém para lhe dar uns gráficos sem haver a referência à escala temporal, vai ver que tanto lhe faz analisar a evolução da cotação em barras de uma hora ou uma semana.

Quanto ao ABC do DAX.  É difícil para mim estar a tentar racionalizar o processo que me levou a concluir pelo fim do movimento.  No entanto, devo ter seguido o seguinte raciocínio:
- a formação desde o máx dos 8000+ pontos em 2000 até 2003 conta bem como uma 5;
- a formação da recuperação tem a forma de uma 3, como concordamos;
- olhando para a parte final daquela a que chamo onda C, vê-se uma diagonal final;
- isto quer dizer inversão imediata, e normalmente tem o tal throw-over, tal como esta teve;
- olhando para a onda C, a contagem que me pareceu mais óbvia foi aquela que publiquei;
- até porque os mercados americanos estavam em clara divergência com os europeus, não estando a fazer novos máximos.  Para além deste facto, pareciam-me (e parecem) que estão sempre a fazer 5 ondas para baixo e três para cima, o que demonstra que o movimento vai ser para baixo;
- na onda A parece não haver dúvidas, é uma onda 5, a primeira perna do zig-zag;
- a onda B é uma onda 3, ou uma combinação de duas três, conforme se queira, que para o caso, o que interessa, é que corrige a A;
- nestas condições, o que fica a faltar é a segunda perna do zig-zag, ou seja, outra onda que se possa subdividir em 5;
- tanto a minha como a sua são possíveis, na minha opinião.  Pela sua contagem, teríamos terminado a 3 da C, com a tal diagonal final, faríamos uma correcção com a 4 e iríamos a novos máximos relativos com a 5.

No futuro, veremos qual das duas interpretações tem mais sorte.  A minha deixa de estar válida com um máximo relativo nas próximas semanas >5130?;  A sua perde efeito se houver sobreposição entre o que seria a onda 4 e o máximo da onda 1, por volta dos 4440, não consigo ver o valor exacto.

Neste caso, pode servir uma visão mais micro, a partir do topo de há dias atrás.  No caso da sua análise, estando o DAX numa onda 4, esta raramente constitui um zigzag ou seja uma 5-3-5.  Indo pelo campo das probabilidades, como sempre temos de fazer, se conseguirmos contar 5 ondas para baixo a partir dos tais 51xx, mesmo que não baixemos dos tais 444x, em princípio a minha contagem será a eleita.  Se pelo contrário só contarmos 3 ondas, a sua poderá ganhar vantagem.  No gráfico horário que publiquei, vê-se com nitidez uma onda 5 horária.  Só temos de esperar que ela evolua, ou não, para uma 5 no horizonte diário.

Bem, espero ter contribuído para esclarecer a situação!

um abraço,

www.jabber.org

Antunes

Citação de: TerraVerde em Outubro 13, 2005, 03:11
olá Antunes,

obrigado pelos parabéns.  Até agora, nada invalida a minha contagem, na minha opinião, claro.  Já tinha visto algumas mensagens suas com gráficos anotados segundo a lógica de Elliot.

Não tem de quê. Já agora cá um pontito a ver se participa mais.  ;)

Uma das ideias da teoria é de que as formas e as suas combinações finitas são visíveis qualquer que seja o período considerado, embora em gráficos com períodos menores do que uma hora, não costumo utilizar.   No entanto, posso fazê-lo para confirmar, por ex, uma figura de inversão, como aquela diagonal final dos primeiros gráficos.

Descer ou subir no zoom temporal que se faz ao mercado, serve para enquadrarmos uma possível interpretação num espectro de maior prazo, ou, por outro lado,  confirmarmos num mais micro, a alteração que supomos num prazo mais alargado.

Quem sabe ler, e toda a gente o pode saber, num prazo, está apto para saber identificar as formas e as suas combinações noutro prazo, maior ou menor.   Se o Antunes pedir a alguém para lhe dar uns gráficos sem haver a referência à escala temporal, vai ver que tanto lhe faz analisar a evolução da cotação em barras de uma hora ou uma semana.

Penso que contagens em gráficos horários é pedir muito ao Sr. Elliot porque, afinal de contas, ele definiu uma teoria e não uma tautologia! Ou seja, em gráficos horários existem muitas mais probabilidades de a teoria falhar ou de falharmos nós na contagem...

Quanto ao ABC do DAX.  É difícil para mim estar a tentar racionalizar o processo que me levou a concluir pelo fim do movimento.  No entanto, devo ter seguido o seguinte raciocínio:
- a formação desde o máx dos 8000+ pontos em 2000 até 2003 conta bem como uma 5;
- a formação da recuperação tem a forma de uma 3, como concordamos;
- olhando para a parte final daquela a que chamo onda C, vê-se uma diagonal final;
- isto quer dizer inversão imediata, e normalmente tem o tal throw-over, tal como esta teve;
- olhando para a onda C, a contagem que me pareceu mais óbvia foi aquela que publiquei;
- até porque os mercados americanos estavam em clara divergência com os europeus, não estando a fazer novos máximos.  Para além deste facto, pareciam-me (e parecem) que estão sempre a fazer 5 ondas para baixo e três para cima, o que demonstra que o movimento vai ser para baixo;
- na onda A parece não haver dúvidas, é uma onda 5, a primeira perna do zig-zag;

Certo.

- a onda B é uma onda 3, ou uma combinação de duas três, conforme se queira, que para o caso, o que interessa, é que corrige a A;

A onda WB é um exemplo da dificuldade em fazer algumas contagens. Normalmente esta onda deveria ter apenas 3 ondas mas apresenta-se mais fácil contar 5...

- nestas condições, o que fica a faltar é a segunda perna do zig-zag, ou seja, outra onda que se possa subdividir em 5;
- tanto a minha como a sua são possíveis, na minha opinião.  Pela sua contagem, teríamos terminado a 3 da C, com a tal diagonal final, faríamos uma correcção com a 4 e iríamos a novos máximos relativos com a 5.

Não. Eu não disse que a onda w3 teria ou não acabado. Apenas a identifiquei mas não sei qual será a sua duração. Talvez possa ir um pouco mais acima dos 5200...

Repare que a w1 da WA deu 600 pontos e a w3 da WA 800 pontos para cima. Agora a w1 da WC deu 700 pontos (mais 100 pontos do que na WA)! Quanto às w3, esta da WC já deu também 900 pontos (mais 100 pontos do que na WA também) mas não sabemos se irá ficar por aqui...

No futuro, veremos qual das duas interpretações tem mais sorte.  A minha deixa de estar válida com um máximo relativo nas próximas semanas >5130?;  A sua perde efeito se houver sobreposição entre o que seria a onda 4 e o máximo da onda 1, por volta dos 4440, não consigo ver o valor exacto.

Neste caso, pode servir uma visão mais micro, a partir do topo de há dias atrás.  No caso da sua análise, estando o DAX numa onda 4, esta raramente constitui um zigzag ou seja uma 5-3-5.  Indo pelo campo das probabilidades, como sempre temos de fazer, se conseguirmos contar 5 ondas para baixo a partir dos tais 51xx, mesmo que não baixemos dos tais 444x, em princípio a minha contagem será a eleita.  Se pelo contrário só contarmos 3 ondas, a sua poderá ganhar vantagem.  No gráfico horário que publiquei, vê-se com nitidez uma onda 5 horária.  Só temos de esperar que ela evolua, ou não, para uma 5 no horizonte diário.

Bem, espero ter contribuído para esclarecer a situação!

um abraço,

A w4 costuma ser violenta e em wa-wb-wc. Pode ser que estejemos a acabar a w3 e prestes a iniciá-la (a w4)...

Um abraço,

Antunes

Cumprimentos,

Antunes

Antunes

Faltaram-me os gráficos a ilustrar as ondas da WA e WC e as amplitudes das suas sub-ondas w1 e w3...
Cumprimentos,

Antunes