Clubeinvest.com — Arquivo Histórico (1997-2011)
Esta é uma cápsula do tempo da comunidade financeira portuguesa. Login activo para membros.
Clubeinvest.com
Home Privado Fórum Acções Índices Metastock Portfolio Managers Publicações Blogs Contacto

Editar as notícias:

Nova página para acompanhamento do Ouro e da Prata com centenas de acções relacionadas com o sector.

Menu principal

EUR/USD

Iniciado por Piloto, Outubro 13, 2005, 23:41

Tópico anterior - Tópico seguinte

Cubriclas

Citação de: bluexip em Março 10, 2008, 15:27
pelo que pode reduzir os juros para evitar um abrandamento acentuado.

Espero que sim!

Paff

Panorama para 2008

Gostava de vos deixar algumas ideias para o restante do ano de 2008 e o motivo porque eu penso que o dólar terminará o ano em alta razoável.

Ao longo dos últimos anos os EUA têm vindo a sofrer de uma situação crescentemente deficitária. De facto, tanto ao nível da balança comercial, como também no caso da balança de transacções correntes, a situação deficitária tem vindo a agravar-se de forma notável. Até ao final da década de 90 esta situação deficitária estava relativamente controlada, permanecendo no intervalo entre 00 e os 100 mil milhões. No entanto, a partir de então, e muito devido ao facto da entrada da China no contexto da economia global, este deficit foi crescendo sucessivamente até aos valores actuais. Para além de questões meramente financeiras e comerciais, a guerra no Iraque e Afeganistão e o subsequente esforço, implicaram um "rombo" nas contas norte-americanas.

Mais recentemente assistimos a uma quebra sucessiva das taxas de juro nos EUA, enquanto que em paralelo, o BCE tem permanecido relativamente rígido na sua actuação. A economia americana está em evidente abrandamento e prevê-se que ainda este mês este fosso se alargue, com uma adicional descida, talvez de 75 pontos base. O médio-prazo, contudo, terá necessáriamente que ser diferente.

Até ao final de 2008 e com a nomeação de um novo presidente, os EUA terão com forte probabilidade uma diferente política no que concerne ao Iraque. Caso os democratas sejam eleitos, esta mudança é praticamente garantida. Não acontecerá naturalmente de um momento para o outro mas, os mercados começarão a descontar os efeitos previstos.
A somar a esta situação, mais para o final do ano, a FED terá de enveredar por uma política senão mais rígida, com consequente subida da taxa directora, pelo menos não tão folgada. O espaço para descidas está claramente a esgotar-se. A quem defenda que já se esgotou até!
O BCE muito provávelmente enveredará pelo caminho contrário, e mais para meio do ano a taxa será reduzida.

Assim: Menor esforço de guerra + Subida de taxas nos EUA + Descida de taxas na Europa + (Factor adicional de no 4º trimestre o sector financeiro estará a recuperar, pelo menos de uma forma global)  ----> Dólar em valorização.

Penso, honestamente, que esta cavalgada abrandará em breve, seguida de uma mudança de direcção.

Obrigado pela vossa atenção,

Paff.

bluexip

viva,

é uma boa teoria Paff. não domino os aspectos económicos mas, caso se caminhe para uma deflação, pode haver fuga para o cash, leia-se dolares?

em termos de trading, após dar hipótese de entrada short a 1,54 o euro parece preparado para uma move aos 1,5425. nova oportunidade para comprar/reforçar dolares (ou comprar euros para um movimento intradiário de 80 pips). deverá acontecer durante esta noite. ainda é possível uma ida a 1,55 mas eu não contaria com isso para esticar a corda.

de forma algo semelhante para o usd/yen que está a dar nova possibilidade de entrada a 101,6 um valor que me parece excelente. a confirmar-se um fundo nesta zona até quarta poderemos assitir a um rally fortissimo neste par nas próximas semanas/meses que deverá "contaminar" outros pares.

cumprimentos,
bluexip
Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.
- Gordon Gekko in Wall Street

bluexip

viva,

segue o gráfico com comportamento antecipado para teste a máximos históricos no euro.

a chave para este comportamento é o double bottom intradiário após uma subida inclinada com sell-off. isto sinaliza que os intervenientes ainda não estão convencidos da mudança de rumo e "querem" novo teste a maximos para ver se há realmente força ou não (caso contrário o sell-off após a subida inclinada teria sido muito maior).

isto é a interpretação subjectiva do movimento. poder-se-ão arranjar N explicações racionais: que os traders/market makers puxam o mercado para fazer saltar stops; que a maioria dos investidores/traders precisam de uma confirmação para actuar (sobre a forma de double top ou lower high); etc.

neste momento temos outro setup (double top) preste a ser activado nas próximas horas quando ocorrer a quebra dos 1,531 com target mínimo os 1,514

cumprimentos,
bluexip

Ever wonder why fund managers can't beat the S&P 500? 'Cause they're sheep, and sheep get slaughtered.

p3k

Citação de: bluexip em Março 11, 2008, 14:57
neste momento temos outro setup (double top) preste a ser activado nas próximas horas quando ocorrer a quebra dos 1,531 com target mínimo os 1,514

Essa bola de cristal foi comprada no chinês ou foi feita por encomenda??!!
No dia em que eu consiga fazer dois setups certeiros como estes ultimos, compro uma ilha privada no Pacífico.

Parabéns!  :)

Sendo assim e com fecho hoje abaixo dos 1,5336, não há mais o perigo de voltarmos aos 1,54 (que já chateiam....)?

bluexip

olá p3k,

gostaria de dizer que não há perigo mas não posso, ainda para mais quando este é um setup contra-trend :)

parece-me no entanto muito pouco provavel, devendo o preço ficar controlado pela MM50 no gráfico horário (ou seja, nao deve ir acima dos 1,536) e o setup fica confirmado com fecho abaixo dos 1,531 (o preço deve lateralizar por aqui o resto do dia dado o forte sell-off desde o maximo).

o nivel dos 1,54 parece-me bem como controlo.
ou seja, no caso pouco provável de lá ir, é ainda de arriscar o reforço short, dado que o mote parece ter sido dado para uma correcção a 1,514 pelo menos (possivelmente 1,50), mas também o preço não pode avançar muito mais (para futuros talvez dar-lhe 15/20 pips de margem. em cash vale a pena manter a posição mesmo que re-entre nos 1,54).

resumindo, a trade parece-me "limpa" e só mesmo algum acontecimento extraordinário pode levar à falha deste setup neste momento, não me parecendo provável haver novo teste dos 1,54 antes da concretização do setup.

cumprimentos,
bluexip

Quim

Aqui há dias um sujeito tocou-me, pelas costas no ombro direito.
  Quando me virei para a direita verifiquei que ele já se encontrava do lado esquerdo.
   O momento iniciado para ganhar dinheiro mudou?
    Não sei mas deixo a questão. ;D ;D ;D

Cumprimentos,

Em tempo:Viva a AAPLE, a NVIDIA, e as outras que estão para subir.

Cubriclas

Citação de: Quim em Março 12, 2008, 01:16

O momento iniciado para ganhar dinheiro mudou?

Para ganhar dinheiro é preciso apenas estar curto ou longo. Ganha-se dinheiro de ambas as maneiras. O momento para ganhar dinheiro é a todo o momento (passe a redundancia) ;D
Abraço.

bluexip

viva,

não me parecia provável mas o euro (e a libra) ainda estão vivos e mordem.

o eur/usd passou os 1,54 sem olhar para trás de modo que inviabiliza o setup de double top ou de uma bull trap sem margem para dúvidas. a nivel intraday parece que quer mesmo forçar os 1,55 nas próximas horas.

em futuros não assumiria o risco de estar short se não tivesse margem de manobra. em posição cash ou com pouca alavancagem a ideia mantém-se de manter ou reforçar a posição short.

parece-me estar a aumentar (agora sim) a volatilidade, com movimentos fortes e contrários dia após dia, o que é um comportamento habitual de final de movimento, onde as posições se começam a extremar e é um processo para levar alguns dias.

seja como for, é o suficiente para invalidar algumas oportunidades que pareciam perfeitas...

cumprimentos,
bluexip

PS: no yen e libra mantém-se tudo na mesma.

Antunes

«
As restantes praças europeias animaram e inverteram a tendência de queda depois do presidente do Banco Central Europeu (BCE) ter afirmado que está preocupado com a volatilidade no mercado cambial.

As declarações de Trichet indicam que a autoridade monetária da Zona Euro está preocupada com o crescimento económico na Região pelo que pode reduzir os juros para evitar um abrandamento acentuado.

"Estamos preocupados com a excessiva movimentação nas taxas de câmbio, nas presentes circunstâncias", afirmou Trichet, em declarações citadas pela Bloomberg, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião dos banqueiros do G10 em Basileia, na Suíça.

O responsável máximo da autoridade monetária da Zona Euro acrescentou que a "excessiva volatilidade e os movimentos desordeiros nas taxas de câmbio não são desejáveis para o crescimento económico".
»

excessiva volatilidade?? movimentos desordeiros??  ??? ::) :o

estou no filme errado?  :-\

cumprimentos,
bluexip

O trichet a espernear assim é indicativo de nervosismo no BCE...  ;D
Cumprimentos,

Antunes

ppbogos

Citação de: Antunes em Março 12, 2008, 14:01
«
As restantes praças europeias animaram e inverteram a tendência de queda depois do presidente do Banco Central Europeu (BCE) ter afirmado que está preocupado com a volatilidade no mercado cambial.

As declarações de Trichet indicam que a autoridade monetária da Zona Euro está preocupada com o crescimento económico na Região pelo que pode reduzir os juros para evitar um abrandamento acentuado.

"Estamos preocupados com a excessiva movimentação nas taxas de câmbio, nas presentes circunstâncias", afirmou Trichet, em declarações citadas pela Bloomberg, na conferência de imprensa que se seguiu à reunião dos banqueiros do G10 em Basileia, na Suíça.

O responsável máximo da autoridade monetária da Zona Euro acrescentou que a "excessiva volatilidade e os movimentos desordeiros nas taxas de câmbio não são desejáveis para o crescimento económico".
»

excessiva volatilidade?? movimentos desordeiros??  ??? ::) :o

estou no filme errado?  :-\

cumprimentos,
bluexip

O trichet a espernear assim é indicativo de nervosismo no BCE...  ;D

Ele deve estar a pensar..... desta vez não me comem eles..... eu aumentava a taxa.
Eles exportam mais assim?..... grande tanga.... eles que se preocupem com o buraco de deficit que tem, preocupem-se com asua politica externa, preocupem-se com o imobiliário...... temos de nos habituar os europeus...... deixem os gajos estrebuxar.... eles estão a extrebuchar.....

cumps

Brokas

Boas,

O Trichet anda a tramar-me a vida. Isso e os Américas que têm um buraco maior que o do Ozono. Depois de ter iniciado o shortanço nos 1,52 (Ainda se lembram?) tive que saltar do barco antes de entrar em falência.
bom agora é deixá-los espernear um pouco. A volatilidade, ao contrário do que o trichet disse só agora começa a dar sinais. Julgo que deve atingir o pico no dia 18. Até lá vou aguardar sinal para novo shortanço. 8)

Brokas

ALAN2D

Ola Amigos !!!

tenho interesse de aplicar no Forex? mais gostaria de saber se este mercado tem fundamentos como a bolsa de valores?

Espero em contato com seus comentarios

Abraços
ALAN
[email protected]

p3k

As minhas notas de monopolio valem mais que o USD.

Apesar de overbought, são tempos de desespero e isso significam valores dramáticos. Só nos falta mesmo ir aos 1,5750 para finalmente inverter...? Dizem que Maio tem os valores 1,42 destinados.
Esperar para ver... pq quem andou a shortar desde os 1,44, dificilmente poderá fazer grandes negocios nesta altura (not me!)!

bluexip

olá Alan2d,

Citação de: ALAN2D em Março 13, 2008, 00:54
tenho interesse de aplicar no Forex? mais gostaria de saber se este mercado tem fundamentos como a bolsa de valores?

sim, tem fundamentos como as bolsa de valores (acções), quer em termos de modo de funcionamento técnico e comportamental quer em termos de dados fundamentais.

no forex as questões ao nível dos dados fundamentais parecem-me até mais relevantes pois tratam questões macro, de fundo, e que são menos susceptiveis a manipulações contabilísticas.

cumprimentos,
bluexip