Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

O Bull e as estratégias. Buy and Hold !

Iniciado por fisher, Outubro 12, 2005, 00:05

Tópico anterior - Tópico seguinte

fisher

O Bull e as estratégias. Buy and Hold !

Muitas são as estratégias à disposição dos investidores.

Umas mas clássicas outras mais arrojadas.

Hoje vou falar da estratégia mais conhecida e a mais mal amada .  Uma estratégia geralmente repudiada pelos analistas técnicos , sobretudo  pelos iniciados. Mas por não ser do agrado da maioria não quer dizer que seja má. Tem os seus pontos fracos realmente. Mas se usada correctamente pode revelar-se excelente e muito lucrativa.

No geral todas são boas se usadas correctamente e todas são más se usadas incorrectamente.

Os day traders nem podem ouvir falar dela mas muita gente tem ganho rios de dinheiro com ela.

Segundo diz a lenda ,é a estratégia usada pelo famoso Warren Buffet.
Hoje falo dela porque quando era principiante também a achava sem interesse e a abandonei , e ,hoje, pretendo reabilitá-la.

Como já devem ter reparado estou a falar da estratégia de investimento Buy and Hold.
Segundo dizem é a estratégia seguida por Warren Bufett, o homem que mais dinheiro ganhou na bolsa .

É a estratégia que vou seguir a partir deste momento.
Pode ser uma estratégia perigosa sem dúvida , se for usada num período adverso, num forte Bear Market. Neste caso se o Bear market não for reconhecido atempadamente todos os ganhos se esfumam rapidamente.

Porém já no caso de um Bull Market reconhecido atempadamente pode proporcionar lucros excelentes. Em minha opinião Warren Buffet soube reconhecer atempadamente o Bull Market e a sua estratégia recompensou-o muito ricamente.

No caso presente o Bull está identificado.  Por isso a estratégia buy and hold parece adequada ao  momento presente , e é a que vou seguir.

Sei que esta não é uma posição de concenso pelo se aceitam criticas.

O que acham ?

Cumprimentos e bons negócios

fisher

Zoom

Amigo Fisher, eu pessoalmente não concordo com essa estratégia, por duas razões principais:
1- Gosto de entrar para um trade sabendo à partida  qual o risco que estou disposto a correr , qual o montante que possa eventualmente perder.
Nesse tipo de estratégia tal não é possivel. ( a menos que estabeleça stops larguíssimos - mas aí já não seria "buy and hold").
2-O Fisher parte do principio que estamos em bull-market. Eu concordo, mas podemos estar ambos errados... E aí seria um desastre para esse tipo de estratégia.

O Warren Buffet consegue há mais de 20 anos resultados médios acima de 20%/ano, usando esse tipo de estratégia, é um facto. Mas WB só há um ...

Abraço !

Waterman

Para dizer o que quer que seja desse senhor, aliás, basta pensar no valor de uma acção da sua "empresa"...

Mas quero relembrar o seguinte:

Desde 1980 (quando começou ele?), até 2000, o S&P subiu a uma vertiginosa velocidade de 15% ao ano ex-dividend, ao contrário de uma média desde 1900, até essa data, na casa dos 6.5% (Se a memória não me falha, podemos juntar o período grandioso [1980-2000] e este número sobe menos de 1%)...

Ele próprio nega ter alguma vez participado na Dot.com euphoria, mas será isso verdade?

Claro que 20% ao ano durante esse período de tempo pode não ser sequer igualável, é até um excelente "delírio" como objectivo, mas é preciso "enquadrar" a performance...

Cumprimentos aos dois

Mr. Turn

Amigo fisher:
Seria uma boa ideia se tivessemos a certeza que estávamos de facto num bull market, só que temos de ter mente aberta para colocar todos os cenários possíveis.
Quanto a mim existe o perigo das grandes correcções de bear markets poderem durar anos e fazer quebrar a parte psicológica de qualquer investidor com nervos de aço. A não ser que a verba a investir não faça grande mossa ao respectivo investidor.
Creio que o "buy ande hold" seria uma estratégia insustentável se ocorresse uma correcção bastante forte nos mercados.
Acho que era preferível ter à mão de semear umas médias móveis de muitas sessões (100, por exemplo) e estar comprado acima dessa média e vendido abaixo, para falar de um modo simplista.
Abraço e boa sorte.
Turn

Paciente

Caro Fischer,

O Warren Buffet celebrizou-se por comprar empresas cujos fundamentais eram extremamente atractivos do ponto de vista fundamental. Não está preocupado que a empresa caia 30, 40 ou 50 por cento no curto prazo pois sabe que no futuro o mercado irá dar-lhe razão. Geralmente aproveita essas forte correcções para reforçar a sua posição.

Quer isto dizer que ele sempre procurou "valor" nas suas aquisições. Ele é um analista fundamental puro. Compra empresas que, na sua opinião, petencem a sectores com grande potencial e que se encontram muito baratas do ponto de vista fundamental.

Os melhores investimentos do WB foram feitos em Bear Market (na sua fase final), quando o mercado registava PER's médios abaixo de 10 e dividendos acima dos 8%.

Como é do conhecimento público, o Warren Buffet afirmou no início deste ano que, no geral, não vê "valor" no mercado norte-americano. Segundo o próprio é cada vez mais difícil encontrar empresas atraentes onde a Berkshire Hathaway possa investir o capital.

Consta que últimamente tem investido em empresas do sector da energia.

Pessoalmente não me espanta essa aposta do WB uma vez que apesar das fulgurantes subidas verificadas nas cotações das empresas desse sector, a verdade é que continuam a ser empresas com PER atractivos e autênticas máquinas de gerar dinheiro (cash flows muito elevados). Ainda por cima pagam bons dividendos.

Já agora, para quem não sabe o WB comprou 129 milhões de onças de PRATA há uns bons tempos atrás. Porque será?

"In the absence of the gold standard, there is no way to protect savings from confiscation through inflation."

fisher

Caros amigos

Antes de mais o meu agradecimento pelos comentários.

Compreendo as fraquezas desta estratégia .

Penso que só é possível adoptar tal estratégia quando se tem uma forte convicção de que estamos em Bull Market , o que é o meu caso como já sabem.  Neste sentido vou arriscar .

Melhor dizendo , confesso que já entrei nesta  no caso do BCP , Sonae e EDP.  Esta é uma estratégia arriscada que realmente só é aceitável quando se tem muita confiança e quando se está preparado para aceitar movimentos adversos na casa dos 10-13 ou 15%, movimentos contra nós.

Amigo Turn . Acho que tem razão em lembrar a possibilidade de um Bear Market ser arrasador para uma estratégia destas , com o que concordo  plenamente.
Agradeço a ideia de ter à mão uma média móvel de 100 +/-  para limitar perdas possíveis. Concordo Plenamente . É o que conto realmente fazer  com uma MM a afinar talvez na casa dos 100 , 150 ou 200.

Quanto à questão do Bear Market . Bom já reparou que em minha opinião da forma como vejo o Mundo no geral , o Universo , e os mercados em particular, para mim é uma certeza  que não há a mínima hipótese de um Bear market nos próximos anos , razão pela qual vou adoptar tal estratégia.. Continuo a ver um dos maiores Bull Markets de sempre.

Mas compreendo a sua preocupação e no caso do impossível acontecer  fecharia esta estratégia quando as quedas atingissem valores insuportáveis o que espero que não venha a acontecer nos próximos anos.

Vou utilizar a mesma estratégia no Nasdaq 100 logo que dê sinal de entrada daqui a 4 ou 5 dias, pois continuo a apostar que o Nasdaq 100 vai subir para valores inimagináveis. É a tecnologia . é o futuro que está associado à tecnologia.

Nota : Esta é realmente uma estratégia arriscada que não deve ser seguida por quem não acredite profundamente no movimento de subida. Outras estratégias  existem menos arriscadas  para investidores que não querem arriscar tanto , mais aconselhadas , e também muito lucrativas certamente.

Opinião pessoal ,sujeita a criticas ,claro.

Cumprimentos e bons negócios

fisher