Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

As mensagens escritas no Phorum (1997-2002) estão guardadas aqui: /phorum3/

Menu principal

EUR/USD

Iniciado por Piloto, Outubro 13, 2005, 23:41

Tópico anterior - Tópico seguinte

p3k

Citação de: bluexip em Setembro 09, 2008, 18:31
olá p3k,

acho que não chegou a 1,405 no low das 14:35 +-, pelo menos em duas corretoras de forex que uso.

isso foi em futuros?

cumprimentos,
bluexip

Não é futuros, é forex puro!
Quando escrevi a msg, ainda estava em 1,4080. Eu esperava que fosse aos 1,4050, mas ficou-se pelos 1,4058... fechei nos 1,4070 quando começou a subir desalmadamente!
Quando entro numa trade, meto logo stops e limite (não vá a net pifar!), mas sempre a olhar para os graficos e com o dedo no gatilho para fechar sem dó nem piedade.

Neste momento e vendo que a MM50 está dura de roer e com o USDCHF ter acabado de fazer um doji no horário.... isto promete é curtos de novo.

Entrei curto em 1,4205, com stops apertados de 25 pips. Profit em 1,4130, mas se quebrar, é deixar rolar abaixo dos 1,4050 - já que à 4ª tentativa fura mesmo....

O daytrading é cansativo.... mas se for bem feito, dá frutos!

p3k

Citação de: p3k em Setembro 09, 2008, 19:22
Entrei curto em 1,4205, com stops apertados de 25 pips. Profit em 1,4130, mas se quebrar, é deixar rolar abaixo dos 1,4050 - já que à 4ª tentativa fura mesmo....

Fecho dos curtos em 1,4130... e fecho do dia.
Amanhã há mais!  :)

p3k

Citação de: p3k em Setembro 09, 2008, 17:36
No entanto ter atenção ao fecho diário que indicará melhor os próximos movimentos.

O fecho diário indica que.. está tudo indeciso! A vela doji com que encerrou o dia, mostra que tanto os shorts como os longos empataram no fim do dia.

No entanto, os shorts levam vantagem com tamanha queda, desde os 1,60. O que me leva a pensar que o fundo não é aqui, mas sim para os lados dos 1,39xx

Não resisti e entrei curto em 1,4140, com stops de 20 pips (sei que os asiáticos devem dar-me cabo disto enquando eu estiver na caminha!  :) )

Alguém me pode indicar como meto imagens nos posts...? Andei a procurar pela ajuda, mas nada encontrei... Obrigado!

bluexip

olá p3k,

para inserir "inline" no post acho que é preciso ter a imagem alojada num site. depois é só meter o link para ela.

caso contrário, é clicar em baixo num link que diz "Opções adicionais..." que faz aparecer uma àrea em que é possivel anexar um ou mais ficheiros.

em relação às trades, o meu modesto conselho é que pare agora um pouco: em daytrading é preciso parar para manter o ritmo e a sintonia com o mercado.

cumprimentos,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

p3k

Obrigado Bluexip!

Mais fácil era dificil....!  ;D

Quanto aos trades, tem razão no que diz. Já por várias vezes me deixei entusiasmar e o lucro obtido foi-se embora. Apenas hoje acertei no boneco e foi levá-lo até à exaustão.

Anexo (finalmente) um gráfico ao qual agradecia que verificassem os erros que possa ter. Obrigado!

bluexip

viva p3k,

assim à primeira vista parece-me bem ;)

só acho que deveria meter menos info no gráfico... especialmente em daytrading em que a capacidade de decisão é mais importante do que a capacidade analítica.

por exemplo, em termos de micro-escala, para trades na vertente de daytrading, os 1,42 são claros e inequivocos. basta identificar uma linha de resistência horizontal para se estabelecer o plano: short nessa zona e take profit uns ticks acima dos lows diários. um stop loss de 20/25 pips parece-me bem dado que o lucro potencial é bem superior a 3 para 1.

a minha chamada de atenção para parar agora é porque nesta fase do movimento (final) começam a ocorrer muitos whispaws, tornando-se muito fácil estar-se certo numa trade mas ser-se stopado por poucos ticks, para além da diminuição da fiabilidade de alguns setups/padrões que até aqui tinham sido sempre "matemáticos".

abraço,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.

p3k

Olá Bluexip!

Quando não se entende muito do assunto, metem-se as armas todas pq alguma pode mostrar qq coisita! Quando se começa a entender um pouco mais, filtram-se e fica só um ou outro indicador! Devido à minha extensa (imensa!) experiência é que tenho todos os indicadores e mais alguns!!

Tenho já algumas regras às quais não fujo... e uma delas é não andar atrás de pips quando o dia anterior foi de indecisão. Ontem foi um grande dia, devido à segunda-feira passada o par ter caido cerca de 400 pips! Ou seja, havia grande volatilidade.

Hoje estou a aguardar por um ultimo fundo e finalmente começar a subir.
E será fácil perceber quando for a subir, devido à força com que o vai fazer e quando romper os 1,42!

Aponto para o fundo já ter sido feito nos 1,4076... assim como no USDCHF nos 1,1327 (sinal de rompimento deste par será nos 1,1230).

Por isso... é aguardar por novo teste ao minimo diário ou então no rompimento dos 1,42 (com fecho horário confirmado).

Cara ou coroa?  ;D

p3k

...e à 4ª foi de vez!

O super-suporte dos 1,4050 ficou feito em farinha (assim como o meu trade  :) ) e agora resta esperar para ver no que isto dá! 1,3900 parece ser efectivamente o próximo destino.

No gráfico vê-se as várias LT que foram quebradas pela descida do EURUSD desde os 1,60. Tendências que já duravam há vários anos.
Esta última linha (recta a vermelho) vem desde 2002.

Próximos suportes em 1,4000 e 1,3980... resistência (óbviamente) em 1,4050.

p3k

Bluexip...
O que acha deste gráfico? Será que tem validade?
As Elliott Wave vêm em 5 + 3... mas não consigo identificar as ditas no gráfico (inicio, fim...)

Obrigado!

bluexip

viva p3k,

não sei... elliot waves aqui é um bocado forçado...

sem qq outro tipo de considerações apenas há que observar que foi quebrado mais um suporte.

continuo no entanto convicto da eminência de um rebound forte no euro e libra. não por causa de estados oversold ou overboughts pois isso por si só a mim não me diz nada. e muito menos por teimosia...

antes porque o DX atingiu os targets, o movimento foi todo feito de uma só vez e está agora na zona de *anterior suporte multi-anual*. o euro está já muito proximo do grande suporte, está a forçar o limite inferior da projecção para este tipo de movimento. libra idem.

agora é como a brisa do mar: derrepente muda tudo outra vez... e isso para mim é fulcral, mais do que qq análise técnica, fundamental ou de outro tipo que possa fazer de forma individual.

muito provavelmente teremos bottom amanhã ou sexta no máximo.

sinceramente, acho que é a ultima grande trade a favor do euro, ou melhor, contra o dolar, para os próximos 2 anos pois a seguir (daqui a 2/3 meses) deveremos assistir à confirmação da inversão da tendencia num gráfico semanal/mensal a favor do dolar.

posso deixar já aqui também o target de 1,50 a 1,53 para este rebound no euro nos próximos 2 meses.

o pensamento agora deverá ser simetrico ao de há 3 meses atrás, embora aí estivessemos no final de uma trend anual e aqui estamos no início.

cumprimentos,
bluexip

Antunes

Boas,

Exactamente bluexip: a zona dos 80 será dura de roer para o US Dollar. Esta zona será sem dúvida quebrada mas não à primeira tentativa.

Confesso que a violência deste movimento até a mim me surpreendeu.  :o

Cumprimentos,

Antunes

p3k

Citação de: bluexip em Setembro 11, 2008, 01:00
o DX atingiu os targets, o movimento foi todo feito de uma só vez e está agora na zona de *anterior suporte multi-anual*. o euro está já muito proximo do grande suporte, está a forçar o limite inferior da projecção para este tipo de movimento. libra idem.

Também espero um fundo próximamente... mas só entro longo após confirmação - a tentativa de apanhar fundos ou tops já me saiu demasiado cara anteriormente... é ir negociando o que se vê e não o que se deseja!

Sexta ou segunda deverá haver mais certezas!
A LT multi-anual do EURUSD é aos 1,3851 (onde espero o fundo desta queda dos 1,60) e possivel rebound até aos 50% de retracement do fibo.

PS: Um trade possível e assim evitar andar perigosamente atrás do fundo, será dar ordem de compra pelos 1,4100 (depois da resistência dos 1,4050/70 e na MM50 actual).

bluexip

viva p3k,

pessoalmente, tenho várias abordagens que aplico aos mercados e várias time-frames em que negoceio ou já negociei.

confesso que me é dificil explicar este tipo de trades e nem gosto muito de falar nelas pois sei perfeitamente que são polémicas e de díficil "digestão" para a maioria das pessoas que, por efeito da sua própria evolução pelos mercados e pelo que se "lê nos livros", tende para tomada de decisão apenas quando consegue medir por alguma forma matematica ou quantificada o movimento.

isto gira em torno e retorna-nos à velha questão dos stops e das entradas com confirmação.

é preciso compeender a mecânica dos mercados, o que os faz mecher e com isso perceber de forma efectiva quando um movimento pode, probabilisticamente, continuar a correr no mesmo sentido ou ser quase como que inevitável que esse movimento pare.

há realmente situações em que os movimento ficam como que limitados, como se houvesse alguma lei da física que os impeça de avançar mais num dado sentido. e esse é para mim um dos aspectos mágicos/fascinantes da bolsa.

não é fácil sistematizar isto nem assimiliar as nuances que fazem numa ou noutra situação o preço continuar por aí fora sempre em estados oversold/overbought e quando o preço está condenado à inversão a muito curto prazo. é preciso tempo e muita prática como em tudo o resto.

claro que nada disto do que eu estou a dizer aqui é necessário para se vencer na bolsa.

agir de forma disciplinada sob um conjunto de regras quantificadas e inequívocas que geram sinais de compra ou venda na confirmação dos movimentos é uma óptima maneira de se estar no mercado.

da mesma forma, não é essencial acertar muito ou pouco na direcção dos mercados. percentagens de acerto de 30 ou 40% permitem a muitos profissionais (reais, não os gurus da bolsa e/ou os que têm muito tempo de antena para comentar sobre a bolsa) viver da bolsa.

o que eu pretendo apenas com estas trading ideas é chamar a atenção para algo (possivelmente) diferente, para um olhar para outras coisas que não são traduziveis em fórmulas matemáticas mas que estão no entanto sempre presentes nos movimentos dos mercados e que resultam do facto destes serem movidos pelas pessoas e as pessoas estarem "limitadas" pelas suas emoções nas suas tomadas de decisão.

já sugeri outras trading ideas e setups mais "tradicionais" e quantificaveis mas não é isso que traz alguma mais-valia ao clube. muitas mais pessoas o podem fazer e, provavelmente, mais dotadas para isso.

neste caso em particular eu não estou a tentar apanhar o bottom. há aqui uma nuance em relação ao bottom/top fishing.

eu estou aqui a construir uma posição numa zona que, por várias razões, quer de ordem técnica quer de origem subjectiva pela forma como os movimentos e as pessoas se comportam, me permite margem de manobra caso eu esteja errado na minha análise da situação.

a minha experiência mostra-me que, aceitando as regras deste "jogo", eu consigo normalmente posições a melhores preços do que quem actua na confirmação. mais interessante ainda, o risco parece maior mas não o é na prática e de forma consistente.

finalmente, esta abordagem é uma forma de estar no mercado em certos movimentos sem dedicar muita atenção ao mercado ou stressar com o sobe e desce muitas vezes caótico nestas fases terminais dos movimentos e em que a inversão de que daqui resulta normalmente leva muita gente a ficar de fora ou só entrar numa fase tardia do mesmo.

para concluir, estou hoje a completar a posição que pretendia e sugeri no euro e libra.

abraço,
bluexip

p3k

Grande Bluexip! (não só pelo tamanho do post!  :) )

É essa a diferença do trading de longo prazo e o daytrading.
No meu caso, apenas preciso saber o sentido mais forte da tendência. Sabendo isso, qualquer entrada errada, mais cedo ou mais tarde será corrigida (fazendo o money management correcto).

Trades deixados por mais do que um dia, geralmente vejo-os passar de verdes para vermelhos mal viro costas ou quando os asiáticos entram em acção!

Básicamente o que pretendo é apanhar 100 pips diários (entre as perdas e os lucros). Com entradas moderadas. Mas são lucros de +- 100% do capital investido.

Este tipo de trading tem que ser monitorizado ao segundo e não pode ser deixado tranquilamente, pois o mercado vira muito rápidamente.

Foi por isso que criei um programa ao qual chamei FXAlarm que toca um alerta sonoro aquando de cada pips move (ou movimentos de x pips para cima ou para baixo) ou quando o preço chega a determinada zona. Assim não tenho que estar a queimar pestanas em frente ao pc e basta-me estar por perto para fechar ou abrir qq posição! Engenhoso!  ;D

Tb não costumo colocar ordens automáticas, pq gosto de apanhar sempre a primeira vela de inversão da micro-tendência no gráfico de 1 minuto, com confirmação da do gráfico de 5 mins... Programo um alerta na tal aplicação e nessa altura basta ver o que o preço anda a fazer.

Há por aí várias técnicas de daytrading que usam as médias móveis... eu desenvolvi esta muito mais simples que consiste em ir controlando os graficos de 1 e 5 minutos - com os indicadores RSI e stochastic. Mas sempre com atenção aos gráficos de maior duração, como o horário, o de 4H e o diário. Assim como vendo as zonas de fibonnacci entre outras coisas no gráfico horário (a tal confusão de indicadores!).

Novamente digo que isto não é fácil e requer muita atenção. Mas os lucros são fantásticos.

p3k

Frase do dia: "A tendência é tua amiga" (repetir 3 vezes)  ;)

Curto desde os 1,3970, logo após as noticias das 13:30 e quando o par não conseguiu furar os 1,3987...

O dollar está super-forte já que nem as más noticias o conseguem afundar. Nem subprimes, furacões ou inflações. E o que não cai, sobe.

Se furar os 1,3950, vamos fácilmente aos 1,36. Nessa zona, vamos ver se há rebound ou se o caminho continua para sul.